Conecte-se conosco

Flash

Vacinação contra a covid-19 em crianças com comorbidade terá início na segunda

Publicado

em

O governo do Estado anunciou, nesta sexta-feira, 18, que a vacinação para crianças de seis meses a 2 anos e 11 meses e 29 dias com comorbidade terá início a partir da segunda-feira, 21.

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio da Coordenação do Plano Nacional de Imunização (PNI), recebeu três mil doses da vacina Pfizer baby, contra a covid-19, e já distribuiu para todos os municípios do Acre.

Os imunizantes foram disponibilizados para as unidades básicas dos 22 municípios. Foto: Diego Gurgel/Secom

Em Rio Branco, a vacina estará disponível no Centro de Referências para Imunobiológicos Especiais (Crie), apenas por agendamento no WhatsApp 68 98402-1136.

Nos demais municípios, as prefeituras estão responsáveis por referenciar uma unidade de saúde e fazer a divulgação das datas, horários e locais de disponibilização da vacina para essas faixas etárias.

Renata Quiles, coordenadora estadual de Imunizações, pede que população se vacine. Foto: Diego Gurgel/Secom

A coordenadora estadual de Imunizações, Renata Quiles, reforça a importância da imunização neste momento em que os casos de covid-19 se apresentam em crescente.

“Esses bebês precisam ser imunizados, bem como toda a população que ainda não se vacinou ou que está com o esquema vacinal incompleto. Estamos entrando num momento preocupante”, frisa.

Baixa cobertura vacinal

O Acre ainda não alcançou a cobertura vacinal de 90% da população, com idades entre 3 e 120 anos, aptos a se vacinarem contra a covid-19. A cobertura vacinal para crianças de 3 a 4 anos atingiu apenas 9%.

A vacina está disponível para as demais faixas etárias em todos os postos de saúde. Foto: Diego Gurgel/Secom

Renata complementa que a Pfizer Baby precisa de agendamento, para evitar o desperdício da vacina, tendo em vista que cada frasco possui 10 doses e depois de aberto precisa ser utilizado integralmente.

Mas, para as demais faixas etárias, a vacina está disponível nos postos de saúde, sem necessidade de agendamento.

Lista de comorbidades

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde divulgou, em 9 de novembro, o Ofício n° 242/2022, com a seguinte lista de comorbidades:

Diabetes;

Pneumopatias crônicas graves;

Hipertensão arterial resistente;

Hipertensão arterial estágio 3;

Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo.

Imunocomprometidos

Doença renal crônica;

Doenças neurológicas crônicas;

Hemoglobinopatias graves;

Obesidade mórbida;

Síndrome de Down.

Comentários

Flash

Eleição do TCE-AC acontece no dia 1° de dezembro: José Ribamar é cotado para a presidência

Publicado

em

José Ribamar (primeiro da esquerda para direita) pode ser o próximo presidente do TCE-AC (Foto: Ascom/Arquivo)

Por Wanglézio Braga

No dia 1° de dezembro, a partir das 11 horas, membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) vão realizar a votação para a escolha da presidência, vice-presidência e corregedoria para o biênio 2023/2024, conforme edital de convocação da sessão virtual publicado na edição de hoje (25) do Diário Eletrônico de Contas.

Segundo o documento, após a eleição haverá a posse dos vencedores. Também foi atribuído no ato, as indicações dos ocupantes dos demais cargos junto à Ouvidoria, Escola de Contas e Presidência das Câmaras e suas composições.

Até o momento, existe apenas uma chapa para concorrer ao pleito na seguinte composição: Conselheiro José Ribamar na presidência, vice-presidência conselheiro Valmir Ribeiro, na corregedoria conselheira Dulcinéia Benicío e na ouvidoria o atual presidente Ronald Polanco. Os conselheiros Cristovão de Messias e Jorge Malheiros ocupariam as Câmaras (1° e 2°). Por fim, a conselheira Naluh Gouveia continuaria na Escola de Contas.

QUEM É JOSÉ RIBAMAR?

Nascido em Rio Branco, José Ribamar Trindade de Oliveira é advogado com formação pela Universidade Federal do Acre (UFAC), pós-graduado em Direito Financeiro e Tributário pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Coordenou a equipe de transição do Governo Gladson Cameli (PP), e foi secretário de estado da Casa Civil no Governo do Estado do Acre e membro do Conselho Administrativo do Consórcio de Governadores da Amazônia Legal.

Indicado para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Acre pelo governador Gladson Cameli, teve seu nome aprovado por unanimidade pela Assembleia Legislativa do Estado no dia 30 de outubro de 2020, sendo, posteriormente, nomeado pelo governador. Foi empossado Conselheiro no dia 15 de janeiro de 2021. Atualmente é presidente da 2ª Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Acre biênio 2021-2022.

Comentários

Continue lendo

Flash

Bandeira tarifária segue verde na conta de luz em dezembro

Publicado

em

Conta de energia elétrica

A bandeira tarifária para o mês de dezembro segue verde, anunciou nesta sexta-feira (25) a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A decisão confirma projeções de que não haveria custos adicionais nas contas de luz na maior parte de 2022, desde abril até o final do ano, devido às boas condições de geração de energia no País.

Com a chegada do período chuvoso, melhoram os níveis dos reservatórios e as condições de geração das usinas hidrelétricas, as quais possuem um custo mais baixo. Dessa forma, não é necessário acionar empreendimentos com energia mais cara, como é o caso das usinas termelétricas.

Lançado pela ANEEL em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma importante ferramenta de transparência que permite aos consumidores acompanhar, mês a mês, as condições de geração de energia no País. Antes, esse custo era atualizado de uma única vez ao ano e os consumidores só conheciam depois, nas revisões anuais das tarifas de energia de cada distribuidora. Agora, as bandeiras sinalizam com antecedência o custo real da energia e permitem ao consumidor se programar e ter um consumo mais consciente, evitando o desperdício.

Comentários

Continue lendo

Flash

Boletim Sesacre deste sábado registra 175 novos casos de covid-19

Publicado

em

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), informa que foram registrados 175 novos casos de coronavírus neste sábado, 26 de novembro. O número de infectados notificados é de 153.595 em todo o estado.

Até o momento, o Acre registra 360.368 notificações de contaminação pela doença, sendo que 206.760 casos foram descartados e 13 exames de RT-PCR aguardam análise do Laboratório Central de Saúde Pública do Acre (Lacen). Pelo menos 150.232 pessoas já receberam alta médica da doença, e não há registro de pessoas internadas até o fechamento deste boletim.

Os dados da vacinação contra a covid-19 no Acre podem ser acessados no Painel de Monitoramento da Vacinação, disponível no endereço eletrônico: http://covid19.ac.gov.br/vacina/inicio. As informações são atualizadas na plataforma do Ministério da Saúde (MS) e estão sujeitas a alterações constantes, em razão das informações inseridas a partir de cada município.

Nenhum óbito foi notificado neste sábado, 26, fazendo com que o número oficial de mortes por covid-19 permaneça em 2.029 em todo o estado.

Sobre os casos de covid-19 no estado, acesse:
BOLETIM_AC_COVID_26_11_2022

Sobre a ocupação de leitos no estado, acesse:
http://covid19.ac.gov.br/monitoramento/leitos

Comentários

Continue lendo

Em alta