Conecte-se conosco

Cotidiano

Acre sofrera com até nove ondas de calor ao ano, aponta estudo, com impactos diretos no abastecimento de água

Publicado

em

Segundo os dados, 45% das cidades acreanas tem “risco muito alto” com relação a onda de calor, que podem reduzir os níveis dos mananciais que abastecem essas cidades

Além do estado, Amazonas, boa parte do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais e a região nordeste do Pará e norte do Ceará e Rio Grande do Norte registrarão altas temperaturas. Foto: internet

 

Um estudo conduzido pelo Instituto Trata Brasil aponta que o Acre pode experimentar, até 2050, pelo menos nove ondas de calor ao ano. Além do estado, Amazonas, boa parte do Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo e Minas Gerais e a região nordeste do Pará e norte do Ceará e Rio Grande do Norte registrarão altas temperaturas.

Os pesquisadores, autores do estudo “As Mudanças Climáticas no Setor de Saneamento Como secas, tempestades e ondas de calor impactam o consumo de água?”, apontam para uma maior pressão sob o sistema de abastecimento destas localidades.

“Este aumento pode representar um maior consumo de água nessas regiões e no aumento da deterioração das infraestruturas de água e esgoto, além de reforçar problemas já observados, como a geração de odores nos sistemas de esgotos e a proliferação de cianobactérias em mananciais”, afirmam.

Ainda segundo os dados, 45% das cidades acreanas tem “risco muito alto” com relação a onda de calor, que podem reduzir os níveis dos mananciais que abastecem essas cidades.

“Os municípios que apresentaram maiores índices de risco são aqueles que possuem abastecimento por manancial exclusivamente superficial e que se localizam em regiões onde há tendência de agravamento dos eventos de ondas de calor. Os maiores valores ocorrem no interior de São Paulo, sudoeste de Minas Gerais, região litorânea de Pernambuco e alguns municípios dos estados do Ceara, Rio Grande do Norte, Acre e Amazonas”, diz o levantamento.

Comentários

Continue lendo
Publicidade

Cotidiano

Santa Cruz goleia Atlético Maringaense e vai decidir a MGF Cup

Publicado

em

O Santa Cruz goleou o Atlético Maringaense por 5 a 1 nesta sexta, 12, no estádio municipal Orlando Péron em Floraí, no Paraná, e garantiu uma vaga na decisão da MGF Cup Sub-16. Mussarela, Samuel, JV, Alexsander e Micael (contra) marcaram os gols da Capivara.

“Fizemos uma partida equilibrada desde o início e conquistamos uma grande vitória. O momento, agora, é para descansar e começar a pensar na decisão”, declarou o técnico Maydenson Costa.

Final contra o ProSol

O Santa Cruz enfrenta o ProSol na decisão da MGF Cup nesta sexta, 13, às 12 horas (hora Acre), no estádio Willie Davids, em Maringá, no Paraná.Foto Santa Cruz: Jogadores do Santa Cruz comemoraram a vaga na final do torneio

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Santa Cruz vence o Furacão do Norte nas penalidades e é tricampeão Estadual

Publicado

em

Foto Sueli Rodrigues: Jogadores do Santa Cruz comemoram a conquista do tri

Depois de um empate por 0 a 0 no tempo normal, o Santa Cruz venceu o Furacão do Norte por 4 a 3, nas penalidades, nesta sexta, 12, no Tonicão, e conquistou o tricampeonato Estadual Sub-13.

Muito disputado

Santa Cruz e Furacão do Norte realizaram uma partida bem disputada desde o início. Com 1 minuto de jogo, o atacante Edson, do Santa Cruz, foi expulso do jogo após uma entrada forte no lateral Miguel, do Furacão Norte.

O Furacão tentou pressionar, mas o Santa Cruz marcou forte. Na segunda etapa, as duas criaram poucas oportunidades e a decisão foi para as penalidades.

Isaac garantiu o título

O goleiro Marcos, do Furacão, defendeu as duas primeiras cobranças do Santa Cruz e garantiu uma boa vantagem. Na sequência da disputa, o goleiro Isaac fez quatro defesas e o Santa Cruz comemorou a conquista.

Santa Cruz e Furacão fizeram um jogo de muita marcação

Comentários

Continue lendo

Cotidiano

Brasileia venceu o Fluminense da Bahia e é finalista da Série A

Publicado

em

Foto João Valente: Brasileia contou com apoio da torcida para garantir uma vaga na final

O Brasileia venceu o Fluminense da Bahia por 6 a 3, no tempo normal, e 4 a 1, na prorrogação, nesta sexta, 12, no ginásio Eduardo Lopes Pessoa, em Brasileia, e garantiu uma vaga na final do Campeonato Estadual de Futsal da Série A. A equipe do Brasileia volta a decisão do torneio mais importante da temporada.

Segundo finalista

O segundo finalista do Estadual será definido neste sábado, 13, a partir das 19 horas, no ginásio Álvaro da Silva Mota, em Xapuri, no confronto entre Atlético Xapuriense e Quinari. Os donos da casa venceram o primeiro jogo por 5 a 3, em Senador Guiomard, e por isso jogam pelo o empate.

Finais nos dias 20 e 27

O departamento técnico da Federação Acreana de Futsal (Fafs) confirmou para os dias 20 e 27 deste mês as finais do Estadual. A equipe campeã garante vaga na Taça Brasil em 2026.

Comentários

Continue lendo