Acre
União Brasil e Progressistas lançam hoje em Brasília a maior federação do Congresso e terão cerca de 20% da Câmara e Senado
Em convenção nacional, Mailza Assis (Progressistas) enxerga na união com União Brasil fortalecimento para agendas prioritárias do Acre e do país

A UPb surge como ator decisivo na governabilidade, com expectativa de ampliar sua base com novas adesões partidárias nos próximos meses. Foto: captada
Em um movimento que redefine o tabuleiro político nacional, os partidos União Brasil e Progressistas oficializam nesta terça-feira (19) a criação da Federação União Progressista (UPb), que se torna a maior força política do Congresso Nacional desde a redemocratização, com 109 deputados federais e 15 senadores.
A Federação União Progressista (UPb) também registrou nas urnas 12.398 vereadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais e quatro distritais. Conta, ainda, com seis governadores – entre eles o governador Gladson Cameli (AC) -, quatro vice-governadores e 1.183 vice-prefeitos.
A condução da Federação será compartilhada entre o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda. A cerimônia de lançamento ocorrerá às 14h no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com transmissão ao vivo.

O União Brasil e o PP se unem em uma federação partidária, os dois partidos fazem reuniões separadas e à tarde será realizada a primeira convenção oficial da Federação União Progressista (UPb). Foto: captada
Pela manhã, depois das 9h, o União Brasil realizou sua convenção partidária no mesmo local, auditório Petrônio Portela, em preparação para a formalização da aliança. A federação surge em um movimento estratégico para ampliar influência no Legislativo e consolidar uma base governista.
Antonio Rueda, presidente nacional do União Brasil, definiu a nova agremiação como “a bússola ao centro da política brasileira”. O grupo anuncia uma plataforma que une “responsabilidade fiscal e social” e promete liderar um “Choque de Prosperidade” — pauta que inclui a simplificação de regras econômicas e incentivos para atrair investimentos privados.
A UPb nasce como um ator decisivo para a governabilidade e a aprovação de projetos-chave do Executivo no Congresso, agregando legendas com forte penetração regional e perfil pragmático. A expectativa é que a federação amplie ainda mais sua base com a adesão de outros partidos nos próximos meses.

A federação consolida uma base governista estratégica para ampliar influência no Legislativo e viabilizar a aprovação de projetos do Executivo. Foto: cedida
A vice-governadora do Acre, Mailza Assis (Progressistas), destacou durante a convenção a importância histórica da federação com o União Brasil para o desenvolvimento do estado e do país. Em discurso no auditório Petrônio Portela, ela agradeceu a presença integral da bancada acreana – incluindo o governador Gladson Cameli, deputados federais, estaduais e o vice-presidente estadual do partido, Lívio Veras.
“Foi um momento importante, um marco na história do Progressistas e também na história do Brasil. Discutimos saídas para um momento tão crítico que o país vive”, afirmou a vice-governadora. “Com a federação junto ao União Brasil, estaremos ainda mais fortes para lutar por um Brasil mais próspero e digno para a nossa população. Estejamos juntos por um Acre melhor e por um Brasil melhor”.
A declaração reforça o alinhamento político do estado com a nova Federação União Progressista (UPb), que se torna a maior bancada do Congresso Nacional. A expectativa é que a união partidária fortaleça a capacidade de negociação do Acre em busca de recursos federais e políticas públicas para a região Norte.
Já o governador Gladson Camelí ressaltou a força política do partido e a necessidade de união em favor da população. “Esse fortalecimento do Progressistas é fundamental para diminuir desigualdades e gerar emprego e renda para a nossa população”, declarou.

As principais lideranças do partido destacaram o protagonismo da legenda na formação da União Progressista (UP) e projetaram a federação como a maior força política do país em todos os níveis. O presidente nacional do partido, senador Ciro Nogueira, enfatizou o diálogo interno que viabilizou a aliança com o União Brasil.
“Será a maior força política em todos os níveis do Congresso Nacional, dos estados e dos municípios. É a hora do Brasil”, declarou Nogueira, que citou nominalmente a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, como “exemplo de união” para todo o partido.

Para Gladson Cameli, a instalação da UPb representa um momento importante. Segundo ele, o Acre se soma a esse novo movimento nacional. Foto: captada
O evento também marcou a consolidação de importantes adesões estaduais. A senadora Tereza Cristina (PP-MS) comemorou a filiação do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ao partido: “Um gestor que tem feito trabalho de excelência e chega para somar forças”. Riedel, em seu discurso, justificou a mudança partidária: “Me sinto confortável em ingressar no Progressistas, um partido que carrega valores que aprendi a cultivar”.
A deputada federal Iracema Portela, presidente nacional do Mulher Progressistas, reforçou o avanço da presença feminina na política e projetou que 2026 será “o ano da mulher progressista”. Já o deputado federal Arthur Lira destacou que a federação garantirá “sustentação a reformas estruturantes e equilíbrio político sem extremismos”.
A convenção selou a estratégia do partido para as eleições de 2026, com a UP nascendo já como força hegemônica no centrão político brasileiro, agregando governadores, senadores e deputados de expressão nacional.

O evento conta com Gladson Cameli, e da vice-governadora Mailza Assis, além de outras lideranças acreanas como o presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Nicolau Júnior. Foto: cedida
A senadora Tereza Cristina (PP-MS) comemorou a filiação do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, ao Progressistas. “Hoje é um dia muito feliz, porque agora o nosso governador Eduardo Riedel passa a integrar as fileiras do Progressistas. Um gestor que tem feito um trabalho de excelência em Mato Grosso do Sul e que chega para somar forças ao nosso partido. Essa filiação fortalece ainda mais a nossa presença nacional e mostra que estamos preparados para os grandes desafios do Brasil”, afirmou Tereza Cristina.
O governador Eduardo Riedel, ao se dirigir à convenção, destacou o propósito de sua chegada ao partido.
“O Brasil vive um momento crítico de decisão sobre os seus rumos. Me sinto confortável em ingressar no Progressistas, um partido que carrega valores que aprendi a cultivar na minha vida pública. Venho para contribuir com determinação e propósito”, disse Riedel.
A presidente nacional do Mulher Progressistas, deputada Iracema Portela, reforçou o avanço da presença feminina na política e projetou que 2026 será o ano da mulher progressista.
A cerimônia de lançamento ocorrerá às 14h no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
O evento culminará no período da tarde com a convenção conjunta entre Progressistas e União Brasil para oficializar a criação da Federação União Progressista (UP). A aliança, que se tornará a maior força política do Congresso Nacional, já é apontada como peça central no tabuleiro eleitoral de 2026, com reflexos diretos nos estados, incluindo o Acre.

A cerimônia de lançamento ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, com transmissão ao vivo. Foto: captada
Comentários
Acre
Prefeito de Rio Branco convoca reunião de emergência após nova subida do nível das águas do Rio Acre
A Prefeitura de Rio Branco informa que, de acordo com a medição realizada às 15h desta terça-feira (13), o nível das águas do Rio Acre atingiu 13,30 metros na capital acreana, ficando a apenas 20 centímetros da cota de alerta e 70 centímetros da cota de transbordamento.
Dados recentes indicam uma elevação significativa do nível das águas do rio nos municípios da região do Alto Acre. Nas últimas horas, o Rio Acre apresentou subida superior a 2 metros em Brasiléia e mais de 4 metros em Assis Brasil. Segundo avaliação das equipes técnicas da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, esse comportamento reflete diretamente no cenário observado em Rio Branco nas últimas 48 horas. Diante desse contexto, a capital acreana entra em estado de alerta.
O levantamento prévio realizado pela Defesa Civil Municipal aponta que a possibilidade de transbordamento nos próximos dias é considerada alta, em razão do volume de chuvas e da elevação acelerada do rio.
Em preocupação a esse cenário, o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom convocou uma reunião de emergência com todo o secretariado municipal, com o intuito de alinhar ações, reforçar o monitoramento e garantir a pronta resposta da gestão municipal.
A Prefeitura de Rio Branco informa ainda que, por determinação do prefeito Tião Bocalom, a Defesa Civil reforça ainda mais o monitoramento do nível das águas do Rio Acre — acompanhando também o nível de chuvas em outras regiões, principalmente aquelas que causam impacto direto na capital.
Nas próximas horas, será divulgado um balanço atualizado da situação, bem como as estratégias e medidas que estão sendo adotadas para assegurar a proteção e o cuidado com a população.
A gestão municipal reforça que permanece atenta, preparada e mobilizada para agir com rapidez, priorizando a segurança e o bem-estar das famílias rio-branquenses.
Comentários
Acre
Prefeitura de Assis Brasil avança na construção de casas populares e infraestrutura urbana
A Prefeitura de Assis Brasil segue investindo fortemente em habitação e infraestrutura para melhorar a qualidade de vida da população. O prefeito Jerry Correia, juntamente com o vice-prefeito Reginaldo Martins, o secretário municipal de Obras e o secretário de Planejamento, estiveram no bairro KM 2 acompanhando de perto o andamento das obras de construção de casas populares no município.
No local, estão sendo construídas 11 casas populares, que já contam com um projeto completo de infraestrutura, incluindo asfaltamento das ruas, posteamento e sistema de saneamento básico, garantindo mais dignidade e segurança às famílias beneficiadas.
Além disso, outras 11 casas já foram concluídas, fruto de uma parceria entre o município e o Governo do Estado do Acre, reforçando o compromisso conjunto com o desenvolvimento urbano e social de Assis Brasil.
O prefeito Jerry Correia destacou ainda que o município já garantiu recursos para a construção de mais 25 casas no bairro KM 2, ampliando o alcance do programa habitacional. Outro importante investimento será realizado na parte baixa da cidade, onde está previsto um novo lote com 30 casas populares, beneficiando ainda mais famílias assis-brasilenses.
“Estamos trabalhando com planejamento e responsabilidade para levar moradia digna e infraestrutura completa à nossa população. Esses investimentos representam mais qualidade de vida e desenvolvimento para Assis Brasil”, ressaltou o prefeito.
A gestão municipal reafirma seu compromisso em continuar buscando parcerias e recursos para fortalecer as políticas públicas de habitação e promover o crescimento ordenado do município.
Comentários
Acre
Vídeo: Prefeitura de Rio Branco entra na fase final de concretagem do Elevado da AABB
O elevado Mamedio Bittar, na Estrada Dias Martins, está com mais de 90% da obra concluída. A Prefeitura de Rio Branco já finalizou, na manhã desta terça-feira (13), todo o pavimento em concreto da pista, com 278 metros de extensão, além de parte da iluminação, que vai dar mais modernidade ao projeto.

Na manhã desta terça-feira (13), foi concluído todo o pavimento em concreto da pista, que possui 278 metros de extensão, além de parte do sistema de iluminação, conferindo mais modernidade ao projeto. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população.
“O fluxo nessa região é muito intenso. Com o elevado, a mobilidade da cidade vai ficar mais folgada, permitindo deslocamentos com mais tranquilidade. O prefeito tem demonstrado que aquilo que ele se compromete a fazer, ele cumpre”, destacou o secretário.

De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, a obra representa um marco histórico para a cidade. Segundo ele, além de proporcionar mais conforto e fluidez ao tráfego no corredor formado pelas avenidas Ceará e Dias Martins, o elevado também se tornará um novo cartão-postal para a população. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
A próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando serão finalizadas as laterais da estrutura. Após essa fase, o projeto entra oficialmente na etapa final acabamento, que inclui serviços de urbanismo na área situada abaixo do elevado.
Cid Ferreira afirmou ainda que a parte estrutural da obra estará totalmente concluída após o término da concretagem e garantiu que a inauguração ocorrerá até o fim do primeiro trimestre deste ano, conforme determinação do prefeito.

Próxima etapa da obra está prevista para a sexta-feira (16), quando será finalizada a última concretagem, referente ao acabamento das laterais da estrutura. (Foto: Marcos Araújo/Secom)
“Com a conclusão dessa etapa estrutural, seguimos imediatamente para os acabamentos e o urbanismo. A meta é entregar essa obra de grande utilidade para a cidade até o mês de março”, concluiu.





























Você precisa fazer login para comentar.