fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Cooperativismo acreano ganha destaque na Semana da Competitividade 2025 em Brasília

Publicado

em

Pela primeira vez, uma edição especial da Semana de Competitividade será inteiramente dedicada aos profissionais de comunicação do cooperativismo brasileiro

A expectativa para o evento é alta. Para Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, a Semana de Competitividade 2025 será um marco para o cooperativismo. Foto: captada 

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas abriu a Semana da Competitividade nesta segunda-feira (9), evento que reuniu 800 comunicadores de cooperativas de todo o Brasil com o foco na Comunicação que Fortalece e Multiplica.

“A presença do Acre neste encontro nacional é fundamental para que possamos ampliar nossa visão estratégica sobre a comunicação no cooperativismo, fortalecendo ainda mais as nossas ações locais”, destacou Valdemiro Rocha.

O cooperativismo de acreano está em evidência na Semana de Competitividade 2025, um evento crucial para o setor no país. O evento ocorre entre os dias 9 e 10 de junho em Brasília. Liderada pelo Sistema OCB/RR (Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Roraima), a comitiva contendo 24 membros, entre gestoras do Sistema e presidentes de cooperativas que buscam impulsionar a inovação e visibilidade. A participação é ainda mais significativa neste ano, que marca o reconhecimento global do cooperativismo pela ONU.

A delegação acreana mergulha numa programação intensa de palestras, mesas redondas e laboratórios. O foco principal é aprimorar estratégias de Comunicação e Marketing para fortalecer o selo “Somos Coop” e ampliar a presença digital das cooperativas.

Foco em Comunicação e Estratégias: O Que Esperar

A Semana de Competitividade 2025 é dedicada à comunicação cooperativista. Os participantes do acre terão acesso a quatro trilhas principais:

– Planejamento e Dados (uso de IA e métricas);

– ⁠Branding (construção de marcas fortes), Comunicação Institucional (reputação e gestão de crise) e,

– ⁠Marketing (campanhas eficientes e digital).

Haverá também Laboratórios (Labs) de Cocriação, espaços práticos para aplicar conhecimentos e trocar experiências. Palestras com especialistas abordarão temas como Comunicação com Propósito e a força do movimento “SomosCoop”.

O Sistema OCB/RR e as cooperativas buscam estratégias inovadoras para fortalecer o selo Somos Coop e valorizar sua presença nas mídias digitais, vendo a comunicação como ferramenta de crescimento e transformação.

Cada cooperativa tem sua importância no cenário acreano nas suas áreas de atuação:

A delegação do Acre é liderada pelo presidente do Sistema OCB/AC, Valdemiro Rocha, e pelo superintendente Rodrigo Forneck, e conta com a presença de cooperativas de diversos municípios, além de dirigentes dos ramos Transporte, Produção, Saúde, Agricultura Familiar, Crédito, Agropecuário e Agroextrativista.

Pela primeira vez, a Semana da Competitividade é inteiramente dedicada aos profissionais de comunicação e marketing das cooperativas, reunindo mais de 700 participantes de todo o país. A proposta do evento é promover uma imersão nas tendências que estão moldando o futuro da comunicação cooperativista, integrando teoria, prática e inspiração em uma programação intensa e diversificada.

“É com grande orgulho que vamos participar da Semana de Competitividade 2025 ao lado de um time de peso. Esse ano é muito importante para todos nós, porque a ONU reconheceu o cooperativismo mundial, essas cooperativas mostram protagonismo ao buscar, por meio de palestras com especialistas, estratégias inovadoras para valorizar a presença nas mídias digitais. Parabéns a cada uma por investir na comunicação como ferramenta de crescimento e transformação”, ressaltou Valdemiro Rocha presidente do Sistema OCB/AC.

2025: Ano Internacional das Cooperativas pela ONU

A ONU proclamou oficialmente 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas (AIQ), pela segunda vez na história. Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, o AIQ 2025 visa:

– Aumentar a Conscientização: Destacar a contribuição das cooperativas para o desenvolvimento sustentável;

– ⁠Promover o Crescimento: Fortalecer o setor e incentivar novas cooperativas.

– ⁠Defender Estruturas de Suporte: Promover ambientes favoráveis às cooperativas.

– ⁠Inspirar Liderança: Envolver jovens e promover liderança com propósito.

As cooperativas são fundamentais para solucionar desafios globais, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A participação do Acre na Semana de Competitividade 2025 reflete esse protagonismo.

Evento da OCB reúne cooperativas de todo o país; parlamentar destaca importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Acre. Foto: captada 

A delegação acreana foi recebida pelo senador Petecão durante a abertura da Semana da Competitividade 2025, em Brasília. O evento, que reúne representantes do setor cooperativista de todo o país, teve a participação ativa de lideranças e profissionais do Acre, reforçando o compromisso com o fortalecimento do modelo cooperativo no estado.

O senador Petecão, que acompanhou os participantes acreanos, destacou a importância da iniciativa: “É uma alegria ver o nosso estado bem representado por lideranças e profissionais comprometidos com o avanço do cooperativismo”. Ele ainda enfatizou que “comunicação é estratégia” e que investir nela é fundamental para ampliar o impacto social e econômico das cooperativas.

O encontro será um espaço para discutir políticas públicas, inovação e sustentabilidade no setor, além de fortalecer a rede de cooperação entre as cooperativas acreanas e instituições nacionais. A participação do Acre no evento reforça a busca por maior competitividade e desenvolvimento para a agricultura familiar e a economia solidária no estado.

O evento reforçou o compromisso da OCB e do governo federal em apoiar o desenvolvimento do cooperativismo na região norte, com planos concretos para os próximos anos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Carlinhos anuncia festa de aniversário e carnaval fora de época em Brasileia

Publicado

em

O prefeito de Brasiléia, Carlinhos do Pelado, anunciou nesta segunda-feira (23) a divulgação da programação oficial em comemoração ao aniversário da cidade, celebrado em 3 de julho. Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor confirmou que o tradicional carnaval fora de época está mantido e será realizado nos dias 4, 5 e 6 de julho.

“Estamos com a nossa programação toda pronta, toda feita, e vamos anunciar todos os eventos que irão acontecer. Vai ter carnaval sim! A população de Brasiléia pode ficar tranquila, a tradição será mantida”, afirmou o prefeito no vídeo.

O Carnavale faz parte do calendário cultural da cidade e costuma atrair um grande público, tanto de moradores quanto de visitantes de outros municípios da região. Segundo o prefeito, a festa promete animar os foliões durante as festividades do aniversário da cidade.

A prefeitura deve divulgar nos próximos dias a programação completa, com detalhes sobre as atrações musicais, blocos e estrutura do evento.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Conflitos no Oriente Médio podem elevar preço dos combustíveis no Acre

Publicado

em

Foto: Breno Esaki/Metrópoles

 

Os recentes conflitos envolvendo Irã, Israel e Estados Unidos estão gerando incertezas no mercado internacional e podem impactar diretamente o preço do petróleo no mundo. No Acre, o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado (Sindepac) já demonstra preocupação com os possíveis reflexos nas bombas de combustível.

Segundo o presidente do Sindepac, Delano Lima, a expectativa é de que reajustes recorrentes nos preços dos combustíveis comecem ainda neste mês. “Não há como prever valores, mas as notícias que temos não são animadoras. Os possíveis reajustes devem até anular a última redução que foi realizada”, afirmou.

O cenário internacional agravou-se após o parlamento iraniano aprovar, no último domingo, o fechamento do Estreito de Ormuz, rota por onde passa cerca de 20% de todo o petróleo transportado no mundo. A medida, caso implementada, pode causar uma redução drástica na oferta global do produto, pressionando os preços para cima.

No Brasil, a Petrobras já sinalizou às refinarias que um reajuste deve ocorrer ainda esta semana. O Irã, que é um dos maiores exportadores de petróleo, pode interromper suas vendas como forma de retaliação geopolítica, o que também influenciaria diretamente os preços internacionais.

Com a possibilidade de alta no valor do barril de petróleo, postos de combustíveis do Acre podem ser impactados nos próximos dias. O Sindepac orienta consumidores a acompanharem os reajustes e cobra atenção do governo federal quanto a medidas que possam atenuar os impactos para os estados da Região Norte.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

PSG vence Seattle Sounders e avança no Mundial de Clubes

Publicado

em

Vitinha durante partida do PSG contra o Seattle Sounders • Divulgação / Paris Saint-Germain

O Paris Saint-Germain venceu o Seattle Sounders por 2 a 0 nesta segunda-feira (23), no Lumen Field, e garantiu vaga nas oitavas de final do Mundial de Clubes. Com o resultado parcial do jogo do Botafogo, o time francês termina o Grupo B na primeira colocação. Atlético de Madrid e Seattle estão eliminados.

Apesar da vantagem no placar, o primeiro tempo foi de pouca inspiração por parte do PSG. Ainda assim, o time comandado por Luis Enrique teve mais posse de bola e presença ofensiva.

O gol que abriu o placar saiu aos 34 minutos, num lance fortuito. Após cobrança de escanteio de Nuno Mendes, Vitinha arriscou de primeira de fora da área. A bola sairia pela linha de fundo, mas desviou nas costas de Kvaratskhelia e morreu no fundo da rede. O gol foi atribuído ao georgiano.

Antes disso, o PSG já havia forçado o goleiro Frei a trabalhar. Aos 11 minutos, Doué finalizou com força após jogada com Hakimi, e o goleiro do Seattle fez ótima defesa. Pouco depois, aos 29, nova finalização de Doué, em jogada ensaiada com Mayulu, terminou mais uma vez nas mãos de Frei.

Do outro lado, o Seattle teve sua grande chance aos 18 minutos, quando Donnarumma se atrapalhou ao tentar driblar Rothrock na pequena área. A bola sobrou limpa para Ferreira, que chutou por cima, desperdiçando oportunidade clara.

Na segunda etapa, o PSG seguiu dominante, e o segundo gol veio aos 21 minutos, em jogada de contra-ataque. Após erro do Seattle no campo de ataque, Doué acionou Barcola em velocidade. O atacante entrou na área e cruzou na medida para Hakimi empurrar para o gol e definir o placar.

Com seis pontos, o time parisiense, até o momento da publicação desta matéria, encerra a fase de grupos como líder e aguarda agora o cruzamento das chaves.

O PSG volta a campo no sábado (28). Já o Seattle, eliminado com três derrotas, se despede da competição.

 

Fonte: CNN

Comentários

Continue lendo