Geral
Acre registrou duas quedas de aeronaves com superlotação em menos de três meses
Avião que caiu no Rio Tarauacá nesta segunda-feira (20) tem capacidade para transportar duas pessoas, sendo o piloto e um passageiro. Contudo, no momento da queda havia três pessoas. Em março, uma aeronave caiu em Manoel Urbano com sete pessoas, mas tinha capacidade para apenas quatro.

Avião de pequeno porte cai no Rio Tarauacá, no interior do Acre, com três pessoas – Foto: Reprodução
Em menos de três meses, mais um avião de pequeno porte com superlotação caiu no Acre. Na segunda-feira (20), a aeronave Cessna Aircraft 150H, fabricado em 1968, caiu no Rio Tarauacá, na região do Tarauacá/Envira, com três pessoas abordo: o piloto, um copiloto e um passageiro. No entanto, este não foi o primeiro que ocorreu este ano, já que em março, um monomotor caiu em Manoel Urbano, também no interior, e matou duas pessoas.
O primeiro acidente do ano ocorreu em 18 de março. A aeronave estava irregular, tinha capacidade para transportar, no máximo, quatro pessoas, e levava sete no momento da queda.
Nesta segunda situação, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil(Anac), a aeronave tem capacidade para transportar duas pessoas, mas levava três. A situação do avião é considerada regular.

Onde a aeronave caiu fica a duas horas de distância da área urbana. Na tarde desta segunda (20), bombeiros e populares retiraram a aeronave da água.
No entanto, de acordo com informação da Anac, a aeronave não tem autorização para fazer táxi aéreo. Não há informação se era esse tipo de voo que era feito no momento da queda, que ocorreu próximo à Fazenda Santa Luzia. Ninguém morreu e o governo do estado publicou uma nota afirmando que está prestando o apoio necessário aos feridos.
As informações são de que a aeronave saiu de Jordão, uma das cidades isoladas do estado, em direção à Tarauacá. Uma guarnição dos bombeiros foi para o local ajudar no resgate das vítimas, que começaram a ser retiradas da água pelos barqueiros.
O local onde a aeronave caiu fica a duas horas de distância da área urbana. Na tarde desta segunda, bombeiros e populares retiraram a aeronave da água.
Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra mergulhadores dos bombeiros e alguns moradores ajudando na remoção. Em contato com o comando do Corpo de Bombeiros de Tarauacá, o tenente R. Cavalcante informou que aguardava o retorno da equipe do local do acidente para saber mais informações sobre o ocorrido.
As informações completas devem ser inseridas em um relatório.

Avião foi retirado da água com ajuda de populares – Foto: Arquivo pessoal
Passageiro ferido
A reportagem apurou que apenas o passageiro do avião, Genésio Rodrigues de Olinda, quebrou o nariz e está internado no Hospital Dr. Sansão Gomes. Ele será transferido para Cruzeiro do Sul, cidade vizinha, para tratamento médico. A informação foi confirmada pela equipe da unidade de saúde onde o avião caiu.
Após dois meses, a biomédica Amélia Cristina Rocha, 28 anos, e Valdir Roney Mendes, de 59 anos, passaeira e piloto do avião, seguem internados na Unidade de Terapia Intensiva se recuperando dos ferimentos em Manaus.
Em outubro do ano passado, um avião de pequeno porte explodiu ao cair próximo à pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco. Todas as 12 pessoas a bordo morreram. Parte dos passageiros estava viajando para receber tratamento médico. O voo decolou de Rio Branco às 7h20 com destino a Envira, no Amazonas. O avião tinha capacidade para levar 14 pessoas

Um avião de pequeno porte explodiu ao cair próximo à pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco, na manhã deste domingo (29). Segundo o Governo do Estado do Acre, todas as 12 pessoas a bordo morreram. Foto: Arquivo Pessoal
Ainda segundo o hospital, o estado de saúde do paciente é estável e a transferência está agendada para esta terça-feira (21) para Cruzeiro do Sul. O meio de transporte usado ainda não está definido.
O médico plantonista deve acionar um médico de Cruzeiro do Sul para decidirem qual a melhor maneira para o paciente ser transferido.
Acidente em Manoel Urbano
Sete pessoas estavam a bordo da aeronave que caiu após decolar, incluindo o piloto, sendo quatro homens e três mulheres. Eles seguiam para a cidade de Santa Rosa do Purus, distante 150 km do município de onde decolaram. Sidney Estuardo Hoyle Vega, comerciante peruano, morreu no acidente. Nove dias depois, Suanne Camelo morreu em Manaus (AM).

O empresário peruano Sidney Estuardo Hoyle Vega, de 73 anos, que morreu na queda do avião Cessna Skyline 182 em Manoel Urbano, interior do Acre. Foto: Arquivo pessoal
Além da superlotação, a aeronave não tinha autorização para atuar como táxi aéreo. O avião caiu logo após a decolagem, a 1 quilômetro da cabeceira da pista, e estava a caminho de Santa Rosa do Purus, distante 150 km do município onde ocorreu o acidente.
As investigações continuam em busca de respostas que levem às causas do acidente aéreo. A apuração é feita pela Polícia Civil de Manoel Urbano e pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O serviço de táxi aéreo consiste em transportar passageiros a curta distância, como é o caso destas viagens intermunicipais. Desse modo, cada passageiro paga uma quantia pela passagem e, quando alcançar a quantidade máxima de pessoas na lotação, o voo sai rumo ao destino final. Como Santa Rosa do Purus é um dos municípios isolados do estado, os meios de acesso são apenas por barco ou avião.
Comentários
Geral
Governo abre seleção para mestrado em Administração Pública para forças de segurança

Foto: Ascom/PCAC
O Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV/EBAPE), publicou nesta quinta-feira, 28, o edital para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Administração Pública – turma intensiva 2025.
Podem se inscrever oficiais combatentes e delegados da classe II em diante, em exercício, com diploma de graduação reconhecido pelo MEC ou validado no Brasil (no caso de diplomas estrangeiros), além de experiência mínima de cinco anos em segurança pública, administração ou gestão pública. Também serão aceitas inscrições de candidatos em fase de conclusão de curso superior, desde que apresentem o diploma até a matrícula.
Ao todo, serão ofertadas 10 vagas, distribuídas da seguinte forma: 2 para o Corpo de Bombeiros Militar, 3 para a Polícia Civil e 5 para a Polícia Militar. O curso terá duração de até 22 meses e é reconhecido pelo MEC (Portaria nº 901/2024).
A seleção será conduzida pela FGV e dividida em duas fases eliminatórias: Provas online de Redação, Matemática (Raciocínio Lógico e Quantitativo) e Inglês – previstas para 21 de setembro e entrevista e análise curricular, entre 30 de setembro e 2 de outubro.
As provas serão aplicadas em ambiente virtual seguro, e os candidatos deverão cumprir requisitos técnicos mínimos, como conexão estável de internet, uso de webcam e check-in prévio no sistema.
As inscrições estarão abertas de 28 de agosto a 5 de setembro de 2025, exclusivamente pelo site processoseletivo.fgv.br/inscricao/MPAAC. O resultado final será divulgado em 3 de outubro, após as entrevistas. As aulas começam em 30 de outubro de 2025, na sede da FGV/EBAPE.
Confira:
Comentários
Geral
Acre envia a Brasília servidores que farão curso da Swat nos EUA

Foto: Wesley Moraes/Repac
Enviados a Brasília pelo governo do Acre, novos servidores da área de Segurança Pública do Estado que participarão de curso da Swat nos Estados Unidos (EUA) ainda este ano, concluíram, nesta quarta-feira, 27, o processo para obtenção de vistos para entrada naquele país junto ao consulado norte-americano.
O grupo é integrado por 102 servidores do sistema de Segurança Pública do Estado que abrangem as polícias Militar, Civil e Penal e o Corpo de Bombeiros, a exemplo dos dois primeiros grupos que já participaram este ano do treinamento da Special Weapons And Tactics (Swat). Na tradução literal, a sigla significa Armas e Táticas Especiais.
A participação dos servidores nesse treinamento está sendo viabilizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com o apoio da Representação do Governo do Acre em Brasília (Repac) via articulações junto à Embaixada Norte-Americana, com recursos de emenda parlamentar indicada pelo deputado federal Coronel Ulysses.
A importância dessa parceria foi destacada pelo secretário adjunto da Sejusp, Evandro Bezerra, ao recepcionar o grupo em frente ao consulado.
“O governo do Estado, preocupado com a capacitação dos nossos servidores, abraçou essa emenda do deputado Ulysses, que empenhou esses recursos junto à secretaria”, disse, destacando ainda o empenho da Repac, “que tem esse papel de articulação com as instituições e com embaixadas e que está cumprindo esse papel”.
Evandro Bezerra ressaltou, ainda, os impactos positivos do treinamento. “Essa é uma experiência não só profissional, mas uma experiência de vida que eles trarão, e quem ganhará com isso é a sociedade, que terá um profissional mais capacitado, motivado para fazer uma entrega de segurança pública que o nosso cidadão precisa”, afirmou.
Também presente à reunião, o diretor-executivo da Repac, Samuel Lisboa, destacou o empenho do secretário do órgão, Fabio Rueda, “na interlocução junto ao consulado dos Estados Unidos para atendimento aos participantes do curso, desde a primeira turma até o grupo atual que acaba de concluir o processo de visto”.
Ele também ressaltou a importância do trabalho conjunto entre a Repac, a Sejusp e o autor da emenda com os recursos para a iniciativa, além da “orientação do governador Gladson Camelí, que tem trabalhado para trazer mais segurança e capacitação aos servidores”.
De acordo com o deputado Ulysses, os recursos para o curso foram garantidos por duas emendas: uma de R$ 2 milhões, para o grupo que já participou do treinamento, e outra de R$ 3 milhões para o grupo restante.
Ele parabenizou a Sejusp pela execução da emenda com a efetiva capacitação dos servidores e a Repac “que tem ajudado muito no intercâmbio entre o governo e a Embaixada”. Destacou ainda a importância de “melhorar a qualidade do treinamento desses policiais, para que possam prestar um serviço de melhor qualidade para a sociedade” e garantiu que destinará mais recursos com este objetivo para o próximo ano.
Entusiasmo
Os impactos positivos do curso também foram destacados por participantes, como o coronel da Polícia Militar Assis dos Santos. “O curso da Swat é reconhecido internacionalmente. Os servidores terão a possibilidade de trocar experiência com profissionais de alto padrão e essa é uma oportunidade única que o Estado do Acre está proporcionando”, disse.
Para a investigadora da Polícia Civil e piloto de helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) do Estado, Priscila Paiva, o treinamento potencializará sua ação como policial e, especialmente, como piloto. “A tática, o bom manuseio de armamento, tiros e afins é muito importante pra gente, sobretudo porque fazemos missões em regiões de selva”, explicou.
“Esse curso vai nos ajudar a resolver problemas interfronteiriços, de narcotráfico, de tráfico de pessoas, com o conhecimento que os Estados Unidos têm no combate a esse tipo de crime”, disse a sargento da PM, Raimunda Alencar Pontes, que atua no Grupamento Especial de Fronteira (Gefron).
A oportunidade desse tipo de aperfeiçoamento para mulheres foi destacada pela sargento da PM Francisca de Fátima Gonçalves Paiva. “Faz parte da estratégia da Sejusp, de fomentar a participação de mulheres em cursos operacionais. Até porque somos minoria e precisamos ser incluídas nas situações de combate e desenvolvimento técnico”, afirmou.
Para o diretor de Gestão e Planejamento do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Hilquias almeida, trata-se de investimento em resultados concretos. “Vai impactar diretamente na segurança, porque são formados multiplicadores da doutrina da Swat e da segurança nos Estados Unidos para que possamos aprimorar o nosso sistema penitenciário”, assegurou.
Comentários
Geral
Polícia Militar apreende droga e objetos durante ação no bairro Boa Vista
Na tarde desta quarta-feira, 27, uma ação rápida da Polícia Militar do Acre, por meio da Companhia de Intervenção Rápida e Ostensiva (Giro), resultou na apreensão de drogas, dinheiro e objetos no bairro Boa Vista, em Rio Branco.
A ocorrência teve início após denúncia recebida pelo COPOM, informando que um grupo de pessoas estaria se preparando para disciplinar um cidadão em um beco da região. Com base nas informações, a equipe policial deslocou-se imediatamente até o endereço indicado.
No local, os militares se depararam com três indivíduos, sendo que um deles portava uma faca. Diante da situação, foi realizada a abordagem. Durante a busca pessoal, os policiais localizaram porções de drogas prontas para a comercialização e, ao prosseguir com as averiguações, encontraram uma bolsa contendo maior quantidade de entorpecentes.
Ao todo, foram apreendidos 66 invólucros de crack pesando 44 gramas, 49 invólucros de cocaína também somando 44 gramas, além de 18 invólucros de skank com peso total de 66 gramas. Também estavam em poder do grupo uma faca de cabo verde, três aparelhos celulares, uma bolsa cinza, dinheiro em espécie somando R$ 94,00 em moeda nacional e uma nota de dólar americano.
Com a constatação dos ilícitos, foi dada voz de prisão aos envolvidos, sendo necessário o uso de algemas para garantir a segurança da guarnição e evitar tentativas de fuga. Em seguida, todos foram conduzidos à Delegacia de Polícia, juntamente com os entorpecentes e objetos apreendidos, para os procedimentos legais cabíveis.
Você precisa fazer login para comentar.