Cotidiano
Cooperativismo acreano ganha destaque na Semana da Competitividade 2025 em Brasília
Pela primeira vez, uma edição especial da Semana de Competitividade será inteiramente dedicada aos profissionais de comunicação do cooperativismo brasileiro

A expectativa para o evento é alta. Para Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, a Semana de Competitividade 2025 será um marco para o cooperativismo. Foto: captada
O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas abriu a Semana da Competitividade nesta segunda-feira (9), evento que reuniu 800 comunicadores de cooperativas de todo o Brasil com o foco na Comunicação que Fortalece e Multiplica.

“A presença do Acre neste encontro nacional é fundamental para que possamos ampliar nossa visão estratégica sobre a comunicação no cooperativismo, fortalecendo ainda mais as nossas ações locais”, destacou Valdemiro Rocha.
O cooperativismo de acreano está em evidência na Semana de Competitividade 2025, um evento crucial para o setor no país. O evento ocorre entre os dias 9 e 10 de junho em Brasília. Liderada pelo Sistema OCB/RR (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Roraima), a comitiva contendo 24 membros, entre gestoras do Sistema e presidentes de cooperativas que buscam impulsionar a inovação e visibilidade. A participação é ainda mais significativa neste ano, que marca o reconhecimento global do cooperativismo pela ONU.
A delegação acreana mergulha numa programação intensa de palestras, mesas redondas e laboratórios. O foco principal é aprimorar estratégias de Comunicação e Marketing para fortalecer o selo “Somos Coop” e ampliar a presença digital das cooperativas.
Foco em Comunicação e Estratégias: O Que Esperar
A Semana de Competitividade 2025 é dedicada à comunicação cooperativista. Os participantes do acre terão acesso a quatro trilhas principais:
– Planejamento e Dados (uso de IA e métricas);
– Branding (construção de marcas fortes), Comunicação Institucional (reputação e gestão de crise) e,
– Marketing (campanhas eficientes e digital).
Haverá também Laboratórios (Labs) de Cocriação, espaços práticos para aplicar conhecimentos e trocar experiências. Palestras com especialistas abordarão temas como Comunicação com Propósito e a força do movimento “SomosCoop”.
O Sistema OCB/RR e as cooperativas buscam estratégias inovadoras para fortalecer o selo Somos Coop e valorizar sua presença nas mídias digitais, vendo a comunicação como ferramenta de crescimento e transformação.
Cada cooperativa tem sua importância no cenário acreano nas suas áreas de atuação:
A delegação do Acre é liderada pelo presidente do Sistema OCB/AC, Valdemiro Rocha, e pelo superintendente Rodrigo Forneck, e conta com a presença de cooperativas de diversos municípios, além de dirigentes dos ramos Transporte, Produção, Saúde, Agricultura Familiar, Crédito, Agropecuário e Agroextrativista.
Pela primeira vez, a Semana da Competitividade é inteiramente dedicada aos profissionais de comunicação e marketing das cooperativas, reunindo mais de 700 participantes de todo o país. A proposta do evento é promover uma imersão nas tendências que estão moldando o futuro da comunicação cooperativista, integrando teoria, prática e inspiração em uma programação intensa e diversificada.
“É com grande orgulho que vamos participar da Semana de Competitividade 2025 ao lado de um time de peso. Esse ano é muito importante para todos nós, porque a ONU reconheceu o cooperativismo mundial, essas cooperativas mostram protagonismo ao buscar, por meio de palestras com especialistas, estratégias inovadoras para valorizar a presença nas mídias digitais. Parabéns a cada uma por investir na comunicação como ferramenta de crescimento e transformação”, ressaltou Valdemiro Rocha presidente do Sistema OCB/AC.
2025: Ano Internacional das Cooperativas pela ONU
A ONU proclamou oficialmente 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas (AIQ), pela segunda vez na história. Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, o AIQ 2025 visa:
– Aumentar a Conscientização: Destacar a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento sustentável;
– Promover o Crescimento: Fortalecer o setor e incentivar novas cooperativas.
– Defender Estruturas de Suporte: Promover ambientes favoráveis às cooperativas.
– Inspirar Liderança: Envolver jovens e promover liderança com propósito.
As cooperativas são fundamentais para solucionar desafios globais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A participação do Acre na Semana de Competitividade 2025 reflete esse protagonismo.

Evento da OCB reúne cooperativas de todo o país; parlamentar destaca importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Acre. Foto: captada
A delegação acreana foi recebida pelo senador Petecão durante a abertura da Semana da Competitividade 2025, em Brasília. O evento, que reúne representantes do setor cooperativista de todo o país, teve a participação ativa de lideranças e profissionais do Acre, reforçando o compromisso com o fortalecimento do modelo cooperativo no estado.
O senador Petecão, que acompanhou os participantes acreanos, destacou a importância da iniciativa: “É uma alegria ver o nosso estado bem representado por lideranças e profissionais comprometidos com o avanço do cooperativismo”. Ele ainda enfatizou que “comunicação é estratégia” e que investir nela é fundamental para ampliar o impacto social e econômico das cooperativas.
O encontro será um espaço para discutir políticas públicas, inovação e sustentabilidade no setor, além de fortalecer a rede de cooperação entre as cooperativas acreanas e instituições nacionais. A participação do Acre no evento reforça a busca por maior competitividade e desenvolvimento para a agricultura familiar e a economia solidária no estado.
O evento reforçou o compromisso da OCB e do governo federal em apoiar o desenvolvimento do cooperativismo na região norte, com planos concretos para os próximos anos.
Comentários
Cotidiano
Governo do Acre firma termo para apoiar atletas de natação

A Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer (SEEL) firmou o Termo de Fomento nº 58/2025 com a Federação Aquática do Estado do Acre, destinado a apoiar a participação de atletas acreanos em competições de natação. O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial desta sexta-feira, 5.
Conforme o extrato publicado, o Governo do Estado, por meio da SEEL, repassará à entidade o valor de R$ 80.239,68 em parcela única, diretamente na conta da Federação Aquática. O recurso será aplicado de acordo com o Plano de Trabalho aprovado pela secretaria.
O termo está vinculado ao órgão 718 – Secretaria Extraordinária de Esporte e Lazer, Unidade Gestora 001, sob o Programa de Trabalho 2096.0000 e Elemento de Despesa 44 50 42 00 00, com fonte de recursos 1.500.0100.
Vigência e possibilidade de prorrogação
O convênio terá vigência de um ano a partir da assinatura, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal da entidade beneficiada, desde que apresentada com pelo menos 30 dias de antecedência e aprovada pela SEEL. Caso haja atraso no repasse dos recursos por parte do Governo, a prorrogação poderá ocorrer de ofício, limitada ao período correspondente ao atraso, sempre por meio de termo aditivo.
O Termo de Fomento foi assinado em 13 de novembro de 2025 pelo secretário extraordinário de Esporte e Lazer, Joziney Alves Amorim, e pelo presidente da Federação Aquática do Acre, Ricardo Sampaio Santos.
Comentários
Cotidiano
Joaquin Assaf bate recorde estadual absoluto nos 100 metros livres

Foto arquivo pessoal: Joaquin ainda disputará três provas no Brasileiro
Joaquin Assaf(Miragina) bateu nesta quinta, 4, durante a disputa do Campeonato Brasileiro Júnior, no parque aquático do Flamengo, no Rio de Janeiro, o recorde estadual absoluto na prova dos 100 metros livres 54”18. A marca colocou o atleta acreano na 29ª colocação no torneio nacional.
“O Joaquin baixou 16 centésimos da sua marca e isso é um resultado expressivo. Poderia ter sido ainda melhor”, declarou o presidente da Federação Aquática do Estado do Acre (FAEA), professor Ricardo Sampaio.
50 borboleta
Joaquin Assaf disputa nesta sexta, 5, a prova dos 50 metros borboleta e a meta é novamente diminuir o tempo.
“A meta precisa ser baixar o tempo. É necessário realizar uma grande prova e esperar o resultado”, afirmou Ricardo Sampaio.
Comentários
Cotidiano
Equipe da APA termina na última colocação na Copa de Acesso 2025

Foto leofclemos.foto: Time acreano fechou a competição sem vitória
A equipe da Associação de Paratletas Acreanos(APA) terminou na última colocação na Copa de Acesso, competição promovida pela Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas(CBBC) em Niterói, no Rio de Janeiro.
O time acreano fez quatro jogos na primeira fase do torneio e foi derrotado pelas equipes do Coyotes, do Pará, Manaus, do Amazonas, Vida Ativa, de Rondônia, e Águia, do Amapá.
Atletas da Seleção
A APA fechou o evento nacional em 2024 na última posição e para 2025 contratou as atletas Gabriela Oliveira e Débora Costa, ambas da Seleção Brasileira, e mesmo com os reforços a equipe acreana não conseguiu vencer nenhuma partida.
ADESUL é campeã
A ADESUL, do Ceará, venceu o Coyotes, do Pará, por 58 a 49 e nesta quinta, 4, conquistou o título da Copa de Acesso.

Você precisa fazer login para comentar.