fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Com Acre na fase vermelha da pandemia de Covid, governo suspende pontos facultativos do Carnaval

Publicado

em

Servidores públicos estão em trabalho remoto por recomendação do Comitê Acre Sem Covid. Medida foi regulamentada em decreto publicado nesta sexta-feira (5).

Com Acre na fase vermelha da pandemia, governo suspende pontos facultativos do Carnaval — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Por G1

Em decreto publicado nesta sexta-feira (5), o governador do Acre, Gladson Cameli, decidiu suspender os pontos facultativos referente aos dias 15, 16 e 17 de fevereiro que ocorrem no período de Carnaval. Cameli já havia anunciado o cancelamento do Carnaval no dia 22 de janeiro, quando a regional do Alto Acre passou para a fase vermelha.

Há quatro dias, em uma nova reclassificação feita pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, todas as regionais do estado passaram para a fase mais restritiva. A medida se deu devido ao alto número de casos de Covid-19 no estado.

Os servidores público estão cumprindo a carga horária em trabalho remoto e essa suspensão dos pontos facultativos, segundo o governo, evita ainda mais aglomeração nesse período.

“Ao adotar a medida, o governo ratifica o compromisso de atuar de forma responsável no combate e controle da pandemia, evitando que os servidores públicos se exponham ao risco de contaminação durante um período em que vigora uma regra rígida de isolamento social”, enfatiza o governo.

Calendário

No início do ano, o calendário estadual apontava 11 feriados e nove pontos facultativos em dias úteis durante este ano.

Ao todo, eram 15 feriados, sendo 9 nacionais e 6 estaduais, além de 9 pontos facultativos, em que o empregador é quem decide se os funcionários serão dispensados ou não. Mas, com a mudança, os pontos facultativos ficam em seis.

Fevereiro, abril e novembro são os meses que apresentam mais feriados e pontos facultativos em dias úteis, são três dias em cada um desses meses.

Lista dos feriados 2021

  • 1º de janeiro (sexta-feira): Confraternização Universal (feriado nacional);
  • 23 de janeiro (sábado): Dia do Evangélico (feriado estadual Lei nº 1.538/2004);
  • 20 de janeiro (quarta-feira): Dia do Católico (feriado estadual – Lei nº 3.137/2016 – Comemoração do dia 20 adiada para o dia 22, nos termos da Lei nº 2.126/2009);
  • 15 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo) – cancelado
  • 16 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (ponto facultativo) – cancelado
  • 17 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo) – cancelado
  • 8 de março (segunda-feira): Dia Internacional da Mulher (feriado estadual Lei nº 1.411/2001);
  • 1º de abril (quinta-feira): Quinta-feira Santa (ponto facultativo);
  • 2 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 21 de abril (quarta-feira): Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio (sábado): Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 3 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 15 de junho (terça-feira): Aniversário do Estado do Acre (feriado estadual Lei nº 14/1964);
  • 6 de agosto (sexta-feira): Início da Revolução Acreana (ponto facultativo);
  • 5 de setembro (domingo): Dia da Amazônia (feriado estadual Lei nº 243/1968).
  • 7 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro (terça-feira): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro (quinta-feira): Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
  • 2 de novembro (terça-feira): Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro (segunda-feira): Proclamação da República (feriado nacional);
  • 17 de novembro (quarta-feira): Tratado de Petrópolis (feriado estadual Lei nº 57/1965);
  • 24 de dezembro (sexta-feira): Véspera de Natal (ponto facultativo);
  • 25 de dezembro (sábado): Natal (feriado nacional);
  • 31 de dezembro (sexta-feira): Véspera de Ano Novo (ponto facultativo).

 

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Mulher condenada por associação criminosa é presa pela Polícia Civil em Tarauacá

Publicado

em

A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional. Foto: cedida.

Uma mulher, natural do município de Cabo de Santo Agostinho (PE) foi presa na manhã desta sexta-feira, 31, por agentes da Polícia Civil do Acre (PCAC) na cidade de Tarauacá, por força de um mandado de prisão, emitido pela Justiça do Acre.

A criminosa, das iniciais M.T.D.S. de 34 anos, estava se escondendo na cidade de Feijó/AC. A ordem judicial foi emitida pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas de Rio Branco/AC. A condenação dela já foi transitada e julgado, cuja pena é de seis anos de prisão em regime fechado.

Após as formalidades legais em sede policial, a mulher foi colocada à disposição da Justiça, e em seguida será encaminhada ao sistema prisional.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil prende mais duas pessoas ligadas ao tráfico de drogas, em Cruzeiro do Sul

Publicado

em

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher

Uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante. Foto: cedida.

Na manhã desta sexta-feira, 31, a Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu duas pessoas na cidade de Cruzeiro do Sul por envolvimento com o tráfico de drogas. Além das prisões, os investigadores também apreenderam significativa quantidade de entorpecentes e utensílios utilizados para o embalo de drogas ilícitas.

Após empreenderem diligências pelo bairro da Cohab para capturar um homem, das iniciais C.A.N., 34 anos, que estava com mandado de prisão em aberto, os agentes prenderam em flagrante uma mulher, das iniciais M.M.S.O., 23 anos, que estava portando drogas na residência dela e dando abrigo ao criminoso, que tinha em seu desfavor dois mandados de prisão, emitidos pela Justiça.

Assim que os agentes deram voz de prisão ao condenado, perceberam uma razoável quantidade de drogas no interior de um móvel na casa da mulher, fato que motivou a prisão dela em flagrante.

Desta forma, mais dois criminosos foram tirados de circulação das ruas de Cruzeiro do Sul. Após os procedimentos de praxe na delegacia, o casal foi encaminhado ao Poder Judiciário, para as devidas providências.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Polícia Civil do Acre cumpre mandados judiciais por violência doméstica em Plácido de Castro

Publicado

em

Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

Ação policial garante afastamento de agressor do convívio familiar, reforçando o compromisso com a segurança das mulheres. Foto: cedida.

Na última quinta-feira, 30, a Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio de sua equipe de policiais femininas, deu cumprimento a mandados judiciais relacionados a crimes de violência doméstica, na cidade de Plácido de Castro.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário após representação criminal do delegado Dr. Leandro Lucas, titular da delegacia do município.

Uma das ações teve como objetivo afastar um agressor do convívio familiar, um trabalho iniciado a partir de medidas adotadas pela Secretaria de Estado da Mulher (SEMULHER). Durante o cumprimento do mandado, as agentes da Polícia Civil prestaram apoio ao Oficial de Justiça da Comarca local, garantindo a segurança da operação.

“A Polícia Civil reforça seu compromisso no combate à violência doméstica, atuando de forma eficaz para proteger as vítimas e garantir o cumprimento da lei”, disse o delegado, Dr. Leandro Lucas.

Comentários

Continue lendo