Cotidiano
Cooperativismo acreano ganha destaque na Semana da Competitividade 2025 em Brasília
Pela primeira vez, uma edição especial da Semana de Competitividade será inteiramente dedicada aos profissionais de comunicação do cooperativismo brasileiro

A expectativa para o evento é alta. Para Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, a Semana de Competitividade 2025 será um marco para o cooperativismo. Foto: captada
O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas abriu a Semana da Competitividade nesta segunda-feira (9), evento que reuniu 800 comunicadores de cooperativas de todo o Brasil com o foco na Comunicação que Fortalece e Multiplica.

“A presença do Acre neste encontro nacional é fundamental para que possamos ampliar nossa visão estratégica sobre a comunicação no cooperativismo, fortalecendo ainda mais as nossas ações locais”, destacou Valdemiro Rocha.
O cooperativismo de acreano está em evidência na Semana de Competitividade 2025, um evento crucial para o setor no país. O evento ocorre entre os dias 9 e 10 de junho em Brasília. Liderada pelo Sistema OCB/RR (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Roraima), a comitiva contendo 24 membros, entre gestoras do Sistema e presidentes de cooperativas que buscam impulsionar a inovação e visibilidade. A participação é ainda mais significativa neste ano, que marca o reconhecimento global do cooperativismo pela ONU.
A delegação acreana mergulha numa programação intensa de palestras, mesas redondas e laboratórios. O foco principal é aprimorar estratégias de Comunicação e Marketing para fortalecer o selo “Somos Coop” e ampliar a presença digital das cooperativas.
Foco em Comunicação e Estratégias: O Que Esperar
A Semana de Competitividade 2025 é dedicada à comunicação cooperativista. Os participantes do acre terão acesso a quatro trilhas principais:
– Planejamento e Dados (uso de IA e métricas);
– Branding (construção de marcas fortes), Comunicação Institucional (reputação e gestão de crise) e,
– Marketing (campanhas eficientes e digital).
Haverá também Laboratórios (Labs) de Cocriação, espaços práticos para aplicar conhecimentos e trocar experiências. Palestras com especialistas abordarão temas como Comunicação com Propósito e a força do movimento “SomosCoop”.
O Sistema OCB/RR e as cooperativas buscam estratégias inovadoras para fortalecer o selo Somos Coop e valorizar sua presença nas mídias digitais, vendo a comunicação como ferramenta de crescimento e transformação.
Cada cooperativa tem sua importância no cenário acreano nas suas áreas de atuação:
A delegação do Acre é liderada pelo presidente do Sistema OCB/AC, Valdemiro Rocha, e pelo superintendente Rodrigo Forneck, e conta com a presença de cooperativas de diversos municípios, além de dirigentes dos ramos Transporte, Produção, Saúde, Agricultura Familiar, Crédito, Agropecuário e Agroextrativista.
Pela primeira vez, a Semana da Competitividade é inteiramente dedicada aos profissionais de comunicação e marketing das cooperativas, reunindo mais de 700 participantes de todo o país. A proposta do evento é promover uma imersão nas tendências que estão moldando o futuro da comunicação cooperativista, integrando teoria, prática e inspiração em uma programação intensa e diversificada.
“É com grande orgulho que vamos participar da Semana de Competitividade 2025 ao lado de um time de peso. Esse ano é muito importante para todos nós, porque a ONU reconheceu o cooperativismo mundial, essas cooperativas mostram protagonismo ao buscar, por meio de palestras com especialistas, estratégias inovadoras para valorizar a presença nas mídias digitais. Parabéns a cada uma por investir na comunicação como ferramenta de crescimento e transformação”, ressaltou Valdemiro Rocha presidente do Sistema OCB/AC.
2025: Ano Internacional das Cooperativas pela ONU
A ONU proclamou oficialmente 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas (AIQ), pela segunda vez na história. Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, o AIQ 2025 visa:
– Aumentar a Conscientização: Destacar a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento sustentável;
– Promover o Crescimento: Fortalecer o setor e incentivar novas cooperativas.
– Defender Estruturas de Suporte: Promover ambientes favoráveis às cooperativas.
– Inspirar Liderança: Envolver jovens e promover liderança com propósito.
As cooperativas são fundamentais para solucionar desafios globais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A participação do Acre na Semana de Competitividade 2025 reflete esse protagonismo.

Evento da OCB reúne cooperativas de todo o país; parlamentar destaca importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Acre. Foto: captada
A delegação acreana foi recebida pelo senador Petecão durante a abertura da Semana da Competitividade 2025, em Brasília. O evento, que reúne representantes do setor cooperativista de todo o país, teve a participação ativa de lideranças e profissionais do Acre, reforçando o compromisso com o fortalecimento do modelo cooperativo no estado.
O senador Petecão, que acompanhou os participantes acreanos, destacou a importância da iniciativa: “É uma alegria ver o nosso estado bem representado por lideranças e profissionais comprometidos com o avanço do cooperativismo”. Ele ainda enfatizou que “comunicação é estratégia” e que investir nela é fundamental para ampliar o impacto social e econômico das cooperativas.
O encontro será um espaço para discutir políticas públicas, inovação e sustentabilidade no setor, além de fortalecer a rede de cooperação entre as cooperativas acreanas e instituições nacionais. A participação do Acre no evento reforça a busca por maior competitividade e desenvolvimento para a agricultura familiar e a economia solidária no estado.
O evento reforçou o compromisso da OCB e do governo federal em apoiar o desenvolvimento do cooperativismo na região norte, com planos concretos para os próximos anos.
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.