Flash
Em Epitaciolândia, governo realiza segundo módulo de curso de apicultura
Com a ascensão da cadeia produtiva de mel no Acre, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri), está realizando, esta semana, o segundo módulo do curso profissionalizante em boas práticas de beneficiamento na extração do mel da espécie de abelha melipona, na Fazenda Filipinas, em Epitaciolândia.

Curso ensina boas práticas na extração do mel da espécie de abelha melipona. Foto: Pedro Devani/Secom
Junior Souza, um dos 40 alunos do curso, iniciou as atividades na apicultura aos 14 anos, ao lado do pai, e atualmente está se profissionalizando para continuar com a tradição e garantir o sustento da sua família.
“Temos uma pequena propriedade no Bujari e criamos as abelhas lá. Já é uma fonte de renda para minha família, foi o que nos ajudou a construir nossa casa. O curso está nos ensinando muito, todos estão tirando suas dúvidas e estamos nos aprimorando. Seremos multiplicadores”, destacou o apicultor.

Segundo módulo do curso profissionalizante em boas práticas de beneficiamento na extração do mel está sendo realizado em Epitaciolândia. Foto: Pedro Devani/Secom
As boas práticas em apicultura se referem a técnicas corretas em manuseio na retirada e armazenamento, para haver excelência em aproveitamento, mas, sobretudo, na questão ambiental, uma vez que o projeto está sendo desenvolvido em áreas de preservação permanente (APPs), sem gerar nenhum tipo de dano ambiental.
“Sabemos da importância do mel nas nossas vidas e das abelhas para o mundo todo. Nossos técnicos são capacitados e estão repassando seus conhecimentos para os alunos. Destacamos principalmente a preservação ambiental; fomos o estado que mais preservou seu território e queremos continuar com esse título”, enfatizou o titular da Seagri, José Luis Tchê.

O projeto está sendo desenvolvido em áreas de preservação permanente (APPs) Foto: Mariana Marrane/Secom
A apicultura auxilia na proteção do meio ambiente, pois não há necessidade de desmatamento. Sendo assim, pode ser exercida em áreas de preservação ou em conjunto com outros meios de cultivo vegetal e animal.
“Estamos numa área de reserva ambiental e com este potencial de flora as abelhas irão produzir o mel e regenerar o meio ambiente com a polinização”, enfatizou o agrônomo e professor de apicultura Pedro Acioli.

O segundo módulo do curso possui 40 alunos. Foto: Pedro Devani/Secom
Comentários

Flash
Prefeitura de Rio Branco realizará saúde itinerante terrestre na Vila Verde, neste sábado

Vários atendimentos em saúde serão realizados (Foto: Arquivo/Assecom)
A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), vai realizar neste sábado (10), uma ação de saúde itinerante terrestre na Vila Verde, no km 58, estrada Transacreana, das 8h às 14h, com o objetivo de atender a comunidade que reside na zona rural.
Segundo a secretária municipal de Saúde (Semsa), Sheila Andrade, essa é uma ótima oportunidade para os moradores que estão precisando de algum serviço de saúde.
“A Prefeitura de Rio Branco continua com aquela mesma pegada de levarmos saúde com dignidade e qualidade a quem mais precisa, ou seja, na zona rural para àquelas pessoas que têm mais dificuldade com o acesso aos setores de saúde nas unidades de saúde em atenção básica”, disse.
A gestora ainda reforçou que é uma determinação do prefeito Tião Bocalom que a gestão esteja empenhada em levar à população um serviço mais humanizado, tendo em vista a dificuldade das pessoas que residem na zona rural. O prefeito também solicitou que a equipe de pequenas cirurgias também fizesse parte da ação.
“Nós vamos levar muita coisa boa e melhor ainda, o prefeito vai estar mostrando para toda a população de todos os benefícios que a prefeitura já fez e vai fazer para essa comunidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), também vai como parceira oferecendo vários serviços”, destacou.
Confira os serviços que serão disponibilizados a comunidade:
- Pequenas cirurgias;
- Consulta médica e de enfermagem;
- Odontologia;
- PCCU;
- Pré-natal;
- Imunização;
- Acompanhamento de Hipertenso e diabético;
- Teste rápido;
- Endemias (Leishmaniose e malária);
- Orientações para prevenção de doenças;
- Bolsa Família;
- Vacinação de cães e gatos;
- Educação em saúde.
Comentários
Flash
Fiéis confeccionam tapetes no dia de Corpus Christi em Brasiléia e Epitaciolândia
Fiéis mantem a tradição religiosa e concessionam tapetes coloridos com simbologia cristã em Brasiléia e Epitaciolândia para comemora do dia de Corpus Christi.
O Dia de Corpus Christi, em que os cristãos comemoram o Mistério da Eucaristia – Sacramento do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, representados de maneira figurada pelo pão e vinho –, é celebrado pela Igreja Católica nesta quinta-feira (8). A data recorda a última ceia de Jesus com os apóstolos.
Mesmo com o passar dos anos fiéis católicos seguem essa tradição que vão passando de pai para filhos, em Brasiléia a Rua Alencar Matos é coberta pela arte religiosa, em Epitaciolândia é usado a entrada da Igreja para a construção do tapete em alusão a data.
A noite aconteceu procissões nos dois municípios com a participação de centenas de fieis.
Comentários
Flash
Pequenos negócios respondem por 76% dos novos empregos de abril
Empresas de todos os segmentos abriram vagas no período; o setor de serviços criou o maior número de postos de trabalho, 69,4 mil
Os pequenos negócios continuam na liderança da geração de empregos do país: em abril, 76% dos 180 mil novos postos de trabalho foram criados nesse segmento. Um levantamento feito pelo Sebrae, com base nos dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), mosta que as micro e pequenas empresas geraram 136,3 mil vagas em abril.
No mesmo período, os negócios de médio e pequeno porte foram responsáveis pela abertura de 33,8 mil postos, e a Administração Pública, por 4,6 mil.
Os pequenos negócios de todos os segmentos da economia registraram aumento de contratos de trabalho, mas o que mais se destacou foi o setor de Serviços, que respondeu por seis a cada dez novas oportunidades, com a criação de 69,4 mil novas vagas.
Na comparação referente ao número de empregos criados, a Construção está em segundo lugar, com 25,1 mil. Depois, vem o Comércio, com 24,5 mil vagas abertas em abril, a Indústria da Transformação, com 11,3 mil postos, a Agropecuária, com 4,2 mil, a Indústria Extrativa Mineral, com 886, e os SIUP (Serviços industriais de utilidade pública), com 794.
“Mais uma vez, o segmento [de micro e pequenas empresas] mostra a sua importância para a redução do desemprego e fome no país. Após o impulsionamento de 1,9% do PIB [Produto Interno Bruto] no primeiro trimestre deste ano, a expectativa é que o resultado seja ainda melhor nos próximos meses e que um número maior de novos postos seja criado”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.
Resultados do ano
Entre janeiro e abril de 2023, foram geradas 705,7 mil novas oportunidades no Brasil, sendo que 540,5 mil foram de responsabilidade das micro e pequenas empresas, o que representa 76% desse saldo.
As médias e grandes empresas criaram 83,2 mil novos postos de trabalho, o equivalente a 11,7% do total de vagas abertas no período. “Os pequenos negócios continuam mantendo a regularidade na participação do volume de novos empregos nos últimos anos. Em fevereiro, o segmento chegou a representar 85% das vagas”, observa Décio Lima.
No primeiro quadrimestre de 2023, os pequenos negócios do setor de Serviços geraram 312,3 mil vagas, seguidos por Construção, com 110,8 mil, e Indústria da Transformação, com 94,3 mil.
O Comércio, mesmo apresentado saldo positivo nos últimos dois meses, ainda está com saldo negativo de 15,6 mil vagas no acumulado do ano, resultado que pode ser atribuído, em grande parte, às demissões de janeiro, que é, tradicionalmente, um mês com muitos desligamentos, decorrentes das contratações temporárias feitas para atende à demanda das festas de fim de ano.
Comentários
-
Flash2 dias atrás
Primeira edição da ‘Brasiléia Rural Show’ já tem data definida para realização
-
Geral2 dias atrás
Homem é preso com quase 200 quilos de carne de caça
-
Extra1 dia atrás
Delegado é transferido para Capital após quatro anos em Epitaciolândia
-
Cotidiano1 dia atrás
Motociclista percorre ruas de Cruzeiro do Sul com jibóia de ‘carona’; veja fotos
-
Extra1 dia atrás
Assaltante detido após viatura da PM cair em córrego tem prisão mantida no Acre
-
Geral1 dia atrás
Jovem é torturado por membros de facção por suposta pratica de furto
-
Flash1 dia atrás
Fiéis confeccionam tapetes no dia de Corpus Christi em Brasiléia e Epitaciolândia
-
Geral7 horas atrás
Polícia da Espanha encontra corpo de mulher desaparecida há 9 anos dentro de parede