fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Corpo de Bombeiros do Acre cadastra equipe de resgate com animal para ajudar em missões internacionais

Publicado

em

Para poder participar de ações resgate e salvamento, o Acre cadastrou, junto ao governo federal, um binômio, ou seja, uma dupla formada por um cinotécnico, profissional que emprega cães em tarefas especializadas, e o seu animal.

Com isso, o sargento Juliano Elias Pereira, do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), e a cadela Zoe, uma pastora belga, estão inscritos para compor missões internacionais e podem ser chamados para integrar equipes como as que têm atuado em busca de pessoas, após o terremoto ocorrido na semana passada, na Turquia e na Síria.

A capacidade olfativa dos animais é o que os torna essenciais para missões de resgate. Foto: Diego Gurgel/Secom

“Os cães aceleram o processo de busca. Depois que equipes especializadas com esses animais chegam, mais vítimas são encontradas”, relata o sargento.

O cinotécnico Arryson Oliveira, terceiro-sargento da corporação, explica por que isso ocorre: “Enquanto nós, humanos, temos cinco milhões de células olfativas, os cachorros possuem 200 milhões, então fica muito mais fácil para eles, quando treinados, encontrarem vítimas em escombros”.

Além de Zoe, os bombeiros têm um cão da raça rastreador brasileiro, Hunter, e uma cadela labradora, Cerys, que no momento não está na ativa. “Já doamos filhotes para os estados do Pará, Rondônia e Alagoas, para que iniciem essa atividades em suas localidades”, diz o comandante operacional e primeiro-tenente do CBMAC, Francisco Freitas Filho.

O terceiro-sargento Arryson Oliveira e o sargento Juliano Elias Pereira posam junto aos animais. Foto: Diego Gurgel/Secom

O coronel Charles Santos, comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Acre, destacou o trabalho do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), que vem auxiliando e capacitando os bombeiros nos estados.

“É uma honra para o CBMAC poder cadastrar, junto ao governo federal, um profissional para participação em força-tarefa de resgate, numa demonstração dos investimentos que o governo vem realizando ao longo dos últimos quatro anos na segurança pública”, frisa o comandante.

Comentários

Continue lendo

Geral

João Marcos Luz propõe a concessão das paradas de ônibus às empresas

Publicado

em

O vereador João Marcos Luz apresentou, na sessão realizada na manhã desta quarta-feira, 24, um Projeto de Lei que propõe a parceria entre o setor público e o privado para a concessão dos pontos de ônibus às empresas. A ideia central é garantir a conservação dos “abrigos”, como são popularmente conhecidos, oferecendo em contrapartida a possibilidade de exploração publicitária do espaço.

O projeto define que a concessionária terá a responsabilidade de realizar a devida limpeza e manutenção, assegurando a funcionalidade. A seleção dos interessados em explorar o serviço será feita por meio de licitação.

De acordo com o vereador, tanto a população quanto as empresas serão beneficiadas, pois haverá novos espaços para a divulgação de informações e propagandas, proporcionando maior conforto para a população, que poderá exigir maior eficiência do equipamento utilizado para proteger as pessoas da chuva e do sol.

“Tudo o que for benéfico para a população na parceria público-privada, vamos buscar. Este projeto é uma oportunidade comercial que contribui para a otimização dos recursos públicos utilizados na manutenção e no combate ao vandalismo”, concluiu João Marcos Luz.

Comentários

Continue lendo

Geral

Assis Brasil prepara programação para comemorar 48 anos de fundação

Publicado

em

O prefeito do município de Assis Brasil, Jerry Correia, anunciou na manhã desta quarta-feira, 23, a programação oficial dos festejos para comemorar o aniversário de 48 anos de fundação.

A programação prevê a realização de diversas atividades esportivas, Marcha para Jesus, com show nacional, desfile cívico e o já conhecido CarnavAssis, o carnaval fora de época da tríplice fronteira.

Em reunião no seu gabinete, o gestor recebeu representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, Conselho Tutelar, Associação de Vendedores de Alimentação e Bebidas, além da Comissão Municipal de Organização de Eventos Públicos para apresentar a estrutura do evento e tratar sobre a segurança durante os festejos.

As atividades alusivas ao aniversário da cidade já começam no dia 1º de maio, com a abertura oficial do mês de Assis Brasil e a Semana Evangélica.

No dia 3 de maio acontece o 2º Festival da Canção Gospel e no dia 4 a Marcha para Jesus, com o show nacional do cantor Juliano Son.

Entre os dias 6 e 11 de maio serão realizadas diversas atividades esportivas no estádio municipal e ginásio Sidney Nascimento. Já nos dias 17, 18 e 19 de maio acontece o Carnavassis 2024 com diversas atrações locais, regionais e nacionais.

Comentários

Continue lendo

Geral

Com 91 vagas, inscrições para o concurso do Detran seguem até 23 de maio

Publicado

em

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Administração (Sead) e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), anuncia que as inscrições para o concurso público do Detran seguem até o dia 23 de maio. O certame conta com remunerações que podem passar dos R$ 9.500, quando somadas às gratificações, e dispõe de 91 vagas para profissionais de nível superior em diversas áreas.

Concurso dispõe de 91 vagas para nível superior em diversas áreas. Foto: Eduardo Gomes/Detran

 

Comentários

Continue lendo