Acre
Prefeitura de Brasiléia garante formação continuada a professores da rede municipal e estadual de ensino
Assessoria PMB
Os professores da rede de ensino municipal participaram de uma formação continuada nos
dias 25 e 26 de setembro com o grupo paulista Mathema – nome de origem grega que significa aprendizagem, que por sua vez deu origem a palavra matemática. Grupo especializado em pesquisa de questões relativas ao ensino e aprendizagem escolar.
O grupo é coordenado pela Profª. Dra. Kátia Stocco Smole e Profª. Dra. Maria Ignez Diniz, tem desenvolvido diversas ações junto a órgãos oficiais, escolas públicas e privadas no sentido do aperfeiçoamento e formação contínua de professores e equipes de coordenação pedagógica.
A principal característica das pesquisas desenvolvidas pelo Mathema é a formação do professor, que é feita com metodologia própria que parte da análise da prática do professor, se complementa pelo estudo que fundamenta as propostas de intervenção nessa prática e permite ao professor construir seus projetos de ensino adequados à realidade dos alunos e da escola.
De acordo com a Secretária de Educação Goreth Bibiano a formação se faz a partir do constante diálogo entre as diversas áreas do conhecimento, uso de múltiplos recursos didáticos e tecnológicos, buscando a aproximação entre as diferentes linguagens e formas de pensar para tornar a aprendizagem dos alunos significativa e transformadora.
“Nossa meta é proporcionar formação continuada aos docentes da rede municipal, e com o melhor grupo de pesquisa na área de matemática que existe no Brasil. Essa ação fundamenta-se nos resultados ainda insuficientes das avaliações externas da qual participamos. Trazer o Mathema para Brasiléia demonstra o nosso compromisso com Educação de qualidade, da qual nos sempre buscamos. Objetivamos elevar o conhecimento do professor, que por sua vez se refletirá em mudanças de sua prática de sala de aula, resultando em melhores resultados no ensino-aprendizagem dos alunos. Queremos colocar Brasiléia no mapa das melhores notas de matemática do Estado do Acre”.
Nessa primeira etapa participaram professores e coordenadores das redes municipal e estadual de ensino.
“Entendemos que o esforço tem que ser coletivo, por isso, priorizamos vagas para rede estadual também nessa formação continuada realizada pela Prefeitura. È de substancial importância à participação desses professores, os problemas de aprendizagem não cessam quando o aluno chega ao 6º ano, sem competências e habilidades necessárias para aquela série. O professor obviamente tem que estar preparado para atender esse aluno também” destacou a secretária.
Ainda de acordo com a secretária Goreth Bibiano todos os investimentos serão realizados para que a educação do município se desenvolva ainda mais.
Comentários
Acre
Derrota do Flamengo e CNH Social são os temas mais pesquisados no Acre

Foto: Do jogo, Pablo Porciuncula/AFP; da CNH Social, José Caminha/SECOM
O jogo entre Flamengo e Central Córdoba na última quarta-feira (9), pela Libertadores, que terminou com a derrota improvável do time carioca, foi a frase mais pesquisada no Acre no site de buscas Google.
De acordo com o Google Trends, mais de 10 mil pessoas no Acre pesquisaram as palavras “flamengo x central córdoba”, numa alta que durou 13 horas. O time rubro-negro encontrou dificuldades para furar a defesa argentina e sofreu o revés por 2 a 1, na segunda rodada da Libertadores.
A segunda pesquisa mais alta foi “detran Acre”, com mais de 5 mil acessos. A data de pico coincide com a abertura de 5 mil vagas para tirar habilitação de graça no programa CNH Social.
Veja as outras tendências:

Comentários
Acre
25% da população do Acre já tem a nova carteira de identidade nacional

Foto: Agência Brasil / EBC
O Acre é o segundo estado brasileiro que mais emitiu a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), mais de 25% de sua população já possui a nova identidade que reúne todas as informações em único documento.
Conforme o levantamento, ao todo, foram entregues mais de 222 mil documentos para a população acreana., já foram emitidas mais de 23,5 milhões de CINs em todo o Brasil até essa sexta-feira (11/4).
O primeiro estado a alcançar a marca de emissões para 25% de sua população foi o Piauí em outubro de 2024. Atualmente, o estado já alcançou 32,60% da população com a emissão do novo modelo de documento.
Na sequência aparecem os estados de Alagoas com 21,01% da população alcançada, Mato Grosso com 20,83% e Sergipe com 19,25%.
Segundo o MGI, entre as vantagens da CIN está o padrão nacional e o número único para todo o país. A medida acaba, por exemplo, com a possibilidade de uma pessoa emitir diversas carteiras de identidade em cada estado, pois o número do CPF passa a ser o registro nacional do brasileiro e o cidadão ou cidadã continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado.
Comentários
Acre
Mesmo com série de problemas, tarifa de água terá reajuste de 4,76% em Rio Branco
A tarifa de água passará por um reajuste de 4,76% a partir de maio deste ano. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 11, pelo Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco (SAERB).
Segundo o anúncio, a atualização será feita de forma escalonada, com um aumento de 2,38% em maio e mais 2,38% em junho. Com isso, o valor mínimo da tarifa residencial será de R$ 37,50 em maio, passando para R$ 38,37 no mês seguinte.
Conforme o Saerb, o reajuste tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país. O IPCA é calculado pelo Sistema Nacional de Índices de Preços ao Consumidor (SNIPC) e reflete a variação dos preços de produtos e serviços consumidos pelas famílias, abrangendo cerca de 90% da população urbana brasileira.
De acordo com o Município, a medida é necessária para garantir a sustentabilidade do sistema de abastecimento e tratamento de água e esgoto. A manutenção da rede, os custos com energia elétrica e os investimentos no tratamento da água exigem recursos constantes.
Outra medida, que, segundo a prefeitura, justificam o reajuste, é que o aumento nos preços dos insumos, provocado pela inflação, impacta diretamente o custo dos serviços prestados à população.
Ainda conforme a prefeitura, a última atualização tarifária havia ocorrido em 2 de setembro de 2009. “Após mais de 15 anos de defasagem, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Acre (Ageac), em parceria com o Conselho Superior de Regulação (Consup), estabeleceu que as tarifas serão atualizadas anualmente”, informou.
Segundo órgão, a primeira correção ocorreu em 7 de janeiro de 2024. Agora, conforme a Resolução nº 103/2025, o novo reajuste será aplicado de forma gradual, buscando amenizar o impacto financeiro para os consumidores.
Você precisa fazer login para comentar.