Geral
Prefeito pede que “forasteiros” não visitem Xapuri: “não são bem-vindos nesse momento”
O pedido do prefeito é para que as pessoas não venham em respeito ao isolamento social, que para ele é a maior forma de prevenção ao novo coronavírus.
Por
Ao fazer, nesta quinta-feira, 14, a atualização diária dos dados da Covid-19, o prefeito Ubiracy Vasconcelos (PT) fez um duro pedido às pessoas que não são da cidade, mas que costumam visitar parentes e promover uma circulação incomum nos fins de semana.
“Não venham a Xapuri, vocês não são bem-vindos nesse momento”.
O prefeito disse que a cidade sempre foi muito hospitaleira e as famílias acolhedoras, mas que, em nome dessas famílias, o seu pedido é para que as pessoas não venham em respeito ao isolamento social, que para ele é a maior forma de prevenção ao novo coronavírus.
Vasconcelos concluiu dizendo que após o período de pandemia a cidade voltará a ser hospitaleira e acolhedora.
O nervosismo do prefeito pode ser explicado pelo registro de mais um caso positivo no município nesta quinta-feira, de uma mulher de 51 anos, que fez o exame em Rio Branco, mas será contabilizada na estatística da Sesacre para Xapuri, seu local de residência. Também subiu o número de pessoas monitoradas, de 87 para 101 nas últimas 24 horas.
Aumentou ainda o número de amostras em análise, de nenhuma no último boletim para 9 no atual. A distribuição dos casos confirmados em Xapuri se dá da seguinte maneira:
Bairro Raimundo Hermínio de Melo (6)
Estrada da borracha (3)
Centro (3)
Bairro Pantanal (1)
Bairro Laranjal (1)
Moradores de Rio Branco testados em Xapuri (2)
Comentários
Geral
Briga em presídio de Senador Guiomard deixa três detentos feridos
Confusão ocorreu durante o banho de sol e dois presos precisaram ser encaminhados ao Pronto-Socorro de Rio Branco
Uma briga registrada na manhã desta segunda-feira (11) no presídio de Senador Guiomard, no Acre, deixou três detentos feridos: Mateus Oliveira do Nascimento, Lárcio Lopes da Silva e Marcos Lima da Silva.
O episódio ocorreu durante o banho de sol, quando um dos internos usou um “estoque” — arma artesanal — para atacar outros presos. A Polícia Penal informou que a equipe de segurança conteve a confusão rapidamente.
Um dos feridos sofreu apenas lesões leves e foi atendido na própria unidade. Já os outros dois precisaram ser encaminhados ao Pronto-Socorro de Rio Branco, já que a máquina de raio-X do presídio está inoperante.
No hospital, os detentos passaram por avaliação no setor de trauma. Um procedimento foi instaurado para apurar as circunstâncias do conflito. O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) confirmou a ocorrência e ressaltou que a pronta intervenção dos policiais penais impediu que a situação se agravasse.
Comentários
Geral
Prefeito Jerry Correia participa de reunião em Rio Branco em benefício das comunidades tradicionais
Nesta segunda-feira(11), o prefeito de Assis Brasil, Jerry Correia, esteve em Rio Branco acompanhado por representantes indígenas e extrativistas da Reserva Chico Mendes para uma série de reuniões voltadas ao fortalecimento das comunidades tradicionais do município.
Estiveram presentes também José de Araújo, diretor da Cooperacre e Coopaeb; o vereador Jurandir Araújo, que recentemente mobilizou uma importante reunião na terra indígena Mamoadate, da qual saíram encaminhamentos relevantes para as pautas indígenas e extrativistas; e Wendel Araújo, representante da Amopreab.
A primeira reunião aconteceu na sede da FUNAI, onde o grupo foi recebido por Júnior, presidente da FUNAI no Acre, e sua equipe. Dali saíram encaminhamentos importantes para as demandas das comunidades tradicionais.
Durante dois dias, o prefeito Jerry irá visitar diversas instituições em Rio Branco, com o objetivo de fortalecer o diálogo e buscar apoio para as pautas dos povos indígenas e extrativistas de Assis Brasil.
O prefeito Jerry Correia destacou a importância do diálogo direto com as lideranças e o compromisso da administração municipal em garantir o desenvolvimento sustentável e o respeito às culturas tradicionais.
A Prefeitura de Assis Brasil reafirma seu compromisso com a valorização e o fortalecimento das comunidades tradicionais por meio de parcerias e ações concretas.
Comentários
Geral
Sindmed-AC cobra segurança para os servidores da saúde
O governo do estado tem descumprido o acordo de implementar medidas de segurança para impedir agressões e ameaças nas unidades de saúde. Em 2024, a gestão aceitou a proposta do Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) para coibir ataques a profissionais de saúde, incluindo a instalação de dispositivos para acionamento da segurança, mas o sistema proposto não avançou.
A cobrança está sendo retomada após uma reportagem apontar um estudo que demonstra que 80% dos profissionais já foram vítimas de violência em todo o país — uma situação que prejudica o atendimento à população.
“O estudo demonstra que nossa reivindicação é mais que legítima, ela é necessária para que os médicos possam atuar com tranquilidade e foco no paciente. Nossa reivindicação foi aceita durante a deflagração de uma greve, então é importante que seja respeitada”, explicou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.
No levantamento, a Fundação Hospitalar (Fundhacre) e outros hospitais do interior não contam com o dispositivo que dispara uma mensagem de pedido de socorro. O sistema aciona um alerta para os seguranças, que conseguiriam identificar a sala e intervir para evitar agressões.
Você precisa fazer login para comentar.