Geral
Sicoob reúne lideranças na sexta edição do Pense Sicoob e fortalece diretrizes estratégicas para o futuro da instituição
O Sicoob realizou, nos dias 12 e 13 de novembro, a sexta edição do Pense Sicoob, encontro bianual que reúne as principais lideranças da instituição para discutir temas estratégicos e orientar as prioridades de médio e longo prazo. A edição deste ano contou com mais de 800 participantes das cooperativas singulares, das cooperativas centrais e do Centro Cooperativo Sicoob (CCS), além de autoridades, parceiros institucionais e especialistas convidados, fortalecendo o evento como o principal fórum de alinhamento estratégico da organização.
Com o tema “Conectando ideias que dão certo”, o encontro reafirmou o papel do Pense Sicoob como espaço de reflexão e alinhamento institucional, promovendo debates sobre as prioridades estratégicas do Sistema diante de um cenário financeiro cada vez mais competitivo e marcado por rápidas transformações tecnológicas e regulatórias. Na abertura, conduzida por Miguel Oliveira, presidente do Conselho de Administração do Sicoob, foi destacada a importância de fortalecer a integração entre as instâncias do Sicoob e de manter uma atuação alinhada às demandas futuras do mercado.

Pelicano Filmes
A programação contou com a participação do presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, que apresentou uma análise sobre o papel das cooperativas de crédito no fomento à inclusão financeira e na ampliação da concorrência no setor. Galípolo também abordou avanços regulatórios e tecnológicos, como a evolução do Pix e o desenvolvimento do Drex, sinalizando oportunidades relevantes para instituições que priorizam inovação e eficiência.
Outro destaque foi a palestra de Salim Ismail, autor do best-seller “Organizações Exponenciais”, que trouxe tendências globais sobre tecnologia, impacto social e modelos organizacionais adaptativos. Sua contribuição estimulou reflexões sobre como instituições cooperativas podem modernizar seus processos sem perder a essência de atuação orientada ao coletivo.
O diretor-presidente do Sicoob, Marco Aurélio Almada, apresentou uma visão abrangente dos avanços institucionais recentes, destacando a evolução do modelo de negócios, o fortalecimento da estrutura operacional, os movimentos de modernização e a ampliação da presença nacional. Almada ressaltou a importância de um crescimento sustentado por planejamento, responsabilidade e foco na geração de valor aos cooperados.
Ao longo dos dois dias, as lideranças do Sicoob participaram de discussões sobre temas fundamentais para o futuro da instituição, como inovação, governança, gestão de riscos, transformação digital, sustentabilidade, negócios e experiência do cooperado. As reflexões geradas nas câmaras temáticas contribuíram para consolidar entendimentos e perspectivas que subsidiarão o planejamento estratégico dos próximos anos e outras iniciativas institucionais prioritárias.
O Pense Sicoob se consolidou como um ambiente de reflexão estratégica e troca de experiências entre as lideranças da instituição. As discussões realizadas ao longo do encontro fortalecem a capacidade do Sicoob de planejar seus próximos ciclos com visão integrada, foco no cooperado e atenção constante às transformações do setor financeiro.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9,3 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 323 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4,6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Comentários
Geral
PM apreende drogas, arma e ‘contabilidade’ do tráfico durante patrulha em Plácido de Castro
Suspeito abandonou sacola com entorpecentes, revólver e caderno de anotações criminosas ao fugir da polícia. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.

Os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma residência já conhecida pelas autoridades como ponto de venda de drogas. Foto: captada
A Polícia Militar do Acre (PMAC) apreendeu uma carga completa de materiais usados no tráfico de drogas durante um patrulhamento realizado na manhã desta quarta-feira (24) em Plácido de Castro. A ação, executada por uma guarnição do 4º Batalhão, ocorreu após denúncias de intensa movimentação suspeita em uma área periférica da cidade.
Por volta das 8h, os policiais avistaram um homem carregando uma sacola vermelha. Ao perceber a aproximação da viatura, o suspeito tentou fugir em direção a uma casa já mapeada pelas autoridades como ponto de venda de entorpecentes. Ele conseguiu escapar pelos fundos do imóvel, mas abandonou a sacola durante a fuga.
Dentro do objeto, a polícia encontrou porções de crack, maconha e cocaína, uma balança de precisão, embalagens plásticas para fracionamento, um revólver calibre .32 com munições, dinheiro em espécie e um caderno com anotações detalhadas sobre a atividade criminosa – que funcionava como uma espécie de “contabilidade” do tráfico.
Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Plácido de Castro, onde o caso segue em investigação. As autoridades buscam identificar e localizar o suspeito que conseguiu fugir.
Comentários
Geral
Vídeo: PM prende homem com arsenal e drogas durante patrulhamento em Rio Branco
Suspeito de 23 anos jogou arma sobre muro ao ver policiais, mas foi detido com carregador; ação apreendeu pistola, escopeta e cocaína
Um homem de 23 anos foi preso em flagrante durante uma operação da Polícia Militar no bairro Belo Jardim II, em Rio Branco. Dioney Bruno Ferreira de Souza foi detido após tentar se desfazer de uma pistola ao perceber a aproximação dos agentes, que realizavam patrulhamento ostensivo devido a conflitos recentes entre facções rivais na região.
Ao abordarem um grupo que consumia bebidas alcoólicas com som alto em via pública, os policiais perceberam movimentos suspeitos. Enquanto parte dos presentes fugiu pulando muros, Dioney correu até um muro e arremessou uma arma para um terreno vizinho. Durante a revista, foi encontrado em seu bolso um carregador de pistola com sete munições calibre 9mm.
No terreno ao lado, os militares localizaram uma pistola Taurus modelo G2C, calibre 9mm, com 12 munições. Dentro da residência do suspeito, foram apreendidos ainda uma escopeta calibre 28, seis cartuchos e 42 trouxinhas de cocaína prontas para venda.
O homem foi preso em flagrante pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo (de uso permitido e restrito) e tráfico de drogas. Ele foi conduzido algemado e sem lesões à delegacia especializada para os procedimentos legais.
Comentários
Geral
Justiça decreta prisão preventiva de monitorado que matou colega a facadas no Joafra, em Rio Branco
Gerdson Pinto da Silva, 21, cumpria pena com tornozeleira eletrônica por assalto e organização criminosa; ele confessou o crime após ser preso pela PM

Antes da fuga, o autor do homicídio, ainda teria tentado alterar a cena do crime. Gerdson Pinto da Silva, que cumpria pena por assalto e integrar organização criminosa, com monitoração eletrônica. Foto: captada
O detento monitorado Gerdson Pinto da Silva, 21 anos, teve a prisão preventiva decretada pela Justiça do Acre na tarde desta terça-feira (23), durante audiência de custódia no Fórum Criminal. Ele é acusado de assassinar o colega de trabalho Marcos Pereira da Luz, 28, na madrugada da última segunda-feira (22), no apartamento onde moravam na Rua Eldorado, bairro Joafra.
Segundo a polícia, após uma discussão, Gerdson desferiu um golpe de madeira na cabeça da vítima e, em seguida, a esfaqueou várias vezes com uma faca de mesa. Antes de fugir, ele ainda tentou alterar a cena do crime.
Gerdson cumpria pena por assalto e integração a organização criminosa com monitoramento eletrônico. Foi preso pela Polícia Militar horas após o homicídio e, na delegacia, confessou a autoria.
A Polícia Civil tem agora 30 dias para concluir o inquérito. A decisão judicial reforça a gravidade do crime e mantém o acusado preso durante as investigações.











Você precisa fazer login para comentar.