fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Após criação da Polícia Penal, UP4 é fechada no acre e presos são transferidos

Publicado

em

Transferências começaram há duas semanas e devem ser encerradas nesta quinta-feira (16).

Após criação da Polícia Penal, presídio é fechado no AC e presos são transferidos — Foto: Reprodução Rede Amazônica

Por Alcinete Gadelha, G1 AC

Com a criação da Polícia Penal, a Unidade Prisional 4 (UP4), conhecida como “Papudinha”, deve ser fechada, em Rio Branco, segundo informou o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN).

__________________

De acordo com o presidente do Iapen, Lucas Gomes, na unidade tinha pelo menos 160 presos. Destes, nove vão ser transferidos para o presídio de Senador Guiomard e os outros para o presídio Francisco D’Oliveira Conde (FOC), na capital Rio Branco. As transferências começaram há duas semanas e devem ser encerradas nesta quinta-feira (16).

__________________

Com aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a direção e segurança dos presídios passam a ser exclusivamente da Polícia Penal, que antes eram os agentes penitenciários.

Depois de quatro anos, os policiais militares, que foram convocados para reforçar a segurança nos presídios durante uma onda de ataques e conflitos entre facções criminosas no Acre, começaram a deixar os presídios do estado.

Presidente do Iapen, Lucas Gomes, informou que os presos levados para o interior são os que possuem nível superior, policiais, e quem está preso por pensão alimentícia.

“Somente esses nove tinham direito à prisão especial. O restante, são presos que foram pra lá circunstância de trabalho. Eles tinham comportamento melhor”, explica.

Gomes acrescenta que em Senador Guiomard há vagas sobrando. E no FOC há dois prédios que estavam desativados e é pra onde os outros estão sendo levados.

“A gente não tinha servidores para poder ativar esses prédios, mas com ida desses servidores lá da UP4, a gente consegue ativar os prédios novos que têm capacidade para quase 450 vagas”, disse.

Ainda conforme Gomes, trata-se de uma medida administrativa racionalizar o uso da força de trabalho que tem hoje.

“Temos o advento de ter sido aprovado a polícia penal e torna-se um trabalho exclusivo dela a segurança dos presídios, e também impede contratação provisória”, informa.

Comentários

Continue lendo

Geral

Prefeitura de Epitaciolândia promove roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo

Publicado

em

A Prefeitura de Epitaciolândia, por meio das Secretarias de Saúde e Planejamento, realizou na manhã desta segunda-feira, 22, no Centro de Referência do Idoso (CRIE), uma roda de conversa em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio e à promoção de debates sobre saúde mental.

O tema escolhido para o encontro foi “Falar é a Melhor Solução”, lema da campanha que reforça a importância do diálogo aberto e da escuta empática como forma de combater o silêncio em torno do suicídio.

O evento contou com a presença do prefeito Sérgio Lopes, do vice-prefeito Sérgio Mesquita, além de secretários e servidores municipais. Durante as discussões, foi ressaltado que a comunicação sincera e a busca por ajuda profissional são fundamentais para salvar vidas e oferecer apoio a quem enfrenta transtornos mentais como a depressão.

De acordo com os organizadores, a iniciativa busca encorajar a população a compartilhar seus sentimentos e construir redes de apoio. O debate também serviu como alerta para a realidade de muitas pessoas que, em silêncio, sofrem com dores emocionais profundas e, sem acolhimento ou diálogo, acabam atentando contra a própria vida.

Além da população em geral, a gestão municipal também tem se preocupado com a saúde física e emocional de seus servidores, promovendo ações de conscientização e valorizando o cuidado integral com cada indivíduo.

O Setembro Amarelo reforça a mensagem de que falar sobre o tema é essencial. Com mais empatia, apoio psicológico e diálogo, é possível prevenir o suicídio e salvar vidas.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar cumpre seis mandados de prisão e um de busca e apreensão no fim de semana em todo o Acre

Publicado

em

Foto: Diego Gurgel/Secom

A Polícia Militar do Acre (PMAC) retirou das ruas, neste final de semana, seis foragidos da Justiça e ainda cumpriu um mandado de busca e apreensão contra um adolescente. As ações aconteceram nos dias 20 e 21 de setembro, em diferentes municípios do estado, e reforçam o compromisso da instituição com a segurança da população.

O mandado de busca e apreensão de adolescente foi cumprido no dia 20, em Cruzeiro do Sul. No mesmo dia, a PMAC prendeu um foragido no bairro Bosque, em Rio Branco, e outro em um ramal no município de Porto Acre. Já no domingo, 21, foram realizadas quatro prisões: uma em Senador Guiomard, outra em Cruzeiro do Sul, além de duas na capital, nos bairros Belo Jardim e Montanhês.

Com essas ações, a PMAC devolve os foragidos ao Sistema Prisional, restabelecendo o cumprimento das penas determinadas pela Justiça.

Comentários

Continue lendo

Geral

PRF flagra motorista embriagado na BR-317 em Capixaba

Publicado

em

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou neste domingo, 21, uma abordagem a uma motocicleta que circulava de forma irregular na BR-317, em Capixaba (AC).

Durante a fiscalização, os policiais identificaram que o condutor apresentava sinais claros de ingestão de bebida alcoólica.

Submetido ao teste do etilômetro, o motorista apresentou índice de álcool no sangue muito acima do permitido por lei. Com isso, foi imediatamente preso pelo crime de embriaguez ao volante.

Comentários

Continue lendo