fbpx
Conecte-se conosco

Flash

Em Epitaciolândia, governo realiza segundo módulo de curso de apicultura

Publicado

em

Com a ascensão da cadeia produtiva de mel no Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), está realizando, esta semana, o segundo módulo do curso profissionalizante em boas práticas de beneficiamento na extração do mel da espécie de abelha melipona, na Fazenda Filipinas, em Epitaciolândia.

Curso ensina boas práticas na extração do mel da espécie de abelha melipona. Foto: Pedro Devani/Secom

Junior Souza, um dos 40 alunos do curso, iniciou as atividades na apicultura aos 14 anos, ao lado do pai, e atualmente está se profissionalizando para continuar com a tradição e garantir o sustento da sua família.

“Temos uma pequena propriedade no Bujari e criamos as abelhas lá. Já é uma fonte de renda para minha família, foi o que nos ajudou a construir nossa casa. O curso está nos ensinando muito, todos estão tirando suas dúvidas e estamos nos aprimorando. Seremos multiplicadores”, destacou o apicultor.

Segundo módulo do curso profissionalizante em boas práticas de beneficiamento na extração do mel está sendo realizado em Epitaciolândia. Foto: Pedro Devani/Secom

As boas práticas em apicultura se referem a técnicas corretas em manuseio na retirada e armazenamento, para haver excelência em aproveitamento, mas, sobretudo, na questão ambiental, uma vez que o projeto está sendo desenvolvido em áreas de preservação permanente (APPs), sem gerar nenhum tipo de dano ambiental.

“Sabemos da importância do mel nas nossas vidas e das abelhas para o mundo todo. Nossos técnicos são capacitados e estão repassando seus conhecimentos para os alunos. Destacamos principalmente a preservação ambiental; fomos o estado que mais preservou seu território e queremos continuar com esse título”, enfatizou o titular da Seagri, José Luis Tchê.

O projeto está sendo desenvolvido em áreas de preservação permanente (APPs) Foto: Mariana Marrane/Secom

A apicultura auxilia na proteção do meio ambiente, pois não há necessidade de desmatamento. Sendo assim, pode ser exercida em áreas de preservação ou em conjunto com outros meios de cultivo vegetal e animal.

“Estamos numa área de reserva ambiental e com este potencial de flora as abelhas irão produzir o mel e regenerar o meio ambiente com a polinização”, enfatizou o agrônomo e professor de apicultura Pedro Acioli.

O segundo módulo do curso possui 40 alunos. Foto: Pedro Devani/Secom

Comentários

Continue lendo

Flash

Tadeu Hassem saúda assistentes sociais e apoia redução de carga horária da classe

Publicado

em

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (15) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Tadeu Hassem (Republicanos) fez um discurso em homenagem ao Dia do Assistente Social, destacando a importância do trabalho realizado por esses profissionais e manifestando apoio à redução da carga horária de trabalho para 30 horas semanais.

O deputado ressaltou a importância do Dia do Assistente Social, comemorado em 15 de maio. “Eu ocupo a tribuna para saudar de forma especial, muito carinhosa e humilde, o dia tão importante hoje, 15 de maio, que é o Dia do Assistente Social”, disse ele, destacando sua experiência de quase 22 anos como servidor público. “Por onde eu servi ao meu Estado e ao município de Brasileia, recentemente, como contador público, eu sempre vi o trabalho do assistente social em todas as áreas do nosso Acre e dos municípios diversos, sobretudo no interior.”

Hassem declarou seu apoio ao projeto que propõe a redução da carga horária dos assistentes sociais. “Eu quero aqui me associar a esse projeto, ou anteprojeto, que será apresentado nesta Casa, com a redução de carga horária. Já é uma determinação do Conselho Federal de Assistente Social, outros Estados já têm essa questão, que o assistente social trabalhe apenas, apenas não, 30 horas semanais, que já é uma carga horária muito puxada.”

Ele destacou a relevância do trabalho desses profissionais para a população. “O trabalho que os senhores e as senhoras assistentes sociais fazem com a população é extremamente importante e eu os parabenizo por isso”, enalteceu.

Hassem destacou também a importância da assistência social em situações de emergência, como as enchentes recentes. “Nós passamos recentemente o Estado, 19 municípios, e Brasileia todo sábado da enchente forte que teve lá, e quando a gente ia fazer a movimentação de ajuda nas casas, no comércio, nos órgãos, nos bairros mais distantes e carentes, lá estava a assistência social dando suporte.”

Comentários

Continue lendo

Flash

Ele de novo: Detran suspende CNH de Ícaro Pinto condenado pela morte da jovem Jonlhiane Paiva

Publicado

em

Pelos próximos oito meses, Ícaro José da Silva Pinto não poderá dirigir veículo automotor em todo o país.

Ele deverá entrega a carteira nacional de habilitação à Divisão de Cassação do Detran-Ac.

Só a partir daí, a punição começará a ser cumprida na íntegra.

Ícaro Pinto, teve o direito de dirigir suspenso por infringir o artigo 175 do código de Trânsito Brasileiro, que dispõe sobre o uso de veículo para fazer manobras perigosas.

Consta ainda no processo, que os fatos, teriam ocorrido em 25 de agosto de 2018, antes da morte da jovem Jonlhiane Paiva.

A portaria diz ainda, que após o período de suspensão a CNH pode ser devolvida após comprovação de curso de reciclagem.

Em maio de 2022, após três dias de julgamento, Ícaro Pinto foi condenado a 10 anos e 10 meses de prisão pela morte da jovem Jonlhiane Paiva. O crime aconteceu em seis de agosto de 2020.

O réu, conduzia uma BMW a mais de 150 quilômetros hora, quando atropelou e matou a jovem.

Jonlhiane Paiva seguia para o trabalho em uma motocicleta quando foi atingida pelo carro na Avenida Antônio da Rocha Viana.

Hoje Ícaro Pinto cumpre prisão domiciliar, após ser envolver em uma confusão no Mercado do Bosque, quando cumpria pena no regime aberto.

Comentários

Continue lendo

Flash

Fernanda Hassem: Prefeita de Brasiléia e vice-presidente da Amac participa de workshop em Rio Branco

Publicado

em

A prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, participou no início da tarde desta terça-feira, 14, na sede da Associação dos Municípios do Acre (Amac), do workshop “Fortalecimento da Governança, Gestão e Controle nas Transferências Discricionárias e Legais”.

“Hoje é um dia muito importante para a Amac. Contamos com a participação de vários prefeitos, de instituição e principalmente de representantes do Programa Calha Norte. O Ministério da Defesa, através do programa, é um dos maiores padrinhos das prefeituras acreanas. Portanto, é na gestão municipal que os recursos precisam ser trabalhados, isso em todos os setores da administração pública. Quem ganha com isso é a comunidade, à população de modo natural”, destacou a prefeita.

O evento foi promovido pelo Departamento do Programa Calha Norte do Ministério da Defesa. O encontro contou com a participação do diretor do programa, representante do
Ministério da Defesa, o Sr. General Ubiratan Poty.

Comentários

Continue lendo