Acre
Everaldo Gomes devolve recursos aplicados de forma irregular por ex-prefeitos
Na época o ex-prefeito do município de Brasiléia, tinha como secretária de Educação, a também ex-prefeita Leila Galvão que era responsável pela aplicação dos recursos
WILIANDRO DERZE, assessoria da PMB
Para garantir uma gestão limpa e transparente à secretaria de finanças da Prefeitura de Brasiléia, por determinação do prefeito Everaldo Gomes fez a devolução ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, de recursos utilizados indevidamente em gestões anteriores. O valor devolvido foi de R$ 10.671,31. A devolução dos recursos evitou que o município ficasse sem as verbas destinadas a educação este ano.
De acordo com o Secretário Municipal de Finanças, Jacks Aroldo, a prefeitura foi informada pelo Ministério da Educação que recursos do Programa de Apoio ao Sistema de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos – Peja, foram aplicados de forma irregular e o município teria que devolver ou entrar com recursos para explicar de forma correta a aplicação da verba destinada ao Peja.
Os recursos aplicados de forma irregular segundo dados do Ministério da Educação foram de 10.671,31 na gestão do ex-prefeito José Alvanir Lopes. Na época o antigo gestor do município de Brasiléia, tinha como secretária de Educação, a também ex-prefeita Leila Galvão que era responsável pela aplicação dos recursos.
No objetivo de não deixar a Educação sem os recursos do FNDE, o prefeito autorizou a devolução do recurso, que na época foi utilizado de forma irregular. “Nossa prioridade é deixar a Secretaria de Educação adimplente, assim como as demais secretarias. Estamos devolvendo verbas de gestões anteriores que não souberam aplicar de forma correta os recursos destinas ao Programa, mas não vamos reclamar, já pagamos e a justiça providencie as punições necessárias a gestores passados”, disse Everaldo Gomes.
O secretário de finanças destacou, ainda, está disponível para atender a esclarecimentos necessários a todos os órgãos fiscalizadores.
Comentários
Acre
Vereadores reforçam apoio a moradores do Ramal da Fontenele em Epitaciolândia
José Henrique e Ari Mendes ouvem demandas da comunidade e anunciam ações em piscicultura e esporte

A localidade abriga famílias tradicionais do município que vêm lutando por melhorias na infraestrutura e nas oportunidades de produção. Foto: cedida
Os vereadores José Henrique (UNIÃO) e Ari Mendes (SOLIDARIEDADE), participaram, nesta semana, de uma reunião com moradores da comunidade dos Cachorrinhos, no Ramal da Fontenele, zona rural de Epitaciolândia. O encontro teve como foco principal o debate sobre melhorias na infraestrutura local, apoio à produção rural e incentivo ao esporte comunitário.
A localidade abriga famílias tradicionais do município, que vêm enfrentando desafios relacionados à geração de renda e à falta de espaços de lazer para os jovens. Durante a visita, os parlamentares ouviram atentamente as demandas dos moradores e se comprometeram a buscar soluções conjuntas junto ao poder público.
Um dos principais pontos discutidos foi a implantação de tanques para criação de peixes, projeto que conta com o apoio do Secretário Municipal de Agricultura, Nego, também presente na reunião. A proposta visa fomentar a piscicultura como alternativa de renda e segurança alimentar para as famílias da região.

Os parlamentares ouviram atentamente as reclamações e sugestões dos moradores, que destacaram a necessidade de investimentos tanto na área produtiva quanto no esporte e lazer. Foto: cadido
Além disso, os moradores solicitaram apoio para a realização de um campeonato de futebol local, ressaltando a importância do esporte na integração comunitária e no fortalecimento dos vínculos entre os jovens.
“O nosso mandato é construído com diálogo. Viemos ouvir os moradores e trabalhar juntos em soluções reais. O apoio à piscicultura e ao esporte são compromissos que estamos assumindo com essa comunidade”, destacou o vereador José Henrique.
Já Ari Mendes enfatizou a articulação com o Executivo municipal: “Estamos em diálogo com o secretário de Agricultura e demais órgãos competentes para que essas ações saiam do papel e tragam mais dignidade às famílias do ramal.”
A visita reforça o compromisso dos parlamentares com as áreas rurais e evidencia a união de esforços entre Legislativo e Executivo para atender às demandas da população de Epitaciolândia.

A visita reforça o compromisso dos parlamentares com as comunidades rurais e evidencia a união de forças entre o Legislativo e o Executivo na busca por soluções para as demandas da população de Epitaciolândia. Foto: cedida
Comentários
Acre
Frente fria chega ao Acre na terça e derruba temperaturas, prevê Davi Friale
Após fim de semana de calor intenso, onda polar trará noites frias e possibilidade de chuvas no estado
Comentários
Acre
“Wurst – Casa da Linguiça” atrai visitantes com sabores artesanais e lançamento da “linguiça acriana” na Expoacre 2025
Com produtos típicos e inovação local, empresa apresenta diversidade de sabores que conquistam o público no Parque de Exposições
O espaço “Wurst – Casa da Linguiça” tem sido um dos destaques gastronômicos da 50ª edição da Expoacre, realizada no Parque de Exposições Wildy Viana, em Rio Branco. Instalado no pavilhão da feira, o estande da marca vem chamando atenção pela variedade de produtos artesanais e pela valorização de ingredientes regionais.
Segundo Roberto, representante da Wurst, a marca trabalha atualmente com seis tipos de linguiças. “Nosso carro-chefe é a linguiça cuiabana, a mais vendida hoje. Também temos a linguiça de costela defumada e a toscana recheada com queijo e bacon”, explicou.
Durante a feira, a empresa aproveitou para lançar uma novidade inspirada na cultura local: a “linguiça acriana”, elaborada com jambu e tucupi. “Pensamos: por que não fazer uma linguiça com a cara do Acre? Buscamos ingredientes típicos daqui e desenvolvemos a receita”, revelou Débora.
Além das linguiças, a Wurst também tem conquistado o público com seu salame tradicional e outro produto diferenciado — a carne de porco na lata, feita com pernil suíno. “Produzimos desde 2011, mas nosso crescimento mais expressivo começou há cerca de cinco anos”, contou.
Para quem quiser continuar saboreando os produtos após o fim da Expoacre, a Wurst comercializa seus itens no Mercado do Benfica, na Vila Acre, e também no Mercale, ambos em Rio Branco.
Você precisa fazer login para comentar.