Cotidiano
Bocalom evita compromisso automático com Mailza e defende união “ideal” da direita, mas lembra: “Quem tem medo, não entra”
Prefeito de Rio Branco relembra apoio decisivo a James, marido da vice-governadora, em 2008, mas ressalta que “política é dinâmica”; em entrevista, aponta obras e educação como prioridades

Ao tratar do ambiente eleitoral, Bocalom deixou claro que a união é desejável, mas não pode ser imposta. As declarações foram dadas durante entrevista ao programa Bar do Vaz. Foto: captada
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), afirmou nesta terça-feira (16) que não se sente obrigado a apoiar a vice-governadora Mailza Assis na disputa pelo governo do Acre em 2026. Em entrevista ao programa Bar do Vaz, do ac24horas.com, ele defendeu a união da direita como “cenário ideal”, mas ressaltou que eleições são competitivas por natureza.
— O ideal é que o grupo não se desfaça. Mas eleição é eleição. Quem tem medo, não entra — disse Bocalom, ao ser questionado sobre um possível apoio a Mailza. — Eu tenho [obrigação de apoiá-la] ao mesmo tempo que ela também tem.
O prefeito relembrou ter ajudado James, então marido de Mailza, a ser eleito prefeito de Senador Guiomard em 2008 — mesmo ano em que ele perdeu a disputa por Rio Branco. Contou que recusou mudar seu título eleitoral para ser vice de James, mas articulou a migração do PSDB, mobilizou recursos e fez campanha pessoalmente no município.
— Tirei o partido da mão de um vereador, botei na mão do James e ajudei ele a montar o partido lá. Deixei aqui três ou quatro vezes a minha eleição na capital e passava o dia inteiro com ele lá — relatou. — Brasília me arrumou um dinheirinho para fazer minha campanha. Dividi metade para mim e metade mandei para o interior, para ele.
Sobre a relação atual com Mailza, Bocalom afirmou ter “carinho muito grande”, mas ponderou que “política é dinâmica”. Ele também destacou o orgulho de comandar a capital e citou ações na educação e obras urbanas como marcas de sua gestão.
Declarações estratégicas
“O ideal é que o grupo não se desfaça”
“Eleição é eleição. Quem tem medo, não entra”
“Eu tenho [obrigação de apoiar] ao mesmo tempo que ela também tem”
“Ela hoje é vice-governadora, e política é dinâmica”
Relembrando 2008
- Articulação: Bocalom ajudou James a montar PSDB em Senador Guiomard
- Recursos: Dividiu verba de campanha entre capital e interior
- Resultado: James eleito prefeito, Bocalom perdeu em Rio Branco
Gestão atual
- Obras: Revitalização de praças, fontes interativas, “cara de capital”
- Educação: Entrega de uniformes e tablets a alunos municipais
- Aprovação: Vitória no 1º turno com quase 55% dos votos em 2024
As declarações ocorrem em momento crucial de articulação pré-eleitoral, com Mailza Assis e Alan Rick como principais nomes da sucessão estadual.
A postura cautelosa de Bocalom reflete complexidade das alianças na direita acreana, onde históricos pessoais e projetos políticos nem sempre se alinham automaticamente.

Bocalom citou o resultado das urnas como indicativo de aprovação popular. “Ganhar no primeiro turno, com quase 55% dos votos, mostra que as pessoas estão satisfeitas”, afirmou Bocalom. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
MDB ainda não definiu vice de Mailza Assis ao governo do Acre, diz presidente da sigla no estado
Vagner Sales afirmou que partido prioriza fechamento das chapas proporcionais até 4 de abril; presidente nacional Baleia Rossi deve participar de reunião para definir o nome

Após esse alinhamento interno, o nome definido será apresentado à pré-candidata ao governo. Foto: captada
Escolha do vice na chapa de Mailza será decidida após conclusão das chapas proporcionais
O presidente do MDB no Acre, Vagner Sales, afirmou, em entrevista na manhã de quarta-feira (1º), que a definição do nome que irá compor a vaga de vice na chapa da vice-governadora Mailza Assis ao governo do Estado ainda não está fechada e segue em debate dentro do partido.
Durante a fala, Vagner explicou que o MDB decidiu tratar o processo eleitoral por etapas, priorizando inicialmente a organização interna da sigla. Segundo ele, o foco neste momento está voltado para a conclusão das chapas proporcionais, tanto para deputado estadual quanto para deputado federal, que devem ser finalizadas até o próximo dia 4 de abril.
O dirigente detalhou que somente após essa fase concluída é que o partido irá avançar para a discussão sobre a composição da chapa majoritária. A intenção, de acordo com ele, é reunir a executiva estadual do MDB em Rio Branco, em um encontro ampliado que contará com a presença da direção nacional da sigla.
Presença de Baleia Rossi
Entre os nomes confirmados para participar da reunião está o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, que, segundo Vagner, demonstrou interesse em estar presente no ato político. A reunião terá como pauta central justamente a definição do nome que será indicado como vice na chapa encabeçada por Mailza Assis.

Baleia Rossi, que, segundo Vagner, demonstrou interesse em estar presente no ato político. Foto: captada
Vagner ressaltou que a escolha não será feita de forma isolada, mas construída coletivamente dentro do partido, levando em consideração o cenário político, as alianças e o planejamento eleitoral da sigla. Após esse alinhamento interno, o nome definido será apresentado à pré-candidata ao governo.
Planejamento gradual
Ainda conforme o presidente do MDB, a condução do processo segue um planejamento gradual, em que cada decisão é tomada no momento considerado mais adequado, evitando antecipações e garantindo maior organização na formação da chapa que disputará as eleições no Acre.

Durante a fala, Vagner explicou que o MDB decidiu tratar o processo eleitoral por etapas, priorizando inicialmente a organização interna da sigla. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Sula Ximenes se filia ao PL e lança pré-candidatura a deputada estadual no Acre
Decisão foi alinhada com o governador Gladson Cameli, a vice-governadora Mailza Assis e o senador Márcio Bittar; nova etapa marca atuação da política na Assembleia Legislativa

A decisão foi construída com diálogo e alinhamento com o governador Gladson Camelí. Foto: captada
Sula Ximenes anuncia filiação ao PL e entra na disputa por vaga na Aleac
Sula Ximenes confirmou sua filiação ao Partido Liberal (PL) e inicia uma nova etapa de atuação no Acre, com a construção de sua pré-candidatura a deputada estadual. A decisão foi construída com diálogo e alinhamento com o governador Gladson Cameli, a vice-governadora Mailza Assis e o senador Márcio Bittar.
“Essa é uma decisão construída com diálogo e responsabilidade. Minha forma de trabalhar sempre foi estando perto das pessoas, ouvindo e acompanhando, e é assim que eu sigo, com o compromisso de continuar contribuindo com o Acre”, afirmou.

Depois de protagonizar no Deracre, Sula Ximenes deixa Governo para disputar eleição. Foto: captada
Comentários
Cotidiano
Flu bate Corinthians no Maracanã e assume vice-liderança do Brasileiro

Com uma grande atuação no estádio do Maracanã, o Fluminense derrotou o Corinthians por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (1), e assumiu a vice-liderança da Série A do Campeonato Brasileiro.
Agora o Tricolor das Laranjeiras chegou aos mesmos 19 pontos do líder Palmeiras, que entrará em ação na próxima quinta-feira (2), a partir das 21h30 (horário de Brasília), contra o Grêmio na Arena Barueri.
Jogando em casa empurrado por sua torcida, o Fluminense dominou o Corinthians no primeiro tempo. A equipe comandada pelo técnico Luis Zubeldía tinha maior posse de bola e impedia o Timão de se aproximar de sua área. Porém, os gols tricolores saíram em jogadas de contra-ataque.
O placar foi aberto aos 18 minutos, quando Serna aproveitou erro de passe de Breno Bidon para dominar e partir em velocidade. O atacante se livrou de Gabriel Paulista e, com liberdade, tocou para Jhon Kennedy, que, dentro da área, driblou o goleiro Kauê antes de bater para o fundo do gol.
No final da etapa inicial o Timão avançou suas linhas e ofereceu ainda mais espaços para o Fluminense contra-atacar. E, aos 47, Jhon Kennedy encontrou Serna, que partiu para o gol adversário e finalizou colocado. A bola bateu na trave e sobrou para Hércules, que teve apenas o trabalho de bater de primeira para ampliar.
Após o intervalo a situação do time das Laranjeiras ficou mais tranquila, quando o volante Allan foi expulso aos 9 minutos. Com um homem a mais o Fluminense tomou conta de vez da partida e chegou ao terceiro aos 37 minutos, com o argentino Castillo. Aos 43 o Corinthians ainda marcou o de honra com o volante André, mas a vitória ficou mesmo com a equipe comandada por Luis Zubeldía.
Outros resultados:
Botafogo 3 x 2 Mirassol
Internacional 1 x 1 São Paulo
Cruzeiro 3 x 0 Vitória
Bahia 3 x 0 Athletico-PR
Coritiba 1 x 1 Vasco

Você precisa fazer login para comentar.