Conecte-se conosco

Cotidiano

Sesacre disponibiliza 0800 para tirar as dúvidas sobre a Covid-19

Publicado

em

A medida é para evitar a disseminação de informação incorretas e para que as pessoas saibam os procedimentos a serem tomados

SECOM

O 0800 647 0404 fica disponível em horário comercial, das 8h às 12h e das 14h às 17h. O número funciona de forma gratuita, sem custo para o cidadão. A medida é para evitar a disseminação de informação incorretas e para que as pessoas saibam os procedimentos a serem tomados em casos de suspeita de contaminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio de sua ouvidoria, disponibiliza o número para atendimento sem custos ao cidadão para que diante de um cenário que exige cuidado na divulgação de informações os procedimentos sejam realizados de forma responsável para o estabelecimento da ordem.

“Nós pedimos que as pessoas que chegaram de outros estados, independente de onde esteja, fique 7 dias em casa. Também, orientamos às pessoas que tiveram contato com amigos e parentes que chegaram de fora, ou que, estejam com a Covid-19, que fique em casa e ao sentir os sintomas procure as unidades de referência para esse atendimento”, orientou a secretária-adjunta de Assistência à Saúde, da Sesacre, Paula Mariano.

Unidade de referência ao coronavírus

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Via Verde, no 2º Distrito, é unidade de referência para o atendimento das pessoas suspeitas de contaminação pelo coronavírus. Mas, para evitar ainda mais aglomeração e uma maior possibilidade de espalhar o vírus, é necessário seguir os protocolos estabelecidos pela Saúde.

Tais protocolos citados acima estabelece que devem se dirigir à UPA, ou ao Pronto-Socorro, em caso de sintomas (febre alta, coriza, tosse e dificuldade para respirar), pessoas que chegaram de outros estados ou que tiveram contato com alguém que estava em viagem, ou que esteja com a Covid-19.

“Nós decidimos deixar só uma unidade para evitar o aglomerado de pacientes no mesmo local de pessoas que já estejam com outras doenças. A gente pede encarecidamente, em caso de outras doenças, que só procurem a unidade com extrema necessidade”, salientou a secretária.

Ainda, segundo a secretária de Assistência à Saúde é importante que as pessoas procurem a unidade apenas em casos de real possibilidade de contaminação pelo vírus.

“Sentiu os sintomas? Sete dias em casa, em quarentena, e não ter contato com outras pessoas, é ficar no seu quarto, separar os utensílios de alimentação e roupas. Isso é mais para quem já está com a doença, mas  também quem teve contato, deve tomar medidas de prevenção como essa”, explicou Paula Mariano.

Até o momento o estado não tem nenhum caso confirmado de contaminação comunitária, ou seja, pessoas que já estavam aqui e, que não viajaram, não foram contaminadas. Os casos confirmados são de pessoas que estavam em outros estados.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

FFAC realiza ajustes na tabela do Campeonato Estadual

Publicado

em

FFAC realiza ajustes na tabela do Campeonato Estadual

O departamento de competições da Federação de Futebol do Acre(FFAC) realizou ajustes na tabela da primeira fase do Campeonato Estadual Sicredi 2026 para atender um pedido do Independência. 

“O Independência joga contra o Águia, em Marabá, no Pará, nesta quarta(25) pela Copa do Brasil e retorna na sexta(27). A partida contra a Adesg estava programada para sábado(28), mas fizemos a mudança para segunda(2)”, explicou o diretor da FFAC, Leandro Rodrigues.

Jogo da TV

A partida entre Vasco e Galvez marcada para quinta, 26, será disputada no sábado, 28, às 15 horas, no Tonicão.

“Precisamos realizar ajustes nas duas últimas rodadas. Vasco e Galvez mudou por causa da televisão e por isso o jogo vai ser realizado no sábado”, afirmou Leandro Rodrigues.

Últimos jogos

Humaitá x São Francisco

Nesta terça, 24, a partir das 18 horas, Arena da Floresta

Galvez x Vasco

No sábado, 28, às 15 horas, na Arena da Floresta

Adesg x Independência

Na segunda, 2, às 18 horas, no Tonicão

São Francisco x Vasco

Independência x Galvez

Na quinta, 5, a partir das 17 horas, na Arena

Humaitá x Rio Branco

Santa Cruz x Adesg

No sábado, 7, a partir das 15 horas, no Tonicão

Fonte: Conteúdo republicado de PHD ESPORTES - ESPORTES

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

TJD programa para sexta o julgamento “caso Manga”

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Manga foi pré-relacionado pelo Vasco sem cumprir suspensão

O Tribunal de Justiça Desportiva(TJD) da Federação de Futebol do Acre (FFAC) programou para sexta, 27, às 15 horas, na sede da FFAC, o julgamento do “caso Manga”.

Entenda o caso

A Adesg impetrou um recurso contra o Vasco no dia 28 de janeiro no TJD da FFAC com base no Art. 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva(CBJD) por ter supostamente relacionado o atleta Matheus da Silva Azeredo Brandão(Manga) na partida do dia 24 de janeiro pela fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026. O Vasco venceu a partida por 3 a 1 e os dirigentes do Leão trabalham pela perda dos pontos.

Suspenso pelo São Francisco

O meia Manga foi expulso nas finais do Campeonato Estadual da 2ª Divisão de 2025 quando atuava pelo São Francisco. O atleta foi julgado no processo 115 de 2025 e suspenso por dois jogos.

“O atleta não podia ser relacionado antes de cumprir a punição como consta nos documentos anexos ao recurso e por isso resolvemos entrar com ação no TJD”, explicou o advogado da Adesg, Atevaldo Santana.

Complica o Vasco

Faltando dois jogos para o fechamento da fase de classificação do Campeonato Estadual, o Vasco ocupa a 6ª colocação somando 4 pontos. Se perder os pontos da vitória, o Vasco vai para a lanterna do Estadual com 1 ponto e passa a correr um sério risco de rebaixamento.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Humaitá joga contra o São Francisco e pode assumir liderança

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: O volante Kaike(5) é uma peça importante no Humaitá

O Humaitá joga contra o São Francisco nesta terça, 24, a partir das 18 horas, na Arena da Floresta, pela 6ª rodada da fase de classificação do Campeonato Estadual Sicredi de 2026 e se vencer assumirá a liderança.

Humaitá

O técnico Rogério Pina poderá contar com elenco completo. Contudo, o comandante do Tourão deixou para confirmar os titulares somente na Arena.

O meia Everthon completamente recuperado de uma lesão no tornozelo, pode ser a novidade da equipe para começar o jogo.

São Francisco

O São Francisco, último colocado somando 3 pontos, precisa vencer para seguir com chances de disputar o Estadual da 1ª Divisão em 2027.

O técnico Daniel Pereira deixou o comando Católico e a equipe terá um treinador interino na partida.

No comando

Fabio Santos apita Humaitá e São Francisco. Renô Lorêdo e Verônica Severino serão os auxiliares.

Comentários

Continue lendo