fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Izabelle Araújo (REPUBLICANOS) firma-se como liderança responsável e atuante em Brasiléia

Publicado

em

Vereadora de primeiro mandato ganha destaque por atuação técnica e diálogo propositivo, equilibrando fiscalização e projetos para o município

Suas ações têm sido bem recebidas pela população, sendo reconhecido como uma política jovem, dinâmico e comprometido com as causas na sua jurisdição. Foto: cedida 

Em menos de um ano de mandato, a vereadora Izabelle Araújo (Republicanos), consolida papel como voz ativa e com responsabilidade em Brasiléia, vem se firmando como a principal voz dentro a câmara municipal. Com um estilo político que mescla cobranças técnicas e atuação comunitária, a parlamentar tem chamado atenção por sua agenda transversal, que abrange desde a melhoria de ramais rurais até projetos culturais, esportivos e saúde.

A vereadora se fortalece a cada dia, sendo hoje a voz ativa na Câmara Municipal de Brasileia, onde tem cobrado politicas públicas com responsabilidade, algo absolutamente normal dentro das 4 linhas no meio político.

Vereadora de primeiro mandato, Izabelle vem mostrando uma atuação abrangente em diversas áreas, incluindo o movimento comunitário, a luta por produção, educação, saúde, e voluntariado social tanto na zona urbana, como rural, que abrange o escoamento da produção e melhorias de ramais, bem como o apoio a projetos culturais e no desporto, principalmente com os atendimentos na área da saúde, a nível municipal, como estadual que tem elevado sua presença na boa politica no município.

A vereadora Izabelle Araújo é ex-presidente da Associação dos Produtores de Café do Estado do Acre, é engenheira, com ensino superior completo. Foto: cedida 

Izabelle Araújo acredita que a construção de um mandato popular, democrático e participativo pode transformar Brasiléia em uma cidade mais humana e melhor para sua população.

Super atuante na vereança “de domingo a domingo”, a vereadora tem consolidado sua liderança na regional do alto acre, cidade de Brasiléia.

A atuação se destaca tanto no trabalho social quanto na gestão eficiente, sendo elogiado pelos servidores e população “modo Izabelle de trabalhar”. Uma marca de seu trabalho frente a câmara de vereadores, com seu profissionalismo, engenheira de profissão, atuante na vereança.

Suas ações têm sido bem recebidas pela população Brasileense, sendo reconhecido como uma política jovem, dinâmico e comprometido com as causas sociais na sua jurisdição. Sua popularidade está em ascensão, sendo apontado como um dos principais nomes da atual politica de Brasiléia.

Destaques da atuação parlamentar:
  • Fiscalização rigorosa: Tem cobrado transparência e eficiência na aplicação de recursos públicos
  • Agenda territorial: Atuação intensa em ramais e comunidades rurais, com foco no escoamento da produção
  • Projetos sociais: Voluntariado ativo tanto na zona urbana quanto rural
  • Conexão política: Relação próxima com o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos), a quem considera referência

Eleita em outubro de 2024 com 372 votos (2,45% dos válidos), Izabelle representa uma nova geração de políticos que buscam conciliar o trabalho legislativo com a presença constante no território.

“A vereança precisa ser propositiva, não apenas crítica”, declarou recentemente em sessão da Câmara.

Seu perfil – que mistura o rigor fiscalizador com ações de base – tem ampliado sua projeção no município. Analistas locais apontam que, mantido esse ritmo, a vereadora pode se tornar um nome relevante para futuras disputas majoritárias na região. Apesar da vinculação partidária ao Progressistas, sua atuação tem transitado por diversas pautas, característica que vem conquistando apoio além de sua base eleitoral inicial.

Isabelle Araújo lidera produtividade na Câmara de Brasiléia com pedidos de providências

A presença e atuação da jovem vereadora reforçam seu protagonismo no cenário político Brasileense e dentro do Partido Progressista, consolidando seu nome entre as novas lideranças.

A vereadora Isabelle Araújo vem se destacando como a parlamentar mais ativa na Câmara Municipal de Brasiléia no inicio desta legislatura 2025, registrando o maior número de pedidos de providência, se consolidando como a parlamentar mais ativa no início deste primeiro trimestre de 2025.

De acordo com dados do Portal da Transparência da câmara de vereadores de Brasiléia, a vereadora do republicano foi a quem mais protocolou indicações neste período, direcionadas a melhorias para o município e ao atendimento de demandas da população Brasileense.

Presidente do Republicanos em Brasiléia participa de encontro nacional de mulheres na política em Brasília

O evento reuniu lideranças femininas de todo o país, incluindo vereadoras e representantes do estado do Acre. Foto: cedida 

A atual presidente da executiva municipal do Republicanos em Brasiléia, Izabelle Araújo, participou, em março, do 2º Encontro Nacional do Mulheres Republicanas, realizado em Brasília. O evento reuniu lideranças femininas de todo o país, incluindo outras vereadoras e representantes do estado do Acre.

O encontro em Brasília abordou temas essenciais como gestão pública, combate à violência contra a mulher e a importância do empoderamento feminino nos espaços de decisão. As palestras contaram com especialistas renomados, além da presença de lideranças nacionais do partido.

Izabelle Araújo destacou a relevância do evento para o fortalecimento da presença feminina na política acreana.

“Esse encontro reforça o papel das mulheres na construção de uma política mais inclusiva e igualitária. A troca de experiências e o aprendizado são fundamentais para que possamos atuar de forma ainda mais eficaz em nossas cidades”, afirmou.

Transparência e acesso à informação

Todos os pedidos de providência ficam disponíveis no Portal da Transparência da Câmara (brasileia.ac.leg.br), onde qualquer cidadão pode acompanhar as ações dos parlamentares.

Além disso, as sessões legislativas são transmitidas ao vivo pelo site da casa, brasileia.ac.leg.br e jornal oaltoacre.com, reforçando o compromisso com a prestação de contas e a participação popular.

A presidente da executiva municipal do Republicanos em Brasiléia, Izabelle Araújo, participou, nos dias 21 e 22 de março, do 2º Encontro Nacional do Mulheres Republicanas, realizado em Brasília.

Transparência em Ação

Todos os documentos estão acessíveis para consulta pública no site oficial da Câmara (brasileia.ac.leg.br), que também oferece:

• Transmissão ao vivo das sessões
• Acompanhamento do trâmite de cada proposta
• Histórico completo das ações parlamentares

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. 

Originário do grego antigo, o vocábulo vereador vem da palavra “verea”, que significa vereda, caminho. O vereador, portanto, seria o que vereia, trilha, ou orienta os caminhos. Existe no idioma brasileiro o verbo verear, que é o ato de exercer o cargo e as funções de vereador. Resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. Ele tem o poder de ouvir o que os eleitores querem, propor e aprovar esses pedidos na câmara municipal e fiscalizar se o prefeito e seus secretários estão colocando essas demandas em prática.

Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município. Também é dever do vereador acompanhar as ações do Executivo, verificando se estão sendo cumpridas as metas de governo e se estão sendo atendidas as normas legais.

Legislativo

Os vereadores fazem parte do Poder Legislativo, e discutem e votam matérias que envolvem impostos municipais, educação municipal, linhas de ônibus e saneamento, entre outros temas da cidade. Cada vereador é eleito de forma direta, pelo voto, tornando-se um representante da população. Por isso, deve propor projetos que estejam de acordo com os interesses e o bem-estar do povo.

Fiscalização

Além das votações, os vereadores também têm o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidando da aplicação dos recursos e observando o orçamento. É dever deles acompanhar o Poder Executivo, principalmente em relação ao cumprimento das leis e da boa aplicação e gestão do dinheiro público.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Prefeitura de Assis Brasil inicia curso de Preparo de Salgados para incentivar empreendedorismo feminino

Publicado

em

Parceria com Governo do Estado e Senac qualifica mulheres para geração de renda e autonomia financeira

A solenidade de abertura contou com a presença do vice-prefeito Reginaldo Martins, da secretária municipal da Mulher, representantes da Secretaria de Estado da Mulher. Foto: cedida 

Assis Brasil, 12 de maio de 2025 – A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Cultura e Juventude, deu início nesta segunda-feira (12) ao curso de Preparo de Salgados, uma iniciativa em parceria com o Governo do Estado e o Senac. O evento de abertura contou com a presença do vice-prefeito Reginaldo Martins, da secretária municipal da Mulher e de representantes estaduais, além das alunas participantes.

Com aulas teóricas e práticas, a capacitação tem como objetivo fortalecer a independência financeira das mulheres do município, ensinando técnicas de produção e comercialização de salgados. A ação faz parte da estratégia da gestão municipal para promover qualificação profissional e fomentar o empreendedorismo local.

“Essa iniciativa amplia as oportunidades para as mulheres de Assis Brasil, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico da nossa cidade”, destacou a secretária municipal da Mulher. O curso reforça o compromisso da administração pública em investir em políticas que valorizem e capacitem a população.

O curso tem como objetivo fortalecer a autonomia financeira das mulheres do município, promovendo qualificação profissional e incentivando o empreendedorismo local. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

União entre Deracre, SPU, Iteracre e Bombeiros busca destravar áreas públicas em Xapuri

Publicado

em

A área em pauta envolve o aeródromo de Xapuri, administrado pelo Deracre, além de terrenos no bairro Mutirão e o prédio dos bombeiros

Deracre reforça articulação para legalizar área do aeródromo de Xapuri. Foto: Luy Andriel/Deracre

O governo do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), reforçou, nesta segunda-feira, 12, a atuação na regularização fundiária do aeródromo de Xapuri, em reunião com a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Administração (Sead) e representantes da Comissão de Regularização Fundiária do município. A área em pauta envolve o aeródromo de Xapuri, administrado pelo Deracre, além de terrenos no bairro Mutirão e o prédio dos bombeiros.

A proposta é agilizar o processo de titularização junto à União, o que inclui a doação oficial dos espaços ao Estado e, em alguns casos, à prefeitura. Segundo a presidente do Deracre, Sula Ximenes, o encontro reforça a importância da união entre os órgãos para destravar processos que impactam diretamente a população.

Governo do Acre trabalha para garantir segurança jurídica ao aeródromo, bairro Mutirão e área dos bombeiros. Foto: Luy Andriel/Deracre

“Essa articulação permite garantir segurança jurídica para áreas que são fundamentais para o funcionamento dos serviços públicos e o planejamento urbano de Xapuri”, destacou.

Responsável pelas ações técnicas de desmembramento e regularização da área, a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, explicou o papel do instituto no avanço do processo:

“Temos buscado uma solução definitiva para a área do bairro Mutirão, em Xapuri, que abrange o Corpo de Bombeiros e o aeródromo. Sabemos da importância dessa regularização para o desenvolvimento local e para a segurança jurídica das instituições e moradores. Na reunião de hoje, reafirmamos nosso compromisso com a parte que cabe ao Iteracre: elaborar as peças técnicas necessárias para o desmembramento da área e encaminhá-las à SPU, permitindo o avanço no processo de legalização”, explicou.

O superintendente da SPU no Acre, Tiago Mourão, afirmou que os processos estão avançando em ritmo acelerado, com prioridade para áreas que envolvem infraestrutura pública e interesse social. A previsão é de que a regularização do aeródromo seja concluída nos próximos meses. O Deracre acompanha de perto todas as etapas do processo, garantindo que as condições legais estejam adequadas para que o aeródromo continue operando com segurança e dentro da legalidade.

Iteracre reforça compromisso com desmembramento de áreas públicas em Xapuri. Foto: Luan Moura/Iteracre

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Xapuri receber R$ 464,9 mil do governo federal para recuperação após cheias do Rio Acre

Publicado

em

O valor autorizado pela União será complementado por uma contrapartida de R$ 10,3 mil da Prefeitura de Xapuri, totalizando R$ 475.226,99 em investimentos

O prazo para execução das ações é de 365 dias, contados a partir da publicação da portaria. Ao fim do período, o município terá até 30 dias para apresentar a prestação de contas final. Foto: cedida 

Xapuri, AC – O município de Xapuri foi autorizado a receber R$ 464,9 mil em recursos federais para a recuperação de áreas afetadas por desastres naturais, principalmente as atingidas pelas cheias do Rio Acre. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (9) e formalizada pela Portaria nº 1.329, do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

O recurso será transferido pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), com base no Plano de Trabalho aprovado no processo nº 59053.014931/2024-06.

O valor autorizado pela União será complementado por uma contrapartida de R$ 10,3 mil da Prefeitura de Xapuri, totalizando R$ 475.226,99 em investimentos.

A transferência será feita em duas parcelas, conforme regras da Portaria nº 3.033/2020, e o município terá 365 dias, a partir da publicação, para executar as obras. Após esse prazo, a prefeitura terá 30 dias para prestar contas ao governo federal. O descumprimento das determinações pode levar a responsabilização.

A medida visa amenizar os prejuízos causados pelas enchentes, que historicamente afetam a região, e reforçar a resiliência local frente a futuros eventos climáticos.

O prazo para execução das ações é de 365 dias, contados a partir da publicação da portaria. Ao fim do período, o município terá até 30 dias para apresentar a prestação de contas final. Foto: cedida 

Comentários

Continue lendo