fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Homem que matou adolescente por integrar facção rival é condenado a 23 anos de prisão

Publicado

em

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da 16ª Promotoria de Justiça Criminal junto à 2ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Rio Branco e Auditoria Militar, obteve a condenação do réu Uerli de Oliveira Mota pela morte do adolescente Eliomar da Silva Barbosa, ocorrida em janeiro de 2017, às margens da Estrada Transacreana. Atuou no júri o promotor de Justiça Teotônio Rodrigues Soares.

Conforme a denúncia do MPAC, o adolescente estava em sua residência quando o réu chegou. No local, Uerli indagou se ali funcionava uma boca de fumo, dizendo ser integrante de uma organização criminosa, ao que a vítima respondeu que “colava” com a referida facção e que “aqui estamos em casa”. O réu então pediu um copo d’água a Eliomar, com o objetivo de afastar a possibilidade de resistência da vítima, que acreditou se tratar de um colega de ação delitiva.

Ainda do lado de fora da residência, ao devolver o copo, Uerli sacou um revólver e atirou na vítima, que ainda tentou correr, mas foi alvejada na nuca. O réu ingressou na casa e efetuou mais um disparo, agora com a vítima ao chão. De posse de uma faca, ainda riscou o tórax da vítima com as iniciais da organização criminosa à qual era filiado e, em seguida, fugiu do local em uma moto.

Preso, o réu confessou a autoria do crime e alegou que o motivo seria a guerra entre facções. O Júri acolheu a tese do MPAC e Uerli foi condenado a uma pena de 23 anos e 8 meses de reclusão, em regime inicial fechado, por homicídio duplamente qualificado e por integrar organização criminosa.

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Militar prende neste domingo segundo foragido de fuga em massa do presídio de Rio Branco

Publicado

em

Natanael do Nascimento Salgueiro, de 25 anos, foi capturado no Residencial Rosalinda e voltará ao sistema prisional para cumprir pena de 10 anos por roubo

Após sua prisão, o foragido foi conduzido para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA), onde passará por procedimentos burocráticos, e posteriormente será levado para o complexo prisional. Foto: captada 

A Polícia Militar do 2º Batalhão prendeu, na manhã deste domingo (20), Natanael do Nascimento Salgueiro, 25 anos, um dos nove detentos que fugiram do Complexo Prisional Dr. Francisco de Oliveira Conde em 19 de junho. A captura ocorreu na Quadra 9 da rua Flor da Primavera, no Residencial Rosalinda, no 2º Distrito de Rio Branco.

Operação rápida e prisão sem resistência

De acordo com a PM, a guarnição recebeu informações precisas sobre o paradeiro do foragido e conseguiu localizá-lo sem confronto. Natanael, que estava em liberdade ilegal há pouco mais de um mês, foi levado para a Delegacia Central de Flagrantes (DEFLA) para os procedimentos padrão e, em seguida, será reintegrado ao sistema prisional. Ele ainda deve cumprir 10 anos e 3 meses pela condenação por roubo.

Fuga em massa ainda tem sete fugitivos soltos

Esta é a segunda prisão desde o episódio da fuga, que expôs falhas na segurança do presídio. As autoridades seguem em busca dos sete detentos restantes, e investigações apuram possíveis cumplicidades internas ou externas que facilitaram a evasão. A PM reforçou que mantém operações ativas para recapturar todos os envolvidos.

Destaques:
  • Segunda prisão desde a fuga em 19/06

  • Detento tinha 10 anos e 3 meses de pena restantes

  • Operação ocorreu sem confronto

  • Sete fugitivos seguem foragidos

A população com informações sobre os foragidos pode denunciar anonimamente

O Disque Denúncia Unificado (DDU) 181 é um canal de comunicação direta e anônima dos cidadãos com as polícias e Corpo de Bombeiros.

A chamada é gratuita. No Disque Denúncia, a identidade do denunciante e as informações repassadas são preservadas e mantidas sob anonimato.

Natanael do Nascimento Salgueiro, de 25 anos, foi preso na Quadra 9 da rua Flor da Primavera, no Residencial Rosalinda, região do 2º distrito da capital acreana. Foto: captada

Comentários

Continue lendo

Geral

Iapen confirma que sete presos fugiram na noite deste sábado da FOC

Publicado

em

 

Foto: Whidy Melo

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) se pronunciou oficialmente na noite deste sábado, 19, sobre a fuga de sete detentos do Complexo Penitenciário de Rio Branco.

Em nota pública, o órgão confirmou a evasão e informou que as identidades dos presos estão sendo levantadas.

O presidente do Iapen, Marcos Frank Costa, afirmou que todos os esforços das forças de segurança estão sendo concentrados na tentativa de recaptura dos foragidos. A fuga ocorreu durante a noite, mas ainda não foram divulgados detalhes sobre como os detentos conseguiram escapar da unidade prisional.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Seis detentos fogem do Complexo Penitenciário de Rio Branco; três foram recapturados dentro da unidade

Publicado

em

Fuga ocorreu na noite de sábado (19) e envolveu nove presos do pavilhão E; é a segunda evasão em menos de dois meses no presídio.

Presídio Francisco de Oliveira Conde – Foto: Reprodução

Seis detentos conseguiram escapar do Complexo Penitenciário de Rio Branco na noite deste sábado (19), em uma ação que envolveu ao todo nove presos do pavilhão E. Três dos internos foram recapturados ainda dentro da unidade prisional no momento da tentativa de fuga.

Segundo informações preliminares, o plano foi descoberto por volta das 18h, quando os detentos já pulavam o muro do presídio. A rápida atuação dos policiais penais evitou uma fuga maior. Nenhum agente ficou ferido durante a ocorrência.

Esta é a segunda fuga registrada no Complexo Penitenciário em menos de dois meses. Em junho, nove detentos escaparam da mesma unidade e, até o momento, permanecem foragidos.

Equipes de segurança seguem em diligência na tentativa de localizar os fugitivos. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública deve divulgar mais informações nas próximas horas.

Comentários

Continue lendo