Cotidiano
Detentos do FOC denunciam falta de atendimento médico: “marcados para morrer”
As imagens, que são fortes, também mostram detentos com ferimentos inflamados nas pernas e braços. Todos eles, curiosamente, têm feridas semelhantes

Cerca de 20 homens, estariam amontoados em celas do pavilhão D e sem assistência médica.
João Renato Jácome
Um grupo de detentos do complexo prisional Francisco d’Oliveira Conde, que fica em Rio Branco, denunciou o que consideram como “abandono” por parte do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen). Os presos, cerca de 20 homens, estariam amontoados em celas do pavilhão D e sem assistência médica.
A mãe de um dos detentos foi taxativa ao classificar que os presos estão “marcado para morrer”, em um “corredor da morte”. A mulher, que pediu para não ser identificado, revela que tem conversado com o filho por telefone, mesmo ele estando preso, e que os colegas de cela estão com medo.
“Para você ter ideia, tem um amigo que está sem uma parte do dedo, e outro com as costas cheias de feridas. Meu filho está muito preocupado de ser algo contagioso. Sem falar que alguns presos tem tido febre e não foram retirados ainda para outros espaços. Tem um pavilhão lá, segundo os policiais, com 100 presos sintomáticos”, diz a mulher.
As imagens, que são fortes, também mostram detentos com ferimentos inflamados nas pernas e braços. Todos eles, curiosamente, têm feridas semelhantes. Além disso, os detentos alegam estar sem água potável para consumo diário, o que prejudica na limpeza das feridas e tratamento.

“Vai ser dado o devido atendimento aos presos que estão nas celas com esses ferimentos que precisam de cuidado. Essa situação foi do último episódio que eles atearam fogo”, disse o presidente do Iapen
“A situação lá dentro é muito grave, e o Ministério Público precisa urgentemente fazer alguma coisa. A gente não consegue muitas informações lá de dentro, porque a Direção do Iapen não repassa, os assistente sociais não informam para a gente quando vamos atrás. É desesperador isso tudo”, completa a mãe de uma dos presos.
O OUTRO LADO – O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, desmente as denúncias e diz que a falta de água só ocorreu durante o desabastecimento da semana passada, onde vários bairros da região do presídio também ficaram sem o serviço de distribuição de água. A equipe médica também estaria atendendo os presos.
No que tange ao atendimento, nós temos profissionais de saúde que estão realizando os atendimentos. Já vai ser averiguado e, dada a necessidade, já vai ser dado o devido atendimento aos presos que estão nas celas com esses ferimentos que precisam de cuidado. Essa situação foi do último episódio que eles atearam fogo.
Quando à água, Cunha destaca que o abastecimento do complexo está acontecendo sem problemas. “Nós conseguimos manter a água, e hoje o abastecimento está normal. As famílias estão sendo informadas à medida que os pacientes estão sendo testados positivo para a doença”, esclareceu o chefe do Iapen.
Comentários
Cotidiano
Preso por rebelião e homicídios, “Marechal” tem nova preventiva decretada por execução em lanchonete
Railan Silva dos Santos, que cumpre pena em presídio federal, é acusado de mandar matar Tássio Cleiton Ferreira em crime ocorrido em 2017; Justiça nega habeas corpus
O detento Railan Silva dos Santos, conhecido como “Marechal”, teve a prisão preventiva decretada no último dia 10 por envolvimento na execução de Tássio Cleiton Ferreira, assassinado a tiros enquanto trabalhava em uma lanchonete no bairro São Francisco, em Rio Branco, no ano de 2017. A ação criminosa ocorreu diante de clientes, da esposa e dos filhos da vítima.
Segundo investigação da Delegacia de Homicídios, Railan e Selmir da Silva Almeida teriam sido os mandantes do crime. O mandado foi cumprido no Presídio Federal da Papuda, em Brasília, onde Railan já está detido por outras acusações.
A defesa de Railan ingressou com pedido de liminar em habeas corpus contra a decisão do juiz da 1ª Vara do Tribunal do Júri, alegando que ele nega envolvimento no homicídio e que a denúncia partiu da delação de um integrante de facção criminosa ligada ao tráfico. No entanto, o pedido foi negado pela Justiça do Acre, que considerou ausentes os requisitos legais para concessão da liminar.
De acordo com o Ministério Público do Acre, Railan também foi apontado como líder da rebelião ocorrida em julho de 2023 no presídio Antônio Amaro Alves, em Rio Branco. O motim deixou cinco mortos, três deles decapitados. Imagens do circuito interno mostram o detento portando armas e articulando com outros presos.
Em setembro do mesmo ano, Railan e mais 13 envolvidos na rebelião foram transferidos para o presídio federal de segurança máxima em Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Comentários
Cotidiano
Flamengo: desempenho ofensivo diminui drasticamente após o Carioca
Equipe passa dois jogos sem marcar gols pela primeira vez em 2025 sob comando de Filipe Luís

LDU e Flamengo se enfrentaram em Quito, pela Libertadores • Divulgação/ X Libertadores
A falta de eficiência na “hora H” tem sido apontado como um dos problemas do Flamengo nos inícios de Brasileirão e Libertadores.
Nos últimos dois jogos, por exemplo, o time de Filipe Luís não fez gols contra Vasco e LDU-EQU pelas respectivas competições. Os números apontam a queda na efetividade do setor ofensivo desde o fim do Campeonato Carioca.
Desde o título estadual, o Flamengo disputou oito partidas e marcou 13 gols, uma média de 1,63 por jogo. Desses oito compromissos, cinco foram pelo Brasileirão e três pela Libertadores.
Na primeira parte da temporada, que inclui 10 jogos do Carioca com o time principal e a Supercopa do Brasil, foram 25 gols em 11 partidas, o que representa uma média de 2,27 gols por jogo.
O nível de enfrentamento na Série A e na Copa, é claro, ajuda a explicar a queda. Contra o Vasco, Filipe Luís ressaltou a atuação de Léo Jardim, que fez defesas importantes no Maracanã.
Diante da LDU, em Quito, o time adotou uma postura diferente ao longo da partida no Casa Blanca por conta do desgaste proporcionado pelos 2.850 metros acima do nível do mar.
A série contra Vasco, pelo Brasileirão, e LDU, pela Libertadores, marca apenas a segunda vez desde o início do trabalho de Filipe Luís sem o Flamengo marcar gols em jogos consecutivos.
A primeira sequência foi ainda em outubro de 2024. Na terceira e quarta partida de Filipe Luís no comando do time, o Flamengo perdeu para o Fluminense por 2 a 0 pelo Brasileirão, e, na sequência, empatou sem gols com o Corinthians, pela Copa do Brasil.
Os próximos jogos do Flamengo
- 27/4 – Flamengo x Corinthians, no Maracanã (Brasileirão)
- 1/5 – Botafogo-PB x Flamengo, no Castelão (Copa do Brasil)
- 4/5 – Cruzeiro x Flamengo, no Mineirão (Brasileirão)
- 7/5 – Central Córdoba, em Santiago del Estero (Libertadores)
- 10/5 – Flamengo x Bahia, no Maracanã (Brasileirão)
- 15/5 – Flamengo x LDU, no Maracanã (Libertadores)
Fonte: CNN
Comentários
Cotidiano
Entenda por que Neymar é crucial em negociação por novo técnico da Seleção
Meia-atacante do Santos terá papel na escolha do nome

Neymar segue em recuperação de lesão na coxa • Vitor Silva/CBF
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vive dias decisivos pela escolha do novo treinador da Seleção Brasileira.
Ancelotti e Jorge Jesus são os principais cotados para assumirem o cargo, deixando por Dorival Júnior no início de março, após sequência de resultados negativos.
Quem está de olho na contratação é Neymar, lesionado no momento, mas esperança do Brasil para a próxima Copa do Mundo. O jogador, inclusive, terá papel importante na escolha.
Como Neymar influencia na escolha?
O CNN Esportes apurou que o camisa 10 foi consultado pela CBF sobre o novo treinador da Seleção. O movimento é visto como natural, diante do status de referência do craque na Amarelinha, mas também é válido destacar que jogador não tem o poder do veto nas negociações.
Neymar prefere a escolha de Ancelotti, que também é o preferido do presidente Ednaldo Rodrigues.
A relação estremecida do meia-atacante com Jorge Jesus, com quem teve poucas oportunidades e viveu cenário “frio” nos bastidores do Al-Hilal, naturalmente, pesou na hora de opinar.
Momento de definição
Os próximos dois dias serão fundamentais para a CBF, que segue em compasso de espera para abrir negociações com os nomes escolhidos.
Na sexta-feira (25), Jorge Jesus disputa as quartas de final da Champions Asiática pelo Al-Hilal, enquanto Ancelotti encara o Barcelona na final da Copa do Rei da Espanha, no sábado (26).
Quem perder primeiro, certamente, será consultado para entender os próximos passos das tratativas.
Fonte: CNN
Você precisa fazer login para comentar.