Conecte-se conosco

Cotidiano

Rio Juruá registra maior cheia histórica dos últimos anos e governo age com população atingida

Publicado

em

Chegando a marca de 14,31 metros nesta sexta-feira, 19, o Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, registrou a maior cheia já vivenciada pelo município desde 2017, quando atingiu a marca de 14,27 metros. A cota de alerta do rio é de 11,80 e a de transbordo é 13 metros.

A situação dos rios em todo o Acre está sendo monitorada pela Coordenação Estadual de Defesa Civil, que divulgou também nesta sexta-feira um relatório com dados atualizados sobre as últimas medições, número de famílias desabrigadas, bairros afetados e ações realizadas pelos órgãos e instituições do governo que vem trabalhando para amenizar os efeitos da enchente. A previsão ainda é de mais chuvas para os próximos dias e além de abrigos, as famílias desabrigadas estão sendo direcionadas ao aluguel social.

O Rio Juruá registrou a maior cheia já vivenciada pelo município desde 2017 Foto: Marcos Vicentti/Secom

“A Defesa Civil vem orientando na tomada de decisões, com o plano de contingência em execução desde que o Rio Juruá chegou a sua cota de alerta. É um momento crítico em que estamos colocando a disposição da população toda a estrutura do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e tanto prefeitura como o estado estão fazendo o que podem para conter os danos causados pela enchente. Em breve, deve chegar reforço, uma vez que a cidade decretou situação de emergência”, enfatizou o coordenador estadual de Defesa Civil, Eudemir Bezerra.

– Afetados pela alagação:

Total de famílias desalojadas: 1.175
Total de famílias desabrigadas: 179
Total de famílias direcionadas ao aluguel social: 25
Total geral de abrigos: 23
Total de famílias afetadas direta e indiretamente: 28.335.

– Bairros atingidos e/ou inundados:

Saboeiro, Cruzeirinho Novo, São Salvador, Manoel Terças, Lágoa, Beira do Rio, Várzea, Remanso, Cobal e Miritizal. Entre as comunidades rurais estão: Laguinho, Tapiri, Nari do Moa, Olivença, Boca do Moa, Praia Grande, Nova Aliança, Variante, Florianópolis, Tatajuba e Mundurucus.

– Ações realizadas pela Defesa Civil:

Instalação da sala de situação; preparação de abrigos; montagem e preparação de tendas de acolhimento; retirada de família das áreas atingidas; vistoria das pontes; distribuição de alimentação, produtos de higiene e água potável; monitoramento do sistema elétrico e elaboração do plano detalhado de resposta.

– Ações realizadas pela Secretaria de Saúde:

Triagem das famílias na chegada dos abrigos, teste rápido para Covid-19, encaminhamento dos casos positivos para abrigos específicos, acompanhamento multidisciplinar.

– Ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social

Acolhimento das famílias; controle e monitoramento de abrigos; atendimento individualizado com psicólogos e assistentes sociais; realização de campanha “Juruá Solidário”.

Veja o relatório completo da Defesa Civil: Boletim da Sala de Situação 006

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Vasco empata com Sampaio Corrêa e fecha preparação no Rio

Publicado

em

Foto PHD: O atacante Titô segue no Vasco para a temporada de 2026

O Vasco empatou com o Sampaio Corrêa por 1 a 1 neste sábado, 20, em Sampaio Corrêa, no Rio de Janeiro, e fechou a primeira fase de preparação visando à disputa do Campeonato Estadual. A equipe da Fazendinha estreia no Acreano no dia 17 de janeirocontra o Rio Branco, no Tonicão.

Embarca no dia 26

O elenco vascaíno embarca para Rio Branco na sexta, 26, e fará a reta final de treinamentos na Fazendinha.

“Estamos seguindo o nosso planejamento. Essa primeira fase em Cardoso Moreira foi bastante proveitosa e vamos para a reta final. Conseguimos montar um grupo muito forte e a nossa meta é a conquista do título”, declarou o técnico Erick Rodrigues.

Estadual e Copa do Brasil

Além do Campeonato Estadual, o Vasco será um dos representantes do Acre na Copa do Brasil 2026.

“Na Copa do Brasil, o objetivo é avançar duas fases. Isso vai gerar receita para o clube e garantirá uma grande visibilidade em nível nacional”, afirmou o treinador.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mais 4 reforços do Independência serão integrados ao elenco

Publicado

em

O lateral esquerdo Diogo, os volantes Larusso e Kãuan e o meia Kayke Guedes serão integrados ao elenco do Independência neste sábado, 20, no Marinho Monte, visando a disputa da temporada de 2026. Os atletas foram avaliados pelo técnico Ivan Mazzuia e chegam como contratações importantes.

“O Larusso esteve conosco no Brasileiro da Série D. Os outros atletas foram bem avaliados e estamos seguindo o planejamento e montando um elenco competitivo”, comentou o técnico Ivan Mazzuia.

23 atletas

Ivan Mazzuia pretende fechar o elenco do Independência para o início do Estadual com 23 atletas.

“Estamos trabalhando para termos todos os jogadores no fim da próxima semana. Vamos ter mais de dez dias para ajustar a equipe para a estreia”, declarou o treinador.

No dia 12

O Independência, atual bicampeão acreano, estreia no Estadual no dia 12 de janeiro, no Tonicão, contra o Santa Cruz.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Ulisses Torres começa trabalhos técnicos e avalia atletas

Publicado

em

Foto Glauber Lima: Ulisses confirmou trabalhos durante o fim de semana, no José de Melo

O técnico Ulisses Torres começou a realizar treinos técnicos no José de Melo e o objetivo é avaliar os atletas do Rio Branco pensando na montagem da equipe para a disputa do Campeonato Estadual.

“Conhecer as características dos jogadores é fundamental. Esses treinamentos também ajudam no condicionamento físico e esse é um processo importante na preparação”, comentou Ulisses Torres.

Marcos Vinícius

O atacante Marcos Vinícius, ex-Adesg, foi integrado ao elenco do Rio Branco nesta sexta, 19, e é mais uma contratação visando o Campeonato Estadual.

“Penso em utilizar o Marcos Vinícius como um camisa 9. Ainda temos algumas peças para chegar e o objetivo é chegar com uma equipe competitiva na estreia”, declarou o treinador.

Contra o Vasco

O Rio Branco enfrenta o Vasco na estreia no Estadual. O jogo será no dia 17 de janeiro, no Tonicão.

Comentários

Continue lendo