Cotidiano
Opinião: fala de Putin deixa Rússia ainda mais longe de Paris 2024
Opinião: fala de Putin deixa Rússia ainda mais longe de Paris 2024
Pronunciamento leva a crer que guerra vai longe e, com os pré-olímpicos em andamento, as Olimpíadas chegando e a punição mantida, país fica cada vez mais distante de Paris 2024
Na última quarta-feira, o presidente da Rússia Vlamidir Putin convocou mais 30 mil reservistas, aumentou o tom contra o Ocidente e deixou claro que o confronto com a Ucrânia, iniciado há sete meses, ainda deve se estender bastante. Trazendo essa informação para o mundo esportivo, a fala deixa a Rússia ainda mais distante de participar das Olimpíadas de 2024.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/f/J/OGkG1JRA2LZTAgIdCJQw/roc-olimpiadas-2021-russia.jpg)
Atletas da Rússia no desfile na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio, sob o nome ROC e bandeira diferente — Foto: Michael Kappeler/picture alliance via Getty Images
Desde fevereiro, praticamente todas as Federações Internacionais proibiram a participação de atletas russos de suas competições, impedindo até mesmo que compitam com uniformes e bandeiras neutros. As únicas exceções, entre os esportes olímpicos, são o tênis e o ciclismo, que os competidores podem participar do evento, mas sem a bandeira russa. Neste período, a nação ficou, inclusive, fora dos Jogos Paralímpicos de Inverno, realizados na China.
A fala de Putin deixa claro o anseio do país em seguir na invasão à Ucrânia. Inicialmente, especialistas cogitavam que a guerra rápida, sem muita resistência do lado ucraniano, mas logo se viu que o conflito seria longo. E, ao que tudo indica, nenhuma Federação Internacional, nem os Comitês Olímpicos e Paralímpicos, devem tirar a punição enquanto a guerra não terminar.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/S/a/VC4UaBSrmVVALnLqVtkg/gettyimages-1419096469.jpg)
Medvedev é um dos únicos esportistas russos a atuar em 2022 — Foto: Getty Images
Os Pré-Olímpicos já estão rolando e os russos, claro, fora dessas disputas. Os primeiros eventos classificatório para Paris 2024 nas ginásticas artística e rítmica, modalidades em que o país é uma superpotência, já foram realizados. Pior: se o critério de classificação for levado a risca, o país sequer poderá participar do pré-olímpico de 2023, já que só os 24 primeiros colocados do Mundial de 2022 estarão neste torneio.
O histórico recente da Rússia é bem conturbado por conta de um escândalo de doping que até o Estado esteve envolvido, através do Ministério do Esporte. O país não pôde disputar as Olimpíadas e as Paralimpíadas de Tóquio, em 2021 com seus uniformes e bandeira do país, inclusive sequer o hino era tocado nas cerimônias de medalha. Os atletas competiram com o nome de Comitê Olímpico Russo (nas Olimpíadas) e Comitê Paralímpico Russo (paralimpíadas).
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2021/v/x/cKQfWGQBGScOnb9fAHjg/2021-08-07t121853z-15826998-sp1eh870y7et7-rtrmadp-3-olympics-2020-swa-w-team8-medal.jpg)
Equipe da Rússia comemora ouro no nado artístico por equipes das Olimpíadas de Tóquio — Foto: REUTERS/Marko Djurica
Equipe da Rússia comemora ouro no nado artístico por equipes das Olimpíadas de Tóquio — Foto: REUTERS/Marko Djurica
A Rússia é uma das maiores potências esportivas. Competindo como “Comitê Olímpico Russo” nas Olimpíadas de Tóquio, conquistou 20 ouros, 28 pratas e 23 bronzes, totalizando 71 pódios, e ficando em quinto no quadro geral. Os destaques foram os esportes de combate, como wrestling, boxe, taekwondo e esgrima, as modalidades plásticas, casos de nado artístico e ginástica, além dos esportes coletivos como basquete, handebol e vôlei.
Faltam 22 meses para as Olimpíadas de Paris, menos de dois anos. O tempo está passando, o evento cada vez mais próximo, e a punição para a Rússia parece não estar nem perto de acabar.
Comentários
Cotidiano
Gauchão: Grêmio e Juventude empatam pelo jogo de ida da semifinal
Grêmio e Juventude empataram em 1 x 1, na Arena, neste domingo (15/2), no primeiro duelo da semifinal do Campeonato Gaúcho
Grêmio e Juventude empataram, neste domingo (15/2), por 1 x 1, no primeiro jogo da semifinal do Campeonato Gaúcho. A bola rolou com mando do Tricolor, na Arena. Com este resultado o duelo está igualado e as equipes entrarão em campo na volta sem vantagem. A segunda partida será disputada no próximo domingo (22/2), no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.
O Grêmio saiu na frente da disputa, com gol ainda no primeiro tempo. Mas o Juventude reagiu na etapa seguinte, para correr atrás do prejuízo e desbancar a vantagem Tricolor.
As redes balançaram pela primeira vez na partida por meio de uma grande jogada, aos 39 minutos do primeiro tempo. Willian utilizou da experiência no futebol europeu e cruzou quase do meio campo. A bola preciou apenas triscar na cabeça de Tetê, para entrar no ângulo esquerdo do gol de Jandrei.
Mesmo como visitante, o Juventude buscou e encontrou o empate. A qualidade também não faltou pelo lado do Jaconero. Na marca do meio de campo, Gabriel Pinheiro tocou para Patryck, que invadiu sozinho pelo lado esquerdo. O meio-campista conduziu a bola até a área e chutou firme para deixar sem chances de bloqueio por Weverton.
No final do segundo tempo, o Juventude teve uma baixa e um desfalque para a partida de volta. Índio foi expulso após a análise do VAR decretar conduta violenta do jogador contra o adversário.
Comentários
Cotidiano
Educação do Acre avança na conectividade de escolas rurais e indígenas
A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE) amplia o acesso à internet nas escolas rurais e indígenas. Das 411 escolas dessas modalidades em nosso Estado, 186 já estão conectadas, uma demonstração de cuidado com da política de inclusão digital dessas comunidades por parte do governo do Estado.
A expansão dessa conexão é viabilizada por meio de contratos firmados pela SEE e a partir da utilização de fibras ópticas e satelital, além da adesão a programas do governo federal voltados à conectividade educacional. “São recursos que reforçam o compromisso com uma educação de qualidade”, enfatiza o chefe do departamento de tecnologias educacionais e da informação (Detei) da SEE, José Carlos Batista de Souza Neto.
Municípios como Bujari, Porto Acre, Acrelândia, Xapuri, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rio Branco e Manoel Urbano já tiveram escolas rurais e indígenas contempladas com conectividade. Até o mês de março a meta é contemplar mais 21 escolas.
Entre as 45 escolas já contempladas com conexão via satélite estão a João de Deus Rodrigues, União e Progresso, Santa Maria III, São Pedro, Gaston de Oliveira, Cajueiro, Santa Rita, Central do Espalha, Nova vida, Estrela da Floresta, Águas do Acre, Alto Alegre, Vitória e Primeiro de Maio.

Técnicos trabalham para garantir conexões em escolas de difícil acesso do Estado. Foto: cedida/Detei
“Os desafios são muito significativos, já que muitas dessas escolas estão localizadas em regiões remotas, de dificílimo acesso sendo necessário, em alguns caso, o deslocamento de mais de um dia de barco para que as nossas equipes possam realizar as instalações”, destaca o chefe de departamento.
Ele explica o planejamento técnico é muito específico para viabilizar a futura conexão educacional.
“Mesmo diante das barreiras geográficas e estruturais, a expansão segue avançando. Nossa meta é alcançar 100% das escolas da rede estadual conectadas até o final de 2026, ampliando as oportunidades educacionais e fortalecendo o uso de tecnologias no processo de ensino-aprendizagem em todas as regionais do nosso Estado”, afirmou.
Além da conectividade das escolas rurais e indígenas, o governo do Acre, por meio da SEE, também irá garantir 33 laboratórios de informática para as escolas integrais, já incluindo as 25 que foram aprovadas para essa modalidade esse ano. “Nossa meta é fechar 100% das escolas de ensino médio com laboratórios agora em 2026”, garante o chefe do Detei.
Comentários
Cotidiano
Flamengo vence Botafogo e garante vaga para semifinal do Carioca
O placar terminou em 2 x 1 para o time rubro-negro. Os gols foram de Paquetá e Pulgar. Pelo Botafogo, Alexander Barboza descontou
Com a vitória, o Rubro-Negro credenciou-se para enfrentar o Madureira nas semifinais do Cariocão. Vale lembrar que esta fase será disputada em jogos de ida e volta.






Você precisa fazer login para comentar.