fbpx
Conecte-se conosco

Geral

Acre registrou duas quedas de aeronaves com superlotação em menos de três meses

Publicado

em

Avião que caiu no Rio Tarauacá nesta segunda-feira (20) tem capacidade para transportar duas pessoas, sendo o piloto e um passageiro. Contudo, no momento da queda havia três pessoas. Em março, uma aeronave caiu em Manoel Urbano com sete pessoas, mas tinha capacidade para apenas quatro.

Avião de pequeno porte cai no Rio Tarauacá, no interior do Acre, com três pessoas – Foto: Reprodução

Em menos de três meses, mais um avião de pequeno porte com superlotação caiu no Acre. Na segunda-feira (20), a aeronave Cessna Aircraft 150H, fabricado em 1968, caiu no Rio Tarauacá, na região do Tarauacá/Envira, com três pessoas abordo: o piloto, um copiloto e um passageiro. No entanto, este não foi o primeiro que ocorreu este ano, já que em março, um monomotor caiu em Manoel Urbano, também no interior, e matou duas pessoas.

O primeiro acidente do ano ocorreu em 18 de março. A aeronave estava irregular, tinha capacidade para transportar, no máximo, quatro pessoas, e levava sete no momento da queda.

Nesta segunda situação, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil(Anac), a aeronave tem capacidade para transportar duas pessoas, mas levava três. A situação do avião é considerada regular.

Onde a aeronave caiu fica a duas horas de distância da área urbana. Na tarde desta segunda (20), bombeiros e populares retiraram a aeronave da água.

No entanto, de acordo com informação da Anac, a aeronave não tem autorização para fazer táxi aéreo. Não há informação se era esse tipo de voo que era feito no momento da queda, que ocorreu próximo à Fazenda Santa Luzia. Ninguém morreu e o governo do estado publicou uma nota afirmando que está prestando o apoio necessário aos feridos.

As informações são de que a aeronave saiu de Jordão, uma das cidades isoladas do estado, em direção à Tarauacá. Uma guarnição dos bombeiros foi para o local ajudar no resgate das vítimas, que começaram a ser retiradas da água pelos barqueiros.

O local onde a aeronave caiu fica a duas horas de distância da área urbana. Na tarde desta segunda, bombeiros e populares retiraram a aeronave da água.

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra mergulhadores dos bombeiros e alguns moradores ajudando na remoção. Em contato com o comando do Corpo de Bombeiros de Tarauacá, o tenente R. Cavalcante informou que aguardava o retorno da equipe do local do acidente para saber mais informações sobre o ocorrido.

As informações completas devem ser inseridas em um relatório.

Avião foi retirado da água com ajuda de populares – Foto: Arquivo pessoal

Passageiro ferido

A reportagem apurou que apenas o passageiro do avião, Genésio Rodrigues de Olinda, quebrou o nariz e está internado no Hospital Dr. Sansão Gomes. Ele será transferido para Cruzeiro do Sul, cidade vizinha, para tratamento médico. A informação foi confirmada pela equipe da unidade de saúde onde o avião caiu.

Após dois meses, a biomédica Amélia Cristina Rocha, 28 anos, e Valdir Roney Mendes, de 59 anos, passaeira e piloto do avião, seguem internados na Unidade de Terapia Intensiva se recuperando dos ferimentos em Manaus.

Em outubro do ano passado, um avião de pequeno porte explodiu ao cair próximo à pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco. Todas as 12 pessoas a bordo morreram. Parte dos passageiros estava viajando para receber tratamento médico. O voo decolou de Rio Branco às 7h20 com destino a Envira, no Amazonas. O avião tinha capacidade para levar 14 pessoas

Um avião de pequeno porte explodiu ao cair próximo à pista do Aeroporto Internacional de Rio Branco, na manhã deste domingo (29). Segundo o Governo do Estado do Acre, todas as 12 pessoas a bordo morreram. Foto: Arquivo Pessoal 

Ainda segundo o hospital, o estado de saúde do paciente é estável e a transferência está agendada para esta terça-feira (21) para Cruzeiro do Sul. O meio de transporte usado ainda não está definido.

O médico plantonista deve acionar um médico de Cruzeiro do Sul para decidirem qual a melhor maneira para o paciente ser transferido.

Acidente em Manoel Urbano

Sete pessoas estavam a bordo da aeronave que caiu após decolar, incluindo o piloto, sendo quatro homens e três mulheres. Eles seguiam para a cidade de Santa Rosa do Purus, distante 150 km do município de onde decolaram. Sidney Estuardo Hoyle Vega, comerciante peruano, morreu no acidente. Nove dias depois, Suanne Camelo morreu em Manaus (AM).

O empresário peruano Sidney Estuardo Hoyle Vega, de 73 anos, que morreu na queda do avião Cessna Skyline 182 em Manoel Urbano, interior do Acre. Foto: Arquivo pessoal

Além da superlotação, a aeronave não tinha autorização para atuar como táxi aéreo. O avião caiu logo após a decolagem, a 1 quilômetro da cabeceira da pista, e estava a caminho de Santa Rosa do Purus, distante 150 km do município onde ocorreu o acidente.

As investigações continuam em busca de respostas que levem às causas do acidente aéreo. A apuração é feita pela Polícia Civil de Manoel Urbano e pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O serviço de táxi aéreo consiste em transportar passageiros a curta distância, como é o caso destas viagens intermunicipais. Desse modo, cada passageiro paga uma quantia pela passagem e, quando alcançar a quantidade máxima de pessoas na lotação, o voo sai rumo ao destino final. Como Santa Rosa do Purus é um dos municípios isolados do estado, os meios de acesso são apenas por barco ou avião.

Comentários

Continue lendo

Geral

Mototaxista é baleado ao buscar filha na casa do ex da esposa em Rio Branco

Publicado

em

Crime aconteceu na noite desta sexta-feira (13); suspeito, monitorado por tornozeleira eletrônica, está foragido

O mototaxista Wallisson Ribeiro de Lima, de 31 anos, foi baleado na noite desta sexta-feira (13), durante uma discussão na Travessa Neves, no bairro Eldorado, em Rio Branco. A vítima foi atingida por um disparo de arma de fogo efetuado por Alcifran da Silva Soares Júnior, atual companheiro de sua ex-esposa e detento monitorado por tornozeleira eletrônica.

Segundo informações da Polícia Militar, Wallisson teria ido até a residência de Alcifran para buscar sua filha. No local, os dois homens iniciaram uma discussão que rapidamente evoluiu para agressão. Armado, Alcifran disparou contra o mototaxista, atingindo-o na lateral do abdômen.

Mesmo ferido, Wallisson conseguiu subir em sua moto, mas percorreu poucos metros até cair na entrada do portal do parque urbano Vale do Açaí. Populares que passavam pelo local prestaram socorro imediato e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que enviou uma ambulância de suporte avançado.

De acordo com o médico Brayan Doria, o tiro atingiu a região do flanco e o projétil ficou alojado no abdômen. A vítima foi encaminhada em estado grave ao Pronto-Socorro de Rio Branco, onde passou por cirurgia de emergência.

Após o crime, Alcifran rompeu a tornozeleira eletrônica nas imediações da Estrada do Quixadá e fugiu. Equipes da Polícia Militar realizaram buscas pela região, mas o suspeito não foi localizado até o momento.

A investigação inicial está a cargo da Equipe de Pronto Emprego (EPE) da Polícia Civil. O caso será posteriormente encaminhado à Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Comentários

Continue lendo

Geral

“Não sei como consegui sair”, diz sobrevivente de tragédia em reservatório

Publicado

em

Foto: Rede Amazônica

O pintor José Coutinho, único sobrevivente do acidente ocorrido dentro do reservatório de água do Condomínio Via Parque, em Rio Branco, na última quinta-feira (12), relatou à Rede Amazônica os momentos de tensão que antecederam a tragédia.

O episódio resultou na morte de Ruan Roger da Silva Barbosa, de 32 anos, e Diony Magalhães Oliveira, de 22, que morreram por asfixia seguida de afogamento, conforme consta na Declaração de Óbito.

Os três trabalhavam na pintura da parte interna da caixa d’água quando começaram a passar mal devido ao forte odor do produto utilizado.

Segundo José Coutinho, o grupo se revezava no serviço para minimizar a exposição aos vapores. Cada um ficava só cinco minutos dentro do reservatório por causa do produto que estava sendo aplicado.

Diony, que era casado com a filha de José foi o primeiro a passar mal e apresentar sinais de desorientação.

“Chegou a vez do Diony. Ele desceu pra pintar e a gente começou a perceber que estava meio aéreo, meio que perdendo a noção. Aí a gente desceu para prestar socorro, eu e o Ruan, que estávamos lá em cima”, relembrou o pintor.

Ao entrarem no tanque para socorrer Diony, José e Ruan também passaram mal. “Eu falei: ‘Ruan, vamos subir e pedir socorro’. Foi na hora que a minha mente entrou em colapso e não sei como consegui sair”, contou.

 

Comentários

Continue lendo

Geral

Polícia Civil do Acre prende e participa da captura de autores de feminicídios em Capixaba e Senador Guiomard

Publicado

em

Autor de crime violento é encaminhado à DEFLA, onde ficará à disposição da Justiça. Foto: arquivo/ PCAC.

A Polícia Civil do Acre (PCAC) prendeu, na manhã deste sábado, 14, N.N.S., de 50 anos, principal suspeito de ter assassinado Auriscléia Lima do Nascimento, de 25 anos, no município de Capixaba. A ação foi conduzida pela equipe da Delegacia-Geral de Capixaba, que localizou o homem escondido em uma área de mata na colocação Promissão, nas proximidades da Reserva Extrativista Chico Mendes, na zona rural do município.

De acordo com o delegado Aldízio Neto, responsável pelas investigações, a prisão foi resultado de um trabalho intenso da Polícia Civil desde o momento do crime. “Montamos uma força-tarefa para localizá-lo e hoje, com êxito, conseguimos efetuar a prisão. O suspeito já tem antecedentes por estupro e homicídio, o que reforça a sua periculosidade”, afirmou o delegado. Considerando a comoção pública e a gravidade do caso, N.N.S. foi transferido para a capital e apresentado na Delegacia de Flagrantes (DEFLA), em Rio Branco.

Em outra frente, a Polícia Civil também atuou de forma decisiva na elucidação de um feminicídio ocorrido em Senador Guiomard, onde Luana Conceição do Rosário, de 45 anos, foi assassinada na sexta-feira, 13. Com base em informações repassadas pelo setor de inteligência da instituição, o Grupo Especial de Fronteira (Gefron) localizou e prendeu J.R.O., de 54 anos, suspeito de ter cometido o crime.

Além desses casos, a PCAC também efetuou prisões ao longo da semana em diferentes municípios, incluindo Sena Madureira, Marechal Thaumaturgo e Rodrigues Alves, por crimes de homicídio e tentativa de homicídio, evidenciando a atuação contínua da polícia na repressão à criminalidade violenta no estado.

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Dr. José Henrique Maciel, ressaltou o empenho da instituição no enfrentamento aos crimes contra a vida, em especial os feminicídios.

“A Polícia Civil tem atuado com agilidade e responsabilidade para dar respostas firmes à sociedade. A prisão do suspeito de feminicídio em Capixaba e o apoio direto à captura do autor em Senador Guiomard mostram nosso compromisso com a justiça e a proteção das mulheres. Nossas equipes estão mobilizadas em todas as regiões, com investigações qualificadas e ações integradas. Seguiremos firmes para que nenhum crime grave fique impune”, afirmou o delegado-geral.

As ações reforçam o papel essencial da Polícia Civil na garantia da segurança pública e na luta contra a violência de gênero, um dos maiores desafios da atualidade.

 

Fonte: PCAC

Comentários

Continue lendo