Conecte-se conosco

Brasil

Polícia de Pando recupera moto roubada em Epitaciolândia, motocicleta estava a 255 km da fronteira

Publicado

em

Veículo com relatório de roubo de outubro foi encontrado abandonado próximo a escola em El Sena; autoridades dos dois países coordenam devolução ao Brasil

Veículo furtado no lado brasileiro foi localizado no interior de Pando; autoridades dos dois países coordenam devolução ao dono. Foto: captada 

A Direção Departamental de Prevenção e Investigação de veículos (DIPROVE) de Pando/Bolívia anunciou nesta sexta-feira, dia 24, a recuperação de uma motocicleta com relatório de roubo na fronteira, cidade de Epitaciolândia. De acordo com Eduardo de Villegas, diretor da DIPROVE, o veículo foi encontrado abandonado nos arredores de um estabelecimento de ensino no Município de El Sena, cidade a 255 de Cobija, fronteiriça com o Acre.

As autoridades bolivianas já coordenam com o 5° Batalhão da Polícia Militar de Brasiléia para verificação da documentação e a confirmação da procedência do furto, visando assim, sua repatriação e entrega às autoridades brasileiras. O caso ocorre numa região de intenso trânsito fronteiriço entre Bolívia e Brasil.

O caso reforça alertas sobre a atuação de organizações criminosas na região de fronteira, onde veículos roubados no Brasil são transportados para o interior da Bolívia para serem comercializados ilegalmente ou desmontados.

As autoridades bolivianas coordenam com o 5° Batalhão da Polícia Militar de Brasiléia para verificação da documentação e a confirmação da procedência do furto. Foto: captada 

Veja vídeo com TVU Pando:

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Brasil

Bolsonaro pede a Moraes direito a redução de pena por leitura

Publicado

em

Jair Bolsonaro - Metrópoles

Fábio Vieira/Metrópoles

A defesa de Jair Bolsonaro (PL) pediu autorização ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para que o ex-presidente participe do programa de remição de pena por leitura. Os defensores citam os termos do artigo 126 da Lei nº 7.210/1984 e da Resolução nº 391/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para embasar o pedido.

Os advogados ressaltaram que Bolsonaro está em cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses de prisão por trama golpista e manifesta sua vontade de aderir formalmente às atividades de leitura regulamentadas pelo CNJ. O objetivo, segundo os defensores, “tem o objetivo de desenvolver atividades educativas e culturais compatíveis com a finalidade ressocializadora da pena”.

A remição por estudo, prevista no artigo 126 da Lei de Execução Penal, inclui as atividades de leitura, conforme regulamentação específica estabelecida pela Resolução CNJ nº 391/2021, a qual instituiu programa estruturado de incentivo à leitura para pessoas privadas de liberdade, com atribuição de remição de quatro dias de pena para cada obra lida e avaliada, observados os critérios nela previstos.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Líderes avaliam derrubar veto ao PL da Dosimetria depois do recesso

Publicado

em

manifestacao-8dejaneiro

LUIS NOVA/ESPECIAL METRÓPOLES @LuisGustavoNova

Líderes partidários do Congresso Nacional avaliam derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao PL da Dosimetria, assinado durante a cerimônia que marcou os três anos dos atos antidemocráticos do 8 de Janeiro, já na volta do recesso parlamentar, no início de fevereiro.

A oposição e caciques do centrão ouvidos pelo Metrópoles consideram que a base do governo não conseguirá manter o veto em uma votação durante uma sessão conjunta. O Palácio do Planalto planeja reverter 34 votos de deputados do próprio centrão que aprovaram a proposta que reduz penas para manifestantes e que pode beneficiar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O principal fator seria um acordo feito em 2025 para derrotar Lula, em meio às articulações que resultaram na aprovação do projeto nas duas Casas em meados de dezembro.

A prerrogativa de convocar deputados e senadores é do presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). O senador amapaense foi um dos principais fiadores da proposta e chegou a acelerar a tramitação para votar o projeto antes do início do recesso parlamentar.

O veto, que era dado como certo desde a aprovação do texto no Congresso, foi anunciado por Lula justamente no evento que marcou os três anos dos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. No ato, realizado no Palácio do Planalto, o petista disse que a proposta buscava perdoar “quem atentou contra a democracia”.

A relação de Lula e Alcolumbre se viu estremecida desde que o presidente indicou Jorge Messias, ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), para o Supremo Tribunal Federal (STF). Alcolumbre pressionava para que a o escolhido fosse seu antecessor à frente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Ainda no fim de 2025, Lula ligou para Alcolumbre para distencionar a relação com o Legislativo. Durante o ato do 8 de Janeiro, o petista minimizou os atritos e disse que o governo conseguiu aprovar projetos importantes em um Congresso, “majoritariamente contra o governo”, e agradeceu o empenho dos parlamentares.

Fonte: Conteúdo republicado de METRPOLES - BRASIL

Comentários

Continue lendo

Brasil

Polícia apreende fuzis e munições em embarcação no interior do Amazonas

Publicado

em

Jovem de 20 anos foi preso em flagrante durante ação em São Paulo de Olivença; armamento estava escondido em barco no porto da cidade

O suspeito, que não teve a identidade revelada para não comprometer as investigações, foi detido no interior do barco. Segundo a PC-AM, ele permanece custodiado na delegacia local à disposição da Justiça. Foto: captada 

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) apreendeu um arsenal de guerra em uma embarcação atracada no porto de São Paulo de Olivença, a 985 km de Manaus, e prendeu um jovem de 20 anos em flagrante. Durante a operação, coordenada pelo Departamento de Polícia do Interior (DPI) e pela 52ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), foram encontrados dois fuzis de grosso calibre, mais de 400 munições, carregadores e acessórios para armamento.

O suspeito foi detido no interior do barco e está custodiado à disposição da Justiça. Todo o material será periciado para identificar o poder de fogo e possíveis registros criminais. A apreensão é considerada um duro golpe na logística de grupos criminosos que utilizam o Rio Solimões para transportar armas e drogas. A polícia investiga os destinatários do armamento e possíveis vínculos do detido com organizações criminosas maiores.

Veja vídeo assessoria:


Comentários

Continue lendo