fbpx
Conecte-se conosco

Cotidiano

Agências de checagem de fatos ficam em silêncio após Fake News de Marina Silva

Publicado

em

Autor: Anderson Nascimento

EM SILÊNCIO! É assim o comportamento das agências de checagem de notícias desde o 1º de janeiro de 2023. Parece-me até que perderam o estímulo de checar os fatos, ponto-a-ponto.

World Economic Forum/Valeriano Di Domenico

Marina até que estava com discurso muito interessante, mas soltou uma pérola, afirmando com todas as letras que no Brasil tem 120 milhões de pessoas passando fome.

A ministra, ao que tudo indica, aprendeu a cartilha na risca. Afinal, o atual presidente da República, também soltava essas pérolas quando estavam em viagem internacional e era aplaudido. É o típico discurso, “me diga com quem tu andas, que direi quem tu és”. Como diz meu amigo jornalista, José Roberto Guzzo, que tem uma coluna no Estadão:

“É uma mentira irresponsável, agressiva e mal-intencionada. A ministra não apenas oferece ao mundo um número falso – é uma contrafação que vai no exato contrário da atual realidade dos fatos. Qualquer dos diversos Ministérios da Verdade que existem ou estão em projeto no Brasil de hoje chamaria isso, aos gritos, de “fake news”; como só se escandalizam com as notícias que não gostam, essa vai passar batido. Mas não deixa, por isso, de ser uma mentira de primeiro, segundo e terceiro grau.”

Tanto que, os próprios dados do Banco Mundial, o nosso país, em 2020 foi o que mais reduziu a miséria em toda América Latina. Em porcentagem, esse índice aponta que o Brasil saiu de um índice de 5,4% da população para 1,9%, ou seja, a menor de toda a série histórica, iniciada em 1980.

Em 2019, os dados do Banco Mundial apontaram que o Brasil tinha acima de 11 milhões de pessoas vivendo na miséria (ganhando até 2,15 dólares), um pouco mais de R$ 10 reais por dia. Já em 2020 esse número caiu para 4 milhões, ou seja, ministra, em apenas um ano, 7 milhões de brasileiros deixaram a pobreza extrema.

O bonito disso tudo, que não são dados do governo Bolsonaro, mas sim, do Banco Mundial. Gosto de expor esses números, pois a esquerda sempre tenta alegar que os dados são do governo anterior. Na real, duvido eles questionarem esses números, que reitero, são dados do Banco Mundial.

Há fome no Brasil? Sim, existe, porém, afirmar que 122 milhões de pessoas estão passando fome no país onde menos de 5% da população está abaixo da linha da miséria é uma irresponsabilidade imensa. Bem, já que as agências de checagem não fizeram o papel de casa, eis aqui um ótimo canal para reestabelecer a verdade.

MSN

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Rio Branco anuncia quarteto para a Série D 2024

Publicado

em

O zagueiro Reginaldo, ex-Vasco, abre a lista de reforços, seguido do meia Felipinho, ex-Adesg, do volante Júlio e ainda do meia Keslley, ambos ex-São Francisco

MANOEL FAÇANHA

Após a perda do título do Campeonato Acreano e calendário cheio para a temporada 2025 e estreia negativa na disputa do Campeonato Brasileiro da Série D, ocorrida no último sábado (27), para o Manauara-AM por 3 a 1, no estádio Ismael Benigno, na Colina, em Manaus-AM, a diretoria do Rio Branco foi ao mercado e anunciou a contratação de quatro jogadores para a sequência da temporada. O zagueiro Reginaldo, ex-Vasco, abre a lista de reforços, seguido do meia Felipinho, ex-Adesg, do volante Júlio e ainda do meia Keslley, ambos ex-São Francisco. O quarteto foi apresentado na tarde desta terça, 30, no José de Melo, e são os primeiros reforços do clube para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série D.

Um quinto reforço ainda negocia com o clube. Trata-se do meia Thiago Miranda, ex-Galvez. O desfecho da negociação deverá ocorrer durante essa quinta-feira (2).

Dois períodos

Na busca de ajustar a equipe para buscar a recuperação na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série D, o Rio Branco trabalhou em dois períodos aos cuidados do técnico Wemerson Rambinho.

O próximo adversário do Estrelão na sequência da competição será o Princesa do Solimões. A partida será disputa no sábado (4),  a partir das 17h, no estádio Florestão.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Série D: Árbitro do Acre, Fábio Santos apita Altos-PI e Moto Club-MA no sábado (4)

Publicado

em

Fábio Santos de Santana, 42 anos, faz parte do quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

MANOEL FAÇANHA

O confronto da próxima sábado (4), às 16 de Brasília, no estádio Albertão, na cidade de Teresina-PI, terá apito acreano no duelo entre Altos-PI e Moto Club-MA. O árbitro Fábio Santos de Santana comanda partida, assistido pelos assistentes piauienses Alisson Lima Damasceno e Raimundo David dos Reis Alves. O quarto árbitro será Iudiney Cesar Rocha e Silva (PI).

O advogado, administrador e professor universitário Fábio Santos de Santana, 42 anos, faz parte do quadro de árbitros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Nesta temporada, o profissional conduziu vários jogos do Campeonato Acreano, entre eles, a vitória do Independência sobre o São Francisco por 4 a 1, resultado que quebrou um jejum de 25 temporadas sem um título do Tricolor de Aço.

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Árbitra assistente de Rondônia é designada para decisão do campeonato alagoano

Publicado

em

A partida decisiva acontece em Arapiraca, cidade distante 132 km de Maceió, capital de Alagoas

A presença de árbitros experientes como Wagner do Nascimento Carvalho e a rondoniense Márcia Bezerra certamente contribuíram para a grande final. Foto Rede Social/Divulgação

ASA e CRB, decidem no próximo sábado, 30/03, o título de campeão alagoano 2024, e a arbitragem de campo e do VAR será de fora do estado. O carioca Wagner do Nascimento Carvalho apita o jogo, os assistentes são: Nailton Junior do Ceará e a rondoniense Márcia Bezerra.

É uma prática comum em competições regionais ter árbitros de fora do estado para garantir imparcialidade e qualidade na arbitragem. A presença de árbitros experientes como Wagner do Nascimento Carvalho, Nailton Junior e Márcia Bezerra certamente contribuirá para um jogo justo e emocionante. Como será a grande final do alagoano de futebol.

Os homens do VAR, são de São Paulo e Rio de Janeiro. Todos pertencentes ao quadro da CBF. A partida decisiva acontece em Arapiraca, cidade distante 132 km de Maceió, capital de Alagoas, no estádio Coaracy Fonseca.

Comentários

Continue lendo