Conecte-se conosco

Cotidiano

Secretário que reagiu a assalto e matou suspeito segue internado e diz ter duas balas alojadas no corpo: ‘Era eu ou ele’

Servidor público foi baleado na mão, no tórax, abdômen, rosto e de raspão na cabeça. Balas que atingiram tórax e cervical ainda estão alojadas no corpo, de acordo com o secretário. Assalto ocorreu na sexta-feira (16), na Escola Lourival Sombra, que fica no Conjunto Tangará, em Rio Branco.

Publicado

em

Secretário escolar está internado no Pronto Socorro de Rio Branco desde sexta-feira (16) – Foto: Arquivo pessoal

Ainda internado e se recuperando dos ferimentos no pronto socorro, o secretário da Escola Estadual Lourival Sombra, em Rio Branco, de 30 anos, que reagiu a um assalto e matou o suspeito, na sexta-feira (16), conversou com a reportagem e contou como foi a invasão ao colégio. O secretário pediu que a identificação não fosse divulgada.

O servidor público foi atingido com cinco tiros: na mão, no tórax, no abdômen, no rosto que pegou no nariz e na cabeça de raspão. Ele diz ter duas balas alojadas no corpo, sendo uma próxima ao tórax e outra na cervical que não devem ser retiradas, conforme o servidor.

O servidor passou por uma cirurgia na mão, porque estava com um sangramento intenso nessa região. Ele teve o pescoço atingido, mas o quadro é estável, está consciente e internado em uma das enfermarias da unidade hospitalar.

“Não teve conversa, falou que era um assalto. Ficamos esperando o que ele ia fazer e só sacou a arma e não falou o que queria. Não pediu nada. Era eu ou ele ou outro servidor [morto]. Já aconteceu na escola questão de segurança também, não com arma de fogo, mas com outros profissionais com pais que agredirem”, recordou.

O assaltante foi identificado com Ivanilso Ângelo Reis da Silva, de 28 anos. Um comparsa dele, que estava do lado de fora do colégio, fugiu ao ouvir os disparos dentro da instituição. A coordenadora administrativa da escola, de 50 anos, que também ficou ferida na ação criminosa, recebeu alta do hospital ainda na sexta.

A Polícia Civil marcou de falar sobre a investigação do caso nesta terça-feira (20).

Escola Lourival Sombra suspendeu atendimento presencial – Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

Coordenadora usada como escudo

O secretário recordou que utilizava o computador de outra sala quando o local foi invadido. Ele estava com outros três servidores que se reuniram para iniciar o expediente. O portão do colégio estava aberto para receber os pais de alunos que iriam pegar as atividades escolar.

Geralmente fica um servidor no portão para organizar a entrada e saída desses pais, mas essa pessoa ainda não tinha chegado na escola. O servidor falou que viu o assaltante olhando na sala e saindo, mas acreditava que era alguém em busca de atendimento.

“Foi quando ele apareceu na porta com a coordenadora, ela não sabia o que falar e nem ele. Até que falou que era um assalto e ficamos sem saber o que fazer. Colocou a coordenadora na frente dele, usou como escuto, sacou a arma e já começou a atirar. Foi quando levantei, saquei a minha arma e atirei também. Só que, como estava com ela na frente, eu não consegui atirar direito, tive que esperar o momento certo para não acertar ela”, destacou.

O servidor disse que, mesmo ferido, continuou atirando no assaltante até ter certeza de que ele não iria mais fazer nenhum disparo. Sobre a coordenadora, ele afirmou não saber quem atirou nela. “Pelo que falou foi atingida nas costas, e ela estava de frente para mim e de costas para ele. Achei que tinha sido ele, mas não sei. Não sei onde atingi ele, dei vários disparos até ter certeza que não estava mais atirando em mim”, frisou.

A Polícia Militar falou, no dia do crime, que foram disparados mais de 15 tiros dentro da sala. O secretário explicou que, durante o tiroteio, os demais servidores ficaram abaixados e escondidos.

Porte de arma

Mesmo ferido, o servidor disse que não desmaiou e nem caiu. Após o suspeito morrer, ele relembrou que chegou a ir até a frente do colégio e depois se abrigou na sala e pediu para chamarem socorro. O servidor garantiu que tem porte de arma desde 2017, que entregou a arma para perícia e apresentou a documentação exigida.

Ainda segundo o servidor público, essa foi a primeira vez que teve que sacar a arma e reagir a um assalto.

“Ando com minha arma para onde vou, inclusive, já fui parado pela polícia e apresentei a documentação. Minha arma foi recolhida para perícia. Acho que tinham morrido até mais gente [se não tivesse armado]. Quando esse pessoal entra na escola nunca sabe se vão executar vários, como já aconteceu no Brasil, ou qual é a situação. Sem saber que eu estava armado sacou a arma e apontou. Não dá para saber”, diz.

Segundo o secretário, os médicos falaram que as balas que atingiram o tórax e a cervical vão permanecer onde estão dentro de seu corpo, que não trarão prejuízos. Ele ainda não tem previsão de alta médica .

“Foi feita uma cirurgia no braço para retirar uma bala que transfixou, tenho mais duas no meu corpo, na cervical e no tórax. O médico falou que essa na cervical é mais perigoso mexer e corre o risco de ficar paraplégico. Segundo os médicos, não vão ofender, por enquanto”, concluiu.

Local ficou sujo de sangue das vítimas após tiroteio dentro do colégio – Foto: Andryo Amaral/Rede Amazônica Acre

Assalto

Um vídeo gravado por populares mostra o momento da chegada da PM-AC no colégio. O assaltante morreu no local e os servidores foram levados para o pronto socorro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

À Rede Amazônica Acre, o tenente da Polícia Militar (PM-AC) Rogério Silva explicou que o suspeito entrou no colégio, andou pelo corredor e foi na sala do secretário escolar, de 30 anos. Ele retornou para o corredor e, segundo relatos, nesse momento, a coordenadora administrativa, que estava na sala, saiu e foi rendida.

“A pessoa pegou essa senhora [coordenadora] e levou para a sala do secretário, provavelmente se fosse roubo era para ninguém perceber, entraram e aconteceram os disparos lá dentro. Foi alvejado o secretário, a pessoa que estava com ele e o assaltante”, contou o militar.

A polícia relatou que foram disparados mais de 15 tiros dentro da sala. As informações apuradas até o momento são de que o secretário possui porte de arma de fogo. Foram apreendidas duas armas no local, uma usada pelo assaltante e outra pelo secretário.

Atendimento presencial em escola suspenso

Dois dias depois do assalto, que deixou dois servidores feridos e um dos assaltantes mortos, a direção das Escola Estadual Lourival Sombra, em Rio Branco, suspendeu o atendimento presencial na instituição, segundo informou a coordenadora Gleicy Ribeiro nesta segunda (19).

“A equipe da escola está toda apreensiva, está com medo. Principalmente as pessoas que estavam aqui presentes na sexta (16), que participaram do que aconteceu. No momento, a gente suspendeu o atendimento presencial na escola. Vamos continuar nossos trabalhos de maneira totalmente remota, de casa. O atendimento ao público aos pais está suspenso até a gente conseguir organizar novamente a nossa escola”, informou.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo