Conecte-se conosco

Cotidiano

Agências de checagem de fatos ficam em silêncio após Fake News de Marina Silva

Publicado

em

Autor: Anderson Nascimento

EM SILÊNCIO! É assim o comportamento das agências de checagem de notícias desde o 1º de janeiro de 2023. Parece-me até que perderam o estímulo de checar os fatos, ponto-a-ponto.

World Economic Forum/Valeriano Di Domenico

Marina até que estava com discurso muito interessante, mas soltou uma pérola, afirmando com todas as letras que no Brasil tem 120 milhões de pessoas passando fome.

A ministra, ao que tudo indica, aprendeu a cartilha na risca. Afinal, o atual presidente da República, também soltava essas pérolas quando estavam em viagem internacional e era aplaudido. É o típico discurso, “me diga com quem tu andas, que direi quem tu és”. Como diz meu amigo jornalista, José Roberto Guzzo, que tem uma coluna no Estadão:

“É uma mentira irresponsável, agressiva e mal-intencionada. A ministra não apenas oferece ao mundo um número falso – é uma contrafação que vai no exato contrário da atual realidade dos fatos. Qualquer dos diversos Ministérios da Verdade que existem ou estão em projeto no Brasil de hoje chamaria isso, aos gritos, de “fake news”; como só se escandalizam com as notícias que não gostam, essa vai passar batido. Mas não deixa, por isso, de ser uma mentira de primeiro, segundo e terceiro grau.”

Tanto que, os próprios dados do Banco Mundial, o nosso país, em 2020 foi o que mais reduziu a miséria em toda América Latina. Em porcentagem, esse índice aponta que o Brasil saiu de um índice de 5,4% da população para 1,9%, ou seja, a menor de toda a série histórica, iniciada em 1980.

Em 2019, os dados do Banco Mundial apontaram que o Brasil tinha acima de 11 milhões de pessoas vivendo na miséria (ganhando até 2,15 dólares), um pouco mais de R$ 10 reais por dia. Já em 2020 esse número caiu para 4 milhões, ou seja, ministra, em apenas um ano, 7 milhões de brasileiros deixaram a pobreza extrema.

O bonito disso tudo, que não são dados do governo Bolsonaro, mas sim, do Banco Mundial. Gosto de expor esses números, pois a esquerda sempre tenta alegar que os dados são do governo anterior. Na real, duvido eles questionarem esses números, que reitero, são dados do Banco Mundial.

Há fome no Brasil? Sim, existe, porém, afirmar que 122 milhões de pessoas estão passando fome no país onde menos de 5% da população está abaixo da linha da miséria é uma irresponsabilidade imensa. Bem, já que as agências de checagem não fizeram o papel de casa, eis aqui um ótimo canal para reestabelecer a verdade.

MSN

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Campeonato Estadual terá duelos semifinais no CEBRB

Publicado

em

Foto FEAB: Duelos no CEBRB devem ser bem disputados

Serão disputadas neste sábado, 27, a partir das 14 horas, na quadra do CEBRB, as semifinais do Campeonato Estadual de Basquete, no masculino.

New City e Old School A decidem quem será o primeiro finalista e na segunda semifinal o AAB A joga contra o Atlético.

Indefinição no Juruá

As equipes de Feijó e Tarauacá devem fazer partidas de ida e volta para decidir quem vem do Vale do Juruá para jogar as finais do Campeonato Estadual. Contudo, a Federação Acreana de Basquete (FEAB) ainda não conseguiu datas para promover os confrontos.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia e Quinari decidem o título do Estadual da Série A no Álvaro Dantas

Publicado

em

Foto Paulo Chaves: Título vale a vaga do Acre na Taça Brasil em 2026

Brasileia e Quinari decidem neste sábado, 27, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro Dantas, o título do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. As duas equipes empataram o primeiro jogo das finais, em Senador Guiomard, por 4 a 4 e por isso quem vencer fica com o título e vaga do Acre na Taça Brasil em 2026.

Brasileia

O técnico Anjo Gurgel terá a volta do ala Alexandre, mas não poderá contar com Carlos Henrique, expulso na primeira partida. Brasileia realizou a melhor campanha e teria a vantagem de jogar em casa. Contudo, a equipe da Fronteira foi punida com a perda de três mandos de quadra por causa do comportamento da torcida no duelo contra o Fluminense da Bahia pela semifinal.

Quinari

No Quinari, o técnico Jô Mendes terá o elenco completo na decisão. O time de Senador Guiomard abriu 4 a 0 no primeiro jogo, mas cedeu o empate e deixou escapar uma boa vantagem para o segundo confronto.

Dupla de arbitragem

Beto Mendonça e Diego Alberto serão os árbitros da final do Estadual da Série A.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Marcelo Avelino será aclamando e segue no comando do Atlético

Publicado

em

Foto Manoel Façanha: Marcelo Avelino fica mais três anos como presidente do Galo

O funcionário público Marcelo Avelino será aclamado neste sábado, 27, a partir das 11 horas, no Frotão, e seguirá no comando do Atlético por mais três anos. As principais metas da chapa Família Atleticana é manter o processo dos pagamentos das dívidas e colocar o Galo novamente na elite do futebol acreano.

Novo momento

Marcelo Avelino e os seus diretores conseguiram melhorar a vida financeira do Atlético. O trabalho desenvolvido pelo advogado Francisco Valadares Neto foi fundamental para a diretoria atleticana começar a tornar o clube viável financeiramente.

Família Atleticana

Marcelo Avelino-Presidente

Ricardo Lopes-Vice-presidente

Paulo Santana-Tesoureiro

Francisco Brito-Diretor administrativo

Ilson da Silva-Diretor de patrimônio

Antônio Acivaldo-Diretor social

Juliano de Souza-Diretor comercial

Comentários

Continue lendo