Geral
Bebê vítima de queimaduras graves no primeiro banho é transferida para maior centro de queimados do Brasil
Recém-nascida foi levada de UTI aérea para Belo Horizonte após piora no quadro; profissional de saúde foi afastada e caso está sob investigação no Acre

A recém-nascida vítima de queimaduras graves durante o primeiro banho na cidade de Cruzeiro do Sul foi transferida nesta quarta-feira (25), não para Manaus como estava progamado. Foto: captada
A bebê Aurora, que sofreu queimaduras graves durante seu primeiro banho na maternidade de Cruzeiro do Sul, foi transferida nesta quarta-feira (25) para o Hospital João XXIII, em Belo Horizonte (MG), o maior centro de tratamento de queimaduras do país. A mudança de destino – inicialmente prevista para Manaus – ocorreu após o agravamento do estado de saúde da criança, que precisou ser transportada por UTI aérea.
O caso, que comoveu a população, aconteceu no último domingo (22) no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá. Familiares afirmam que uma técnica de enfermagem expôs a recém-nascida à água quente durante o banho. A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou o afastamento imediato da profissional e a abertura de um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar as circunstâncias do incidente.

Com a piora da situação, os médicos optaram pela transferência à capital mineira, onde há estrutura especializada para tratar casos como o dela. Foto: captada
Antes da transferência, a criança recebeu os primeiros cuidados na UTI neonatal do Hospital da Criança em Rio Branco. Diante da gravidade das queimaduras, a equipe médica optou pelo encaminhamento ao centro especializado em Belo Horizonte.

A transferência ocorreu por meio de uma UTI aérea, diante do agravamento do quadro clínico da criança. Foto: captada
Em nota, a Sesacre afirmou estar acompanhando o caso com prioridade, garantindo todo suporte necessário para o tratamento da criança e o esclarecimento completo do ocorrido. O hospital mineiro é referência nacional no tratamento de queimaduras complexas.

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou o afastamento imediato da profissional envolvida e instaurou um Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar o episódio. Foto: captada
Nascimento
Marcos, que é pai de outra menina de 7 anos, relatou que Aurora nasceu de parto normal e, até o momento do banho, nada de incomum tinha sido observado.
“O nascimento da neném foi normal. A mãe dela começou a sentir contração era 1h30 da madrugada [de sábado, 21], a bolsa estourou, a gente arrumou as coisinhas e chegamos na maternidade, era umas 5h. Fiz a ficha na administração, o médico olhou e ela estava com 6 cm de dilatação e quando foi 8h ela teve a neném normal”, explicou.

O pai da menina, Marcos S. Oliveira, registrou um boletim de ocorrência contra o hospital pelos ferimentos que, segundo ele, foram causados em Aurora após o uso de água quente no banho. Foto: captada
MP apura caso
O Ministério Público do Acre (MP-AC) informou, que foi instaurada uma notícia de fato para apurar o caso que é acompanhado pela Promotoria de Justiça Cível de Cruzeiro do Sul.
“Considerando a gravidade da situação e a necessidade de esclarecimento dos fatos, o promotor de Justiça André Pinho expediu notificações ao Hospital da Mulher e da Criança do Juruá e à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), solicitando informações detalhadas sobre o caso”, falou o órgão.
O MP requisitou ainda:
- prontuário médico completo da recém-nascida, incluindo registros de enfermagem e identificação de todos os profissionais envolvidos no atendimento;
- protocolos operacionais adotados para o banho e higienização de recém-nascidos, com especificação dos controles de temperatura da água e equipamentos utilizados;
- um relatório circunstanciado com a sequência dos fatos, medidas assistenciais adotadas e providências administrativas tomadas pela direção da unidade.
“A eventual existência de doença congênita ou dermatológica não justifica a ausência de tratamento adequado; pelo contrário, impõe ainda maior zelo da equipe médica e do Poder Público, diante da maior vulnerabilidade da criança e da complexidade potencial do quadro”, complementou a promotora Aretuza de Almeida Cruz, que pediu à Sesacre o detalhamento dos exames diagnósticos em andamento.

O pai da bebê, Marcos Silva Oliveira, irá para Belo Horizonte em outro voo, ainda nesta quarta, conforme a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre).
Veja vídeo:
Comentários
Geral
Polícia Civil do Acre participa de abertura do projeto “Cidadã em Foco” em Porto Acre
A Polícia Civil do Acre (PCAC) participou, na última segunda-feira, 16, do início das atividades do projeto Cidadã em Foco, realizado no município de Porto Acre. A instituição foi representada pelo delegado de polícia Leonardo Meyohas, que acompanhou a abertura das Oficinas de Qualificação e Formação de Grupos e Coletivos de Mulheres engajadas na luta feminista e nos conselhos municipais.

O encontro é promovido pelo Instituto Mulheres da Amazônia e reúne lideranças femininas, representantes de movimentos sociais e instituições públicas para fortalecer o protagonismo feminino e ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas às mulheres.
Durante a programação, foram discutidos temas relevantes como os Direitos das Mulheres, com foco na atuação dos Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher (CMDM), além do fortalecimento da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. As atividades ocorrem nos dias 16 e 17 de março, no Centro de Convenções de Porto Acre, na Câmara Municipal do município.
Segundo o delegado Leonardo Meyohas, a presença da Polícia Civil no evento é fundamental para aproximar a instituição da comunidade e fortalecer a rede de apoio às mulheres.
“A Polícia Civil do Acre entende que o enfrentamento à violência contra a mulher passa, necessariamente, pela integração entre as instituições e pelo fortalecimento da informação. Participar de um projeto como o ‘Cidadã em Foco’ é essencial para dialogarmos diretamente com as mulheres, ouvir suas demandas e reafirmar nosso compromisso em garantir seus direitos e promover um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente”, destacou Meyohas.
Fonte: Conteúdo republicado de POLÍCIA CIVIL - GERAL
Comentários
Geral
BOPE apreende 3,5 kg de oxidado, 120 trouxinhas de cocaína e R$ 14 mil em operações em Rio Branco
Ações ocorreram nos bairros Mocinha Magalhães e Sapolândia na tarde de segunda-feira (16); um homem de 27 anos foi preso

A primeira ação ocorreu no bairro Mocinha Magalhães, na Rua da Laranja, região conhecida pelo intenso tráfico de drogas. Foto: captada
Duas operações realizadas pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), por meio da Companhia de Choque, resultaram na apreensão de entorpecentes, dinheiro e na prisão de um homem de 27 anos, no final da tarde de segunda-feira (16), em Rio Branco.
Primeira ação: Mocinha Magalhães
A primeira ação ocorreu no bairro Mocinha Magalhães, na Rua da Laranja, região conhecida pelo intenso tráfico de drogas. Durante patrulhamento, os policiais identificaram um indivíduo em atitude suspeita, entrando e saindo rapidamente de um conjunto de apartamentos com uma sacola.
Ao perceber a aproximação da guarnição, o suspeito tentou se desfazer do material, arremessando a sacola para dentro de um dos imóveis. Na verificação, os militares encontraram uma quantia significativa em dinheiro, além de porções de substância semelhante à cocaína e uma barra de material aparentando ser oxidado.
Durante buscas no local, foram localizadas ainda outras três barras da mesma substância escondidas em um recipiente tipo isopor. No total, foram apreendidas 120 trouxinhas de cocaína, cerca de 3,5 quilos de oxidado e R$ 14.150 em dinheiro.

Os militares encontraram uma quantia significativa em dinheiro, além de porções de substância semelhante à cocaína e uma barra de material aparentando ser oxidado. Foto: captada
Segunda ação: Sapolândia
Já na segunda ocorrência, no bairro Sapolândia, às margens do igarapé São Francisco, os policiais receberam informações de que criminosos estariam utilizando uma área de mata para esconder drogas. Durante incursão a pé, a equipe encontrou um acesso com sinais de movimentação recente.
Ao intensificarem as buscas na vegetação, os agentes localizaram 12 tijolos de maconha cuidadosamente escondidos na mata.
Resultado
O suspeito preso na primeira ação foi encaminhado à Delegacia de Flagrantes (Defla) juntamente com todo o material apreendido, onde foram adotadas as providências cabíveis. O resultado das apreensões é fruto do compromisso do BOPE no combate às ações criminosas que persistem em atuar em Rio Branco.

Após buscas no local, foram localizados 12 tijolos de maconha escondidos na vegetação. Foto: captada


Você precisa fazer login para comentar.