fbpx
Conecte-se conosco

Acre

Prefeitura de Rio Branco lança Plano de Combate às Queimadas Urbanas 2023

Publicado

em

Plano consiste na prevenção, fiscalização e conscientização ambiental (Foto: Val Fernandes/Assecom)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) lançou, na manhã dessa quarta-feira (31), ao lado de todos os órgãos ligados ao meio ambiente na capital, o Plano de Combate às Queimadas Urbanas 2023 que consiste na prevenção, fiscalização e conscientização ambiental. O secretário da Semeia, Carlos Nasserala, diz que os pontos que precisam de mais vigilância são os terrenos baldios, reservas e parques ambientais.

“Nós estamos alertando os donos dos terrenos baldios para que façam limpeza, cerquem seus terrenos, pois eles serão autuados. Muitas vezes, a atuação não chega de imediato, pode demorar um ano, dois anos. E isso vai para o Ministério Público e a pessoa vai ser chamada para prestar conta com a justiça, com certeza”, salientou.

O secretário lembrou ainda que de janeiro a maio não houve nenhum registro de focos de incêndio na capital. O que pode ser atribuído à situação climática do período, bem como o trabalho de conscientização ambiental realizado no ano passado. Outro destaque foi o controle dos focos de incêndio no aterro de resíduos sólidos na Transacreana que, com a vigilância intensa no local, também não houve nenhum registro.

“Desde a administração do nosso prefeito Tião Bocalom, esse aterro de inertes é muito bem cuidado para que não ocorra nenhum tipo e incêndio lá”, explicou o secretário.

As ações serão integradas com o Corpo de Bombeiros, Imac, Defesa Civil e Ibama. O capitão do Corpo de Bombeiros, Luiz Neto, diz que o plano de contingência integrado no combate ao incêndio na capital já está definido entre educadores ambientais e fiscais de campo, a equipe envolverá pouco mais de cinquenta pessoas.

“Essa ação integrada com todos os demais órgãos envolvidos nos faz trabalhar não só a parte combativa, mas também a parte preventiva, com a formação de brigadas nas comunidades rurais, conscientização da população, apoio aos órgãos fiscalizadores para que a gente possa reprimir as queimadas urbanas”, afirmou.

A prefeita em exercício, Mafisa Galvão, disse que o objetivo maior da gestão é educar, conscientizar a população quanto aos cuidados com o meio ambiente.

“Desde o início da gestão, o prefeito Tião Bocalom reuniu a equipe e disse que a missão na questão do meio ambiente seria educar de uma forma bem didática, ir conversar com o morador, com o produtor, ensinar e dar meios para que eles possam tratar a sua terra, trabalhar e não precisar queimar, a sociedade civil também tem aquele hábito de queimar folha no quintal e isso não é legal, prejudica principalmente as pessoas que moram perto.”

Comentários

Continue lendo

Acre

Homem em situação de rua morre após agressão em Rio Branco

Publicado

em

Marcelo foi atacado com golpes de ripa na cabeça e não resistiu aos ferimentos; Polícia Civil investiga o caso

Foto: Pronto Socorro de Rio Branco I Whidy Melo/ac24horas

Um homem em situação de rua, identificado apenas como Marcelo, morreu horas depois de ter sido agredido na madrugada deste sábado (6), em Rio Branco. A vítima sofreu golpes de ripa na cabeça e chegou a ser socorrida em estado grave, mas não resistiu.

Marcelo foi encontrado ferido na rua Visconde de Mauá, em frente ao Lojão dos Parafusos, no bairro José Augusto. Segundo o vigilante do estabelecimento, ele acionou a Polícia Militar e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao perceber o sangramento intenso da vítima.

O homem foi encaminhado ao pronto-socorro, onde passou pela sala de trauma, mas morreu poucas horas depois. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), onde deve passar por exames cadavéricos para a devida identificação.

A Polícia Civil abriu investigação para apurar as circunstâncias e autoria do crime.

Com informações de Ac24horas

Comentários

Continue lendo

Acre

Grito dos Excluídos muda de local e será na Praça do Parque da Maternidade

Publicado

em

Manifestação ocorre neste domingo, 7, com foco na vida cotidiana, defesa da Amazônia e da democracia.

O 31º Grito dos Excluídos e Excluídas em Rio Branco terá sua programação neste domingo, 7,  mas com mudança de local. O ato, que tradicionalmente denuncia a exclusão social e promove a luta por direitos básicos, agora será realizado na Praça do Parque da Maternidade, em frente ao Terminal Urbano, a partir das 7h30. A alteração foi necessária devido à interdição das ruas do Centro da cidade, que impossibilitou a realização do evento no local inicialmente previsto.

O tema deste ano, “Em primeiro lugar! Vida de todo dia”, destaca a importância de dar voz à população marginalizada, lutar por direitos como saúde, educação, moradia e segurança, além de reforçar a proteção da Amazônia e a defesa da democracia.

O Grito dos Excluídos é um movimento social e religioso iniciado em 1995 pela Pastoral Social da CNBB. Desde então, a manifestação acontece anualmente durante a Semana da Pátria, culminando no dia 7 de setembro, e integra diversas igrejas, movimentos sociais e organizações da sociedade civil.

As atividades incluem celebrações ecumênicas, caminhadas, debates, música e teatro, reunindo diferentes setores da comunidade para discutir desigualdade, exclusão e direitos básicos.

 

Fonte: Agazeta

Comentários

Continue lendo

Acre

Vale do Juruá fica sem internet por quase 12 horas após queimada atingir fibras óticas

Publicado

em

Comércio registra prejuízos e população enfrenta dificuldades em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves

Os municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves, no Vale do Juruá, ficaram sem acesso à internet da madrugada até as 11h deste sábado (6). A pane, provocada por uma queimada que danificou fibras óticas da Oi e da Unonet na BR-364, entre os rios Campinas e Liberdade, afetou não apenas a comunicação entre moradores, mas também serviços bancários e transações comerciais.

Segundo a vice-presidente da Associação Comercial, Núcia Melo, o impacto para o comércio é significativo. “Isso significa vendas perdidas, negócios parados, clientes insatisfeitos. As pessoas tentam pagar no cartão e não conseguem, vão ao banco e não conseguem sacar. Hoje, todo mundo depende da internet”, destacou.

Ela também cobrou alternativas de conexão para evitar novas paralisações e relatou problemas adicionais no fornecimento de energia elétrica em Cruzeiro do Sul. “Ontem mesmo o centro da cidade ficou três horas sem energia. A situação está bem complicada na nossa região”, concluiu.

Comentários

Continue lendo