Geral
Sicoob reúne lideranças na sexta edição do Pense Sicoob e fortalece diretrizes estratégicas para o futuro da instituição
O Sicoob realizou, nos dias 12 e 13 de novembro, a sexta edição do Pense Sicoob, encontro bianual que reúne as principais lideranças da instituição para discutir temas estratégicos e orientar as prioridades de médio e longo prazo. A edição deste ano contou com mais de 800 participantes das cooperativas singulares, das cooperativas centrais e do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), além de autoridades, parceiros institucionais e especialistas convidados, fortalecendo o evento como o principal fórum de alinhamento estratégico da organização.
Com o tema “Conectando ideias que dão certo”, o encontro reafirmou o papel do Pense Sicoob como espaço de reflexão e alinhamento institucional, promovendo debates sobre as prioridades estratégicas do Sistema diante de um cenário financeiro cada vez mais competitivo e marcado por rápidas transformações tecnológicas e regulatórias. Na abertura, conduzida por Miguel Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Sicoob, foi destacada a importância de fortalecer a integração entre as instâncias do Sicoob e de manter uma atuação alinhada às demandas futuras do mercado.

Pelicano Filmes
A programação contou com a participação do presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, que apresentou uma análise sobre o papel das cooperativas de crédito no fomento à inclusão financeira e na ampliação da concorrência no setor. Galípolo também abordou avanços regulatórios e tecnológicos, como a evolução do Pix e o desenvolvimento do Drex, sinalizando oportunidades relevantes para instituições que priorizam inovação e eficiência.
Outro destaque foi a palestra de Salim Ismail, autor do best-seller “Organizações Exponenciais”, que trouxe tendências globais sobre tecnologia, impacto social e modelos organizacionais adaptativos. Sua contribuição estimulou reflexões sobre como instituições cooperativas podem modernizar seus processos sem perder a essência de atuação orientada ao coletivo.
O diretor-presidente do Sicoob, Marco Aurélio Almada, apresentou uma visão abrangente dos avanços institucionais recentes, destacando a evolução do modelo de negócios, o fortalecimento da estrutura operacional, os movimentos de modernização e a ampliação da presença nacional. Almada ressaltou a importância de um crescimento sustentado por planejamento, responsabilidade e foco na geração de valor aos cooperados.
Ao longo dos dois dias, as lideranças do Sicoob participaram de discussões sobre temas fundamentais para o futuro da instituição, como inovação, governança, gestão de riscos, transformação digital, sustentabilidade, negócios e experiência do cooperado. As reflexões geradas nas câmaras temáticas contribuíram para consolidar entendimentos e perspectivas que subsidiarão o planejamento estratégico dos próximos anos e outras iniciativas institucionais prioritárias.
O Pense Sicoob se consolidou como um ambiente de reflexão estratégica e troca de experiências entre as lideranças da instituição. As discussões realizadas ao longo do encontro fortalecem a capacidade do Sicoob de planejar seus próximos ciclos com visão integrada, foco no cooperado e atenção constante às transformações do setor financeiro.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9,3 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 323 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Comentários
Geral
Prefeito de Tarauacá determina apuração de vídeo que denuncia suposto desvio de lenha da secretaria de obras
Morador alega que caminhão carregado saiu do pátio da pasta com destino a olaria do filho do secretário; gestor municipal defende investigação formal por órgãos de controle

O autor do vídeo afirma que pretende formalizar a denúncia junto aos órgãos competentes e buscar esclarecimentos diretamente com o secretário. Foto: captada
O prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, determinou a apuração interna de um vídeo que viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (13) com denúncias contra o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, Delmar Damasceno. Nas imagens, um morador filma a saída de um caminhão caçamba azul carregado com lenha do pátio da secretaria e afirma que a carga se destinaria a uma olaria em Feijó pertencente ao filho do gestor.
“Já determinei a apuração dos fatos para melhor esclarecimento”, afirmou o prefeito, que está em Brasília em busca de emendas parlamentares. Ele também defendeu que a denúncia seja formalizada junto aos órgãos de controle. “Eu gostaria que a pessoa que fez a denúncia levasse aos órgãos de controle para poder estar averiguando de forma mais apropriada.”
Rodrigo Damasceno declarou ser “totalmente contra” qualquer prática de uso indevido de recursos públicos, mas disse acreditar que não houve irregularidade por parte do secretário. “Deduzo que o secretário também não cometeria um equívoco dessa natureza. Nós vamos apurar. Se houve, as pessoas responsáveis serão devidamente responsabilizadas.”
O vídeo, que circulou amplamente em grupos de WhatsApp e sites de notícias do Acre, mostra o caminhão deixando o pátio da Secretaria de Obras, onde também aparecem máquinas e outros veículos públicos. O narrador questiona a suposta utilização da estrutura municipal para fins particulares e afirma que o episódio revelaria “como as coisas funcionam” dentro da administração.
Secretário não respondeu

Denúncia aponta que caminhão da Secretaria de Obras teria transportado lenha para cerâmica ligada à família do secretário. Foto: captada
Veja vídeo:
Comentários
Geral
Estado convoca candidatos para inspeção de saúde do Concurso de Aluno Oficial Combatente
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e da Polícia Militar do Estado (PMAC), publicou o Edital nº 067/2026 no Diário Oficial desta sexta-feira, 6, que convoca candidatos aprovados no concurso público para o cargo de Aluno Oficial Combatente para a etapa de inspeção de saúde, de caráter eliminatório.
A convocação segue a ordem de classificação final do certame e a inspeção de saúde tem como finalidade verificar se os candidatos apresentam condições físicas e psíquicas compatíveis com as exigências do Curso de Formação Profissional e com o exercício das atribuições do cargo.
Os exames serão realizados de forma presencial até o dia 23 de fevereiro, no horário das 7h30 às 13h, nos seguintes locais: 6º Batalhão da Polícia Militar, em Cruzeiro do Sul, e Diretoria de Saúde da PMAC, em Rio Branco. Para a avaliação, é obrigatório o comparecimento do candidato munido de documento oficial de identificação com foto, além da apresentação dos exames laboratoriais e toxicológicos atualizados conforme a lista contida em edital.
A inspeção de saúde é uma etapa eliminatória, em que o candidato será considerado apto ou inapto. O não comparecimento, bem como a ausência a qualquer exame ou de documento exigido, poderá resultar na eliminação do concurso.
Mais informações podem ser obtidas com a Polícia Militar do Estado do Acre, pelo telefone (68) 98107-5200, ou com a Sead, pelo e-mail [email protected], no horário das 7h30 às 13h.
The post Estado convoca candidatos para inspeção de saúde do Concurso de Aluno Oficial Combatente appeared first on Noticias do Acre.
Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE
Comentários
Geral
Polícia Civil prende mulher foragida da Justiça em Tarauacá
A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio da Delegacia-Geral de Tarauacá, cumpriu na tarde da última quinta-feira, dia 5, um mandado de prisão contra uma mulher identificada pelas iniciais E.C.C.S., de 30 anos, que estava foragida da Justiça.

A prisão ocorreu na Rua Manoel Lourenço, em via pública. De acordo com a polícia, a suspeita não ofereceu resistência no momento da abordagem e foi conduzida normalmente até a delegacia.
Segundo as investigações, E.C.C.S. é acusada de ter atentado contra a vida de outra mulher, desferindo golpes de faca. A vítima conseguiu fugir e, graças a isso, sobreviveu ao ataque.
Após a captura, a mulher foi encaminhada para a unidade policial, onde foram realizados os procedimentos de praxe. Ela permanece à disposição da Justiça para responder pelo crime.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL


Você precisa fazer login para comentar.