Cotidiano
Réu é condenado a 18 anos e 8 meses de prisão por tentativa de homicídio qualificado em Sena Madureira
O MPAC pediu a condenação do denunciado por homicídio qualificado, em razão do motivo torpe, do meio que impossibilitou a defesa da ofendida (surpresa), bem como pela condição de sexo feminino da vítima (feminicídio).

O magistrado condenou o denunciado a 18 anos e 8 meses de reclusão, em regime inicial fechado, além do pagamento de R$ 15 mil à vítima, a título de reparação pelos danos causados. Foto: assessoria
TJAC
Os jurados do Conselho de Sentença do Tribunal do Júri da Comarca de Sena Madureira entenderam, por maioria, que o réu é culpado pela prática do crime de homicídio qualificado na forma tentada. O corpo do Júri também entendeu que a morte da vítima somente não foi consumada por motivos alheios à vontade do réu.
Após a decretação do veredito e em conformidade com a legislação processual penal em vigor, coube ao juiz de Direito titular da unidade judiciária, Eder Viegas, tão somente estabelecer o quantitativo da pena privativa de liberdade, considerando as agravantes, atenuantes e causas de aumento aplicáveis ao caso.
Entenda o caso
De acordo com o Ministério Público do Acre (MPAC), o representado tentou matar a vítima de maneira covarde, efetuando disparos de arma de fogo pelas costas da mulher. Ao se virar para tentar entender o que acontecia, a ofendida foi atingida por um disparo no rosto, sofrendo graves sequelas.
Ainda segundo o MPAC, o crime foi cometido na presença de familiares, durante um evento festivo, motivado por “ciúmes injustificados em relação a seu próprio sobrinho”, evidenciando, assim, nocivo sentimento de posse e de controle extremo sobre a vida da vítima.
Diante disso, o MPAC pediu a condenação do denunciado por homicídio qualificado, em razão do motivo torpe, do meio que impossibilitou a defesa da ofendida (surpresa), bem como pela condição de sexo feminino da vítima (feminicídio).
Culpado, sentenciado
Ao fixar a sanção penal, o magistrado considerou, entre outros fatores jurídicos, a culpabilidade altamente reprovável do réu, a gravidade das circunstâncias, consequências e motivação do crime, tendo se aproveitado de um momento no qual a vítima estava de costas para realizar disparos de arma de fogo contra ela, tendo-lhe atingido, inclusive, a região da face. A mulher só não veio a óbito devido a rápida intervenção do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) e, em razão dos ferimentos, até hoje necessita utilizar uma prótese do palato (céu da boca).
Os membros do Conselho de Sentença também reconheceram as agravantes — circunstâncias que resultam na imposição de penas mais severas — de crime cometido por motivo torpe (sentimento possessivo e controle extremo sobre a vítima), com o uso de meio que impossibilitou ou dificultou sua defesa (surpresa, ao ser atingida pelas costas) e pelo fato de o delito ter sido praticado contra uma mulher em razão de seu gênero (feminicídio).
“Os motivos do crime são especialmente graves e extrapolam o resultado típico da tentativa de homicídio, uma vez que a vítima necessitou de intervenção cirúrgica devido ao disparo que atingiu sua face e ficou impossibilitada de realizar suas atividades habituais por seis meses, tendo a necessidade de utilização de prótese no ‘céu da boca’, haja vista o disparo ter transfixado do lado direito da face para o lado esquerdo, gerando sequelas que ultrapassam as normais do tipo penal”, registrou o juiz de Direito Eder Viegas na sentença.
Considerando as agravantes, qualificadoras, causas de aumento e de diminuição da pena, o magistrado condenou o denunciado a 18 anos e 8 meses de reclusão, em regime inicial fechado, além do pagamento de R$ 15 mil à vítima, a título de reparação pelos danos causados.
Comentários
Cotidiano
Início do ano letivo em Xapuri: educação como prioridade e alegria na volta às aulas
A solenidade ganhou um brilho especial com a apresentação da banda municipal Dona Júlia Gonçalves Passarinho, que entoou os hinos Nacional e Xapuriense, reforçando o espírito de civismo e união

Prefeito Maxsuel Maia e a secretária Aucelina Oliveira chegam para abertura das aulas na escola Rita Maia. Foto: Márcia Rodrigues/Dircom
A Prefeitura de Xapuri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao ano letivo, na manhã desta segunda-feira, 10, com um evento especial na Escola Rita Maia, uma das quatro instituições de ensino municipais. Ao lado das escolas de educação infantil Latife Zaine Kalume, Alcimar Nunes Leitão e São João do Guarani, localizada no bairro Sibéria, a rede municipal se prepara para mais um ano de aprendizado e crescimento.
O ato simbólico de abertura contou com a presença do prefeito Maxsuel Maia, da secretária municipal de Educação, Aucelina Oliveira, do diretor Adão Melo, além de professores, pais, alunos e demais membros da comunidade escolar. A solenidade ganhou um brilho especial com a apresentação da banda municipal Dona Júlia Gonçalves Passarinho, que entoou os hinos Nacional e Xapuriense, reforçando o espírito de civismo e união.

A Prefeitura de Xapuri, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início ao ano letivo, na manhã desta segunda-feira, 10, com um evento especial na Escola Rita Maia. Foto: assessoria
Compromisso com a Educação e investimentos na Rede Municipal
Durante a cerimônia, as autoridades destacaram os avanços e investimentos na educação municipal, reafirmando o compromisso da gestão com a qualidade do ensino.

Ao lado das escolas de educação infantil Latife Zaine Kalume, Alcimar Nunes Leitão e São João do Guarani, localizada no bairro Sibéria. Foto: assessoria
A secretária municipal de Educação, Aucelina Oliveira, reforçou a parceria entre a gestão e a comunidade escolar:

A gestão municipal reafirma seu compromisso em trabalhar lado a lado com a comunidade escolar para garantir uma educação de qualidade e um futuro promissor para os alunos de Xapuri. Foto: assessoria
O diretor da Escola Rita Maia, Adão Melo, emocionou-se ao falar sobre a importância da educação e do acolhimento dentro da escola:
Um novo ciclo, novas oportunidades
O evento foi marcado pela alegria das crianças, que demonstraram entusiasmo com o retorno às aulas. A gestão municipal reafirma seu compromisso em trabalhar lado a lado com a comunidade escolar para garantir uma educação de qualidade e um futuro promissor para os alunos de Xapuri.

A gestão municipal reafirma seu compromisso em trabalhar lado a lado com a comunidade escolar para garantir uma educação de qualidade e um futuro promissor para os alunos de Xapuri. Foto: assessoria
Comentários
Cotidiano
Escola de Música abre 500 vagas para cursos em Rio Branco, começou nesta segunda (10); confira o edital
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e é assinado pelo secretário de Educação e Cultura em exercício, Reginaldo Luis Pereira Prates

O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e é assinado pelo secretário de Educação e Cultura em exercício, Reginaldo Luis Pereira Prates. Foto: Divulgação/Cedida
A Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE) por meio da Escola de Música do Acre (Emac), publicou o edital, nesta sexta-feira (7), com 500 vagas para os cursos de formação inicial em música e musicalização em Rio Branco.
O edital foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) e é assinado pelo secretário de Educação e Cultura em exercício, Reginaldo Luis Pereira Prates.
As vagas são oferecidas para escolas públicas e particulares nos períodos da manhã e tarde. Já para a comunidade, a partir de 18 anos, no período noturno.
Segundo o edital, as matrículas podem ser feitas de forma presencial na Escola de Música em Rio Branco nos horários de atendimento de 8h às 17h30. Aulas acontecem de forma presencial e uma vez por semana.
Datas de matrículas
- Escolas públicas: entre os dias 11 e 13 de março
- Comunidade a partir de 18 anos: dia 10 de março
- Escolas particulares: dia 14 de março (não sendo preenchidas todas as vagas)
Quadro de vagas
50 vagas para o curso de musicalização infantil
- Requisitos: alunos de 2° ao 5° ano do ensino fundamental 1
- 25 vagas – turno da manhã
- 25 vagas – turno da tarde
450 vagas para curso formativo inicial musical
- Requisitos: alunos de 6° ao 9° ano do ensino fundamental 2 e do primeiro a terceiro ano do ensino médio
- Cursos: Violão, Ukulelê, Canto, Violino, Contrabaixo, Teclado/Piano, Bateria, Guitarra e Cavaco
- 179 vagas – turno da manhã
- 147 vagas – turno da tarde
Documentos necessários:
- Cópia da Certidão de Nascimento ou RG
- CPF – Cadastro de Pessoas Físicas
- Comprovante de endereço
- Declaração de matrícula em escola de Ensino Regular (para alunos de ensino fundamental e ensino médio)
Cronograma:
- Matrículas para a comunidade no período noturno (é necessário ter 18 anos completos): 10/03
- Matrículas para alunos de escolas públicas: entre os dias 11 e 13/03
- Matrículas para alunos de escolas particulares: 14/03
- Início do ano letivo: 18/03
Informações adicionais:
- Endereço: Rua Avenida Central, número 92, Conjunto Tucumã II, Bairro Distrito Industrial.
- Horários: de 08h às 12h e das 14h às 17h30
- Edital completo (página 49 a 51)
Comentários
Cotidiano
Elenco do Vasco volta aos treinamentos na Fazendinha

Foto Sueli Rodrigues: O zagueiro Nathan é um dos destaques da campanha do Vasco
Líder com 16 pontos e classificado para semifinal do Campeonato Estadual, o elenco do Vasco volta aos treinamentos nesta segunda, 10, na Fazendinha, e inicia a preparação visando o jogo contra o Rio Branco. A partida será disputada no sábado, 15, às 17 horas, no Florestão.
“É um início de semana com trabalhos físicos. Vamos tentar melhorar porque vai chegar o momento decisivo do Estadual”, comentou o professor Arnaldo Moreira.
Equipe reserva
O técnico Erick Rodrigues pretende escalar uma equipe reserva contra o Rio Branco e o objetivo é priorizar a semifinal do Estadual.
“Conquistamos a classificação e a nossa prioridade é a semifinal. Ainda não sabemos o nosso adversário, mas precisamos chegar no melhor nível”, declarou o treinador.
Segue recuperação
O goleiro Matheus segue a fase de transição e tem poucas chances de voltar contra o Rio Branco no fim de semana.
Você precisa fazer login para comentar.