Conecte-se conosco

Geral

Com apoio do Programa REM, Secretaria de Comunicação adquire equipamentos para suporte jornalístico

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) adquiriu equipamentos de ponta para divulgação dos inúmeros projetos financiados pelo Programa REM Acre Fase II. O valor do investimento totaliza R$ 174 mil. Os equipamentos foram entregues nesta quinta-feira (29).

Após a missão de monitoramento e reestruturação do programa realizada em junho deste ano, que contou com a presença de representantes da Alemanha e Reino Unido, financiadores do REM, a Secom foi incorporada como subexecutora, o que lhe garantiu uma fatia de recursos para apoiar a cobertura jornalística das agendas de campo realizadas pelas secretarias e autarquias que operam com recursos do REM.

Equipamentos irão apoiar a cobertura jornalística das agendas de campo realizadas pelas secretarias e autarquias, que operam com recursos do REM. Foto: Marcos Vicentti/Secom

A titular da Secom, Nayara Lessa, acompanhada da diretora de Jornalismo, Renata Brasileiro, e do presidente da Fundação Aldeia de Comunicação, Luc Lima, comemorou a chegada dos equipamentos:

“Esses equipamentos são de suma importância para a qualidade do trabalho de produção e edição de vídeos, reportagens, sonoras, fotos aéreas, e garantirá o armazenamento e preservação do banco de imagens da fase II do programa no Acre. A gente agradece a destinação desse recurso, que vai engrandecer muito o nosso trabalho, o resultado final dos produtos, e dará maior transparência das ações que o governo do Estado do Acre tem desenvolvido, por meio desse importante projeto”.

Equipamentos serão utilizados na produção de vídeos e documentários junto aos beneficiários nas comunidades rurais, extrativistas e indígenas. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O presidente da Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac), Luc Lima, destaca que a compra seguiu todo o processo de licitação, por meio de pregão eletrônico por registro de preço:

“Tivemos todo o cuidado no uso desse recurso. Seguimos todos os trâmites necessários, no qual optamos pelo pregão eletrônico por registro de preço. Dessa forma, a comunicação do governo agradece o investimento que veio para fortalecer o trabalho das equipes, que agora contarão com equipamentos novos e, consequentemente, mostrarão melhores resultados”.

A coordenadora-geral do Programa REM Acre Fase II, Roseneide Sena, destacou a importância do investimento para a transparência das ações, disseminação dos projetos e resultados realizados no programa:

“A Comunicação é um pilar essencial para que toda a execução dos projetos e atividades que são realizadas cheguem a quem de fato é beneficiado pelo programa. Esse é só o começo de todo o investimento feito na área da comunicação, especialmente para a rádio chegar nas populações mais isoladas. Então, essa é uma das contribuições de fortalecimento institucional, que é um dos principais eixos de instrumento de REDD dentro do Programa REM. Ficamos muito felizes pela Secretaria de Comunicação saber direcionar os investimentos para quem, de fato, deve ser beneficiado pelos investimentos do programa. Então, essa é uma pequena parcela que estamos contribuindo dentro desse eixo. A partir de março, que é quando vamos realizar o novo plano de investimento, teremos maiores condições de fazer um novo aporte para fortalecer ainda mais a comunicação, primando sempre pela transparência e a disseminação dos projetos e resultados do Programa REM”.

Equipamentos vão auxiliar na cobertura das viagens de campo nas comunidades tradicionais e indígenas. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Equipamentos adquiridos

Os recursos investidos garantiram a compra de 10 computadores, 10 nobreaks, 3 computadores iMacs, 5 rebatedores de luz, 2 drones, 3 Gimbal, 12 cartões de memória e 5 HDs externos para armazenamento de imagens, cobertura de agendas das subexecutoras e entrevistas junto aos beneficiários do programa.

Compra de equipamentos conta com investimentos no montante de R$ 174 mil  oriundos do Programa REM Acre Fase II. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Saiba mais

O Programa REM Acre possui inúmeros projetos em execução, voltados à proteção florestal e apoio às cadeias produtivas sustentáveis, por meio da implementação dos subprogramas: Territórios Indígenas; Produção Familiar Sustentável; Pecuária Diversificada Sustentável; Fortalecimento do Sisa e Mecanismos de REDD+, que reúnem estratégias voltadas para o desenvolvimento sustentável aliado à concessão de benefícios às comunidades tradicionais e povos indígenas, que assumem o compromisso de reduzir o desmatamento e contribuir para a conservação e manutenção da floresta em pé. Sempre que solicitado, a Secom atua em parceria com as executoras, realizando a cobertura das agendas, reuniões, viagens de campo para captação de imagens, produção de vídeos, documentários e entrevistas junto aos beneficiários nas comunidades rurais, extrativistas e indígenas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Delegado-geral participa de reunião do Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil em Brasília

Publicado

em

Polícia Civil do Acre marca presença em encontro nacional que debate políticas públicas e integração das forças de segurança no país. Foto: cedida

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, participou da reunião do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), realizada em Brasília, com a presença do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo. O encontro ocorreu durante a II Conferência de Segurança Pública, promovida entre os dias 2 e 3 de março de 2026.

A reunião reuniu delegados-gerais de diversas unidades da federação para discutir estratégias de fortalecimento da segurança pública no país, com foco na integração entre as polícias civis e o governo federal. Entre os temas debatidos estiveram o aprimoramento das investigações criminais, o enfrentamento ao crime organizado e a ampliação de políticas públicas voltadas à segurança da população.

Durante o encontro, os gestores também trataram do alinhamento de ações institucionais e do intercâmbio de experiências entre os estados, buscando aprimorar as práticas investigativas e a atuação das polícias judiciárias. A participação da Polícia Civil do Acre reforça o compromisso da instituição em contribuir para a construção de políticas nacionais voltadas ao fortalecimento da segurança pública e ao combate à criminalidade.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre captura um dos maiores atravessadores de drogas do Peru para o Brasil durante operação no Vale do Juruá

Publicado

em

Investigado por tráfico internacional de drogas é preso pela Polícia Civil durante operação estratégica no Vale do Juruá. Foto: cedida

A Polícia Civil do Acre (PCAC) capturou, no último sábado, 7, o nacional A.F.S.F., apontado como um dos maiores atravessadores de drogas do Peru para o Brasil. A prisão ocorreu na periferia de Cruzeiro do Sul, em cumprimento de mandado de prisão expedidos pela Justiça. O proso possuía dois mandados de reclusão por tráfico de drogas.

De acordo com a polícia, o investigado era considerado peça-chave na logística de transporte de entorpecentes que entram no território brasileiro pela região de fronteira, utilizando rotas na região do Vale do Juruá.

A captura ocorreu no âmbito da Operação Alto Juruá, uma força-tarefa deflagrada pela PCAC com foco estratégico na região, abrangendo os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves.

A operação tem como principais objetivos o cumprimento de mandados de prisão, o fortalecimento das ações investigativas e a prestação de assessoria estratégica ao delegado-geral, além de suporte logístico às operações policiais em andamento na região.

Para intensificar o enfrentamento à criminalidade no Vale do Juruá, a operação conta com reforço no efetivo policial, mobilizando servidores do Gabinete da Direção-Geral, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e do Núcleo de Investigação Criminal (Neic).

Comentários

Continue lendo

Geral

Pedestre fica ferido após ser atropelado por motocicleta no bairro Recanto dos Buritis, em Rio Branco

Publicado

em

Pedestre ficou ferido após ser atropelado por motocicleta na Travessa Osvaldo Coelho, no bairro Recanto dos Buritis, em Rio Branco. A vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao pronto-socorro.

Acidente ocorreu no bairro Recanto dos Buritis; vítima foi socorrida pelo Samu e levada ao pronto-socorro

O pedestre Evilazio Gomes de Souza, de 56 anos, ficou ferido após ser atropelado por uma motocicleta na manhã deste domingo (8), na Travessa Osvaldo Coelho, no bairro Recanto dos Buritis, em Rio Branco.

De acordo com informações da própria vítima, ele tentava atravessar a rua quando não percebeu a aproximação do motociclista. O condutor ainda tentou frear, mas acabou atingindo Evilazio.

Com o impacto, o homem foi arremessado ao solo e sofreu um corte no supercílio esquerdo, além de traumatismo cranioencefálico leve (TCE), escoriações pelo corpo e um edema na região do rosto.

Populares que presenciaram o acidente acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma equipe ao local. Após os primeiros atendimentos e a estabilização da vítima, ele foi encaminhado ao Pronto-Socorro de Rio Branco.

Apesar dos ferimentos, o estado de saúde de Evilazio é considerado estável.

Comentários

Continue lendo