Extra
Barqueiros em Assis Brasil são alertados sobre medidas que proíbe travessia de estrangeiros
Por Antonia Nascimento
Na noite desta Quinta-feira (21), o Prefeito Jerry Correia, reuniu-se com o representante da Câmara de Vereadores Wermyson Martins, o Delegado de Polícia Civil, Erick Ferreira Maciel, representante da Polícia Militar, M. Gomes, o Comandante do PEF, Guilherme Melo e os barqueiros que estão fazendo a travessia de pessoas – do lado brasileiro para o lado peruano por meio do Rio Acre – aonde o objetivo da reunião foi colocá-los a par das medidas que serão tomadas em relação a esse tipo de transporte.
Na ocasião Jerry mostrou documento que recebeu do Governo da República, informando que a fronteira continua fechada e, portanto não é permitido a entrada de estrangeiros no Brasil, quer seja por terra ou por águas.
No tocante os barqueiros foram alertados que ao fazerem esse trânsito ilegal de pessoas, podem vir a responder acusações por tráfico de pessoas.
Contudo, o Prefeito não se opôs ao serviço, pelo fato de que a Prefeitura não detém o poder de determinar sua paralisação, mas aconselhou a todos que lessem o documento e julgassem por si próprios se continuariam ou não com as travessias.
Jerry informou que além do Decreto Municipal que já foi publicado recentemente, enrijecendo as medidas de distanciamento social, também estará fazendo a instalação de uma barreira sanitária na descida do porto (colônia de pescadores) e fará o cadastro voluntário de todos barqueiros, para ter manter um controle oficial.
Algumas falas
O representante da Câmara, parabenizou a iniciativa do Prefeito e a presença das autoridades policiais, destacando que a Câmara se coloca à disposição para ajudar na fiscalização.
O Delegado, destacou que tem grande interesse em preservar a segurança sanitária de Assis Brasil, tendo em vista que ele também reside no município e como morador quer contribuir para o bem comum.
- Comandante do PEF
- Representante da Câmara de Vereadores
- Delegado de Polícia Civil
- Representante PM
O Comandante do PEF enfatizou que o objetivo da operação covid era barrar a entrada de pessoas por terra, por conta das questões sanitárias e que a retirada das tropas da ponte, se deu porque além das operações do covid, haviam outras operações acontecendo ao mesmo tempo, então por questões de efetivo não foi possível continuar com operações simultâneas.
O Representante da PM destacou que o desejo é poder fazer fiscalizações constantes, no entanto esbarra na falta de contingente policial, e com isso depende muito da conscientização da população para que não haja aglomerações.
Comentários
Extra
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA – AVISO DE ABERTURA
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASILEIA
COMISSÃO DE CONTRATAÇÃO
AVISO DE ABERTURA
PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 013/2025 – COMPRAS.GOV 90013/2025
OBJETO: Registro de preços para a Contratação de Serviços Técnicos de Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho para atender as necessitadas da Secretaria Municipal de Administração de Brasiléia/AC.
A Prefeitura de Brasiléia, através da Comissão de Contratações informa os interessados sobre a ABERTURA do Edital supracitado, conforme edital retificado após impugnação.
Data da Abertura: 02 de fevereiro de 2026, às 09h30min (horário de Brasília).
O Edital Retificado e seus anexos encontram-se a disposição dos interessados para consulta a partir do dia 16/01/2026 nos seguintes endereços eletrônicos: https://externo.tceac.tc.br/portaldaslicitacoes/menu/ e https://www.gov.br/compras/pt-br Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.
Brasiléia/AC, 15 de janeiro de 2025.
André Schwalbe Gadelha
Pregoeiro
Comentários
Extra
Prefeitura de Brasiléia realiza reunião de emergência após Rio Acre ultrapassar cota de alerta
A Prefeitura de Brasiléia realizou, nesta semana, uma reunião emergencial na Sala de Situação da Defesa Civil para discutir e alinhar ações diante da elevação do nível do Rio Acre. O encontro foi conduzido pelo prefeito Carlinhos do Pelado (PP) e contou com a presença de secretários municipais, representantes da Defesa Civil e demais órgãos envolvidos no plano de contingência.
De acordo com a Defesa Civil, o Rio Acre atingiu a marca de 10 metros, ficando 20 centímetros acima da cota de alerta, que é de 9,80 metros. A cota de transbordamento no município é de 11,40 metros.
Apesar da previsão de estabilidade nas próximas horas, em razão da vazante que se aproxima a partir de Assis Brasil, a administração municipal decidiu manter todas as equipes em estado de prontidão para uma eventual necessidade de evacuação de famílias que residem em áreas de risco.
O prefeito informou que esteve pessoalmente em comunidades situadas acima da cidade para acompanhar a situação do rio e constatou que o nível já começa a apresentar sinais de estabilização e leve vazante.
“Mesmo com essa tendência de baixa, reunimos toda a equipe para que todos estejam atentos e preparados, caso seja necessário algum trabalho de evacuação ou atendimento às famílias afetadas”, destacou o gestor.
Segundo Carlinhos do Pelado, o monitoramento do nível do rio está sendo feito de forma contínua, tanto por meio dos dados oficiais da Defesa Civil quanto por observação direta nas áreas ribeirinhas e nos principais igarapés que influenciam o volume do Rio Acre, como o Igarapé do Noaia.
“Estamos acompanhando praticamente todas as áreas do município, tanto pelos sistemas de monitoramento quanto visualmente. A cada hora buscamos informações atualizadas para manter a população informada com precisão”, afirmou.
O prefeito também tranquilizou a população, informando que, no momento, a situação é considerada estável.
“Neste momento não há motivo para alarde. Está tudo dentro da normalidade, mas seguimos atentos, porque uma mudança no volume de chuvas pode alterar esse cenário rapidamente”, explicou.
Questionado sobre o plano de evacuação, Carlinhos afirmou que todas as secretarias estão mobilizadas.
“Já colocamos todas as secretarias em estado de alerta, principalmente as pastas de Obras e Assistência Social, que são as primeiras a atuar nessas situações. As equipes estão de prontidão 24 horas para atender a população, caso seja necessário”, concluiu.
A Prefeitura segue monitorando o nível do Rio Acre e orienta que moradores de áreas ribeirinhas fiquem atentos às informações oficiais divulgadas pelos canais institucionais.
Comentários
Extra
PREFEITURA DE ASSIS BRASIL – AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO
ESTADO DO ACRE
PREFEITURA DE ASSIS BRASIL
PUBLICAR POR INCORREÇÃO
AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO
PREGÃO PRESENCIAL N° 013/2025
OBJETO: CONTRATAÇÃO DESTINADA A FORNECER MATERIAL DE CONSUMO, ODONTOLÓGICO. Visando atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Assis Brasil – Ac.
A Prefeitura de Assis Brasil, através da Comissão Permanente de Licitação e de seu Pregoeiro – CPL, torna público a suspenção da sessão pública modalidade Pregão Presencial n° 013/2025.
Em virtude de impugnação do Edital.
Assis Brasil-AC, 13 de janeiro de 2026
Willian Azevedo Bandeira
Pregoeiro





























Você precisa fazer login para comentar.