Conecte-se conosco

Cotidiano

Em meio à crise de Covid-19, Hemoacre tem estoque crítico e faz campanha de doação de sangue

Publicado

em

Unidade montou uma tenda do lado de fora para evitar aglomeração de doadores na recepção.

Hemoacre faz campanha para doação de sangue em meio à crise de Covid-19 — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por Aline Nascimento, G1 AC

Em meio à crise de Covid-19, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) está com o estoque vazio e precisa de doação de sangue em Rio Branco.

A unidade iniciou uma campanha para chamar os doadores que podem fazer uma doação e ajudar no abastecimento.

Como prevenção, o Hemoacre montou uma tenda com cadeiras do lado de fora da recepção para evitar que os doadores esperem em um local fechado e sem ventilação. Mesmo assim, a direção diz que são raros os momentos em que há aglomeração de pessoas no local devido ao pouco número de doadores.

A enfermeira da captação do Hemoacre, Késia Nogueira relembrou que já há uma portaria do Ministério da Saúde que estabelece que apenas pessoas saudáveis possam doar sangue. Por isso, pessoas com sintomas de gripe e resfriado não podem fazer doações.

“Pessoas com síndrome gripal ou resfriado não podem doar sangue, tem que aguardar. A pessoa que tem febre precisa aguardar 30 dias, independente do momento que estamos vivendo. São pessoas saudáveis para se direcionarem ao hemocentro e fazer a doação”, friso.

A reportagem organizou uma lista com as alterações informadas pelas instituições. Ela será atualizada sempre que uma nova mudança for divulgada

Sem aglomeração

Outra estratégia para evitar aglomeração na recepção da unidade é o agendamento da doação. Késia disse que o doador pode ligar para o telefone 3248-1380 e marcar o horário que quer fazer a doação.

“Estamos em uma situação delicada, temos conversado com outros hemocentros para verificar a forma mais segura e, ao mesmo tempo, enfrentado uma crise pela falta de hemocomponentes. Então, estamos pedindo que nossos doadores liguem no setor de capacitação para agendar e evitar o aglomerado de pessoas”, confirmou a enfermeira.

Além disso, Késia garantiu que a unidade já oferece álcool em gel, um ambiente higienizado e as equipes são capacitadas e preparadas para lidar com as situações de emergência.

“Não temos cadeiras próximas, contato entre os doadores, temos como evitar esse tipo de situação. Fora de todo esse momento que estamos vivendo, já não temos um número suficiente de doadores. Não temos situações em que a recepção fique lotada, a não ser quando acontece alguma emergência”, contou.

Como evitar o contágio

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal;
  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
  • Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
  • Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
  • Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

Publicado

em

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.

Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.

O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.

Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.

O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro

Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.

“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.

50 borboleta

Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.

“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Publicado

em

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória

A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.

O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.

Atletas da Seleção

A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.

ADESUL é campeã

A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Comentários

Continue lendo