Acre
No Acre, 22 pedidos de candidaturas são indeferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral
Do total, 17 foram indeferidos com recurso pela Justiça Eleitoral e outros cinco sem recurso. Governador Gladson Cameli e a candidata a vice-governadora, Mailza Gomes, tiveram os pedidos aprovados pelo TRE-AC.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/w/Z/AIbpLVR7AAdhluWl6Dfw/sessao.jpg)
Julgamento de candidaturas terminou nesta segunda-feira (12) no TRE-AC — Foto: Reprodução
Após dois dias de julgamento, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) indeferiu, nesta segunda-feira (12), 22 pedidos de candidaturas no estado. Desse total, 17 podem entrar com recurso. Outros cinco não vão disputar o pleito 2022.
O prazo para julgamento de candidaturas do TRE-AC terminou nesta segunda, 20 dias antes da data marcada para o primeiro turno das eleições. Ao todo, os juizes eleitorais, procuradores e desembargador Luíz Camolez julgaram seis pedidos de candidaturas nesta segunda.
Entre os pedidos estavam o do governador Gladson Cameli (PP) e da vice dele, Mailza Gomes, que teve um pedido de impugnação do Ministério Público Eleitoral por improbidade administrativa. O TRE-AC aprovou a candidatura do governador e da vice.
Para impulsionar o julgamento dos pedidos de candidatura, o TRE realizou sessões no domingo (11) e nesta segunda. As sessões da corte eleitoral do estado foram transmitidas pela internet.
Também se encerrou nesta segunda o prazo para substituição de candidatos que já tiveram as candidaturas indeferidas ou que renunciaram.
O Tribunal Regional Eleitoral do Acre recebeu 540 solicitações de registro de candidatura.
- Governador: 7
- Vice-governador: 7
- Senador: 9
- 1º Suplente: 10
- 2º Suplente: 10
- Deputado federal: 139
- Deputado estadual: 358
Do total, 495 pedidos foram deferidos, 17 indeferidos com recurso, cinco indeferidos, 22 renúncias e um pedido não reconhecido.
Conforme os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os pedidos indeferidos foram:
- Reginaldo Raimundo da Silva Freire
- Gleyciane Holanda do Nascimento
- Elma Sereno Salomão Hunikui
- Jaider Moreira de Almeida
O pedido de candidatura não reconhecido foi de Maria Aparecida de Lima Menezes Silveira
No caso dos candidatos com pedido indeferido, eles ainda podem recorrer da decisão. As candidaturas indeferidas pelos Tribunais Regionais, de deputados e senadores, ainda podem ser analisadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Os candidatos que estiverem com o requerimento de registro de candidatura “indeferido com recurso” ou ” deferido com recurso” terão os nomes nas urnas eletrônicas, mas concorrerão na dependência de decisões judiciais.
As eleições para os cargos de deputado federal, estadual e distrital levam em consideração a distribuição de cadeiras nas eleições pelo sistema proporcional de votos. Isso significa que o número de votos válidos dados aos candidatos e partidos é dividido pelo número de vagas em disputa na eleição.
Comentários
Acre
Rio Acre apresenta queda gradual em Rio Branco e mantém nível abaixo do transbordo
Boletim da Defesa Civil aponta vazante com medições de 13,74 metros ao meio-dia; cota de alerta permanece em 13,50 metros.

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Comentários
Acre
Defesa Civil do Estado monitora rios e mantém ações preventivas

Conforme o boletim divulgado às 15h desta sexta-feira, 23, pela Agência Nacional de Águas (ANA) e pela Defesa Civil, a capital acreana segue em cota de transbordamento. Enquanto em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá apresenta vazante, mas segue acima da cota de alerta.
Em Rio Branco, o rio Acre marcou 14,36 metros, mas segue com tendência de vazante, indicando redução gradual do nível. A atuação contínua do Estado, por meio da Defesa Civil, garante o monitoramento em tempo real, o apoio às defesas civis municipais e a pronta mobilização das equipes para atendimento às famílias em áreas de risco.
Em Cruzeiro do Sul, o Rio Juruá registrou 12,05 metros, permanecendo acima da cota de alerta e abaixo da cota de transbordamento, também em vazante.
Nos demais municípios monitorados, os rios permanecem abaixo das cotas de alerta, com predominância de vazante. Localidades como Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Porto Acre, Sena Madureira, Manoel Urbano, Porto Walter, Tarauacá, Feijó e Plácido de Castro apresentam cenário hidrológico estável.
O Riozinho do Rola, importante afluente do Rio Acre, também segue abaixo da cota de alerta e em queda, contribuindo para a redução gradual do volume de água na principal bacia do estado.
A Defesa Civil segue fazendo o monitoramento dos rios em todo o estado, além do acompanhamento das previsões de chuvas. Segundo o coordenador da Defesa Cìvil, coronel Carlos Batista, o alerta seguirá pelos próximos meses, fevereiro e março, visto que são períodos chuvosos. “Todo sistema está sempre em alerta pra agir por meio das defesas civis municipais.”
O coordenador também alertou a população sobre os riscos que as enchentes trazem. “Nesses períodos de vazante sempre há problemas de movimentação de solo. Por isso, se a população identificar que está tendo alguma agitação nos seus quintais, que apresentou rachadura numa árvore, parede, porta ou janela, é importante entrar em contato imediato com a Defesa civil ou corpo de bombeiros”.
O coordenador ressaltou a importância de acionar os serviços competentes e afirmou o compromisso do governo do Estado com a população atingida. “É importante você entrar em contato imediato com o corpo de bombeiros pelo número 193, para que uma equipe especializada possa ir ao local para fazer a devida análise. O governo do Estado está sempre com o objetivo de preservar bens e vidas”, salientou.
Comentários
Acre
Rio Acre registra 13,86 metros às 9h e segue em vazante em Rio Branco

Foto: Sérgio Vale
O nível do Rio Acre atingiu 13,86 metros às 9h deste sábado, 24, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. O dado confirma a tendência de vazante observada nas últimas medições, com redução gradual do volume de água ao longo da manhã.
Na leitura anterior, realizada às 5h45, o rio marcava 13,98 metros, o que representa uma diminuição de 12 centímetros em pouco mais de três horas. Apesar da queda, o manancial ainda permanece acima da cota de alerta, que é de 13,50 metros, e abaixo da cota de transbordo, estabelecida em 14 metros.
De acordo com a Defesa Civil, não foi registrado volume de chuva nas últimas 24 horas, fator que contribui para a tendência de recuo das águas. O órgão segue monitorando o comportamento do rio e orienta moradores de áreas ribeirinhas a permanecerem atentos aos boletins oficiais.

Você precisa fazer login para comentar.