Cotidiano
Segurança usa helicóptero para reforçar ações dentro da Cidade do Povo após 4 mortes no bairro
Helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) fez voos em vários bairros da capital acreana.

Ciopaer reforça segurança no Cidade do Povo — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica
Por Alcinete Gadelha — Rio Branco
Após o registro de quatro mortes do conjunto Habitacional Cidade do Povo, A Segurança fez ações com helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) no combate à criminalidade, em Rio Branco.
Na manhã desta sexta-feira (17), foram feitos vôos em vários pontos, segundo informou o piloto Alexandre Vasconcelos.
“O Ciopaer tem condições técnicas de promover um suporte operacional considerável pela velocidade que o helicóptero tem de fazer uma cobertura de 32 viaturas e o deslocamento rápido entre um bairro e outro, então a Secretaria de Segurança determinou que a gente prestasse esse apoio devido ao momento crítico da criminalidade que a gente está passando”, disse.
Antônio José de Oliveira da Conceição, de 39 anos, foi morto na noite desta quinta-feira (16), em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do conjunto, o que desencadeou a ação.
Só em janeiro, esta é quarta pessoa executada no bairro. Felipe Ramon Lima de Moraes, de 22 anos, foi morto com vários disparos de arma de fogo, no dia 3 de janeiro, após um trio arrombar a porta de trás da casa dele.
No mesmo dia, em um período de 8 horas, Rosemilda Oliveira da Silva, de 26 anos, foi morta com ao menos quatro tiros no mesmo bairro. Ela também teve a casa invadida por uma dupla que entrou no quarto dela, efetuou os disparos e fugiu logo em seguida.
Ainda no conjunto, Antônio José Bernardo de Oliveira, 29 anos, foi assassinado a tiros no dia 14. Durante a ação, Vasconcelos diz que a comunicação com o pessoal de solo é feita via rádio e a equipe pode ser acionada para fazer alguma perseguição ou monitoramento.
“E o que a gente observa aqui também é transmitido para o pessoal de solo e, se for preciso, a gente faz uma contenção, uma perseguição com muita agilidade”, pontuou.
Os voos estão sendo feitos em toda cidade, com observação de meia hora em cada localidade, conforme informou Vasconcelos.

Ação é desencadeada em bairro de Rio Branco após registro de quatro mortes — Foto: Quésia Melo/Rede Amazônica
Mudanças
O delegado responsável pela regional do bairro, Jarlem Alexandre, em entrevista à Rede Amazônica, disse que algumas mudanças devem ocorrer para melhorar a segurança no bairro.
“Por uma decisão do governo e da Secretaria de Segurança Pública, haverá a implantação da primeira base de Segurança Pública aqui na Cidade do Povo. Haverá uma guarnição exclusiva para o projeto, para atender as ocorrências de forma mais célere e uma guarnição também da Polícia Militar”, informou.
O delegado disse que nesse primeiro momento, apenas a PM vai integrar a base junto com a Polícia Civil, mas depois, o Iapen [Instituto de Administração Penitenciária] e outros órgãos de segurança também devem fazer parte da base.
“Haverá maior interação de informações entre a PM e Polícia Civil para a gente poder realizar um melhor serviço à população. A gente espera que alguns aspectos de estrutura sejam melhorados para melhorar o atendimento”, conclui.
Colaborou Quésia Melo da Rede Amazônica Acre
Comentários
Cotidiano
Mounjaro ou Ozempic no Carnaval: o que comer e o que evitar na folia

Se você faz tratamento com tirzepatida ou semaglutida (as populares “canetas emagrecedoras”, como Mounjaro e Wegovy, respectivamente) e vai ao Carnaval, é preciso olhar com cuidado para a alimentação nos dias de festa.
A nutricionista Livia Souza, especialista em emagrecimento, orienta que os pacientes façam pequenas refeições ao longo do dia, priorizando aqueles com mais proteínas, muitas vezes negligenciadas nesse período. A água deve ser calculada em torno de 35 ml por quilo do peso e, se a pessoa sentir muito enjoo, pode tomar chás como o de gengibre.
“No dia que for para o Carnaval, antes de sair de casa, o ideal é tentar ter uma refeição equilibrada do ponto de vista nutricional, com combinação de proteínas, carboidratos e micronutrientes. Traduzindo: feijão, arroz, uma porção de carne ou frango, salada e uma fruta para complementar”, ensina.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Cotidiano
Mãe é presa por maus-tratos contra filho autista que vivia isolado

Goiânia – Uma mãe de 24 anos foi presa por maus-tratos contra o filho de 8 anos, em Catalão, no sudeste de Goiás. De acordo com a Polícia Civil de Goiás (PCGO), o menino é portador do transtorno do espectro autista, era mantido isolado, não estava na escola e recebia apenas uma refeição por dia. O garoto também não tinha acompanhamento terapêutico e psicológico.
A mulher, que não teve o nome divulgado, foi presa em flagrante na quinta-feira (12/1). A corporação foi recebida no local pela avó materna da criança, que, segundo a PCGO, apresentava sinais de desnutrição e palidez, além de estar em exposição constante a telas de aparelhos eletrônicos.
Episódios de agressão
À polícia, a avó do menino revelou que a criança também já foi agredida física e verbalmente pela mãe, e que a mulher tem não tem afeto pelo filho.
Segundo a investigação, o garoto recebe um benefício de aposentadoria, mas a investigação apontou que a mãe usava o dinheiro em benefício próprio.
Ainda segundo a polícia, o menino passava a maior parte do tempo trancado no quarto e era impedido de brincar fora de casa. A Polícia Civil acionou o Conselho Tutelar para acolher a criança a fim de garantir o suporte necessário.
Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL
Comentários
Cotidiano
Fafs confirma 9 equipes inscritas no torneios Sub-11 e 15

Foto João Valente: Torneios marcam a abertura da temporada
O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal(Fafs) confirmou 9 equipes inscritas para as disputas dos torneios Sub-11 e Sub-15, competições programadas para abrir a temporada de 2026.
“Nosso objetivo é realizar os dois campeonatos com doze equipes em cada um. Investir na base é fundamental e vamos seguir com essa política para termos formação”, declarou o presidente da Fafs, Rafael do Vale.
No dia 28
Segundo Rafael do Vale, as inscrições serão fechadas no dia 28 deste mês e o objetivo é não prorrogar o prazo.
“Queremos promover as competições dentro do programado na assembleia geral. Temos 12 eventos para realizar na temporada”, afirmou o dirigente.
Times do Sub-11
AME
Café com Leite
Preventório
Sub-13
AME
Preventório
CEC
PSC
Café com Leite
Epitaciolândia

Você precisa fazer login para comentar.