Cotidiano
Sindicato encontra extintores vencidos há 4 anos e cilindros de oxigênio com potencial risco de explosão em hospital de Xapuri
Irregularidades foram detectadas durante vistoria do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) no Hospital de Xapuri. Direção afirmou que solicitou troca dos extintores à Sesacre e aguarda resposta.

Equipe do Sindmed-AC encontrou diversas irregularidades durante visita ao hospital de Xapuri – Foto: Arquivo/Sindmed-AC
O Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) denunciará ao Corpo de Bombeiros e ao Ministério Público do Estado (MPE) o gestor do Hospital Epaminondas Jácome, em Xapuri, por permitir extintores vencidos desde 2017 e cilindros de oxigênio espalhados pelas enfermarias, potencializando risco de explosão. A situação foi flagrada na tarde de quinta-feira, 19, em uma visita de rotina.
No local, ainda foram constatadas falhas como infiltrações, mofo espalhado por todo o prédio e a deficiência na rede elétrica, como a falta de luz no pronto-socorro. A situação chamou a atenção dos representantes da entidade que temem uma catástrofe.
Segundo o diretor do Sindmed, Alberto Soares, o prédio é antigo e parece nunca ter passado por revitalização, mantendo a estrutura original desde a inauguração, em 1967. Assim, o temor é que possa existir alguma sobrecarga de energia, causando curto e um incêndio, o que resultaria em um desastre devido a falta de saídas de incêndio, extintores, luzes de emergência e possíveis explosões devido a existência de cilindros nas enfermarias.
“Para verificar todos os problemas, vamos solicitar aos Bombeiros uma vistoria e uma possível interdição do ambiente, além da responsabilização do gestor por manter todo o espaço sem a devida recuperação e adequação”, alegou o diretor sindical.
O hospital ainda sofre com a falta de medicamentos, como metronidazol, transamin, metilergometrina, além de equipamentos como o laringoscópio, oxímetro, sonar, otoscópio.
Sobre a falta de remédios, o diretor confirmou que há apenas um medicamento faltando, que seria o metronidazol. Mas, assim como as demais demandas, ele diz que já foi solicitado o remédio para a saúde estadual.
Além do problema com os cilindros de oxigênio e extintores de incêndio, a equipe do Sindmed-AC encontrou também:
- Infiltrações e mofo por todo o prédio;
- Problemas na rede elétrica, como a falta de luz no pronto-socorro;
- Falta de revitalização;
- Falta de medicamentos, como metronidazol, transamin, metilergometrina;
- Ausência de equipamentos como o laringoscópio, oxímetro, sonar, otoscópio.
O sindicato destacou que teme ocorrer uma sobrecarga de energia, causando curto e um incêndio. A tragédia seria maior devido à falta de extintores, de saídas e luzes de emergência.

Hospital tem extintores vencidos há 4 anos e cilindros com risco de explosão – Foto: Arquivo/Sindmed-AC
O diretor-geral da unidade, Josimar dos Santos Silva, disse que já solicitou à Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) a troca dos extintores, mas ainda não foi feita a troca. Segundo ele, a solicitação é feita desde a gestão passada.
“A gente solicita à Sesacre, que é o setor responsável. Na gestão passada já estava assim, quando assumimos já solicitamos. Sobre o cilindro de oxigênio não sei como viram isso porque temos um local atrás da unidade onde guardamos os cilindros. No PS, a ala masculina e feminina também permanecem o suporte do cilindro, que são locais de emergência e não podem ficar sem”, argumentou.
A reportagem entrou em contato com a Sesacre e aguarda retorno.
Sobre a falta de energia elétrica, o gestor falou que é por causa dos apagões registrados na cidade. “Quando a luz pisca tem o motor. Temos um gerador de luz, é acionado”, justificou.
Falta de manutenção
A unidade de saúde foi uma das atingidas pela enchente histórica de 2015 na cidade. A água do rio inundou o hospital, ruas, casas, praças, terminal rodoviário, comércios e órgãos públicos instalados na região central do município, além da casa e do Centro de Memória Chico Mendes.
O diretor falou que o prédio é antigo e não pode ser ampliado por estar em uma área de risco. Desde a alagação, o Estado faz reformas paliativas na estrutura e há a previsão de fazer uma nova reforma.

Hospital de Xapuri foi atingido pela enchente histórica em 2015 – Foto: Aline Nascimento/G1/Arquivo
“Temos problemas sim relacionados a isso, infiltrações, paredes que faltam pintar, mas tudo isso foi solicitado à Sesacre”, alegou.
Sobre a falta de remédios, o diretor confirmou que há apenas um medicamento faltando, que seria o metronidazol. Mas, assim como as demais demandas, ele diz que já foi solicitado o remédio para a saúde estadual.
“Temos todos os outros. Sobre esses aparelhos, temos todos também. Faltava o sonar, mas a Sesacre mandou”, justificou.
Comentários
Cotidiano
Gaúchão: Internacional vence Novo Hamburgo por 2 x 1 de virada
Internacional marcou dois no segundo tempo e venceu de virada o confronto diante do Novo Hamburgo na estreia do Campeonato Gaúcho
Jogo
O Novo Hamburgo levou perigo logo no primeiro ataque da partida. Com 2 minutos de jogo Allison recebeu um belo cruzamento e cabeceou no gol para grande defesa do goleiro Anthoni.
Depois de assustar a defesa do Internacional, Allison teve outra oportunidade e não desperdiçou. Em cobrança de lateral, o meio-campista recebeu de Parede e acertou uma linda bicicleta no ângulo do gol Colorado para abrir o placar da partida.
Na segunda etapa, o Novo Hamburgo cometeu um erro que custou a vitória. Aos 15 minutos, o zagueiro João Marcus cabeceou contra o próprio gol após cruzamento de Alisson. O goleiro Omar tentou afastar o ataque na área mas passou pela bola e confundiu o companheiro de time.
O Internacional lutou até o final para buscar a vitória e conseguiu. Os donos da casa venceram com gol de Diego Coser. O atacante recebeu um passe do capitão Ronaldo e chutou cruzado. A bola desviou no adversário e tirou a chance de defesa do goleiro Omar.
Atual campeão do Campeonato Gaúcho, o Internacional volta a entrar em campo nesta quinta-feira (15/1) para enfrentar o Monsoon FC no Estádio Francisco Novelletto Neto, em Porto Alegre.
O Novo Hamburgo, por sua vez, encara o Juventude na quarta-feira (14/1), às 19h.
Comentários
Cotidiano
Reforço do Mirassol marca e Leão Caipira vence o São Paulo por 3 x 0
Com dois gols marcados no primeiro tempo, Mirassol vence o São Paulo dentro de casa e inicia campanha no Campeonato Paulista
O Mirassol estreou com pé direito no Campeonato Paulista. O time que mais surpreendeu na temporada 2025 venceu o São Paulo por 3 x 0 neste domingo (11/1) no Estádio Campos Maia. O Leão Caipira contou com gols de Lucas Mugni, reforço da equipe, e gol contra de Alan Franco, ambos ainda no primeiro tempo. Nos acréscimos do segundo tempo, José Aldo fechou o placar.
Jogo
Os donos da casa abriram o placar logo no início da partida com Lucas Mugni. Um dos principais reforços para a temporada marcou seu primeiro gol com o novo clube aos 6 minutos do primeiro tempo. O meio-campista aproveitou o rebote na finalização de Shaylon que parou na trave e precisou apenas empurrar para o fundo das redes.
O Mirassol ampliou o marcador ainda no primeiro tempo em uma infelicidade de Alan Franco. Ferraresi vacilou na saída de bola e permitiu Alesson a disparar para a área. O atacante bateu de trivela mas a bola desviou no jogador tricolor e acabou no gol.
Shaylon quase marcou o terceiro na reta final da primeira etapa. Aos 38 minutos, o meio-campista arriscou bem mas mandou para fora. Apesar disso, o lance já havia sido paralisado por impedimento.
Lucas Mugni, que fez a sua estreia diante do São Paulo, quase deixou o seu segundo gol na partida. O meio-campista disparou em contra-ataque do Mirassol e finalizou no canto de Rafael, que se esticou para evitar que os donos da casa aumentassem a vantagem.
Apesar dos esforços para não sofrerem mais gols no segundo tempo, o São Paulo não aguentou a pressão do Mirassol, que fechou o placar com José Aldo. Nos acréscimos, o meio-campista aproveitou a falha de Rafael ao afastar o cruzamento de Gabriel e deixou Aldo com espaço e condições.
O Mirassol volta a entrar em campo nesta quarta-feira (14/1) para enfrentar o Primavera às 19h. Enquanto isso, o São Paulo busca somar seus primeiros pontos no Campeonato Paulista no duelo diante do São Bernardo nesta quinta-feira (15/1) às 21h45.
Comentários
Cotidiano
Atlético-MG empata em 1 x 1 com Betim na estreia do Campeonato Mineiro
Reinier marca seu primeiro gol com a camisa do Atlético-MG mas Galo apenas empata na estreia do Campeonato Mineiro; time busca sétimo título
Em jogo de muita intensidade, o Atlético-MG empatou em 1 x 1 com o Betim pela 1ª rodada do Campeonato Mineiro, neste domingo (11/1), na Arena MRV. Com time mesclado, o Galo empatou com o adversário da região metropolitana com gol de Reinier ainda no primeiro tempo; Jardel deixou tudo igual para o Betim.
Jogo
O Betim iniciou a partida dando um susto na defesa do Atlético-MG. Erick Salles desceu pela direita e cruzou na área para Maycon, o atacante dominou e finalizou no canto do goleiro Éverson com apenas um minuto de jogo.
O Galo respondeu com Cuello. O argentino que se lesionou na metade da temporada passada voltou a ser titular do time mineiro após cinco meses. O atacante recebeu na esquerda e bateu colocado mas a finalização parou por cima do gol.
Reinier foi quem abriu o placar da partida para os donos da casa aos 21 minutos. O ex-Real Madrid fez bela jogada em tabela com Rony para liberar espaço dentro da área e encobrir o goleiro do Betim. Foi o primeiro gol do camisa 19 com a camisa do Atlético-MG.
O alvinegro quase ampliou no primeiro tempo com Cadu. O atacante das categorias de base do Galo recebeu um passe de Cuello em contra-ataque, puxou a jogada para o meio e arriscou uma bomba de fora da área para grande defesa do goleiro Jori.
O roteiro da primeira etapa se repetiu no segundo tempo. O Betim voltou melhor do intervalo e começou melhor a partida, dessa vez, com gol. Logo no primeiro minuto, Diego Jardel aproveitou o vacilo do Galo no meio campo, driblou o zagueiro e encobriu o goleiro Éverson pra empatar o confronto.
Próximos jogos
O Atlético-MG volta a entrar em campo nesta quarta-feira (14/1) para enfrentar o North Esporte Clube em Montes Claros-MG. Será o primeiro confronto na história entre as equipes. O time do interior mineiro foi destaque da divisão de acesso do estadual e garantiu a vaga para a elite da disputa.
Enquanto isso, o Betim joga sua primeira em casa no Campeonato Mineiro e enfrenta o Uberlândia na mesma data na Arena Vera Cruz.







Você precisa fazer login para comentar.