Cotidiano
Com Acre na fase vermelha da pandemia de Covid, governo suspende pontos facultativos do Carnaval
Servidores públicos estão em trabalho remoto por recomendação do Comitê Acre Sem Covid. Medida foi regulamentada em decreto publicado nesta sexta-feira (5).

Com Acre na fase vermelha da pandemia, governo suspende pontos facultativos do Carnaval — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre
Por G1
Em decreto publicado nesta sexta-feira (5), o governador do Acre, Gladson Cameli, decidiu suspender os pontos facultativos referente aos dias 15, 16 e 17 de fevereiro que ocorrem no período de Carnaval. Cameli já havia anunciado o cancelamento do Carnaval no dia 22 de janeiro, quando a regional do Alto Acre passou para a fase vermelha.
Há quatro dias, em uma nova reclassificação feita pelo Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, todas as regionais do estado passaram para a fase mais restritiva. A medida se deu devido ao alto número de casos de Covid-19 no estado.
Os servidores público estão cumprindo a carga horária em trabalho remoto e essa suspensão dos pontos facultativos, segundo o governo, evita ainda mais aglomeração nesse período.
“Ao adotar a medida, o governo ratifica o compromisso de atuar de forma responsável no combate e controle da pandemia, evitando que os servidores públicos se exponham ao risco de contaminação durante um período em que vigora uma regra rígida de isolamento social”, enfatiza o governo.
Calendário
No início do ano, o calendário estadual apontava 11 feriados e nove pontos facultativos em dias úteis durante este ano.
Ao todo, eram 15 feriados, sendo 9 nacionais e 6 estaduais, além de 9 pontos facultativos, em que o empregador é quem decide se os funcionários serão dispensados ou não. Mas, com a mudança, os pontos facultativos ficam em seis.
Fevereiro, abril e novembro são os meses que apresentam mais feriados e pontos facultativos em dias úteis, são três dias em cada um desses meses.
Lista dos feriados 2021
- 1º de janeiro (sexta-feira): Confraternização Universal (feriado nacional);
- 23 de janeiro (sábado): Dia do Evangélico (feriado estadual Lei nº 1.538/2004);
- 20 de janeiro (quarta-feira): Dia do Católico (feriado estadual – Lei nº 3.137/2016 – Comemoração do dia 20 adiada para o dia 22, nos termos da Lei nº 2.126/2009);
- 15 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo) – cancelado
- 16 de fevereiro (terça-feira): Carnaval (ponto facultativo) – cancelado
- 17 de fevereiro (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo) – cancelado
- 8 de março (segunda-feira): Dia Internacional da Mulher (feriado estadual Lei nº 1.411/2001);
- 1º de abril (quinta-feira): Quinta-feira Santa (ponto facultativo);
- 2 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo (feriado nacional);
- 21 de abril (quarta-feira): Tiradentes (feriado nacional);
- 1º de maio (sábado): Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
- 3 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo);
- 15 de junho (terça-feira): Aniversário do Estado do Acre (feriado estadual Lei nº 14/1964);
- 6 de agosto (sexta-feira): Início da Revolução Acreana (ponto facultativo);
- 5 de setembro (domingo): Dia da Amazônia (feriado estadual Lei nº 243/1968).
- 7 de setembro (terça-feira): Independência do Brasil (feriado nacional);
- 12 de outubro (terça-feira): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
- 28 de outubro (quinta-feira): Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
- 2 de novembro (terça-feira): Finados (feriado nacional);
- 15 de novembro (segunda-feira): Proclamação da República (feriado nacional);
- 17 de novembro (quarta-feira): Tratado de Petrópolis (feriado estadual Lei nº 57/1965);
- 24 de dezembro (sexta-feira): Véspera de Natal (ponto facultativo);
- 25 de dezembro (sábado): Natal (feriado nacional);
- 31 de dezembro (sexta-feira): Véspera de Ano Novo (ponto facultativo).
Comentários
Cotidiano
Federação Acreana de Futebol cai para 23ª posição em ranking nacional da CBF
FFAC perde uma posição para a federação do Tocantins, que superou a vantagem de pontos do Acre na última temporada

Sede da Federação de Futebol do Acre (FFAC), anexa ao estádio Florestão, em Rio Branco. Foto: internet
A Federação de Futebol do Acre (FFAC) caiu uma posição no Ranking Nacional das Federações 2026, divulgado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e agora ocupa a 23ª colocação entre as 27 entidades estaduais. Com 2.306 pontos, a FFAC foi ultrapassada pela Federação Tocantinense de Futebol, que somou 2.435 pontos.
A queda está relacionada ao desempenho do time tocantinense Tocantinópolis-TO, que superou a vantagem de 136 pontos que o Acre mantinha na temporada anterior. A melhor colocação histórica da FFAC ocorreu em 2018, quando chegou ao 18º lugar, impulsionada pela campanha do Atlético Acreano, que quase alcançou o acesso à Série B.

Comentários
Cotidiano
Eriano Santos avalia amistosos e espera evolução na Copinha

Foto arquivo pessoal: Eriano Santos acredita em uma grande campanha do Galvez
O técnico Eriano Santos avaliou de maneira positiva os amistosos do Galvez visando à disputa da Copa São Paulo de 2026. O Imperador foi derrotado pelo Tanabi, América e Mirassol, todos de São Paulo, e pelo Nacional, do Amazonas.
“Se formos olhar pelos resultados, não foi bom. Precisamos avaliar os amistosos pelo condicionamento físico, entrosamento, evolução e por esses aspectos foi muito bom. Essa iniciativa da nossa diretoria é inédita e os resultados podem ser satisfatórios”, comentou Eriano Santos.
Reta final
Com um treino regenerativo nesta quarta, 24, em São José de Rio Preto, São Paulo, o elenco do Galvez começou a reta final de treinamentos para a Copinha. O Imperador estreia no torneio no dia 2 de janeiro contra o Votuporanguense, de São Paulo.
Comentários
Cotidiano
Diretoria da Adesg antecipa 1º pagamento do elenco e quer grande campanha

Foto Manoel Façanha: Paulinho do Cras quer garantir todas as condições para os atletas
O presidente da Adesg, Paulinho do Cras, confirmou nesta quarta, 24, o pagamento, de maneira antecipada, dos dias trabalhados de dezembro do elenco profissional.
“Resolvemos antecipar o pagamento por causa do Natal. Essa é uma data importante para todas as famílias e o nosso objetivo é garantir as condições ideais dos atletas”, declarou Paulinho do Cras.
Ganha folga
Os jogadores da Adesg realizaram um treinamento nesta quarta e ganham uma folga nesta quinta, 25.
“Estamos trabalhando forte desde o início da preparação e por isso a comissão técnica resolveu garantir um descanso no dia 25. Voltamos ao trabalho na sexta(26)”, disse o diretor de futebol, Erismeu Silva.
Estreia no dia 15
A Adesg enfrenta o Humaitá no dia 15 de janeiro, na Arena da Floresta, no jogo de estreia no Campeonato Estadual. O leão terá mais 21 dias de treinamentos.

Você precisa fazer login para comentar.