Geral
MPAC e instituições parceiras promovem palestra sobre direitos humanos
Uma parceria entre o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), Defensoria Pública do Estado do Acre e Universidade Federal do Acre (Ufac) traz ao Acre, na próxima sexta-feira, 19, a pesquisadora e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo, Djamila Ribeiro.
Ativista e conferencista internacional, tendo palestrado na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, bem como, emHarvard e Universidade de Oxford, em Rio Branco, ela vai ministrar a palestra ‘Direitos Humanos: Relações de Gênero, Raça, Etnia e Gerações’, no Teatro Universitário da Ufac, às 19h, sendo que o credenciamento terá início uma hora antes.
Promotores de Justiça, defensores públicos, magistrados, servidores públicos, alunos E professores formam o público-alvo, mas qualquer pessoa da comunidade interessada no tema poderá participar.
O evento faz parte da programação do Seminário em alusão ao Aniversário de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e de 30 anos da Constituição da República Federativa do Brasil.
Djamila Ribeiro também atuou como secretária adjunta de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo. Atualmente, concorre como finalista ao Prêmio Jabuti, reconhecido como o mais importante e tradicional do mercado editorial brasileiro, tendo sido lançado em 1958, pela Câmara Brasileia do Livro.
Kelle Souza – Agência de Notícias do MPAC
Comentários
Geral
Briga entre irmãos termina com jovem ferido por golpe de terçado em Sena Madureira
Vítima sofreu corte profundo no ombro e fratura no maxilar e precisou ser transferida para o Pronto-Socorro de Rio Branco
Uma briga entre irmãos resultou em violência grave e deixou um jovem ferido no domingo (25), no Ramal do Paraíso, nas proximidades do rio Macauã, zona rural do município de Sena Madureira, no interior do Acre.
A vítima foi identificada como Cosmo Mendonça dos Santos, de 25 anos, conhecido como “Branco”. Ele sofreu um corte profundo no ombro esquerdo e também apresentou fratura no maxilar. Em razão da gravidade dos ferimentos, Cosmo precisou ser transferido para o Pronto-Socorro de Urgência e Emergência de Rio Branco.
Segundo informações repassadas à reportagem, a agressão teria sido praticada pelo próprio irmão da vítima, identificado apenas pelo apelido de “Nê”. As circunstâncias que motivaram o ataque ainda não foram oficialmente esclarecidas pelas autoridades.
Apesar de ter sido ferido no domingo, Cosmo só conseguiu atendimento médico na tarde desta segunda-feira (26), após passar várias horas aguardando socorro na localidade rural. Um vídeo encaminhado à reportagem mostra o jovem ferido enquanto pedia ajuda para ser retirado da região.
Inicialmente, a vítima deu entrada no Hospital Regional de Sena Madureira, João Câncio Fernandes, onde recebeu os primeiros atendimentos e passou por avaliação médica. Após ser estabilizado, foi transferido para a capital para acompanhamento especializado.
No Pronto-Socorro de Rio Branco, Cosmo foi encaminhado ao setor de Traumatologia para a realização de exames e cuidados mais detalhados. De acordo com a equipe médica, o estado de saúde do jovem é considerado estável.
O caso será investigado pelas autoridades competentes, que irão apurar as responsabilidades e as motivações da agressão.
Comentários
Geral
Acre ocupa 8ª posição no ranking nacional de hanseníase em 2025

O estado do Acre encerrou o ano de 2025 com o registro de 240 novos casos de hanseníase, conforme dados do programa estadual de enfrentamento à doença. O número reforça o alerta promovido pela campanha Janeiro Roxo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, do tratamento gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e do combate ao estigma que ainda dificulta a busca por atendimento médico.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, o estado ocupa a oitava posição no ranking nacional de casos da doença e a quarta colocação na Região Norte, com uma taxa aproximada de 16 casos a cada 100 mil habitantes.
Em comparação com o ano de 2024, quando foram contabilizados 170 novos casos, houve um aumento significativo nas notificações, o que acende um sinal de alerta para as autoridades de saúde e reforça a necessidade de intensificar ações de prevenção, vigilância e diagnóstico.
Comentários
Geral
Policial militar é atropelado durante blitz de trânsito em Cruzeiro do Sul
Acidente ocorreu no acesso à ponte entre o Boulevard Thaumaturgo e a Avenida Mâncio Lima; motociclista não conseguiu frear ao receber ordem de parada.






Você precisa fazer login para comentar.