Conecte-se conosco

Cotidiano

Criança de 2 anos morre atropelada em Manoel Urbano ao tentar correr atrás de cachorro

Publicado

em

Catrine Bezerra morreu atropelada por uma caminhonete da Secretaria de Saúde de Manoel Urbano na noite dessa quinta-feira (4). Criança foi levada para o hospital, contudo, morreu antes de ser transferida para Rio Branco. Polícia Civil investiga o caso

Catrine morreu atropelada na noite desta quinta (4) em Manoel Urbano. Foto: Arquivo pessoal

A pequena Catrine Bezerra, de 2 anos, morreu atropelada por uma caminhonete da Secretaria de Saúde de Manoel Urbano, cidade do interior do Acre, na noite dessa quinta-feira (4). A criança foi atingida pelo veículo quando correu atrás do cachorro da família na rua.

A informação foi confirmada pela Polícia Militar e pela Saúde Municipal. O secretário de Saúde, Fransuar Sardes, disse que a família recebe todo suporte necessário, inclusive funerário. A gestão divulgou uma nota de pesar.

“Lamentamos profundamente a fatalidade. A condutora prestou socorro imediato e a Secretaria de Saúde tem dado todo o suporte necessário à família”, destacou o secretário.

Testemunhas informaram à Polícia Militar que a menina brincava em frente à casa antes do acidente. Ela correu em direção ao cachorro da família, que estava na rua e, nesse momento, a caminhonete que passava atingiu a criança.

Corrida contra o tempo

A motorista levou a menina para a Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano no veículo. Segundo Fransuar Sardes, o estado de saúde de Catrine era grave. Por isso, a equipe começou a se mobilizar para transferi-la para Rio Branco.

A cidade de Manoel Urbano fica a 230 quilômetros da capital acreana pela BR-364. Por isso, a secretaria tentou fazer a transferência da criança em um voo fretado.

“Entrei em contato com o secretário Pedro Pascoal, que se dispôs a ajudar. Tentamos também contato com a [Empresa Aérea] Ortiz para fretarmos um avião e foi cobrado R$ 20 mil. Iríamos pegar, mas a [Agência Nacional de Aviação Civil ] Anac não libera voo noturno pra cá”, lamentou.

O secretário destacou também que a empresa aérea se comprometeu a fazer a transferência da menina às 4h desta sexta. Contudo, Catrine morreu no hospital de Manoel Urbano.

Investigação

Os delegados Thiago Parente e Rivânia Franklin disseram que a motorista prestou socorro à criança. Ela foi até a polícia por conta própria, explicou o que aconteceu, deu depoimento e foi liberada..

“Ela, assim como todas as testemunhas foram ouvidas. Se apresentou voluntariamente para esclarecer os fatos e, aparentemente, foi realmente uma fatalidade”, informou Thiago.

Rivânia pontuou que já iniciou uma investigação sobre o caso. “Estamos instaurando procedimento para apurar a responsabilidade pela morte da criança. Só mais a frente será possível passar mais informações”, disse ela.

A criança correu atrás do cachorro da família e entrou na rua bem no momento em que o veículo passava. O motorista não conseguiu parar a tempo e atingiu a menina. Foto: cedida 

Nota de pesar

“A Secretaria Municipal de Saúde manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento da criança Catrine, ocorrido na tarde desta quinta-feira (04/09). Infelizmente, por volta das 17h45, um acidente envolvendo um veículo oficial da saúde vitimou a criança. A condutora prestou socorro imediato, conduzindo-a com a família até a Unidade Mista de Saúde, mas, apesar de todos os esforços, a criança não resistiu.

Neste momento de dor, a Secretaria se solidariza com os familiares e amigos, colocando-se à disposição para todo o apoio necessário.

Expressamos nossas mais sinceras condolências, rogando a Deus que conforte o coração de todos.

Sec Municipal de Saúde – Fransuar Sardes”

Nota de Esclarecimento

“A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano, informa que a equipe médica seguiu todos os protocolos estabelecidos e dedicou-se ao máximo no atendimento da criança de dois anos vítima de um grave atropelamento na tarde de quinta-feira, 4. Lamentavelmente, apesar dos esforços da equipe, a criança não sobreviveu.

A equipe lamenta profundamente a perda e reafirma seu compromisso com a saúde da população.

Hermerson Almeida, Gerente Geral , Unidade Mista de Saúde de Manoel Urbano”

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

OAB dos Médicos: residência é caminho para resolver baixo desempenho, diz secretário do Ministério da Saúde

Publicado

em

Pasta de Felipe Proenço quer aumentar número de vagas e bolsas para residência médica
Valter Campanato/Agência Brasil – arquivo

Felipe Proenço aposta em capacitação dos médicos recém-formados na residência para garantir eficiência dos profissionais

A residência médica é apontada como o principal caminho para qualificar profissionais que apresentaram baixo desempenho nas avaliações do MEC (Ministério da Educação). A avaliação é do secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.

Em entrevista exclusiva ao R7 Planalto, Proenço comentou o cenário da formação médica no Brasil após a realização do Enamed (Exame de Avaliação da Formação Médica) — chamado também de OAB dos Médicos, conhecido como a “OAB dos Médicos”. Os dados divulgados mostram que quatro em cada dez estudantes de medicina de instituições privadas não atingiram a nota mínima de proficiência.

Isso significa que esses estudantes acertaram menos de 60% das 100 questões da prova, aplicada no segundo semestre do ano passado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Segundo Proenço, mesmo sem alcançar a nota mínima, a legislação atual permite que o médico recém-formado exerça a profissão. “Por isso, a gente avalia que a residência médica é o grande caminho para enfrentar essa questão”, afirmou.

Apesar disso, o déficit de vagas de residência preocupa o Ministério da Saúde. “Em 2023, cerca de 32 mil estudantes concluíram o curso de medicina. Já em 2024, havia vagas de residência para apenas 16 mil desses novos médicos”, explicou.

Proenço acrescentou que essa falta de vagas ajuda a explicar a alta procura pelo Enamed no ano passado. “Dos mais de 89 mil inscritos, 39 mil eram concluintes do curso de medicina, enquanto outros 49 mil já eram médicos formados que buscavam uma vaga na residência médica”, disse.

Falta de investimento

Para o secretário, o problema está ligado à falta de investimentos em anos anteriores. Ele lembrou que a Lei do Mais Médicos, de 2013, previa a universalização das vagas de residência médica, com uma vaga para cada egresso do curso de medicina. No entanto, essa regra foi revogada em 2019, com a criação da lei do Médicos pelo Brasil.

Segundo Proenço, a mudança reduziu o número de vagas, já que deixou de existir a exigência de que novos cursos de medicina criassem vagas de residência equivalentes ao número de formandos. “Isso não foi fiscalizado. Muitos desses cursos, além de terem notas insatisfatórias, oferecem poucas vagas de residência para seus próprios egressos”, afirmou.

Ao R7 Planalto, Proenço adiantou que o Ministério da Saúde estuda a criação de até 5 mil novas bolsas de residência médica. “O atual governo retomou o investimento nessa área, abriu mais mil bolsas em 2024 e outras 3 mil em 2025. Agora, estamos avaliando a possibilidade de criar pelo menos 5 mil novas vagas, para reduzir esse desequilíbrio”, concluiu.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rivera “desiste” e New City é campeão Estadual de 2025

Publicado

em

Foto FEAB: Grandes partidas marcaram o Campeonato Estadual

A fase final do Campeonato Estadual de 2025 foi cheia de “imprevistos” e nesta sexta, 30, o filme acabou se repetindo. Os Dirigentes do Rivera, de Tarauacá, comunicaram a Federação Acreana de Basquete(FEAB) a falta de condições para se deslocar até Rio Branco e desta maneira a equipe não poderia jogar a final do Campeonato Estadual, no masculino. A decisão estava programada Neste sábado, 31, a partir das 13 horas, no ginásio do IFAC, e o New City fica com o título sem entrar em quadra.

Final no feminino

AAB e ABMAC decidem o título do Campeonato Estadual, no feminino. As duas equipes entram em quadra sem favoritismo e devem realizar uma final equilibrada.

Torneios programados

A FEAB vai promover torneios de 3 pontos, agilidade e enterradas durante a programação deste sábado, no IFAC.

“Tínhamos pensando em uma grande programação e vamos promover mesmo com a ausência do Rivera. O New City fará um amistoso contra a seleção do campeonato para podermos fechar a temporada de 2025”, declarou o diretor técnico da FEAB, professor Manieldem Távora.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Wanderson Jordão é seleção da 6ª rodada do Paulistão A2

Publicado

em

Foto arquivo pessoal: Wanderson Jordão vive grande fase no Monte Azul

O acreano Wanderson Jordão pegou a seleção da 6ª rodada do Campeonato Paulista da A2. O atacante disputa a competição pelo Monte Azul em seis jogos, marcou um gol e deu duas assistências.

“Fui seleção em três das seis rodadas da competição. Venho trabalhando duro e o nosso objetivo é tentar o acesso. O campeonato é muito disputado, mas temos um time capaz de lutar pelos objetivos”, declarou o atacante acreano.

Mais duas temporadas

Wanderson Jordão vive grande e acabou de renovar seu vínculo com o Monte Azul por mais duas temporadas.

“A nossa estrutura é excelente e podemos trabalhar com muita tranquilidade. Tenho uma identificação com o clube e a torcida e isso acabou facilitando a renovação do contrato”, afirmou Wanderson Jordão

Comentários

Continue lendo