Geral
Após criação da Polícia Penal, UP4 é fechada no acre e presos são transferidos
Transferências começaram há duas semanas e devem ser encerradas nesta quinta-feira (16).

Após criação da Polícia Penal, presídio é fechado no AC e presos são transferidos — Foto: Reprodução Rede Amazônica
Por Alcinete Gadelha, G1 AC
Com a criação da Polícia Penal, a Unidade Prisional 4 (UP4), conhecida como “Papudinha”, deve ser fechada, em Rio Branco, segundo informou o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN).
__________________
De acordo com o presidente do Iapen, Lucas Gomes, na unidade tinha pelo menos 160 presos. Destes, nove vão ser transferidos para o presídio de Senador Guiomard e os outros para o presídio Francisco D’Oliveira Conde (FOC), na capital Rio Branco. As transferências começaram há duas semanas e devem ser encerradas nesta quinta-feira (16).
__________________
Com aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a direção e segurança dos presídios passam a ser exclusivamente da Polícia Penal, que antes eram os agentes penitenciários.
Depois de quatro anos, os policiais militares, que foram convocados para reforçar a segurança nos presídios durante uma onda de ataques e conflitos entre facções criminosas no Acre, começaram a deixar os presídios do estado.
Presidente do Iapen, Lucas Gomes, informou que os presos levados para o interior são os que possuem nível superior, policiais, e quem está preso por pensão alimentícia.
“Somente esses nove tinham direito à prisão especial. O restante, são presos que foram pra lá circunstância de trabalho. Eles tinham comportamento melhor”, explica.
Gomes acrescenta que em Senador Guiomard há vagas sobrando. E no FOC há dois prédios que estavam desativados e é pra onde os outros estão sendo levados.
“A gente não tinha servidores para poder ativar esses prédios, mas com ida desses servidores lá da UP4, a gente consegue ativar os prédios novos que têm capacidade para quase 450 vagas”, disse.
Ainda conforme Gomes, trata-se de uma medida administrativa racionalizar o uso da força de trabalho que tem hoje.
“Temos o advento de ter sido aprovado a polícia penal e torna-se um trabalho exclusivo dela a segurança dos presídios, e também impede contratação provisória”, informa.
Comentários
Geral
Rio Acre ultrapassa cota de transbordo e mantém Rio Branco em alerta máximo
Defesa Civil registra 15,36 metros no nível do rio; aumento contínuo preocupa autoridades e moradores ribeirinhos

O Rio Acre segue em uma subida constante e preocupante em Rio Branco. Segundo medição da Defesa Civil Municipal realizada às 9h desta segunda-feira (29), o rio atingiu 15,36 metros, ultrapassando a cota de transbordo, que é de 14 metros, por mais de um metro e meio.
Nas últimas horas, o nível apresentou aumento de quatro centímetros em relação à medição anterior, realizada às 5h21, quando marcava 15,32 metros.
Apesar da ausência de chuvas na capital nas últimas 24 horas, o rio continua subindo devido ao grande volume de água acumulado nas cabeceiras, mantendo o alerta máximo para autoridades e população ribeirinha.



Você precisa fazer login para comentar.