A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC) publicou a ata referente à análise documental das candidaturas inscritas no Chamamento Público do Edital nº 005/2025, voltado ao Programa Cadeia Produtiva Especial. A reunião da Comissão Julgadora ocorreu no dia 18 de novembro, às 10h (horário de Brasília), na sede da fundação. A relação saiu no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira, 21.
A comissão foi designada pela Portaria nº 102/2025 e tem como responsabilidade avaliar a documentação dos candidatos concorrentes às bolsas de Inovação Tecnológica. O grupo é composto por Adna Rocha de Araújo Maia (presidente), Zenilda Alves Barboza da Silva e Antônia Souza da Conceição, todas representantes da FAPAC.
Candidatos classificados – Rio Branco
Após a análise documental, foram considerados habilitados os seguintes candidatos concorrentes à Bolsa Pesquisador:
Francisco Chagas da Silva
Paulo Sérgio Ribeiro de Araújo
Valdeci Martins de Farias
Gilberto Barbosa de Aguiar
Elisângela Galvão Barbosa
Sebastiana Souza da Silva
Marcio Cleice da Silva Nascimento
Maria Raimunda de Lima
Fábio Alencar dos Santos
Raimundo Ferreira da Costa
Sergio Carlos de Castro Nogueira
José Domingos de Lima Silva
Jorge Nilson Nogueira da Costa
Pedro Costa Coutinho
Antonia Marques da Silva
Mircleide Fernandes de Souza
Sebastião dos Santos Gomes
Ângela Maria Rodrigues Monteiro
Raimundo Nonato dos Santos Gomes
José Edilson Oliveira Mesquita
Paulo Antônio de Lima Silva
Josimar Ferreira da Costa
Paulo Antônio Lima Silva
Todos tiveram seus documentos considerados habilitados para continuidade no processo.
Candidatos classificados – Tarauacá
Também foram habilitados os participantes inscritos no município de Tarauacá, totalizando mais de 40 aprovados. Entre eles:
Pedro de Araújo
Francisco dos Santos
Maria da Conceição Silva
Nivaldo Carlos Rodrigues
Manuel Rodrigues
Maria de Fátima da Silva
Francisco dos Santos Nascimento
Valdemar de Oliveira Mourão
Raimundo Nonato Dantas de Araújo
Francisco de Assis Lopes da Silva
Manuel Silva Emidio
Maria das Dores Oliveira
Raimundo Altemir de Lima Nascimento
Raimundo Nonato dos Santos Nascimento
Marlino de Araújo Cordeiro
Sebastiana Gomes de Nazaré
Manuel dos Santos Nascimento
Maria Queiroz de Freitas
Josefa Alves de Mesquita
Maria Cruz da Silva Bezerra
José Francisco Oliveira Araújo
José Alquimar de Oliveira Brito
José de Souza Rocha
José Aldecino Abreu do Nascimento
Valdecir Rodrigues Silva
Antônio José Medeiro de Amorim
Terezinha Soares de Oliveira
Antônio da Cruz Corrente
José Gracira da Conceição
José Nilton Gonçalves da Silva
Maria Elivania Leite da Silva
Maria de Souza Araújo
Antônio Francisco de Souza Silva
Antônio Marcio de Lima Torres
Antônio da Conceição Barbosa
Antônio José Bezerra Rodrigues
João dos Santos Nascimento
Gerson Carneiro de Lima
Deusimar Vieira Mourão
Jorgimar Souza Morais
Antonia Luzeli de Lima Nascimento
Genivaldo Nascimento de Carvalho
Célio dos Santos Silva
Maria Auxiliadora Nascimento Lima
Cleison de Lima da Silva
Francisco de Assis Braga Vieira
Kennedy Luz Ferreira
Francisca da Silva Bezerra
Renan de Sá Ferreira
Antônio Francisco Souza Rodrigues
Clebson de Lima da Silva
Maicon Costa Lima
Raiane Souza Lima
Jalisson Gomes de Souza
Nataniele Souza Rodrigues
Todos foram considerados “habilitados” pela comissão.
O governo do Acre, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza, neste sábado, 21, e domingo, 22, um mutirão de cirurgias voltado à saúde da mulher. A ação integra o programa nacional Mais Especialistas, do Ministério da Saúde, e ocorre em alusão ao Mês da Mulher.
A iniciativa ocorre de forma simultânea em todo o país, envolvendo unidades hospitalares públicas, privadas e filantrópicas. O objetivo central é ampliar o acesso da população a procedimentos especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Equipe médica realiza procedimento cirúrgico durante mutirão. Foto: Gleison Luz/ Fundhacre
Na Fundhacre, os atendimentos foram concentrados no centro cirúrgico da unidade, beneficiando pacientes previamente reguladas. Ao todo, foram executados procedimentos de diversas especialidades, visando garantir agilidade e reduzir as filas de espera.
Durante os dois dias de mobilização, estão sendo executados procedimentos de diversas especialidades, como tireoidectomia total, plástica mamária não estética, reparo de manguito rotador, ressecção de cisto sinovial e tratamento de varizes. A ação contempla também demandas ginecológicas, incluindo histerectomias e curetagens, garantindo agilidade no atendimento e redução das filas de espera.
Antonia Neide, paciente contemplada pela ação relata. “Eu sentia muita dor no ombro e, quando trouxe os meus exames, o médico recomendou a cirurgia imediatamente. Graças a Deus, esse procedimento será realizado hoje. Esses mutirões são muito importantes, porque ampliam o acesso aos atendimentos. No meu caso, como eu trabalhava fazendo movimentos repetitivos, acabei desenvolvendo alguns problemas no ombro”, afirmou.
Antonia Neide é uma das pacientes beneficiadas pelo mutirão de cirurgias. Foto: Gleison Luz/ Fundhacre.
A inclusão da Fundhacre na mobilização nacional foi viabilizada após agenda institucional junto ao Ministério da Saúde, no início de março. O alinhamento reforça o compromisso do Estado com estratégias nacionais de atenção especializada e atendimento humanizado.
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, realizou uma visita às obras do novo Mercado Elias Mansour, localizado no centro da capital acreana, acompanhado de autoridades municipais, estaduais e equipe de governo. A obra da Prefeitura de Rio Branco já alcança cerca de 50% de execução e é considerada uma das mais importantes intervenções estruturantes da atual gestão.
Autoridades visitam às obras do novo Mercado Elias Mansour, localizado no centro da capital acreana. (Foto: Val Fernandes/Secom)
A agenda realizada na manhã deste sábado (21), contou com a presença da primeira-dama e chefe de Gabinete, Kelen Bocalom; do vice-prefeito, Alysson Bestene; do senador, Márcio Bittar; do secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira; do presidente da Câmara Municipal, Joabe Lira; além de outros secretários municipais e autoridades.
“Já estamos com quase 60% da obra pronta e, se Deus quiser, antes de setembro entregaremos esse mercado à população”, asseerou Tião Bocalom. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O prefeito Tião Bocalom ressaltou a importância da parceria institucional e o impacto da obra para a capital. “Essa é uma grande parceria que viabilizou esse investimento. Já estamos com quase 60% da obra pronta e, se Deus quiser, antes de setembro entregaremos esse mercado à população. Mesmo que não estejamos mais à frente da Prefeitura, nossa equipe e o futuro prefeito, Alysson Bestene, darão continuidade e farão essa entrega tão importante”, asseverou.
Investimentos e revitalização da área
O investimento total gira em torno de R$ 35 milhões, provenientes de emendas parlamentares e de contrapartida da Prefeitura de Rio Branco.
“Além do mercado, também há investimento para a praça em frente, que permitirá que as pessoas voltem a contemplar o rio”, afirmou Bittar. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O senador Márcio Bittar destacou os recursos destinados e a transformação urbana que o projeto irá proporcionar. “Esse recurso foi destinado ainda quando fui relator do orçamento. Além do mercado, também há investimento para a praça em frente, que permitirá que as pessoas voltem a contemplar o rio. É um espaço que beneficiará moradores e visitantes, fortalecendo o turismo e a economia local”, afirmou.
“Esse mercado será um cartão-postal da cidade, um espaço moderno que atrairá visitantes e fortalecerá a tradição local”, frsiou Alysson Bestene. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O vice-prefeito Alysson Bestene enfatizou que o novo mercado será um marco para o desenvolvimento de Rio Branco. “Esse mercado será um cartão-postal da cidade, um espaço moderno que atrairá visitantes e fortalecerá a tradição local. Também será fundamental para os pequenos produtores, que terão um espaço adequado para comercializar seus produtos, gerando renda e oportunidades”, frisou.
Execução da obra
“A obra está caminhando dentro do cronograma, com aproximadamente 50% executada”, salientou Cid Ferreira. (Foto: Val Fernandes/Secom)
O secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Cid Ferreira, explicou o andamento e a complexidade da construção. “A obra está caminhando dentro do cronograma, com aproximadamente 50% executada. Trata-se de uma obra complexa, que exige muitos detalhes, principalmente no acabamento, pois não é apenas um mercado, mas também um ponto turístico. Estamos construindo com alto padrão, envolvendo arquitetura, paisagismo e urbanismo”, salientou.
Previsão de entrega
A expectativa da gestão municipal é que a obra seja concluída nos próximos meses, consolidando o Mercado Elias Mansour como um novo polo turístico, comercial e cultural da capital acreana.
Evento do Progressistas Mulheres em Brasiléia reuniu grande multidão sob forte chuva; prefeitos da região manifestaram apoio à pré-candidata ao governo do Acre
As mulheres progressistas de Brasiléia acreditam que o caminho para uma sociedade mais justa passa pela inclusão plena das mulheres na política. Foto: captada
As mandatárias da Região do Alto Acre estão fortalecendo a presença feminina na política e transformando Brasiléia. Com liderança, diálogo e compromisso, elas estão criando força, participando de encontros, apoiando o movimento político no município e também projetos sociais, inspirando outras mulheres a ocupar espaços de decisão.
Cada passo é uma conquista coletiva que mostra o poder da representatividade e o impacto das mulheres na construção de um estado mais justo e igualitário.
Foi assim na noite marcada por mobilização e demonstração de força política no Alto Acre, na cidade de Brasiléia. Assim foi o ato de filiação e apresentação da executiva do Partido Progressistas Mulheres (PP) na cidade, que se vestiu de branco, azul e rosa para receber a vice-governadora e pré-candidata ao governo do Acre, Mailza Assis.
Organizado pelo grupo liderado pelo prefeito Carlinhos do Pelado, o evento reuniu uma grande multidão, a mobilização chamou atenção pela capacidade de articulação das mulheres da fronteira. Foto: Marcus José
Organizado pelo grupo liderado pelo prefeito Carlinhos do Pelado, o evento reuniu uma grande multidão no ginásio do bairro Ferreira da Silva, mesmo sob forte chuva que atingiu a fronteira. A mobilização chamou atenção pela capacidade de articulação das mulheres da fronteira e pelo engajamento da militância feminina.
Durante o ato político, prefeitos de três dos quatro municípios do Alto Acre estiveram presentes, manifestando apoio à pré-candidatura de Mailza Assis ao governo do Estado. Também participaram lideranças dos municípios de Bujari e Plácido de Castro, reforçando a articulação regional em torno do projeto político.
A mobilização chamou atenção pela capacidade de articulação das mulheres da fronteira pelo engajamento da militância feminina. Foto: captada
Desafios e conquistas das mulheres na política
Ao longo de décadas, as mulheres têm percorrido uma trajetória marcada por importantes conquistas, mas também por grandes desafios. Em uma sociedade em que o machismo e o patriarcado ainda são comuns, elas frequentemente sofrem violência e falta de respeito ao buscar igualdade e reconhecimento.
As mulheres têm o direito e a capacidade de ocupar todos os espaços que desejarem. No entanto, para alcançar essa igualdade de oportunidades, é crucial que as políticas públicas se empenhem em reduzir todas as formas de discriminação e reconheçam e valorizem o trabalho realizado por elas.
Propostas das mulheres da fronteira
Para garantir a presença feminina nas arenas políticas, as mulheres da fronteira propõem medidas como:
Implementação de cotas de gênero mais efetivas
Estabelecimento de políticas de financiamento transparentes e equitativas
Promoção de campanhas de conscientização sobre a importância da participação das mulheres na política
Criação de programas de capacitação e mentoria para encorajar e preparar mulheres para cargos públicos
Como vem acontecendo nas últimas décadas na política acreana, as mulheres querem mais.
No Acre, as mulheres têm lutado por seus espaços em todas as esferas da sociedade, e a política não é exceção. Foto: captada
Participação feminina como questão de vital importância
A participação feminina na política acreana é uma questão de vital importância para a construção de uma sociedade com oportunidades iguais. No Acre, as mulheres têm lutado por seus espaços em todas as esferas da sociedade, e a política não é exceção.
As mulheres progressistas de Brasiléia acreditam que o caminho para uma sociedade mais justa passa pela inclusão plena das mulheres na política, seguindo positivamente com o apoio incondicional à candidata do partido representada pela vice-governadora e pré-candidata ao governo nas eleições de outubro. Este é um objetivo que transcende fronteiras e culturas, unindo-as em uma causa comum.
Que venham as campanhas políticas e que sejam justas para as mulheres que querem fazer a diferença na política acreana.
Cada passo é uma conquista coletiva que mostra o poder da representatividade e o impacto das mulheres na construção de um estado mais justo e igualitário. Foto: captada
Você precisa fazer login para comentar.