Extra
Coluna da Maria Coutinho – Assuntos do Cotidiano
Brasiléia merece festejar aniversário sim!
A comemoração aconteceu em grande estilo com direito a congestionamento, curiosos, multidões, fogos de artifícios, imprensa, fleches, discursos, banquete e tudo mais que a imaginação permitir. Brasiléia merece festejar sim!
Carros luxuosos desfilaram…
…na estreita avenida da cidade. O engarrafamento decorrente da carreata foi o estopim para comentários polêmicos entre populares. A diferença dentre apoiadores e contestadores ficou evidente. O glamour do ato festivo foi pauta de discórdia enquanto a carreata cumpria seu ritual.
Maquinas enormes…
…em formação de parada enfeitavam a avenida. As caminhonetas climatizadas conduzindo autoridades e convidados especiais estavam irretocáveis.
A plateia comentava.
Os burburinhos cresciam e muitos, nada sabiam acerca do estranho desfile. Decifrar a parada era tema da hora. Julgavam o evento fervorosamente questionando motivos, direitos, deveres e ética.
Quem convida paga banquete.
Tudo muito lindo! Para fechar com chave de ouro um banquete farto. Lembrando que recepcionar bem os convidados é de bom tom!
Naquele cenário…
…havia projetos de vidas e sonhos. A margem da avenida estava a massa trabalhadora inflamada, enquanto os políticos continuavam imbuídos de suas aspirações e conquistas. Como manda o figurino, tudo no seu devido lugar!
Brasiléia completou 111 anos…
…com aproximadamente 30 mil habitantes e a agricultura é a base da economia municipal. É justo a comemoração e cerimônia a altura, mais justo ainda enxergando a alma da nação brasileense.
Brasiléia tem direito a festa…
…, que tal repaginar o rito da aniversariante? Seria um marco da gestão popularizar a próxima festa. É difícil, mas não impossível desafiar o tempo, os meios, inovar protocolos, priorizar os autores das histórias de superações.
Que a próxima festa…
…seja celebrada diretamente com os produtores. Que a prosa contagie a plateia comemorando os ramais abertos, pontes restauradas, serviço de açudagem, assessoria com alto potencial e a produção agrícola rentável.
Festejar com…
…aplauso ao zelo, a pavimentação, infraestrutura, saúde, espaços de cultura, lazer, escolas em todos os bairros, comunidades assistidas e invulneráveis.
Brasiléia merece festa sim!
Celebrar seu aniversário com cenário novo e motivos justos. Com desfile da elite trabalhadora resistente ao abismo social.
Não há presente…
…melhor que comemorar o capital humano com investimentos valorosos e oportunidades iguais. Sem dúvidas, nesse contexto festejaremos com bandeira em punho, orgulhosos da história erguida com justeza.
Vamos unir forças…
…para vencer obstáculos, ousar e inovar ao festejar Brasiléia com espirito de igualdade. Precisamos acreditar na possibilidade de construir um mundo melhor. Quem plantar essa semente colherá vibrações positivas, risos frouxos e mãos frenéticas aplaudindo.
Comentários
Extra
Em conjunto com as forças de segurança, prefeito Carlinhos do Pelado anuncia ampliação de horário de funcionamento para bares, lanchonetes e restaurantes
O prefeito Carlinhos do Pelado recebeu na tarde desta quinta-feira 06, as forças de segurança na fronteira representadas pelo poder judiciário, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para tratarem de assuntos relevantes para o município.
Na pauta principal , o assunto foi a atenção aos empresários que atendem com serviços de lanchonetes, bares e restaurantes que estavam com alvará de funcionamento até meia noite.
Muitos empresários já haviam procurado o prefeito Carlinhos do Pelado para que revesse essa situação uma vez que estava havendo prejuízo a esses estabelecimentos e a própria população que após meia noite não encontrava mais lugares para fazer refeições ou se divertir.
Em decisão coletiva com as forças de segurança, o prefeito Carlinhos do Pelado estabeleceu que a partir dessa data, os proprietários de bares, lanchonetes e restaurantes terão horário ampliado conforme a particularidade dos bairros de Brasiléia.
Ao final o gestor brasileense mandou mensagem a todos os interessados no assunto. “Tivemos a oportunidade de sentarmos com o judiciário, polícia civil, militar e bombeiros, para tratarmos de um assunto que está assolando a todos nós que é o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes. Chegamos a um denominador comum em conjunto, a partir de hoje todos esses proprietários desses estabelecimentos devem procurar o setor de cadastro e ampliar o seu horário de funcionamento, tivemos aqui hoje essa oportunidade juntamente com todos que participaram conosco e chegamos a esse denominador comum que é prolongar esses horários para que todos consigam fazer o seu trabalho aqui no nosso município de Brasiléia”, anunciou o prefeito.
Participaram da reunião o prefeito Carlinhos do Pelado, a representante do gabinete-Lajúcia Cantuário, delegado-Erick Marciel, Tenente Ferreira-da polícia militar, Luciano Augusto-Setor de Cadastro, Juízes da comarca de Brasiléia -Dr. Guilherme Mioto e Dr. José Leite Neto, Tenente Gledson-Corpo de Bombeiros e Chiquinho Chaves-Secretário de comunicação.
Comentários
Extra
Polícia Civil investiga execução de filho de fundador de facção em Rio Branco
Hilquias Santos, de 19 anos, foi morto a tiros após ser cercado por criminosos. Ele era investigado por dois ataques a tiros ocorridos na terça-feira (4).
A Delegacia de Homicídios da Polícia Civil abriu, na manhã desta quinta-feira (6), um inquérito para apurar as circunstâncias da execução de Hilquias Santos de Souza, de 19 anos. O jovem, filho de Geremias Lima de Souza, um dos fundadores da facção Bonde dos 13, foi assassinado a tiros na noite de quarta-feira (5), na Rua Rui Barbosa, no bairro Papouco, em Rio Branco.
Segundo informações da polícia, Hilquias foi cercado por criminosos e atingido por vários disparos. Mesmo baleado, ele tentou fugir, mas acabou caindo no interior de uma residência, onde não resistiu aos ferimentos.
O jovem já era investigado pela Delegacia de Homicídios por suposta participação em dois ataques a tiros ocorridos na tarde da última terça-feira (4). De acordo com as investigações, Hilquias teria sido o autor de uma tentativa de homicídio no bairro Cidade Nova e de uma dupla tentativa de homicídio contra um pai e seu filho na Cidade do Povo.
A polícia suspeita que os ataques tenham sido motivados por represália. Hilquias era filho de Geremias Lima de Souza, morto em dezembro do ano passado em frente à sede da 2ª Regional da Polícia Civil. Na terça-feira, os avós de Hilquias também foram alvos de criminosos, que atiraram contra a casa do casal no Conjunto Habitacional Cidade do Povo. Os idosos foram obrigados a deixar a região por determinação dos criminosos.
O caso segue sob investigação, e a polícia trabalha para identificar os responsáveis pelo homicídio de Hilquias e pelos ataques recentes.
Comentários
Extra
Prefeituras do Alto Acre buscam parcerias com o governo do estado para realização do 1º Festival Internacional da Castanha.
Na Casa Civil, prefeitos e representantes das prefeituras do Alto Acre e Capixaba buscam apoio do Governo do Estado para a realização do I Festival da Castanha, que será realizado no Município de Epitaciolândia.
A Secretaria de Planejamento de Epitaciolândia, Marinete Mesquita, juntamente com representantes da Coopaeb.ac e demais prefeituras que compõem a regional do Alto Acre, busca parcerias com as entidades governamentais do estado a fim de fortalecer o evento.
A iniciativa é promovida pela COPERACRE e Copaeb, em colaboração com diversas entidades parceiras, incluindo prefeituras e câmaras de vereadores do Alto Acre. O festival tem como objetivo valorizar a produção extrativista local, promover a preservação ambiental e fortalecer a economia regional.
A iniciativa da programação tem como objetivo a valorização dos Castanhais, por meio de um Festival com vínculo na preservação ambiental, promovendo oficinas temáticas, rodas de conversas, cânticos, premiações para a escolha da maior castanha, além de uma deliciosa gastronomia. O evento conta com o apoio da prefeitura de Epitaciolândia. O evento está previsto para acontecer no mês de fevereiro, nos dias 21, 22 e 23.
Você precisa fazer login para comentar.