fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Chegada da internet conecta comunidade do Rio Croa a novas oportunidades com o mundo digital

Publicado

em

Pela primeira vez, em 43 anos, Pedro Paulo Lima da Costa teve acesso à internet no lugar onde nasceu e vive com a família, às margens do Rio Croa, zona rural de Cruzeiro do Sul. Desde a última quarta-feira, 26, a conexão com a rede mundial de computadores foi estabelecida com sucesso. A novidade, que era bastante aguardada, também ativou o sinal de mais oportunidades para a comunidade ribeirinha.

Pedro Paulo revela que chegada da internet era um sonho dos moradores do Rio Croa, em Cruzeiro do Sul. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Eu não tenho nem palavras para descrever esse momento que estamos vivendo. O sonho da comunidade era ter internet e, hoje, graças a Deus e ao governo, isso é uma realidade”, declarou.

Nunga, como é bem mais conhecido, trabalha como barqueiro e, ainda, preside a Associação Agroextrativista do Rio Croa. Segundo ele, a chegada da internet fortalecerá o turismo na região.

Comunidade do Rio Croa está conectada com o mundo digital. Internet de alta velocidade e excelente qualidade. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Eu mesmo não tenho nada na internet, mas já estamos providenciando. Isso vai facilitar muito a divulgação e contato com os turistas, principalmente aqueles que estão em outros estados e países”, explicou.

Emile Melo terá um novo ofício a partir de agora. A dona de casa auxiliará o esposo, que é barqueiro, a divulgar os serviços na internet. “Vamos poder usar o WhatsApp e criar perfis nas redes sociais para colocar fotos, divulgar o barco e as belezas do Croa. Com certeza, vai ajudar muito a melhorar nossa renda”, enfatizou.

Com a internet, Emile Melo acredita que a renda familiar vai melhorar. Foto: Marcos Vicentti/Secom

No embalo da rede, Maria Oliveira, com o celular na palma da mão, se atualiza dos acontecimentos do mundo e conversa com os parentes, que moram na cidade. “Nunca imaginei que a internet chegaria aqui e, na verdade, nem sonhava com isso. Mas agora, tá uma maravilha”, conta.

Para ter acesso à rede mundial de computadores, os moradores do Croa precisavam sair da comunidade, de barco, e percorrer mais oito quilômetros até a Vila Lagoinha, ou seguir para a zona urbana de Cruzeiro Sul, distante 22 quilômetros. Toda essa dificuldade ficou para trás.

Deitada na rede, Maria Oliveira se atualiza de tudo que acontece no mundo e aproveita para conversar com familiares. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Meus filhos já saíram daqui e foram até a Lagoinha para pesquisar, na internet, os trabalhos da escola. Agora, eles vão fazer tudo aqui, sem sair de casa”, comemora Maria.

Instalação da rede contou com apoio do governo do Acre

A internet que atende 55 famílias do Rio Croa é de alta velocidade e excelente qualidade. Para que a rede de sete quilômetros de fibra óptica chegasse até a casa dos moradores, a Ômega Sul, empresa responsável pelo fornecimento do sinal, contou com o suporte do Estado.

Chegada da internet contou com o apoio do governo acreano. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet) e Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre), o governo assegurou o licenciamento ambiental, limpeza da vegetação e acesso terrestre adequado para a instalação do cabeamento, que aproveitou a estrutura dos postes da rede elétrica.

Debaixo de uma imponente samaúma, tida como a Rainha da Floresta, o gestor da Seict, Assurbanipal Mesquita, representantes do governo e moradores do Croa celebraram este momento histórico para comunidade, que tem despontado, nos últimos anos, como um dos locais mais visitados do Vale do Juruá.

Governo do Estado e moradores do Croa celebraram ativação da rede de internet, na comunidade. Foto: Marcos Vicentti/Secom

“Essa foi uma parceria público-privada muito positiva. Para a comunidade, o acesso a internet representa inclusão digital e mais cidadania. O principal benefício, sem dúvida, será a agregação de valor nas possibilidades de geração de emprego e renda, já que o turismo é muito forte aqui”, afirmou Mesquita.

O governo acreano também assegurou a instalação de nove pontos com internet Wi-Fi gratuita aos visitantes e moradores ainda não contemplados com a fibra óptica. Os roteadores foram colocados em escolas, igrejas, restaurantes e no porto do Rio Croa.

O Croa e suas belezas paradisíacas

A região do Croa é uma das mais belas de toda a Amazônia Ocidental. O rio de águas escuras e calmas, cercado pelo verde intenso das árvores e pela rica vida silvestre, forma um verdadeiro cenário paradisíaco.

Região do Croa forma um dos cenários mais belos da Amazônia Ocidental. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Com toda sua generosidade, a natureza proporciona um fenômeno que, no Acre, só acontece no Croa. Durante os meses mais secos do ano, uma planta aquática conhecida como pasta se prolifera a tal ponto, que toma longos trechos do rio. Um grande tapete verde se forma sobre as águas, deixando o lugar ainda mais especial.

Com o fim das restrições impostas durante o período mais crítico da pandemia de covid-19, o número de visitantes vem crescendo. Segundo dados da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo, cerca de 110 mil pessoas estiveram no Croa, a turismo ou lazer, no ano passado.

Para o titular da Seet, Márcio Pereira, o atendimento da comunidade é a maneira da gestão fortalecer ainda mais a economia das comunidades locais.

“Estamos fazendo parte de uma gestão que dialoga e busca caminhar com as pessoas. Levamos as demandas da comunidade ao governador Gladson Cameli que de pronto determinou que tanto a Seet como a Seict também atende-se as reinvindicações e agora teremos uma expansão do turista para conhecer o local. Esse é um trabalho que nossos turismólogos lutam por anos e agora se concretiza”, destacou o secretário.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mulher em situação de rua é esfaqueada após discussão por bebida no Centro de Rio Branco

Publicado

em

Francisca Gomes, de 33 anos, que afirma estar grávida, foi atingida no peito e conseguiu pedir socorro sozinha; estado de saúde é estável

Na noite desta sexta-feira (25), Francisca Gomes da Silva, de 33 anos, moradora em situação de rua e dependente química, foi ferida com um golpe de faca durante uma briga na Rua Floriano Peixoto, nas proximidades do Hotel do Papai, no Centro de Rio Branco.

Segundo o relato da própria vítima, ela estava consumindo bebida alcoólica com outra mulher em situação de rua quando as duas iniciaram uma discussão por causa de uma “buchudinha” — bebida alcoólica popular entre usuários de rua. Durante a briga, a outra mulher, também dependente química, desferiu um golpe com uma faca de mesa, atingindo Francisca no peito.

Mesmo ferida, Francisca conseguiu caminhar até a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde pediu ajuda. A equipe de uma ambulância de suporte avançado prestou os primeiros atendimentos no local e a encaminhou ao Pronto-Socorro de Rio Branco. Seu estado de saúde é considerado estável.

À reportagem, Francisca declarou que está grávida, embora não saiba ao certo o tempo de gestação. Funcionários da maternidade informaram que ela já deu à luz onze filhos, sendo o mais recente em 29 de setembro de 2023, quando precisou ser resgatada por bombeiros após dar à luz em um prédio abandonado na Rua José de Melo, no bairro Bosque.

A Polícia Militar não foi acionada para atender à ocorrência, e até o momento, a autora da agressão não foi localizada.

Comentários

Continue lendo

Geral

Traficantes Fogem, mas deixam armas e drogas em perseguição no policial no Belo Jardim

Publicado

em

Policiais do Grupo Tático apreenderam pistola caseira calibre .38 e entorpecentes após ação na noite de quinta-feira

Uma rápida perseguição movimentou o bairro Belo Jardim na noite de quinta-feira (24), quando policiais do Grupo Tático do 2º Batalhão da PM surpreenderam três homens em flagrante tráfico de drogas. Embora os suspeitos tenham escapado pela vegetação da rua Socibene, abandonaram equipamentos do crime: uma pistola artesanal .38 (com bala engatilhada), maconha pronta para venda e material para embalagem.

De acordo com o registro policial, a ação começou durante patrulha de rotina em área conhecida pelo alto risco. Os traficantes, ao avistarem os agentes, fugiram imediatamente – estratégia que evitou a prisão, mas não impediu a apreensão dos itens, já encaminhados à Delegacia Civil. A PM mantém buscas para identificar e capturar os envolvidos.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mulher é ferida em tentativa de homicídio em Sena Madureira

Publicado

em

Uma mulher foi vítima de uma tentativa de homicídio na manhã desta sexta-feira (25), no Beco do Adriano, bairro Pista, em Sena Madureira. Segundo informações preliminares, o agressor seria um homem conhecido na região pelo apelido de “Rato”.

De acordo com relatos de moradores, o suspeito utilizou uma arma branca para ferir a vítima e fugiu logo após o crime. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros no local, encaminhando a mulher ao hospital. Até o momento, não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dela.

A Polícia Militar foi chamada e segue realizando buscas na região para tentar localizar o suspeito. O caso será investigado pela Polícia Civil.

 

 

Comentários

Continue lendo