Geral
Saúde do Acre diz que jovem que morreu em enfermaria teve alta programada da UTI, após apresentar estabilidade
Da redação do Notícias da Hora
A respeito da morte do jovem Lucas Amaral Lyra, de 22 anos, que faleceu no Pronto-Socorro de Rio Branco na última sexta-feira (16), após passar duas semanas internado se recuperando de um acidente de moto ocorrido em Brasileia, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) se manifestou neste sábado (17), por meio de nota, assinada pela secretária em exercício Andréa Santos Pelatti.
No documento, Pelatti enfatiza que: “desde o momento do acidente, todos os esforços possíveis foram realizados para garantir o melhor atendimento ao paciente. O jovem foi prontamente assistido no município de Brasileia e, devido à gravidade do caso, a Secretaria de Estado de Saúde providenciou o resgate aéreo por meio de helicóptero, transportando-o com agilidade para a emergência do Pronto-Socorro de Rio Branco”.
Ainda na nota, a Sesacre destaca também que “após apresentar estabilidade, o paciente teve alta programada da UTI e foi transferido para um leito de enfermaria. No entanto, infelizmente, o jovem sofreu parada cardiorrespiratória, e mesmo com todos os esforços da equipe, não resistiu”.
Ao finalizar, a secretária em exercício afirma que a equipe médica “manteve contato contínuo com o pai do paciente, que acompanhou todo o tratamento, fornecendo o suporte necessário e atualizando-o sobre o estado de saúde de seu filho”.
Nota de Esclarecimento
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), vem a público esclarecer os fatos relacionados ao falecimento do jovem no Pronto-Socorro de Rio Branco, após sofrer um grave acidente de trânsito no município de Brasileia.
Desde o momento do acidente, todos os esforços possíveis foram realizados para garantir o melhor atendimento ao paciente. O jovem foi prontamente assistido no município de Brasileia e, devido à gravidade do caso, a Secretaria de Estado de Saúde providenciou o resgate aéreo por meio de helicóptero, transportando-o com agilidade para a emergência do Pronto-Socorro de Rio Branco.
Ao chegar na unidade, foram realizados todos os exames necessários e a avaliação imediata com o neurocirurgião, que indicou a necessidade de uma craniotomia de emergência, cirurgia essencial dada a natureza de suas lesões. Após o procedimento cirúrgico , o paciente foi encaminhado para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde recebeu todos os cuidados da equipe multiprofissional.
Após apresentar estabilidade, o paciente teve alta programada da UTI e foi transferido para um leito de enfermaria. No entanto, infelizmente, o jovem sofreu parada cardiorrespiratória, e mesmo com todos os esforços da equipe, não resistiu.
Durante todo o período de internação, a equipe multiprofissional manteve contato contínuo com o pai do paciente, que acompanhou todo o tratamento, fornecendo o suporte necessário e atualizando-o sobre o estado de saúde de seu filho.
A Secretaria de Estado de Saúde lamenta profundamente o ocorrido e reafirma seu compromisso em prestar o melhor atendimento possível a todos os cidadãos. Nossos pensamentos estão com a família e amigos neste momento de dor.
Andréa Santos Pelatti
Secretária de Estado de Saúde em exercício
Comentários
Geral
Acre terá novas viaturas da PRF para combater crimes ambientais
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) vai reforçar a fiscalização ambiental no estado do Acre com a chegada de novas viaturas adquiridas por meio do plano Amazônia Segurança e Soberania (AMAS). Ao todo, o estado vai receber quatro veículos que serão empregados no combate a crimes como o garimpo e a extração ilegal de madeira.
A ação anunciada nesta terça-feira, 8, faz parte de uma estratégia nacional voltada para os nove estados da Amazônia Legal, com um investimento total de R$ 23,4 milhões. As viaturas entregues à PRF possuem tração nas quatro rodas, o que permite acesso a áreas de floresta e regiões de difícil locomoção, além de estrutura para transportar equipamentos usados nas operações de campo.
Além do Acre, também receberam quatro viaturas os estados do Amazonas, Amapá e Roraima. Mato Grosso ficou com 15, seguido do Maranhão (13), Pará (12), Rondônia (10) e Tocantins (6).
Comentários
Geral
Acre recebe mais de R$ 1 milhão para fomentar pesquisas na saúde por programa do SUS
Comentários
Geral
Estudante de medicina é encontrado morto em Rio Branco

Foto: Rede Social
O estudante de medicina João Pedro Miranda, de 18 anos, foi encontrado morto nesta terça-feira (8), em Rio Branco. Ele era filho da médica ultrassonografista Gleiciane Miranda. A causa da morte não foi divulgada.
Além dos estudos na área da saúde, João atuava com a pulverização de produtos agrícolas, atividade que compartilhava frequentemente nas redes sociais. A notícia da morte precoce do jovem gerou comoção entre amigos, familiares e profissionais da área da saúde.
O velório ocorre na Capela da Morada da Paz, na capital acreana.
O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) emitiu nota de pesar lamentando a perda: “O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) manifesta profundo pesar pelo falecimento do jovem João Pedro Miranda, de 19 anos, filho da médica Dra. Gleiciany Araújo de Miranda, ocorrido nesta terça-feira, 8 de abril, em Rio Branco. João Pedro era estudante de medicina e sua partida precoce comove toda a comunidade médica e acadêmica do estado. Neste momento de imensa dor, o CRM-AC se solidariza com a Dra. Gleiciany, familiares e amigos, desejando força e serenidade para enfrentar esta perda irreparável.”
O Centro Universitário Uninorte também emitiu nota de pesar pelo falecimento do acadêmico. “Prestamos nossas condolências aos familiares e amigos, pedindo que Deus os console neste momento de dor”.
Você precisa fazer login para comentar.