Geral
Após registrar abstenção de 65,2%, candidatos fazem provas do segundo dia do Enem Digital em Rio Branco
No primeiro domingo (31), apenas 402 candidatos compareceram. Ao todo, estado teve 1.154 inscrições.

Após registrar abstenção de 65,2%, candidatos fazem provas do segundo dia do Enem Digital em Rio Branco — Foto: Iryá Rodrigues/G1
Por G1 AC
O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio Digital (Enem) ocorre neste domingo (6) após o estado registrar uma alta abstenção no primeiro dia. Dos 1.154 inscritos, apenas 402 compareceram no primeiro dia de provas , outros 752 candidatos inscritos não fizeram as provas.
O Acre conta com 41 laboratórios, distribuídos em nove instituições de Rio Branco. Neste segundo dia de provas, os candidatos devem resolver 90 questões de ciências da natureza e matemática.
Os portões dos locais de aplicação serão abertos às 9h30 (horário do Acre) e fecham às 11h e as provas começam às 12h30. O término da aplicação deste domingo será às 16h30.
Cuidados
Todos os participantes precisam comparecer ao local de provas utilizando máscara para proteção contra a Covid-19. A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até sua saída do local de provas. Será permitido levar máscaras reservas para troca durante a aplicação.
Os inscritos que apresentarem sintomas na véspera (após as 12h) ou no dia da prova não deverão comparecer ao exame. Nesses casos, os participantes também poderão solicitar a reaplicação. Em situações como essas, o sistema para recebimento da documentação comprobatória estará aberto após o fim da aplicação do Enem Digital, entre 8 e 12 de fevereiro, mesmo período para pedidos de participantes que se sentiram prejudicados por incidentes logísticos durante o exame. A reaplicação ocorrerá em provas impressas, independentemente da versão em que o participante estava inscrito (impressa ou digital).
O candidato também não pode escrever de levar um documento de identificação.
Abstenções
A primeira experiência de um Enem digital, que tem prazo de 5 anos para atingir 100% dos estudantes, teve um número alto de faltosos. Segundo balanço divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelas provas, a taxa de abstenção no Acre foi de 65,2%.
Dos 1.154 candidatos inscritos para fazer o Enem digital, em Rio Branco, 402 compareceram aos locais de prova. Ao todo, 752 candidatos inscritos não fizeram o exame.
A taxa de abstenções do exame na versão digital foi ainda maior que nos domingos anteriores, quando as provas foram impressas. No primeiro dia do Enem impresso no Acre, segundo o Inep, o índice de faltosos foi de 51,5% do total de 40.674 inscritos. Já no segundo dia, que ocorreu no último dia 24 de janeiro, a taxa de abstenção foi de 54,8%.
Enem digital
Por ser a versão piloto, as provas vão ser feitas apenas na capital acreana, Rio Branco, nos laboratórios de informática das seguintes instituições:
- Escola Estadual Profª Heloísa Mourão Marques – bairro Aeroporto Velho;
- Escola Estadual Profº Humberto Soares da Costa – bairro José Augusto;
- Instituto de Educação Loureço Filho – bairro Vila Ivonete;
- Centro Universitário U:Verse – antiga FAAO;
- Centro Universitário Uninorte – bairro Jardim Europa;
- Centro Universitário Estácio de Rio Branco – bairro da Paz;
- Escola Estadual Padre Diogo Feijó – bairro Floresta;
- Instituto Federal do Acre (Ifac) – Campus Rio Branco
- Senai – Escola Cel. Auton Furtado – bairro Cadeia Velha
O cronograma segue o mesmo da versão impressa do exame. Nesse primeiro domingo (31), foram aplicadas 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da redação. A duração máxima para realização da prova foi de 5h30.
Apesar do formato digital, a redação continua manuscrita. Por isso, assim como na prova física, o candidato teve que levar caneta preta, de tubo transparente.
Medidas de segurança devido à pandemia
Segundo o Inep, as medidas de prevenção contra o novo coronavírus serão as mesmas para todos os lugares. Não haverá planejamento especial para os locais que estejam com aumento no número de casos.
Entre as medidas, estão:
- Uso obrigatório de máscaras para candidatos e aplicadores;
- Disponibilização de álcool em gel nos locais de prova e nas salas (a quantidade total só será conhecida após a aplicação do exame);
- Recomendação de distanciamento social no deslocamento até as salas de provas;
- Identificação de candidatos do lado de fora das salas, para evitar aglomeração – haverá marcações no piso para ter distanciamento, caso haja fila;
- Contratação de um número maior de salas: na edição de 2019 foram 140 mil locais de aplicação; agora serão 200 mil
- Salas de provas com cerca de 50% da capacidade máxima;
- Candidatos idosos, gestantes e lactantes ficarão em salas com 25% da capacidade máxima;
- Higienização das salas de aulas, antes e depois do exame.
A retirada da máscara poderá ser feita, segundo o protocolo, para alimentação, ingestão de líquidos e troca do item. É recomendado que o candidato leve máscaras reservas para trocar. Candidatos ainda devem levar documento de identidade com foto e caneta de cor preta e corpo transparente.
Cronograma do Enem 2020
- Provas impressas: 17 e 24 de janeiro
- Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro
- Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro
- Resultados: a partir de 29 de março
Comentários
Geral
“Diabo Branco” é preso em operação da PM no Acre
Apontado como criminoso de alta periculosidade, ele é suspeito de quatro assassinatos e sequestros violentos em Rio Branco
Apontado pelas forças de segurança como um dos criminosos mais perigosos do Acre, Gelcicley Alves de França, 29 anos, conhecido como “Diabo Branco”, foi preso na noite de quarta-feira (13) durante um cerco policial na Cidade do Povo, em Rio Branco. A ação foi conduzida por equipes do 2º Batalhão da Polícia Militar (BPM).
Contra o suspeito havia um mandado de prisão preventiva. Após ser capturado, ele foi levado para a Delegacia de Flagrantes (Defla) e, em seguida, transferido para o Complexo Penitenciário da capital.
Nos últimos dias, “Diabo Branco” era alvo de buscas por envolvimento em dois sequestros recentes. O primeiro ocorreu em 17 de julho, quando, atuando como disciplinador de uma facção criminosa, atacou Helitor Altamar Cassimiro Leão da Silva, levado para uma área de mata, agredido e baleado na mão como forma de “punição”. A vítima conseguiu escapar e procurou a polícia.
O segundo crime foi registrado em 18 de julho, quando o motorista de aplicativo Valdisclei Souza da Silva foi rendido e forçado a dirigir em alta velocidade. Durante a fuga, o carro colidiu com uma motocicleta que transportava Giliard da Silva Martins e sua filha de nove anos, deixando ambos feridos. O motorista foi encontrado amarrado no porta-malas do veículo, abandonado no Ramal São José.
Informações recebidas pela polícia na quarta-feira indicaram que o suspeito estava novamente na Cidade do Povo. Na primeira tentativa, ele conseguiu escapar, mas acabou cercado e preso após reforço policial. Além da prisão preventiva, deverá responder por outros crimes em investigação.
Comentários
Geral
Homem foragido pelo crime de homicídio é preso pela PRF durante fiscalização na BR-364
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, na manhã desta quinta-feira (14), um homem procurado pela Justiça do Acre durante fiscalização de trânsito no km 138 da BR-364, em Rio Branco.
Segundo a polícia, a abordagem ocorreu quando os policiais deram ordem de parada a uma motocicleta Honda. Na verificação dos documentos, foi constatado que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que havia contra ele um mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado, crime previsto no artigo 121, §2º, do Código Penal.
O suspeito foi conduzido à Delegacia de Flagrantes de Rio Branco para os procedimentos legais, enquanto a motocicleta foi levada para a unidade policial, de onde poderá ser retirada por um condutor habilitado.
A PRF destacou que mantém atuação constante para garantir a segurança nas rodovias e o cumprimento das decisões judiciais, trabalhando de forma integrada com outros órgãos de segurança pública.
Com informações da PRF
Comentários
Geral
PF realiza operação de combate a crimes contra à administração pública no Acre
Seis mandados judiciais foram cumpridos em Rio Branco
A Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (14/8), deflagrou a Operação Exame Viciado, com o objetivo de apurar a prática de crimes contra a administração pública no âmbito de contratos firmados pelo Município de Tarauacá/AC no ano de 2020.
As investigações tiveram início a partir de análise de documentação fiscal e contratos administrativos relacionados à aquisição, com recursos federais, de testes rápidos para detecção da dengue, cujo valor unitário aparentava superar significativamente os praticados no mercado.
Durante a fase investigativa foram produzidas provas que confirmaram possível ocorrência de sobrepreço, em mais de 100%, direcionamento contratual e conluio entre agentes públicos e representantes da empresa fornecedora, além de um prejuízo à administração pública estimado em R$ 282 mil.
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um mandado de sequestro de veículo, todos em Rio Branco/AC, expedidos pela Justiça Federal em Cruzeiro do Sul/AC.
Os envolvidos poderão responder por crimes de licitação e associação criminosa, entre outros.
Você precisa fazer login para comentar.