fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Câmara Municipal faz sessão extra para cassar prefeito de Capixaba

Publicado

em

As acusações contra o prefeito resultam de investigações da Câmara Municipal e da própria Polícia Federal

TIÃO MAIA

A câmara Municipal de Vereadores de Capixaba, município distante 77 quilômetros da Capital Rio Branco, se reúne de forma extraordinária na tarde desta sexta-feira (28), a partir das 16 horas, para votar relatório que pede a cassação do prefeito em exercício Antônio Nogueira, conhecido por “Joãozinho” ou por “O Bode”, do MDB. Vice-prefeito eleito em 2016 na chapa do prefeito José Augusto (PP), ele está interinamente no cargo desde o afastamento do titular, por decisão judicial, há mais de um ano, acusado de uma série de irregularidades. Agora, os vereadores de oposição acusam o prefeito interino de irregularidades bem maiores do que aquelas que teriam sido praticadas pelo prefeito afastado.

Apesar da ameaça de cassação, o prefeito segue firme no cargo graças a manobras como a compra de vereadores aliados, denuncia a oposição. A vereadora Geane Silva (PSDB), uma dos quatro vereadores proponentes do processo de cassação, denunciou que o prefeito “Joãozinho” desapareceu da cidade levando consigo os vereadores que o apoiam na Câmara. Dos nove vereadores, o prefeito teria manobrado para ter o apoio de cinco – a maioria. Por isso, a reunião da tarde de hoje deve ocorrer com a presença de quatro vereadores da oposição – além de Geane Silva, os vereadores Gedeão Silva (PDT), Chico Gomes (PSB) e o presidente Richard (PSDC).

O quórum de apenas quatro vereadores não seria suficiente para votar o relatório e muito menos aprovar a cassação do prefeito. Por isso, ao saber da reunião extraordinária da Câmara, “Joaozinho” deixou o município na companhia dos aliados, deixando para trás uma cidade sem prefeito para receber, por exemplo, autoridades como o deputado federal Manuel Marcos (PRB). Em visita ao município nesta sexta-feira, onde deveria anunciar a alocação de recursos para o Cras (Centro de Referência e Assistência Social) através de emendas de sua autoria, o deputado federal deixou a cidade sem ser recebido por ninguém.

As acusações contra o prefeito resultam de investigações da Câmara Municipal e da própria Polícia Federal em relação a denúncias da contratação de servidores “laranjas’, que teriam contratos com a municipalidade, não compareciam para trabalhar e os recursos correspondente aos salários acabariam indo parar nas contas dos responsáveis pelas contratações irregulares – o caso das irmãs Sara e Ruth Frank. Mulheres da mais absoluta confiança do prefeito – uma, exercendo a secretaria municipal de assistência social, e a outra a chefia de gabinete da Prefeitura. As irmãs foram apontadas como as responsáveis pelas contratações irregulares e desvios de recursos. As duas foram presas pela Polícia Federal no ano passado e em seguida demitidas pelo prefeito.

Vereadores Geane e Gedeão Silva, de Capixaba/Foto: Reprodução

“Demissões de fachada”, denuncia a vereadora Geane Silva, já que as irmãs Frank continuam dando as cartas na Prefeitura, mesmo que estejam fora da prefeitura, porque o prefeito teria “rabo preso com elas”. Só isso explica – acrescenta a vereadora – a relação promiscua do prefeito com as ex-secretárias presas pela Polícia Federal e demitidas como corruptas. “Uma delas, a Sara, vem anunciando inclusive que será candidata à vereadora com o apoio do prefeito”, acrescentou Geane Silva.

A vereadora garante que, mesmo que a maioria dos vereadores não compareça à sessão, o relatório vai ser lido, ainda que não haja quórum para votá-lo. “Nosso trabalho nós vamos fazer. Vamos ler o relatório, torná-lo de conhecimento público e encaminhar cópias para a Polícia Federal e o Ministério Púbico, pedindo a cassação e o fim da corrupção em Capixaba”, disse a vereadora.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Bahia mantém jejum de Vitor Roque, faz no fim e bate o Palmeiras no Allianz

Publicado

em

O Bahia surpreendeu e venceu o Palmeiras por 1 a 0 no Allianz Parque, na tarde de hoje, em jogo válido pela 6ª rodada do Brasileirão.

Kayky, aos 47 minutos do 2º tempo, marcou o gol do triunfo do tricolor baiano. O Palmeiras teve o ataque dos sonhos em campo no 2º tempo, com Paulinho, Estêvão e Vitor Roque, mas não foi o suficiente para a vitória.

O Bahia manteve o jejum de Vitor Roque e isso foi fundamental para o resultado. Aos 23 minutos do 2º tempo, Estêvão cruzou da linha de fundo para trás e encontrou Vitor Roque. O camisa 9 finalizou de primeira e a bola ia entrando, mas Erick salvou em cima da linha. É o 11º jogo de Vitor Roque sem marcar.

Com o resultado, o Palmeiras perdeu a liderança do Brasileirão para o Flamengo. O Rubro-negro tem 14 pontos, e o Alviverde fica na 2ª posição com 13. Já o Bahia foi a 9 pontos e subiu para a 7ª posição da tabela.

O Alviverde volta a campo na próxima quarta-feira (30), às 19h30 (de Brasília), contra o Ceará, na Arena Castelão, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

Já o Bahia visita o Paysandu, no Mangueirão, também na quarta, mas às 21h30. O duelo também é válido pela terceira fase da Copa do Brasil.

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Cássio salva, Cruzeiro vence Vasco e dá salto na tabela do Brasileiro

Publicado

em

O Cruzeiro venceu o Vasco por 1 a 0, neste domingo, pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo aconteceu no Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia.

Christian marcou o gol da Raposa. Foi o primeiro gol do atacante pela equipe.

O Cruzeiro chegou à terceira vitória no Brasileiro e agora soma 10 pontos. O Vasco perdeu pela terceira vez e se mantém com 7 pontos.

As equipes voltam a jogar no meio da semana pela Copa do Brasil. Na quinta-feira, o Cruzeiro enfrenta o Vila Nova em casa e o Vasco visita o Operário.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Vice-governadora Mailza prestigiou ato cívico em comemoração a emancipação política de Epitaciolândia

Publicado

em

Mailza acompanhou o governador Gladson Camelí em visita as obras da Operação Tapa-buracos em parceria do município com o governo do estado por meio do Deracre

Ao lado do prefeito Sérgio Lopes, a vice-governadora Mailza foi bastante aplaudida durante sua participação na abertura do ato cívico no centro da cidade. Foto: José Caminha/SECOM

A vice-governadora e titular da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEASDH) Mailza Assis representou o estado do Acre na abertura da programação alusiva do 33º aniversário de emancipação política do município de Epitaciolândia, na noite desta sexta-feira, 25, na região do Alto Acre.

Ao lado do prefeito do município, Sérgio Lopes, secretários municipais, vereadores e autoridades militares, Mailza abriu o desfile cívico que contou com apresentação do Corpo de Bombeiros Militar e Escolas Municipais. No palanque oficial, a vice-governadora lembrou da evolução histórica da cidade erguida às margens do antigo Seringal Bela Flor, à direita do rio Acre e do ex-governador do Acre, Edmundo Pinto, autor da lei que criou os novos municípios em 1992.

“Epitaciolândia carrega muito simbolismo em sua história, desde a homenagem ao ex-presidente da República Epitácio Pessoa, a aguerrida trajetória de seu povo muito nos orgulha e nos motiva a estar aqui neste dia”, acrescentou.

Em seu discurso Mailza lembrou do ex-governador Edmundo Pinto, autor da lei que elevou Epitaciolândia à categoria de município. Foto: José Caminha./SECOM

A titular da SEASDH afirmou que ainda em maio retornará ao município para inaugurar a Casa da Mulher, fruto de sua emenda como senadora da República. “Vamos entregar atendimento multidisciplinar e humanizado às mulheres de Epitaciolândia e toda região do Alto Acre“.

O prefeito Sergio Lopes lembrou que o município conquistou, pela 4ª vez, o primeiro lugar no ranking do Programa Previne Brasil, uma iniciativa do Ministério da Saúde que visa melhorar a qualidade da Atenção Primária no Sistema Único de Saúde (SUS). O programa avalia indicadores como cobertura vacinal, atendimento pré-natal, prevenção de doenças crônicas e outros aspectos relacionados à saúde básica.

“Graças a esta parceria a cidade se transformou em um canteiro de obras. A vice-governadora Mailza tem dado um olhar diferenciado a Epitaciolândia, muitas obras são frutos de suas emendas. O governador Gladson Camelí esteve mais cedo conosco visitando as obras do Programa de Verão, são investimentos que ajudam a nossa cidade crescer”, destacou o prefeito.

Mailza acompanhou o governador Gladson Cameli e o prefeito Sergio Lopes em vistoria as obras da operação verão. Foto: Jairo Carioca

Ainda cedo, Mailza acompanhou o governador Gladson Camelí em visita as obras da Operação Tapa-buracos em parceria do município com o governo do estado por meio do Deracre. Ela também participou da abertura oficial da terceira edição do Intermed, o campeonato universitário internacional de futsal que reúne estudantes brasileiros das universidades bolivianas, na cidade de Brasileia, na região de fronteira.

Comentários

Continue lendo