Acre
Boletim da Fiocruz aponta SRAG em crianças em nível de alerta no Acre
Estado integra lista de 16 unidades da federação com incidência elevada da doença, embora sem tendência de crescimento

Foto: Tony Winston/Agência Brasília
O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta semana, mostrou que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças, associados ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), permanecem em níveis elevados em grande parte do Brasil. O Acre está entre os 16 estados classificados em situação de alerta, risco ou alto risco, ainda que sem registro de aumento nas curvas de longo prazo.
Situação no Acre
Segundo o levantamento, o estado apresenta circulação expressiva de vírus respiratórios, o que mantém em alerta as autoridades de saúde locais para possíveis agravamentos do cenário. Apesar disso, não há sinal de crescimento recente nos indicadores.
Panorama nacional
No Brasil, os casos de SRAG seguem em queda tanto na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) quanto de curto prazo (últimas três semanas). Ainda assim, alguns estados registram aumento de hospitalizações, como a alta de casos de Covid-19 no Ceará e no Rio de Janeiro, além do crescimento de rinovírus na Bahia.
Dados de 2025
Desde o início do ano epidemiológico, foram notificados 150.615 casos de SRAG em todo o país. Desses, 80.577 (53,5%) tiveram resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, enquanto 51.291 (34,1%) deram negativo e 8.853 (5,9%) seguem em investigação.
Entre os casos confirmados, 46% foram causados por VSR, 25,7% por influenza A, 1,1% por influenza B, 23,6% por rinovírus e 7% por Sars-CoV-2 (Covid-19).
Sobre o InfoGripe
O InfoGripe é uma ferramenta do Sistema Único de Saúde (SUS) que monitora casos de SRAG em todo o território nacional, auxiliando as vigilâncias em saúde na definição de ações de prevenção e resposta a surtos. A atualização mais recente se refere à Semana Epidemiológica 31, entre 27 de julho e 2 de agosto.
Comentários
Acre
Eleitorado acreano ultrapassa 605 mil e mantém crescimento para as eleições de outubro
TRE/AC registra aumento de mais de 3 mil novos títulos; Rio Branco e Cruzeiro do Sul lideram alta. Prazo para regularização termina em 6 de maio

O município que mais ganhou eleitores foi Rio Branco, com mais de dois mil novos votantes e Cruzeiro do Sul, com mais de 500 novos títulos regularizados. Foto: captada
Eleitorado acreano cresce, mas Justiça Eleitoral projeta queda em relação a 2022
O Acre registrou um acréscimo de mais de três mil pessoas aptas a votar nas eleições de outubro, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/AC). O estado saltou de 602.135 para 605.563 eleitores regularizados – um crescimento de 0,57%. Em comparação com janeiro deste ano, o aumento supera cinco mil eleitores.
Prazo final para regularização é 6 de maio
Os cidadãos que desejam tirar o título pela primeira vez, regularizar a situação ou fazer alterações (incluindo cadastramento biométrico) têm até o dia 6 de maio para procurar a Justiça Eleitoral. Quem não se regularizar até essa data ficará impedido de votar em outubro.

De acordo com TRE/AC, o estado saltou de 602.135 para 605.563 eleitores regularizados. Em reflação a janeiro, o crescimento foi de mais de cinco mil pessoas. Foto: captada
Projeção: pleito pode ter menos eleitores do que em 2022
Apesar do crescimento recente, a previsão do TRE/AC é que o número total de eleitores em 2026 seja menor do que o registrado na última eleição nacional, em 2022. Entre os fatores apontados:
-
Êxodo populacional para outros estados ou entre municípios, sem a devida transferência do título
-
Queda da natalidade no Acre e em todo o Brasil, reduzindo a base de jovens que entram no eleitorado
Rio Branco e Cruzeiro do Sul puxam alta
O município que mais ganhou eleitores foi Rio Branco, com mais de dois mil novos votantes, seguido por Cruzeiro do Sul, que soma mais de 500 novos títulos regularizados.
A capital concentra 43,92% do eleitorado estadual (aproximadamente 266 mil eleitores). Cruzeiro do Sul vem em segundo, com 10,29% (cerca de 62 mil). Na outra ponta, Santa Rosa do Purus é o município com o menor número de votantes: 3.966, o equivalente a 0,66% do total do estado.
Destaques:
- Acre ganha 3.428 eleitores na comparação com o último levantamento
- Prazo para regularização termina em 6 de maio
- Rio Branco responde por 44% do eleitorado estadual
- Justiça Eleitoral projeta queda no total de eleitores ante 2022
- Quem não regularizar fica fora das eleições de outubro
A corrida para o cadastro eleitoral ocorre em meio à articulação dos partidos para as eleições de outubro, que definirão presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. No Acre, o movimento de filiações e a formação de chapas estão aquecidos, e o tamanho do eleitorado por município influencia diretamente as estratégias de campanha e a distribuição de tempo de rádio e TV. O TRE/AC recomenda que os eleitores não deixem para a última semana para evitar filas e problemas técnicos.

Apesar do crescimento recente, a previsão do TRE/AC é que o número total de eleitores em 2026 seja menor do que o registrado na última eleição nacional. Foto: captada
Comentários
Acre
Governo Mailza vai beneficiar 8 mil pessoas com títulos de terra em dez municípios do Acre em 2026
Ação coordenada pelo Iteracre fortalece agricultura familiar, acesso ao crédito rural e inclui programa Igreja Legal; parceria com TJ-AC agiliza registros em cartório

Os títulos incluem áreas urbanas e rurais e têm como principal objetivo garantir segurança jurídica às famílias
As entregas acontecerão nos municípios de Assis Brasil, Porto Acre, Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri, Tarauacá, além de área rural na região do Morongaba, e em Mâncio Lima e Rodrigues Alves
O Governo do Acre, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre), vai beneficiar cerca de 8 mil pessoas com a entrega de títulos definitivos de propriedade por meio do programa Minha Terra de Papel Passado. A ação será conduzida pela governadora Mailza Assis e contempla municípios estratégicos em todo o estado.
De acordo com a presidente do Iteracre, Gabriela Câmara, as entregas acontecerão nos municípios de Assis Brasil, Porto Acre, Epitaciolândia, Brasiléia, Xapuri, Tarauacá, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, além de uma importante área rural na região do Morongaba.
Os títulos incluem áreas urbanas e rurais e têm como principal objetivo garantir segurança jurídica às famílias, fortalecer a agricultura familiar e abrir portas para o acesso ao crédito rural, fomentando o desenvolvimento econômico local.
Outro destaque da ação é a inclusão do programa Igreja Legal, idealizado pela governadora Mailza, que também será contemplado durante as entregas, ampliando o alcance social da regularização fundiária.
Segundo Gabriela Câmara, todo o trabalho segue um cronograma previamente estruturado desde o ano passado. Um dos avanços que tornou possível a execução antecipada das entregas foi a assinatura de um termo de cooperação técnica entre o Iteracre e o Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) , por meio da Corregedoria.
A parceria garantiu maior integração com os cartórios, permitindo a organização prévia dos registros dos títulos e dando mais celeridade ao processo de regularização fundiária no estado.
A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Acre com a dignidade das famílias, a valorização da terra e o desenvolvimento sustentável das comunidades urbanas e rurais.

O compromisso do Governo do Acre com a dignidade das famílias, a valorização da terra e o desenvolvimento sustentável das comunidades urbanas e rurais. Foto: captada
Comentários
Acre
Menina de 11 anos tem couro cabeludo arrancado por motor de embarcação no interior do Acre
Rebeca Lima dos Santos sofreu acidente na comunidade Tauari ao tentar assoprar vela do barco; família busca doações para transferência a Goiânia

O acidente resultou no arrancamento de parte do couro cabeludo, causando ferimentos graves. Foto: captada
Devido à gravidade do caso, ela deverá ser transferida para Goiânia para tratamento especializado, mas até o momento ainda não há previsão para a transferência
Uma menina de 11 anos, identificada como Rebeca Lima dos Santos, sofreu um grave acidente no dia 8 de março enquanto estava em uma embarcação na comunidade Tauari, no interior do Acre. De acordo com informações, o “timão” da embarcação apresentou falha e o motor parou no meio do rio.
Diante da situação, a criança tentou ajudar a resolver o problema. Ao verificar o motor, Rebeca se aproximou da vela e, ao tentar assoprar o local, teve os cabelos puxados pela força do equipamento. O acidente resultou no arrancamento de parte do couro cabeludo, causando ferimentos graves.
Rebeca foi socorrida e encaminhada para o Hospital da Criança, em Rio Branco, onde permanece internada sob cuidados médicos. Devido à gravidade do caso, ela deverá ser transferida para Goiânia para tratamento especializado, mas até o momento não há previsão para a transferência.
Familiares e amigos estão mobilizados em uma campanha solidária para ajudar com os custos do tratamento, deslocamento e demais despesas.

Familiares e amigos estão mobilizados em uma campanha solidária para ajudar com os custos do tratamento, deslocamento e demais despesas. Foto: captada
Como contribuir:
-
Pix (celular): (68) 99989-8434 – Titular: Agamenilsa Dutra Ramos
-
Pix (celular): (68) 99245-6102 – Titular: Ione Lima dos Santos
Qualquer valor é bem-vindo para auxiliar a família neste momento difícil.


Você precisa fazer login para comentar.