Flash
Boliviano é executado com 6 tiros na porta de hotel em Tarauacá
Um boliviano monitorado por tornozeleira eletrônica, identificado como Ângelo Garcia, de 33 anos, foi morto com seis tiros na noite desta quarta-feira (28), na porta de um hotel na Rua Generalíssimo Deodoro, no Centro do município de Tarauacá, no interior do Acre.
Segundo informações de populares, Ângelo estava conversando com um homem não identificado na porta do hotel, quando foi surpreendido por dois homens que estavam de posse de armas de fogo e aproveitaram quando a vítima estava de costas para disparar várias vezes, sendo que seis tiros atingiram o monitorado. Após a ação, os criminosos fugiram correndo do local.
A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu antes de receber socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O corpo foi recolhido e levado ao Instituto Médico Legal (IML) em Cruzeiro do Sul, para a realização de exames.
A Polícia Militar tentou procurar pelos autores do crime, mas ninguém foi encontrado. Ainda segundo informações da polícia, o rapaz teria sido executado por criminosos da facção Comando Vermelho, que possivelmente tenham recebido ordem de faccionados do Peru para matar Ângelo.
Ainda segundo a polícia, o homem havia do presídio Moacir Prado, em Tarauacá, há pouco tempo e estava sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.
As investigações ficarão a cargo da Delegacia de Polícia Civil de Tarauacá.
Comentários
Flash
Em menos de três meses, presidente da ALEAC já visitou metade dos prefeitos e vereadores do AC
Quando pegou a BR 364 sentido Juruá no início de março, o presidente da Assembléia Legislativa, Nicolau Jr, estava inaugurando um modelo nunca antes praticado por um presidente do legislativo estadual: ir ao encontro dos gestores e vereadores de cidades do interior para estreitar as relações institucionais e ouvir as demandas.
Naquela viagem Nicolau se reuniu com os prefeitos e vereadores de Manoel Urbano, Tarauacá, Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves e Mancio Lima.
Dos parlamentares mirins veio a maioria das reivindicações, com ênfase para recuperação de ramais e investimentos na saúde. Os prefeitos não fugiram à regra, e colocaram a destinação de emendas como a melhor forma de ajudar os municípios.
“O presidente vir na casa da gente se prontificar a nos ajudar, é um gesto que demonstra o tamanho do comprometimento com quem mora nas cidades distantes da capital”, disse naquela ocasião Zé Luiz, prefeito de Mancio Lima.
Na Câmara de Cruzeiro do Sul, os vereadores uniram assinaturas e solicitaram que Nicolau intermediasse uma audiência pública para tratar da recuperação de ramais na segunda maior cidade do estado.
ALTO ACRE NA AGENDA
Na última quinta feira, Nicolau Jr organizou a equipe e partiu em direção ao Alto Acre para estreitar as relações institucionais com representantes das cinco cidades da regional. Em Capixaba, o prefeito Manoel Maia, do União Brasil enalteceu a iniciativa do presidente da ALEAC e disse ter reacendido a esperança de retomar as tratativas com o governo do estado, pontuando a parceria com o Deracre e investimentos na produção como prioridades para 2025.
Ainda no eixo da estrada do Pacífico, agora também chamada de rota do Quadrante Rondon, por onde vão passar as maiores exportações e importações do Brasil e do Acre com o mercado andino e asiático, Nicolau foi recebido pelo prefeito Maxsuel Maia, de Xapuri e por nove, dos 11 vereadores.
Na terra de Chico Mendes, ele ouviu dos representantes da população que a gestão do governador Gladson está realizando as obras que os xapurienses esperavam há mais de um século: a ponte da Sibéria e o acesso pela variante.
Quando chegou em Epitaciolandia, o prefeito Sérgio Lopes disse a frase que talvez mais impactou nas andanças de Nicolau:”É a primeira vez em cinco anos, que recebo aqui no gabinete a visita de um presidente da ALEAC”.
O deputado disse na ocasião que as palavras do prefeito ratificavam o propósito da visita aos municípios.
“Nossa agenda nas cidades por onde estou passado é institucional. Agora não é hora para falar de política, é o momento de união, de nos aproximarmos. Ano que vem todo mundo aqui vai seguir um rumo, mas agora nossa proposta é buscar, juntos, soluções para os problemas que vocês estão apontando “, disse Nicolau.
Ao encerrar a visita ao Alto Acre onde também esteve em Assis Brasil e Brasiléia, Nicolau Jr reiterou que o mandato à frente da Casa do Povo vai ser participativo, plural e democrático.
CENTRO DE APOIO ÀS CÂMARAS MUNICIPAIS
Em todas as 11 cidades que visitou até agora, o presidente da ALEAC apresentou o Centro de Apoio às Câmaras Municipais. A mesa diretora criou um gabinete dentro da ALEAC, estruturado com computadores, internet, sala de reunião e assessoria técnica e jurídica, para ofertar aos vereadora, um local onde possam, quando estiverem em Rio Branco, organizar as agendas, imprimir ofícios e outros serviços.
Comentários
Flash
Inspirada em Brasília, primeira-dama escreve com batom na blusa de prefeito

Foto: Jardy Lopes
Durante a manifestação realizada neste domingo (6), em Rio Branco, em apoio aos presos pelos atos do dia 8 de janeiro de 2023, a primeira-dama da capital acreana, Kelen Nunes, escreveu com batom a frase “Anistia Já” na blusa do prefeito Tião Bocalom.
“Quem é que tem batom aí? Dona Kelen, escreve ‘Anistia Já’ no meu peito. É isso que nós queremos. Anistia, já! Mais de mil pessoas injustiçadas. Como um batom como esse é a arma para fazer revolução? Ninguém pegou nenhuma arma letal”, declarou Bocalom, solidarizando-se com os presos em Brasília.

Foto: Jardy Lopes
O gesto se conecta a um dos símbolos dos atos pró-anistia em todo o país: o batom. O objeto passou a ser utilizado como símbolo após a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos escrever a frase “Perdeu, mané” com batom na estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), durante a invasão às sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Desde sua prisão, o nome de Débora se tornou símbolo entre os apoiadores da anistia. No dia 28 de março, ela teve a prisão convertida em domiciliar por decisão do ministro Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Foto: Jardy Lopes
Apesar disso, em março deste ano, Moraes votou pela condenação de Débora a 14 anos de prisão, além do pagamento de uma multa de aproximadamente R$ 50 mil e uma indenização de R$ 30 milhões por danos morais coletivos. Em outubro de 2024, ela chegou a encaminhar um pedido de desculpas ao ministro.
Débora Rodrigues tornou-se um símbolo para parlamentares e políticos que defendem o projeto de lei que propõe anistia aos envolvidos nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, reforçando a polarização política que ainda marca o cenário nacional.
Comentários
Flash
Jovem é preso por estelionato e falsidade ideológica na fronteira do Acre
Um jovem identificado como Rian Gustavo Alves do Nascimento, de 23 anos, foi preso na região de fronteira entre Brasiléia e Epitaciolândia, no Acre, acusado de aplicar diversos golpes de estelionato. A prisão foi realizada pela equipe da Delegacia Regional do Alto Acre, sob coordenação do delegado Erick Maciel.
Segundo informações da Polícia Civil, Rian já possui várias denúncias registradas contra ele, incluindo não apenas estelionato, mas também possíveis práticas de falsidade ideológica. O suspeito se apresentava como delegado da Receita Federal para ganhar a confiança das vítimas, mesmo aparentando pouca idade.
Entre os crimes atribuídos ao jovem, estão dois casos em que ele convenceu vítimas a realizar depósitos via Pix como garantia para o aluguel de um imóvel que, segundo apuração, não pertencia a ele. Ele afirmava ser o proprietário e exigia pagamento antecipado para assegurar a locação.
Além disso, o acusado se hospedou em hotéis e pousadas da região sem quitar os débitos, deixando os estabelecimentos após ser expulso. Há também relatos de que utilizou mototáxis sem efetuar o pagamento, sendo forçado a pagar sob ameaça dos profissionais.
Natural de Rio Branco, capital do estado, Rian já teria praticado crimes semelhantes antes de se deslocar para o interior. O delegado Erick Maciel expressou preocupação com a integridade física do jovem, diante da insatisfação gerada entre as vítimas. “Estamos de certa forma preocupados com sua integridade física, uma vez que tem pessoas bastante chateadas com ele”, declarou.
A polícia busca novas testemunhas e reforça o alerta para que a população desconfie de ofertas suspeitas envolvendo aluguéis e pagamentos antecipados.
Com sua detenção, se acredita que outras vítimas possam aparecer para prestar queixa contra o mesmo. Rian foi conduzido à delegacia, onde aguarda audiência de custódia que definirá os próximos passos do processo judicial.
Você precisa fazer login para comentar.