fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura de Rio Branco oferta atendimento ao público de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde

Publicado

em

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), oferta a comunidade um importante serviço de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), visando promover uma abordagem mais holística e acessível à saúde pública.

As PICS envolvem técnicas que buscam tratar o indivíduo de maneira ampla, considerando não só os aspectos físicos, mas também os emocionais e espirituais. São abordagens que se complementam aos tratamentos tradicionais da medicina, com foco na prevenção, promoção da saúde e bem-estar.

No Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) reconhece e incentiva a utilização dessas práticas, que têm ganhado cada vez mais espaço na atenção primária à saúde. Em Rio Branco, a oferta das PICS está disponível para a população, permitindo que todos tenham acesso às terapias alternativas que contribuem para uma saúde mais equilibrada e natural.

As modalidades ofertadas pelo Município são Auriculoterapia, Massagem, Ventosaterapia, Reiki, Constelação familiar, Acupuntura, Reflexologia, Moxabustão e Aromaterapia. Essas práticas têm se mostrado eficazes no apoio a tratamentos convencionais e são uma alternativa para melhorar o bem-estar físico, emocional e mental da população.

Maria: “As práticas terapêuticas são bem aceitas” (Foto: Evandro Derze/Assecom)

Os dois ambulatórios estão presentes no centro da cidade, na rua Ipase, localizado no primeiro andar do prédio em que também está lotado o Centro de Atendimento ao Autista. Os interessados nos serviços podem estar se dirigindo até o local para realizar o agendamento de segunda a quinta-feira, das 7h às 18h. Nas sextas-feiras, a equipe realiza atendimento nas Unidades de Saúde e parceiros.

Segundo a coordenadora interina das PICS, Maria das Graças, as práticas terapêuticas são bem aceitas pelos rio-branquenses, onde são realizados cerca de 200 atendimentos mensais.

Silmara: “A preocupação também é com o bem-estar dos pais (Foto: Evandro Derze/Assecom)

“Trabalhamos com muitas pessoas que vivem em condições crônicas, ansiedade e problemas de sofrimentos emocionais. Então, aqui é um lugar de acolhimento, onde realizamos o serviço de uma forma humanizada, fazemos uma entrevista qualificada e deixamos a pessoa que precisa dos cuidados bem tranquila e confiante de que não vai precisar receber um tratamento doloso, mas sim um tratamento alternativo sem precisar tomar medicamentos e essa pessoa fica satisfeita”, explicou.

Para Silmara Lopes, mãe de duas crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o fato de o serviço ser ofertado no mesmo espaço em que seus filhos realizam a terapia, mostra como o Município não se preocupa apenas com o bem-estar das crianças, mas também dos pais.

“Quando a gente tem um acompanhamento com eles e vê que a sociedade entende que a mãezinha também precisa, ficamos felizes, porque vemos que também se preocupam conosco, principalmente nosso bem-estar. Isso aqui vem ajudando as mãezinhas, acredito que não só eu, mas outras também. Só tenho a agradecer a todos que fazem esse acompanhamento”.

Fonte: Prefeitura de Rio Branco – AC

Comentários

Continue lendo

Acre

Vídeo: Polícias do Acre simulam ataque a transportadora de valores com reféns em Rio Branco

Publicado

em

Treinamento mobilizou forças de segurança, veículos, explosões controladas e disparos simulados para preparar equipes contra crimes de alta complexidade

As forças de segurança do Acre realizaram, na noite desta quinta-feira (14), um exercício realista de resposta a ataque contra empresa de transporte de valores, com simulação de tomada de reféns, no bairro Cadeia Velha, em Rio Branco.

A operação ocorreu nas proximidades da sede da Prosegur, na Rua Argentina, e contou com forte aparato policial, viaturas, explosões controladas de veículos e disparos simulados, criando um cenário semelhante a uma ocorrência real.

Organizado pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), o treinamento buscou integrar policiais militares, civis, federais e outros órgãos estratégicos, melhorando a coordenação das forças em situações críticas. Segundo a pasta, o objetivo é reduzir o tempo de resposta, aprimorar a tomada de decisões sob pressão e aumentar a eficiência operacional.

“É fundamental que nossas forças estejam preparadas para conter ações criminosas que possam colocar em risco vidas e patrimônio”, afirmou a Sejusp, destacando a importância da cooperação entre instituições na proteção da população e do setor financeiro.

 

 

 

Comentários

Continue lendo

Acre

Mailza Assis será candidata ao governo do Acre em 2026 pela federação União-Progressistas

Publicado

em

Anúncio oficial será feito em Brasília na próxima semana; decisão muda cenário político e afasta pré-candidatura do senador Alan Rick, que busca nova legenda

O anúncio oficial de Mailza como candidata deve ocorrer em Brasília no próximo dia 19, durante uma convenção que selará a união entre os partidos. Foto: cedida 

A vice-governadora Mailza Assis será a candidata da federação União Brasil-Progressistas (PP) ao governo do Acre nas eleições de 2026. A informação foi confirmada por uma liderança do grupo a reportagem nesta quinta-feira (14), com base em um áudio enviado pelo presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, à própria Mailza.

A federação entre os dois partidos foi formalizada em abril deste ano e, no Acre, tem como principal líder o governador Gladson Cameli, que já havia manifestado apoio à candidatura de Mailza. O anúncio oficial está marcado para o próximo dia 19, em Brasília, durante uma convenção que consolidará a aliança partidária.

A vice-governadora Mailza Assis será a candidata da federação União-Progressistas ao Governo do Acre nas eleições de 2026, com base em um áudio enviado pelo presidente nacional do Progressistas (PP), Ciro Nogueira. Foto: captada 

Mudança no cenário político

A decisão altera diretamente a disputa pelo governo do estado. Antes da formação da federação, o senador Alan Rick (União Brasil) era um dos pré-candidatos ao cargo. Agora, ele já sinalizou que deve se filiar ao PSD para concorrer, buscando apoio de legendas como Republicanos, MDB e NOVO.

O governador Gladson Cameli  ressaltou a relevância da interlocução com o partido a nível nacional. “Essa união é fundamental para garantir que nossas demandas politicas para que possamos construir um futuro ainda melhor para os acreanos”, disse ao lado do presidente nacional do PP, Ciro Nogueira.

A presença dos deputados federais e estaduais reforçou a representatividade do Acre no encontro, demonstrando o comprometimento da bancada federal e estadual de deputados progressistas com o crescimento do estado.

A definição de Mailza como candidata fortalece a articulação de Gladson Cameli para manter a base aliada no estado. Foto: captada 

A definição de Mailza como candidata fortalece a articulação de Gladson Cameli para manter a base aliada no estado, enquanto a oposição ainda busca se reorganizar diante da nova configuração partidária.

Comentários

Continue lendo

Acre

Brasiléia participa da 1ª Conferência Regional dos Direitos Humanos

Publicado

em

Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, participou na 1ª Conferência Regional dos Direitos Humanos (CorDH), realizada em Rio Branco nesta quinta-feira (14). O encontro reuniu representantes de diversos municípios com o objetivo de fortalecer o Sistema Nacional de Direitos Humanos e construir diretrizes para políticas públicas mais inclusivas e efetivas.

A Conferência propôs debates e encaminhamentos para o enfrentamento das violações de direitos humanos e da cidadania, além de contribuir para a elaboração do Plano Estadual de Direitos Humanos e para a preparação da etapa estadual da 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos.

O evento foi estruturado em eixos temáticos, contemplando temas como igualdade racial, direitos das mulheres, população LGBTQIA+, pessoas com deficiência, idosos, juventude e povos tradicionais. Ao final, foram eleitos delegados que irão representar a região na 4ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos.

A secretária municipal de Assistência Social de Brasiléia destacou a importância da participação do município nesse espaço de discussão e construção coletiva.

“Participar de um evento como esse é fundamental para que possamos ouvir diferentes vozes, compreender realidades diversas e contribuir com propostas que ajudem a garantir o respeito e a promoção dos direitos humanos para todos. É um momento de troca e de fortalecimento das políticas públicas em nosso estado”, afirmou.

Comentários

Continue lendo