Conecte-se conosco

Geral

Enem para Pessoas Privadas de Liberdade tem recorde de participantes no Acre em 2025

Publicado

em

Mais de 800 presos realizaram as provas do Enem PPL 2025 no Acre. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Incluir e ressocializar são metas do governo do Acre. Uma importante ferramenta para atingir esse objetivo no sistema prisional tem sido o trabalho voltado para a educação. Nesta terça-feira, 16, e quarta, 17, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inpe) Anísio Teixeira e o governo do Estado realizam a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Privados de Liberdade, (Enem PPL) 2025, para mais de 800 detentos.

Com um aumento de quase 70% de inscritos em relação ao ano anterior, o Enem PPL 2025 registrou 833 inscrições, enquanto em 2024 foram 491.

Estado propicia educação nos presídios, com escolas e profissionais capacitados. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Segundo a chefe da Divisão de Educação Prisional, Margarete Frota, o recorde de inscritos se deve a uma recente mudança na legislação que permite a participação de candidatos que ainda não possuem o ensino médio completo.

“Foram inscritos também presos que têm ensino médio incompleto ou fundamental completo. Para eles a importância disso é tanto o acesso ao nível superior quanto a conclusão do ensino médio. Alguns estão fazendo para tentar vaga de nível superior e outros é para a conclusão do ensino médio”, explica.

As provas são realizadas, anualmente, nas prisões e institutos socioeducativos de todo o Brasil e têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é que o exame é realizado em ambiente carcerário. A avaliação do exame é feita a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC). Com isso, o custodiado pode concorrer às vagas em faculdades por meio de programas como o Sistema se Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Rio Acre chega a 14,99 metros e segue acima da cota de transbordo na capital

Publicado

em

Foto: Sérgio Vale

O nível do Rio Acre atingiu 14,99 metros na medição realizada às 5h20 deste sábado, 31, em Rio Branco, segundo boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. Com isso, o manancial permanece acima da cota de transbordo, que é de 14,00 metros, mantendo a capital em situação de atenção.

De acordo com o informativo, nas últimas 24 horas foi registrado acumulado de chuva de 0,40 milímetro, volume considerado baixo, mas que não impediu a manutenção do nível elevado do rio. A cota de alerta, estabelecida em 13,50 metros, também segue ultrapassada.

 

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Rio Juruá transborda pela segunda vez no ano em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Nível chegou a 13,07 metros neste sábado (31), superando a cota de transbordamento; Defesa Civil coloca Plano de Contingência em prática, mas não há famílias desalojadas.

Foto: Cedida

O Rio Juruá transbordou pela segunda vez em 2026 no município de Cruzeiro do Sul. Na manhã deste sábado (31), o nível do manancial atingiu 13,07 metros, ultrapassando em 7 centímetros a cota de transbordamento estabelecida para a cidade. Até o momento, não houve necessidade de retirada de famílias de suas residências.

Com o rio acima da cota, a Defesa Civil municipal e o Corpo de Bombeiros iniciaram a execução do Plano de Contingência. De acordo com Júnior Damaceno, o objetivo é garantir rapidez na resposta caso a situação se agrave de forma repentina.

“Nesse nível, a gente já deixa tudo preparado para, caso a situação evolua de forma mais rápida, podermos dar uma resposta imediata. O plano de ação serve justamente para ampliar o apoio às pessoas que estão sofrendo com a alagação”, explicou Damaceno.

Se houver necessidade de remoção de moradores, quatro escolas já estão definidas como os primeiros pontos de acolhimento: a Escola Marcelino Champagnat, no bairro João Alves; a Escola Padre Arnoldo, na Cohab; a Escola Thaumaturgo de Azevedo, no bairro do Alumínio; e a Escola Corazita Negreiros, no bairro Telégrafo.

No último dia 17, o Rio Juruá havia transbordado pela primeira vez no ano, atingindo 11 bairros, 12 comunidades rurais e quatro vilas. Segundo a Defesa Civil, a retirada de famílias costuma ocorrer de forma efetiva quando o nível do rio alcança a marca de 13,70 metros.

Comentários

Continue lendo

Geral

Governo do Acre e Impact Hub Manaus apresentam mapeamento sobre a bioeconomia e inovação no Acre

Publicado

em

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e a Impact Hub Manaus apresentaram na última quinta-feira, 29, o mapeamento completo relativo à estruturação do ecossistema de bioeconomia e inovação no Acre. Realizado a partir das ações do Projeto Ecoam, o estudo apresentado na sede da Federação das Indústrias (Fieac), em Rio Branco, reúne milhares de dados, conexões institucionais e identificação de atores que atuam no estado.

A ideia é ampliar a articulação entre setor produtivo, pesquisa e políticas públicas. O encontro reuniu representantes de diversas instituições, técnicos e lideranças ligadas aos temas. O levantamento técnico contribui para organizar informações estratégicas sobre cadeias produtivas, iniciativas locais e ambientes de inovação ligados às duas áreas. A proposta é transformar os dados coletados em um banco de inteligência estruturada para orientar decisões, investimentos e ações do governo.

Dados do mapeamento fazem parte do Projeto Ecoam. Foto: cedida

O material também favorece a integração entre projetos já existentes que estão em pleno desenvolvimento. Outro ponto é a criação de uma base confiável para realizar planejamento interinstitucional que concretize novos avanços com eficiência e maior rapidez. O mapeamento também funcionará como referência para ações coordenadas que proporcionem um maior desenvolvimento dos setores nas diversas regionais acreanas para gerar emprego e renda no Acre.

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, destacou que a sistematização qualificada de dados territoriais é decisiva para elevar o nível das decisões estratégicas. “Quando se estrutura informação técnica, validada e territorializada, é criada uma base real para políticas mais eficientes e mensuráveis. O Acre precisa de instrumentos de inteligência produtiva para orientar investimentos e prioridades. Esse tipo de mapeamento reduz assimetrias de informação e melhora a coordenação entre governo, mercado e instituições. É engenharia de desenvolvimento aplicada”.

Priscila Messias (terceira da esquerda para a direita) ressaltou que o diagnóstico amplia capacidade de articulação entre atores da economia. Foto: cedida

O coordenador Operacional do Projeto Ecoam no Acre, Jefferson Barroso, enfatizou o caráter integrador do trabalho apresentado e sua conexão com diferentes segmentos econômicos. “A apresentação do mapeamento pela Impact Hub Manaus reforça uma agenda estratégica para o Acre, ao dialogar com o setor produtivo, que é pauta central da Seict, e também com os diversos fazedores da bioeconomia. É um trabalho muito grande, plural, conectado ao território e fundamental para qualificar políticas públicas e iniciativas de inovação no estado”, declarou ele.

A diretora de Tecnologia da Seict, Priscila Messias, ressaltou que a construção do diagnóstico amplia a capacidade de articulação entre os diversos atores da economia local. “O mapeamento contribui diretamente para a construção de uma agenda estratégica para o Acre, ao conectar os diversos atores da bioeconomia e da inovação. Trata-se de uma iniciativa coletiva, enraizada no território, essencial para fortalecer políticas públicas e impulsionar ações de inovação no estado”, destacou.

Segundo ela, a integração de dados e agentes acelera o alcance de resultados concretos.

The post Governo do Acre e Impact Hub Manaus apresentam mapeamento sobre a bioeconomia e inovação no Acre appeared first on Noticias do Acre.

Fonte: Conteúdo republicado de AGENCIA ACRE

Comentários

Continue lendo