Flash
Com mais de 3,7 mil notificações, Acre registra mais que o dobro de casos de dengue do ano passado
Dados da são referentes ao período de 3 a 23 de janeiro. Só em Rio Branco foram registradas 1.387 notificações da doença, sendo que no mesmo período em 2020 foram 132.

Com mais de 3,7 mil notificações, Acre registra mais que o dobro de casos de dengue do ano passado — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Por Iryá Rodrigues
Além dos registros da Covid-19, o aumento dos casos de dengue no Acre também preocupa.
Entre os dias 3 e 23 de janeiro, o estado registrou 3.721 notificações de dengue. No mesmo período no ano passado, o número de casos era 1.450, ou seja, as notificações da doença mais que dobraram este ano.
Os dados são do Núcleo de Doenças de Transmissão Vetorial da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) atualizados nesta quinta-feira (28), com base nos registros das semanas 1, 2 e 3. O número de casos confirmados ainda não foi divulgado.
Do total de registros do estado, 1.387 foram só na capital Rio Branco. No mesmo período em 2020 as notificações chegaram a 132, o que representa um aumento alarmante de mais de 10 vezes nos casos. Já segundo a Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, nos primeiros 14 dias do ano foram registradas 820 notificações de dengue, sendo mais de 600 confirmados.
A cidade de Tarauacá também registrou um aumento substancial nas notificações. Segundo os dados da Sesacre, o município teve 1.315 casos prováveis de dengue do dia 3 a 23 de janeiro.
No mesmo período no ano passado tinham sido 210 casos, o que representa um aumento de mais de 500%.
Bujari, Jordão, Porto Acre e Santa Rosa do Purus que não haviam registrado nenhuma notificação da doença nos primeiros 23 dias do ano de 2020, já registram este ano 10, 2,66 e 2 casos, respectivamente.
Na contramão das demais cidades acreanas, Cruzeiro do Sul teve uma redução no número de notificações. Segundo os dados, este ano foram contabilizados 194 registros de casos prováveis, sendo que no ano passado no mesmo período foram 856.
Morte de professora

Professora aposentada Risomar Ferreira Feitosa morreu após complicações de dengue em Brasileia — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Além dos casos notificados, esta semana o estado registrou uma morte causada pela dengue. Foi o caso da professora Risomar Ferreira Feitosa, de 61 anos, que morreu na última terça-feira (26) por complicações da dengue.
___________________
Ela era servidora aposentada da Educação e morava em Brasileia, no interior do Acre.
___________________
Em nota, a prefeitura da cidade lamentou a morte da servidora e disse que ela trabalhou por muitos anos na Escola Getúlio Vargas. Mesmo aposentada, Risomar se dedicava em alfabetizar crianças do município.
____________________
A reportagem, a neta, que foi criada como filha por Risomar, Bruna Alice Feitosa, de 23 anos, contou que ela começou a se sentir mal no último dia 17.
____________________
Naquele dia teve tremores e dores, mas insistiu em ir trabalhar no dia 19, dando aulas. No entanto, os sintomas ficaram mais intensos e ela não conseguiu trabalhar e foi levada ao hospital.
“Foi aí que começou toda a luta dela. Quando chegamos no hospital, as plaquetas dela estavam muito baixas. Conseguimos entrar em contato com o Hemonúcleo de Rio Branco e minha mãe que mora na capital trouxe de emergência as plaquetas pra ela para fazer transfusão. Daí, os exames começaram a melhorar, mas fisicamente ela não apresentava melhora. Foi muito rápido tudo, em questão de seis a sete dias a gente perdeu ela. Muito rápido a evolução da doença”, disse a neta.
Bruna lembrou como era a avó e contou que ela era muito querida por todas na cidade. “Minha avó era uma mulher muito cheia de honra, tinha muito amor pela família. Inclusive ela tinha ganhado do município um diploma de honra ao mérito porque trabalhou 35 anos na educação e mesmo depois da aposentadoria continuou trabalhando na alfabetização dos filhos dos alunos dela. Então, ela era muito de bem, criou os quatro filhos e a neta sozinha, porque meu avô faleceu em 2006 e daí em diante ela tomou conta de tudo.”
Atendimentos na UPA da Sobral
Com o aumento dos casos de dengue na capital, a procura por atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Sobral também subiu nos últimos dias. Segundo a direção, são mais de 300 atendimentos por dia, sendo que 80% são casos suspeitos de dengue.
O técnico de segurança Daniel Luiz da Rocha procurou a UPA em busca de atendimento para a filha Mariana Fernanda, de 5 anos. Ele, a esposa e o outro filho já pegaram dengue e agora a filha menor começou a apresentar os sintomas.
“Eu já tive dengue três vezes, agora minha esposa teve há uma semana atrás e meu filho também de 11 anos. E minha filha está com alguns sintomas, não sei se é, estou trazendo ela para fazer os exames. No bairro que eu moro há muitos focos de dengue por conta de muito lixo e terreno baldio do lado da minha casa. A gente cuida do nosso quintal, mas os vizinhos as vezes não cuidam”, disse Rocha.
Diante da alta demanda, a direção da unidade explica que teve que criar uma estratégia para o fluxo de atendimento da unidade.
“Nós montamos até um kit, que é o soro de hidratação, a dipirona e aí, se [o paciente] não melhorar, com cinco dias de sintomas pode voltar ou procurar o posto de saúde para fazer o exame específico ou hemograma”, informou a diretora da unidade, Michele Lemos.
O gerente de assistência da UPA, Júnior Martins, explicou ainda que muitos pacientes acabam procurando a unidade já no primeiro dia de sintomas. Mas, segundo ele, assim não é possível fazer o diagnóstico. Por isso, a entrega do kit para que a pessoa volte para casa e faça o exame após quatro a cinco dias dos primeiros sintomas.
“Tem muito paciente que está com um dia de sintoma, com febre alta e já procura a UPA. Aí, quando você faz o hemograma, não apresenta a dengue. Então, quando ele pega esse kit e retorna para casa, ele fica esperando esses dias, caso piore, ele volta. Porque só a partir de quatro dias é que o hemograma dá a possível dengue.”
Segundo a chefe do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins, esse aumento nos casos de dengue pode ser atribuído ao relaxamento da população com a limpeza de quintais. Para o combate ao mosquito da dengue, a vigilância intensifica a visita dos agentes de endemias.
“Essa pesquisa aponta onde estão os principais criadouros e a pesquisa mostrou que é dentro mesmo das casas, dos quintais. Nós temos que evitar que esse inseto nasça. Então é o agente que está lá identificando, mostrando para o morador, colocando o larvicida onde pode ser colocado”, falou Socorro.
Comentários
Flash
Deputado Tadeu Hassem participa de Encontro Nacional de Conselheiros de Contabilidade em Brasília
O deputado estadual Tadeu Hassem participa nesta semana, em Brasília, do Encontro Nacional de Conselheiros de Contabilidade do Brasil, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O evento reúne conselheiros titulares e suplentes de todo o país para discutir planejamento estratégico, governança e os rumos da profissão contábil no Brasil.
Conselheiro efetivo do Conselho Regional de Contabilidade do Acre (CRC-AC), Tadeu destacou que o encontro marca o início de um ciclo de trabalho e integração entre os representantes do sistema CFC/CRCs, responsável por orientar e fortalecer a atuação dos profissionais da contabilidade em todo o território nacional.
“Este é o primeiro grande evento do nosso mandato de quatro anos no Conselho. É um momento importante de diálogo, troca de experiências e construção de estratégias para fortalecer a contabilidade brasileira”, afirmou.
Além de conselheiro do CRC-AC, Tadeu Hassem também preside a Comissão de Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). Segundo ele, a experiência no parlamento contribui para ampliar o debate sobre a importância da contabilidade na gestão pública e no planejamento responsável dos recursos.
O encontro nacional reúne representantes de todos os Conselhos Regionais de Contabilidade e integra o processo de alinhamento do planejamento estratégico do sistema contábil brasileiro para os próximos anos. A programação inclui debates técnicos, apresentações institucionais e momentos de integração entre os conselheiros.
Para o parlamentar, fortalecer a contabilidade significa também fortalecer a transparência e a governança no país. “Uma contabilidade forte contribui para uma gestão pública mais eficiente, responsável e transparente”, concluiu.
Comentários
Flash
Bocalom se reúne com produtores rurais em Brasiléia
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, se reuniu na tarde deste domingo com produtores rurais do município de Brasiléia, na região do Alto Acre.
O encontro aconteceu na propriedade de dona Laiz Rodrigues Bispo e do senhor Markuedoubes de Souza Neto, que moram no Ramal do quilômetro 18 da Estrada do Pacífico desde 1980. A família trabalha, junto com os filhos, na pecuária e na produção agrícola.
No Ramal 18 vivem cerca de 50 famílias de produtores rurais que sobrevivem principalmente da pecuária e do cultivo de café e milho.
A reunião, que os organizadores chamaram de 1º Encontro dos Produtores Rurais de Brasiléia, reuniu importantes lideranças da região. O objetivo foi ouvir do pré-candidato ao governo do estado, Tião Bocalom, quais propostas ele pretende apresentar para melhorar o setor produtivo em um eventual governo.
Segundo os produtores, uma das principais necessidades da região é o investimento em logística, especialmente na melhoria das estradas de acesso.
O microempresário Jorge da Fazenda defendeu um governo voltado para políticas de fortalecimento do setor produtivo. “Precisamos de um governo que defenda a produção e o agronegócio. O Acre precisa crescer, e esse é o modelo que pode trazer riqueza para nossas famílias”, afirmou.
O produtor rural Raimundo Nonato de Souza, filho de dona Laiz, disse ter esperança no desenvolvimento do setor produtivo no estado. “Já está na hora de o Acre encontrar o caminho do desenvolvimento. Está mais do que provado que é o campo que pode proporcionar isso. Precisamos eleger um governador determinado a ajudar o homem do campo para que possamos trabalhar”, declarou Raimundo Nonato.
Tião Bocalom afirmou ter ficado satisfeito com o convite para participar do encontro com os produtores rurais do ramal e deixou uma mensagem de otimismo à comunidade. “Desde 1998 eu ando por essa região falando da importância de valorizar o homem do campo e de fazer do setor produtivo uma prioridade de governo. Em 2006 comecei a defender o programa Produzir para Empregar. Sempre disse: campo rico, cidade rica. Sonho em ser governador para trabalhar junto com os prefeitos e estabelecer, de fato, uma política agroindustrial para este estado”, disse Bocalom.
Comentários
Flash
Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretaria da Mulher, realiza manhã especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher
A Prefeitura de Assis Brasil, por meio da Secretária da Mulher Direitos Humanos e Juventude, realizou na manhã deste domingo uma programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. A ação reuniu mulheres da comunidade em um momento de valorização, reconhecimento e celebração da força feminina no município.
A programação teve início com uma caminhada de conscientização pelas ruas da cidade. Durante o percurso, a comitiva realizou paradas em frente às casas de algumas mulheres matriarcas e importantes referências da comunidade, que receberam homenagens e um mimo simbólico em reconhecimento à sua história, dedicação e contribuição para a sociedade assis-brasiliense.
Após a caminhada, foi realizado um café da manhã especial para as participantes, promovendo um momento de confraternização, troca de experiências e fortalecimento dos laços entre as mulheres presentes.
A programação também contou com distribuição de brindes, sorteios e atividades esportivas, como partidas de vôlei e futebol no campo, proporcionando momentos de lazer, integração e incentivo à prática esportiva.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a valorização das mulheres e com a promoção de ações que reconheçam a importância feminina na construção e no desenvolvimento do município.
A Prefeitura de Assis Brasil segue trabalhando para fortalecer políticas públicas que garantam mais respeito, oportunidades e qualidade de vida para todas as mulheres.










Você precisa fazer login para comentar.