fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Eleição presidencial na Bolívia deve ter segundo turno entre Evo Morales e Carlos Mesa

Publicado

em

O presidente boliviano Evo Morales acena para apoiadores no palácio presidencial, em La Paz, após o término da eleição, no domingo (20) — Foto: Reuters/Ueslei Marcelino

Evo Morales deverá enfrentar pela primeira vez um segundo turno em uma disputa pela presidência da Bolívia. Com 83,76% dos votos da eleição deste domingo (20) apurados, o presidente, que pertence ao Movimiento Al Socialismo (MAS), aparece com 2.256.603 de votos (45,28%) enquanto o segundo colocado, o ex-presidente Carlos Mesa, candidato do Comunidad Ciudadana (CC), tem 1.901.891 (38,16%).

Para vencer a disputa já no primeiro turno, Morales teria que conseguir 50% dos votos válidos mais um ou 40%, mas com pelo menos dez pontos a mais do que o segundo colocado.

Segundo o Órgão Eleitoral Plurinacional da Bolívia, o índice de comparecimento às urnas foi de 89,62%. Com 83,76% dos votos apurados, a eleição tinha ainda 73.403 votos em branco (1,4%) e 182.569 nulos (3,48%).

O segundo turno das eleições presidenciais bolivianas será no dia 15 de dezembro.

Esta é a quinta vez seguida que Morales disputa a presidência. Ele perdeu em sua primeira tentativa, em 2002, mas desde 2005 venceu três eleições seguidas, sempre no primeiro turno, com 53,7% dos votos, 64,2% (em 2009) e 61,36% (em 2014).

Antes mesmo da divulgação oficial dos números finais, Mesa – que presidiu o país entre 2003 e 2005 – já comemorava o resultado. “Realizamos um triunfo inquestionável que nos permite dizer com absoluta certeza e segurança, tanto pela informação da mídia quanto pelo nosso próprio cálculo interno: estamos no segundo turno!”, declarou entre militantes na sede de seu partido.

Em um vídeo transmitido ao vivo em seu perfil no Twitter, Evo Morales agradeceu aos eleitores, ressaltando que venceu quatro eleições seguidas, sem mencionar diretamente a disputa do segundo turno.

“Já enfrentamos tantas mentiras, mas o povo boliviano se impôs. E algo mais importante, novamente temos uma maioria absoluta na câmara dos deputados e na câmara dos senadores. Essa é a conscientização do povo boliviano. Contamos com a votação do campo”, afirmou, entre os gritos de seus apoiadores.

Queda de popularidade

Em um plebiscito em 2016, a população boliviana decidiu que Morales não poderia concorrer a um quarto mandato, mas no ano seguinte o Tribunal Constitucional determinou que o limite de dois mandatos presidenciais era “uma violação dos direitos humanos” e permitiu que ele se candidatasse novamente.

Muitos de seus eleitores, no entanto, ficaram descontentes com a decisão e afirmaram que não voltariam a votar no primeiro presidente indígena da história da Bolívia. Além disso, sua imagem ficou desgastada com denúncias de corrupção e, mais recentemente, por sua resposta considerada insatisfatória aos incêndios florestais que afetaram o país nas últimas semanas.

Neste domingo os bolivianos também votaram para eleger os 36 senadores, 130 deputados e 9 representantes supra-estatais integrantes da Assembleia Legislativa Plurinacional (ALP).

O candidato do Comunidad Ciudadana, Carlos Mesa, acena para apoiadores após falar sobre resultados da eleição presidencial na Bolívia, no domingo (20) — Foto: Reuters/David Mercado

Apoios

Uma surpresa na apuração foi a terceira colocação do pastor presbiteriano Chi Hyun Chung, do Partido Democrata Cristiano (PDC), que aparecia com 436.838 votos (8,77 %), ultrapassando Óscar Ortiz, da aliança Bolivia Dice No (21F), que sempre esteve a sua frente nas pesquisas e tinha 219.886 votos (4,41%).

Em entrevista ao jornal “El Deber” após a eleição, Chi disse que pretende conversar com integrantes do CC para negociar seu apoio a Carlos Mesa. “Estou muito grato pelo apoio (dos eleitores). Minha posição é clara, não estou de acordo com o Movimiento al Socialismo”, afirmou.

Também Óscar Ortiz se pronunciou, apoiando Mesa. “A decisão tomada pelo povo boliviano é que quem irá enfrentar Evo Morales no segundo turno é o Sr. Carlos Mesa. Nós respeitamos essa decisão e faremos isso sem nenhuma condição”, disse.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

População brasileira chega a 213,4 milhões em julho de 2025

Publicado

em

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

A população brasileira alcançou o contingente de 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025. A estimativa foi divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representa crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior.

A publicação da estimativa populacional no Diário Oficial da União é um requisito do Tribuna de Contas da União e serve como base para cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, transferências de recursos da União para os entes federativos.

Para se chegar à estimativa populacional, o IBGE parte do último censo realizado (2022) e faz projeção anual em cima de dados como taxas de mortalidade e nascimento. Os dados também são fundamentais para indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos entre os censos.

Na publicação, o IBGE aponta a população de todos os estados, do Distrito Federal, regiões metropolitanas e municípios. Uma novidade de 2025 é a inclusão de Boa Esperança do Norte, com 5.877 habitantes no Mato Grosso, o mais novo município do país, que soma atualmente 5.571 cidades.

De acordo com o gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Marcio Minamiguchi, o Brasil vivencia tendência de crescimento cada vez menor.

“Os resultados mostram uma desaceleração, o que já era indicado pelo Censo 2022 e pelas Projeções da População”, avalia.

De acordo com o instituto, a população brasileira seguirá em trajetória de crescimento até 2041, atingindo 220,43 milhões de habitantes, passando a encolher a partir de 2042. Em 2070, o país deve ter 199,2 milhões de pessoas.

 

Destaques

 

• São Paulo é o estado mais populoso do país, com 46 milhões de habitantes, o que representa 21,6% da população. É quase o mesmo de dizer que um em cada cinco brasileiros mora em São Paulo.
• Roraima, com 738.772, é o estado menos populoso.
• A cidade de São Paulo é a mais populosa do país, com 11,9 milhões de habitantes.
• Se a capital paulista fosse um estado, seria mais populosa do que 23 estados brasileiros, perdendo apenas para São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
• Entre as capitais, Palmas, no Tocantins, tem a menor população, 328,5 mil pessoas.
• Serra da Saudade, em Minas Gerais, é a menor cidade brasileira, com 856 habitantes.

 

Confira a população de todas as unidades da federação:

 

• São Paulo: 46,1 milhões
• Minas Gerais: 21,4 milhões
• Rio de Janeiro: 17,2 milhões
• Bahia: 14,9 milhões
• Paraná: 11,9 milhões
• Rio Grande do Sul: 11,2 milhões
• Pernambuco: 9,6 milhões
• Ceará: 9,3 milhões
• Pará: 8,7 milhões
• Santa Catarina: 8,2 milhões
• Goiás: 7,4 milhões
• Maranhão: 7,0 milhões
• Amazonas: 4,3 milhões
• Paraíba: 4,2 milhões
• Espírito Santo: 4,1 milhões
• Mato Grosso: 3,9 milhões
• Rio Grande do Norte: 3,5 milhões
• Piauí: 3,4 milhões
• Alagoas: 3,2 milhões
• Distrito Federal: 3,0 milhões
• Mato Grosso do Sul: 2,9 milhões
• Sergipe: 2,3 milhões
• Rondônia: 1,8 milhão
• Tocantins: 1,6 milhão
• Acre: 884,4 mil
• Amapá: 806,5 mil
• Roraima: 738,8 mil

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Artilheira do Estadual Sub-18 vai realizar teste no Palmeiras

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Camillynha foi decisiva na conquista das Craques do Futuro

A atacante Camilly Silva, 17, (Camillynha), artilheira do Campeonato Estadual Feminino Sub-18 com 20 gols pela equipe Craques do Futuro, vai fazer uma avaliação no Palmeiras. A atleta, uma das principais revelações do Estadual, deve viajar para São Paulo neste fim de semana.

“A Camillynha é uma atleta muito talentosa e tem boas chances de ser aprovada. Ele disputou o Campeonato Brasileiro pelo Rolim de Moura, de Rondônia, e mesmo muito nova tem experiência para encarar esse desafio”, comentou a técnica Neila Rosas.

Acertada com a Adesg

Camillynha viaja para o teste no Palmeiras acertada com a Adesg, de Senador Guiomard. A equipe será uma das novidades na disputa do Campeonato Estadual Feminino, torneio com seus início programado em outubro.

“Existe um acerto com a Camillynha, mas a prioridade é o Palmeiras. Vamos esperar para saber qual será o futuro da atleta”, disse a treinadora.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Galvez goleia a Adesg e assume liderança do Campeonato Estadual

Publicado

em

Foto Glauber Lima: O Galvez atuou com um time alternativo e manteve a invencibilidade

O Galvez goleou a Adesg por 4 a 0 nesta quarta, 27, no Florestinha, e assumiu a liderança da fase de classificação do Campeonato Estadual Sub-17 com 12 pontos. O Imperador tem 100% de aproveitamento no torneio.

Rodou o elenco

O técnico Eriano dos Santos rodou o elenco do Galvez e usou um time alternativo contra o Leão de Senador Guiomard.

“Fizemos uma boa partida. Essa primeira fase é longa e dentro do planejamento a ideia é colocar todos os atletas para jogar”, explicou Eriano dos Santos.

Sena x Assermurb

Sena Madureira e Assermurb fazem o duelo desta quinta, 28, a partir das 15 horas, no Florestinha, pela primeira fase do Estadual.

 

Comentários

Continue lendo