Cotidiano
Agências de checagem de fatos ficam em silêncio após Fake News de Marina Silva
Autor: Anderson Nascimento
EM SILÊNCIO! É assim o comportamento das agências de checagem de notícias desde o 1º de janeiro de 2023. Parece-me até que perderam o estímulo de checar os fatos, ponto-a-ponto.
World Economic Forum/Valeriano Di Domenico
Marina até que estava com discurso muito interessante, mas soltou uma pérola, afirmando com todas as letras que no Brasil tem 120 milhões de pessoas passando fome.
A ministra, ao que tudo indica, aprendeu a cartilha na risca. Afinal, o atual presidente da República, também soltava essas pérolas quando estavam em viagem internacional e era aplaudido. É o típico discurso, “me diga com quem tu andas, que direi quem tu és”. Como diz meu amigo jornalista, José Roberto Guzzo, que tem uma coluna no Estadão:
“É uma mentira irresponsável, agressiva e mal-intencionada. A ministra não apenas oferece ao mundo um número falso – é uma contrafação que vai no exato contrário da atual realidade dos fatos. Qualquer dos diversos Ministérios da Verdade que existem ou estão em projeto no Brasil de hoje chamaria isso, aos gritos, de “fake news”; como só se escandalizam com as notícias que não gostam, essa vai passar batido. Mas não deixa, por isso, de ser uma mentira de primeiro, segundo e terceiro grau.”
Tanto que, os próprios dados do Banco Mundial, o nosso país, em 2020 foi o que mais reduziu a miséria em toda América Latina. Em porcentagem, esse índice aponta que o Brasil saiu de um índice de 5,4% da população para 1,9%, ou seja, a menor de toda a série histórica, iniciada em 1980.
Em 2019, os dados do Banco Mundial apontaram que o Brasil tinha acima de 11 milhões de pessoas vivendo na miséria (ganhando até 2,15 dólares), um pouco mais de R$ 10 reais por dia. Já em 2020 esse número caiu para 4 milhões, ou seja, ministra, em apenas um ano, 7 milhões de brasileiros deixaram a pobreza extrema.
O bonito disso tudo, que não são dados do governo Bolsonaro, mas sim, do Banco Mundial. Gosto de expor esses números, pois a esquerda sempre tenta alegar que os dados são do governo anterior. Na real, duvido eles questionarem esses números, que reitero, são dados do Banco Mundial.
Há fome no Brasil? Sim, existe, porém, afirmar que 122 milhões de pessoas estão passando fome no país onde menos de 5% da população está abaixo da linha da miséria é uma irresponsabilidade imensa. Bem, já que as agências de checagem não fizeram o papel de casa, eis aqui um ótimo canal para reestabelecer a verdade.
Comentários
Cotidiano
CBF amplia Série D para 96 clubes a partir de 2026 e Acre terá três representantes
Competição passa a oferecer seis acessos à Série C e mantém 24 datas no calendário nacional
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou o novo calendário do futebol nacional com mudanças significativas nas competições organizadas pela entidade. Entre as principais alterações está a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro, que a partir de 2026 passará de 64 para 96 clubes, além do aumento no número de acessos: seis equipes conquistarão vaga na Série C.
A reformulação beneficia diretamente os clubes que avançaram à segunda fase da Série D desta temporada. Como quatro dessas equipes — Barra-SC, Santa Cruz, Maranhão e Inter de Limeira — já garantiram o acesso, a CBF optou por redistribuir as vagas remanescentes, concedendo quatro vagas extras às federações, com base no Ranking Nacional de Federações, que será divulgado ao final do ano.
Outra novidade é a adoção do Ranking Nacional de Clubes (RNC) como um dos critérios para a definição das vagas na competição. Apesar do aumento expressivo no número de participantes, a Série D manterá o mesmo número de datas, totalizando 24 jogos no calendário.
Com as mudanças, o Acre terá três representantes na Série D de 2026. Pelos critérios de desempenho nos campeonatos estaduais e copas regionais, Independência-AC e Galvez já estão garantidos. A vaga via Ranking Nacional de Clubes ficará com o Humaitá, atualmente o clube acreano mais bem posicionado no ranking da CBF.
A Série D do Campeonato Brasileiro de 2026 está prevista para começar no dia 5 de abril e seguirá até 13 de setembro.
Comentários
Cotidiano
Chuvas intensas provocam alagamentos em ruas de Rio Branco e deixam capital em estado de atenção
Volume de precipitação já ultrapassa 70 mm e afeta vias importantes, como a Avenida Maria José de Oliveira
As fortes chuvas que atingem Rio Branco desde a noite de quinta-feira (25) continuam causando transtornos à população. Além da elevação do nível do Rio Acre e de outros mananciais da bacia, as precipitações já provocam alagamentos em diversas ruas da capital, incluindo a Avenida Maria José de Oliveira, principal via do bairro Universitário.
Imagens divulgadas por internautas nas redes sociais mostram a avenida tomada pela água, o que dificulta a passagem de veículos e o deslocamento de moradores da região.
De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cláudio Falcão, em entrevista concedida na manhã desta sexta-feira (26), o volume de chuva já ultrapassa 70 milímetros em Rio Branco. Segundo ele, a previsão indica a continuidade das chuvas ao longo do dia, mantendo o município em estado de atenção para a possibilidade de novos alagamentos.
A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a evitar áreas de risco e a acionar os órgãos competentes em caso de emergência.
Comentários
Cotidiano
CBF confirma realização da Copa do Brasil Sub-15 em 2026

Foto Sueli Rodrigues: Santa Cruz será o representante do Acre no torneio
O departamento técnico da CBF divulgou nesta quinta, 25, o calendário do futebol base masculino para a temporada de 2026. A novidade será a realização da Copa do Brasil Sub-15, competição programada entre os meses de abril e agosto.
“Essa é mais uma competição importante para a base do futebol acreano. A CBF mantém essa política crescente de investimentos nas competições e isso também significa oportunidade para as nossas equipes e atletas”, declarou o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Adem Araújo.
Santa Cruz é o representante
O Santa Cruz, atual tricampeão Estadual Sub-15, será o representante do Acre na Copa do Brasil. A FFAC vai manter o critério e as equipes campeãs seguem como representantes do Estado nos torneios nacionais.

Você precisa fazer login para comentar.