Conecte-se conosco

Geral

Em Xapuri, pecuaristas aderem à plantação de milho e vão colher quase 2 mil toneladas do grão

Publicado

em

O proprietário Carlos Silva Novais aposta na plantação do milho já pelo quarto ano seguido e diz que a experiência tem sido muito gratificante

Por Raimari Cardoso

Sem nenhuma tradição na agricultura que não seja meramente a de subsistência, o município de Xapuri, cuja principal atividade rural é a pecuária, começa a chamar a atenção pela iniciativa de alguns pecuaristas de acrescentar o cultivo do milho à criação do gado, com o aproveitamento de áreas degradadas por meio de técnicas de recuperação do solo.

Em apenas quatro propriedades, foram 360 hectares de área plantada no ano passado, cuja previsão de colheita em 2021 é de cerca de 1.800 toneladas do grão. Parte dessa produção tem apoio do governo do estado, por meio da Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) e passa por processo de secagem a armazenagem no armazém da Companhia de Armazéns Gerais e Entreposto do Acre (Cageacre).

De uma família tradicionalmente pecuarista, que cria gado em Xapuri desde a década de 1970, o proprietário Carlos Silva Novais aposta na plantação do milho já pelo quarto ano seguido e diz que a experiência tem sido muito gratificante. Ele plantou 30 hectares neste ano e está com a colheita em andamento com a previsão de obter 150 toneladas do grão.

“É muito gratificante a gente poder expandir a nossa atividade para a agricultura como maneira de não dependermos tanto do que vem de fora. Sabemos que muita gente está plantando e que depois de um certo tempo de esquecimento está havendo um novo incentivo por parte do governo, pois são grandes as dificuldades que o produtor enfrenta para investir numa lavoura”, explicou.

Josimar Miranda, outro pecuarista tradicional em Xapuri, também apostou na agricultura neste ano e estima que sua safra deva render em torno de 70 toneladas do grão. De acordo com ele, o investimento na agricultura gera renda de maneira bem mais rápida que a criação de gado. “Em cerca de seis meses o produto é plantado, colhido e beneficiado para comercialização”, disse.

O paulista Rubens Ignácio Júnior, outro notório criador de gado em Xapuri, plantou 60 hectares e colheu cerca de 300 toneladas de milho na sua primeira safra. Sua propriedade, a fazenda Bom Jesus, se localiza no ramal do seringal Cachoeira, a alguns quilômetros da BR-317. Segundo ele, o objetivo é ampliar a área de lavoura a partir da próxima plantação.

“Eu sempre tive muita vontade de passar um pouco da pecuária para a lavoura, mas na nossa região não era muito comum e havia muitos desafios. Porém, de uns três anos para cá, as coisas vêm mudando e o incentivo apareceu por meio da Sepa, desde o preparo do solo para o plantio e na colheita também. Então isso estimulou muito a gente a ter essa coragem”, afirmou o produtor.

Júnior Ignácio, como o fazendeiro é mais conhecido em Xapuri, já comercializou toda a sua produção com o grupo Acreaves e Dom Porquito, de Brasiléia, e pretende ampliar a sua área de plantio para 150 hectares na próxima safra. De acordo com ele, o investimento de produtores da região na agricultura se apresenta como uma excelente oportunidade de melhoria da economia do município.

Na fazenda Portuguesa, localizada nas proximidades da zona urbana de Xapuri, uma das propriedades pioneiras do município na plantação de milho, a área de plantio é a maior. São 200 hectares de plantação de milho com previsão de uma colheita de, pelo menos, 1.000 toneladas do grão, de acordo com Huaris Arruda Melo, administrador da propriedade.

Segundo Huaris, a previsão de colheita na fazenda Portuguesa era de 120 sacas de 50 quilogramas por hectare plantado, mas problemas relacionados com o maquinário reduziram essa estimativa para 100 sacas/hectare. A propriedade contou com apoio do governo para as colheitas nos primeiros anos de plantio, mas hoje já dispõe de estrutura própria.

Armazenamento

Apesar do empenho que o atual governo estadual vem tendo em fomentar o aumento da produção agrícola no Acre, existem muitas limitações no que diz respeito à estrutura que pode ser disponibilizada aos produtores que pretendem se aventurar na expansão da produção de grãos no estado. Um dos problemas futuros é relacionado à armazenagem da produção.

Em Xapuri, depois de anos de inatividade, o armazém local da Cageacre passou, recentemente, por algumas melhorias, mas está distante de oferecer as condições necessárias para a secagem e armazenamento de uma produção maior do que a que atualmente está sendo praticada. As alternativas, além de distantes, também são poucas para um eventual maior volume de produção.

Em razão disso, alguns produtores já projetam a construção de silos próprios, como é o caso da fazenda Portuguesa, que já busca financiamento investir em uma estrutura que possa atender não apenas a demanda da propriedade, mas também de outros produtores do município, segundo afirmou ao ac24horas, o administrador Huaris Melo.

O apoio do governo

O técnico em desenvolvimento Agropecuário da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater-Acre), José Gonçalves de Oliveira, o Zeca da Emater, explicou ao ac24horas que os produtores estão sendo atendidos pelo Fundo Agropecuário Estadual (Funagro) dentro das novas normas estabelecidas pela atual gestão estadual.

Ele diz, no entanto, que a expectativa de uma maior quantidade de produtores investindo na produção de grãos vai demandar um outro patamar de apoio e assistência por parte do governo, tanto na disponibilização de maquinários quanto no que diz respeito ao processo de secagem e armazenagem das produções, para que não haja risco de perdas.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Geral

Homem baleado em confusão no Pronto-Socorro é preso após alta médica em Rio Branco

Publicado

em

Leandro Araújo foi encaminhado à Defla; tumulto envolvendo familiares de pacientes e PM deixou três baleados e policiais feridos

Leandro Araújo da Silva, de 32 anos, foi preso na noite desta sexta-feira (19) após receber alta médica do Pronto-Socorro de Rio Branco. Ele havia sido atingido por disparo de arma de fogo durante uma confusão envolvendo familiares de pacientes e policiais militares dentro da unidade de saúde. Após a liberação, Leandro foi conduzido à Delegacia de Flagrantes (Defla), onde ficou à disposição da Justiça.

Relembre o caso

Uma confusão generalizada terminou com três pessoas baleadas e três policiais militares feridos na noite desta sexta-feira (19), no pátio do Pronto-Socorro de Rio Branco, localizado na Avenida Nações Unidas. Além de Leandro Araújo da Silva, também foram atingidos por disparos Diego Araújo da Silva, de 35 anos, e Raimundo Felipe da Silva Ghellere, de 25 anos.

Segundo a Polícia Militar, a ocorrência teve início quando um casal chegou à unidade hospitalar com uma criança para atendimento. Ainda no ambulatório, houve uma discussão após o médico informar que apenas um acompanhante poderia permanecer na sala. O homem se recusou a sair e foi conduzido por vigilantes até o pátio do hospital.

Em seguida, familiares do casal chegaram ao local e passaram a discutir de forma exaltada, gerando tumulto e ameaças, o que levou ao acionamento da Polícia Militar. No pátio, três policiais foram cercados e agredidos. O comandante da guarnição levou socos, um soldado foi atingido na cabeça com um capacete e outro policial também foi agredido. Durante a confusão, houve ainda tentativa de tomada da arma de um dos militares.

Diante da situação, um dos policiais reagiu e efetuou quatro disparos, atingindo os três homens, principalmente nas regiões do abdômen e das pernas. Após os tiros, várias guarnições da PM chegaram ao local, controlaram o tumulto e uma mulher envolvida também foi presa.

Os feridos receberam atendimento imediato no próprio Pronto-Socorro e foram encaminhados à sala de trauma. A Polícia Civil, por meio da Equipe de Pronto Emprego (EPE), realizou os primeiros levantamentos no local. O caso será investigado pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), responsável pela apuração completa dos fatos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Crianças ficam feridas após explosão com álcool em residência na Vila Acre

Publicado

em

Irmãos de 3 e 12 anos sofreram queimaduras e foram transferidos para o Pronto-Socorro de Rio Branco; criança mais nova está em estado grave

Uma criança de 3 anos e um menino de 12 anos ficaram feridos após sofrerem queimaduras na noite desta sexta-feira (19), em uma residência localizada no ramal Bom Jesus, no bairro Vila Acre, Segundo Distrito de Rio Branco.

De acordo com relatos de familiares, os irmãos brincavam com álcool quando houve a explosão do material inflamável, atingindo principalmente o rosto das vítimas. A criança de 3 anos sofreu queimaduras de segundo grau, enquanto o adolescente apresentou ferimentos considerados mais leves.

Após o acidente, os familiares levaram as vítimas em um veículo particular até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito. No local, ambos receberam atendimento médico, sendo necessária a intubação da criança mais nova devido à gravidade das lesões.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e realizou a transferência dos irmãos para o Pronto-Socorro de Rio Branco, com o apoio de ambulâncias de suporte avançado e básico. A criança de 3 anos deu entrada na unidade hospitalar em estado grave, enquanto o menino de 12 anos apresentava estado de saúde estável.

Comentários

Continue lendo

Geral

Empresário de Cruzeiro do Sul relata “milagre” após sobreviver a grave acidente em Rio Branco

Publicado

em

Jovem de 27 anos mostrou veículo destruído e atribuiu sobrevivência à fé; acidente ocorreu em novembro deste ano

O empresário Jansen Albuquerque Rodrigues Melo Junior, de 27 anos, conhecido como Júnior, proprietário da loja J.A Suplementos, em Cruzeiro do Sul (AC), afirmou viver um verdadeiro milagre após sobreviver a um grave acidente de trânsito ocorrido no último dia 12 de novembro, em Rio Branco. Nesta sexta-feira (19), ele gravou um vídeo mostrando o estado do veículo que conduzia, completamente destruído, e declarou que, humanamente, seria impossível sair com vida diante da gravidade do impacto.

No relato, Júnior destacou as consequências físicas do acidente e atribuiu a sobrevivência à fé. “Eu poderia não estar gravando esse vídeo hoje, mas, pela misericórdia de Deus, estou aqui para testemunhar o milagre que Ele fez na minha vida. Dez quilos mais magro, dois litros de sangue a menos. Humanamente falando, poderia ter sido muito pior, mas Deus me guardou”, afirmou.

O empresário conduzia uma caminhonete S10 e mostrou, no vídeo, os danos causados pelo acidente. Segundo ele, as duas portas foram arrancadas e toda a lateral do veículo ficou destruída. “Vou mostrar como ficou o carro que eu me acidentei há 37 dias. Creia no Senhor, confie na palavra”, disse.

Durante a gravação, Júnior também deixou uma mensagem de encorajamento a pessoas que enfrentam dificuldades, reforçando a importância da fé em momentos de provação. Ele citou trechos bíblicos, como o Salmo 91, e afirmou que a experiência fortaleceu ainda mais sua crença.

“Mil cairão ao teu lado, dez mil à tua direita, e tu não serás atingido. Eu sempre fui um homem de muita fé, e hoje a minha fé triplicou, porque eu sei quem está comigo e quem me guarda. É Deus”, concluiu o empresário.

Assista ao vídeo:

Comentários

Continue lendo